• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alter Turbo ( desisto...!!! )

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Viva a todos.

Finalmente e depois de alguns anos na rua à chuva, sol e vento, lá vai ele para o estaleiro... Esta primeira fotografia não é das que gostamos de ver, mas teve mesmo de ser assim...

Vou ser eu e um amigo que percebe um bocadito de UMM's a tratar do bixo. Eu a sujar as mãos e o Sinhor Enginheiro a bufar ordens.

Neste momento a máquina já está com algumas coisas a menos. Vou colocando fotos conforme os trabalhos forem avançando.
De certeza que vou precisar da vossa ajuda em várias questões...;)

UMM abraço!

Orgulhosamente Português !

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Aparentemente o jipe parece estar optimo mas, as aparencias podem iludir.

De que males sofre este portugues para precisar de um restauro?

cUMMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Bem..., esse maluco encostou porque conseguiu a proeza de queimar a junta da colaça e ao mesmo tempo lixar um dos veios da caixa de velocidades. (Já não sei se o principal ou o secundário).

Depois comprei um panda sisley para entreter e este foi ficando parado porque ia aproveitar já que ia mexer para fazer uns melhoramentos... Até hoje.:dizzy_face: Desde então, já foi assaltado, estroncaram o canhão da ignição e foi-se deteriorando. Mas não está muito mal. Meti o post nesta secção porque ao fim de seis anos parados, já é mais restauro que outra coisa. Vou querer tirar motor fora e caixa. Tirar os isolamentos de origem, tratar a pintura e eventuais corrosões, meter isolamentos novos e tratar do que tiver de ser. A ver vamos...

Abraços!

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Poças... Já te deu muitas dores de cabeça entao.

Força entao com o restauro

cMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Viva a todos.

Andei desaparecido MUITO tempo porque me doía a alma...
Ter um UMM e estar esquecido que o tenho... Ter-se apagado da memória a última vez que andei nele..., e vir aqui, ver toda a gente a andar para aqui e para ali e ter o meu parado já não sei à quantos anos... É doloroso!

Bem..., para me vingar desses dissabores, lembrei-me e fiz um filhote lindo. Um Vincentito que já tem 3 meses. :)
Agora o UMM ou vai ou racha! Mas vai ter de ir de certeza!!!

Desde o ano passado em que já estava parado à uns anos e foi para o reboque, agora está assim:

A lavagem foi feita com esta menina de 180bar:

Entretanto e já depois de algum trabalho no chassis:

No qual fiquei assim:

Pois é meus amigos...!!!

E AGORA??????????????????!!!!!!!!!!!!! :cool:

Basicamente até me apetece fugir....
Mas respira-se fundo e haja tempo... €€€, para uma coisa que para mim é priceless. É algo que já não se vende. Faz parte de mim... Acho que a maioria de vocês sabe o que é...

Bem..., agora preciso de ajuda.
Então é assim:
A ideia era ir para decapar e depois metalizar(zincar). Acontece que o chassis está surpreendentemente bom. O único ponto em que tem mais ferrugem é no interior do carro e no sítio onde se põe os pés. (dá para ver nas fotos), seja como for a ferrugem não é demasiado funda. Como se observou que em 90% do chassis a cobertura de tinta original está bem agarrada e em bom estado, resolvi poupar esse dinheiro porque mais sítios onde o aplicar não vai faltar...
Assim sendo, fui ontem comprar um kit profissional de areia para a karcher :

Isto testou-se num bocado de gradeamento que por ali andava e resulta mesmo. O senão é que devora areia...

Bem..., a intenção é a seguinte:
Usar este kit para limpar ao máximo locais onde existe a tal ferrugem ferrugem e limpar zonas suspeitas, por exemplo por baixo de zonas em que a anti-gravilha possa estar a esconder algo.

Bem..., este trabalho está a ser feito por mim. O seguinte também será, e que é a parte que antecede a ida para a pintura final

Em pesquisas já vi que há um "removedor" de ferrugem que deve ser aplicado antes 24 horas. Há depois uns conversores de ferrugem, há ainda primários e depois por fim uma tinta de chassis e finalmente um anti-gravilha para as zonas de cavas das rodas.

Alguém me pode dar uma ajuda aqui nestes produtos todos? Que dicas me podem dar para este trabalho que vos estou a mostrar?
É que depois de ter o carro neste estado, não quero "sucatices". O mais provável é que nunca mais tenha este luxo de estar assim despido ao mais intimo e pequeno parafuso... :cool:

Obrigado a todos.

Espero muito em breve poder fazer parte deste grupo de uma forma menos "virtual"...
cUMMprimentos a todos!!!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mister Paulo Guimaraes...

Nao vais aproveitar o "embalo" do "outro UMM" ?

Sim o teu chassie nao estao mau, nao posso dizer mesmo do "meu".
Vai pondo mais fotos.

E quanto a questao que poes o "Siiiinhor Antonio Pires" = Inginheiro nao tem a resposta para ti?

Abraco e aos poucos os UMM's vao ficando melhor.

Ve la se vais dando noticias
Carlos Pires

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
quote:Originally posted by aloevera

E quanto a questao que poes o "Siiiinhor Antonio Pires" = Inginheiro nao tem a resposta para ti?

Viva caro Mister Carlos.

Sim. Claro que que o sinhor inginheiro tem resposta para todas as questões e mais algumas. Até já tem o material (vou procurar e já coloco). As perguntas são no sentido de saber como os restantes colegas de forum que já passaram por isto fizeram. É que depois de passar umas horas valentes a ler foruns, vi que anda tudo à volta do mesmo mas vai havendo variações. Queria fazer um apanhado de diversos métodos.
Claro que é preciso assumir um caminho, mas conhecer outras experiências é sempre bom.

p.s. - O teu chassis já veio do chapeiro. Já o viste? (por foto claro...) A mim e assim à vista pareceu-me bem.

Abraço!!!

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Viva a todos.

O material com que irá ser pintado o chassis, será este:

Este material, está "cotado" como sendo do melhor que há. Alguém conhece? É da Roberlo.

Deixo o link para quem quiser saber mais:
http://www.grn.es/roberlo/pt/productos.php

Cumprimentos a todos.

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Realmente o carro está muito bom, não vais ter grandes problemas de chapa.

Que a mecânica esteja de igual modo.

Força nisso:p:p:p

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Paulo li aqui algures "Metalizado(Zinco)" esses parênteses estão ai mal! Metalizado é uma coisa que não sei exactamente o que é enquanto Zinco é um metal pobre. O Zinco é utilizado para ser o primeiro material a sofrer a oxidação para poupar neste caso o aço(Muito utilizado em placas distribuidas nos cascos de metal (embarcaçoes)). Galvanizado é outro metodo que preservação que também não sei exactamente mas funciona essencialmente por electrolise, também existe em spray(deve ser uma treta) e os resultados não são tão duradouros. Metalização pelo que sei é actualmente um dos melhores processos de preservação de metais actualmente existêntes, alêm disso o produto final absorve muito melhor o primário. Digo te isto porque falaste em "ir ao até ao parafuso" e que esse chassi não deve ser desmontado mais vez nenhuma.
O que me foi dito da metalização é que o material sugeito a esse processo dura muito muito muito tempo, por outras palavras nós vamos e os UMM's ficam. O preço não é nada de outro mundo já que estás com o chassi sem parafusos sugiro-te que faças esse sacrifício de €, pelo menos o teu filhote daqui a uns bons anos não se pode arrepender de não ter oportunidade de ter um UMM....
LEmbro-me de andar no mini da minha mãe e que depois de muito tempo avariado foi vendido por 5 contos. Hoje gostava de tê-lo mas foi-se...
Não sabia que a Karcher tinha esse kit de jacto de areia, a minha é de 130 bar tambem pode levar esse kit? é barato?

Boa sorte para o restauro
João Faustino

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
quote:Originally posted by estripa

Paulo li aqui algures "Metalizado(Zinco)" esses parênteses estão ai mal!
( ... )

Não sabia que a Karcher tinha esse kit de jacto de areia, a minha é de 130 bar tambem pode levar esse kit? é barato?

Viva João.

Sei que existem alguns tratamentos possíveis depois de um chassis ir a decapar. O que me estava a referir, é mesmo esse. "Zincagem"
Googla por isso que encontras coisas. É o mesmo tratamento dado aos rails da auto-estrada ou postes de alta tensão por exemplo.

Sobre o teu conselho. Agradeço-te muito. Também eu pensei muito nisso acredita.;) , mas olha, por baixo o chassis não tem um único ponto de ferrugem. Tem ainda o tratamento original que veio de fábrica. Algum dos antigos donos, meteu em cima carradas de anti-gravilha e esta mesmo pegado. A ferrugem que vez é nos pés dos passageiros, por baixo da bomba de travões e também um pouco na zona da bateria. Mas é superficial. A decisão de não ir para a tal metalização foi tomada com desconfiança porque até já tinha os €€€ preparados para isso, mas o amigo/engenheiro que me está a ajudar disse que o que está se for bem tratado e com uma selecção dos melhores produtos fica igualmente bom. Assim olha..., poupo uns trocos para outras coisas que vou precisar... :D

Quanto ao acessório da karcher. Se tens uma (mesmo a de 130 bar), recomendo a comprar. Este não serve no teu. E ainda bem porque custou quase 218 Euros. Chiça!!! Mas é um sistema para utilização profissional para o maquinão que está em cima. Se a tua é das mais normais tens certamente nos AKI ou mestre maco. Vi numa dessas em Famalicão, por isso deves encontrar noutros pontos do país.

Qualquer coisa, dispõe.
Abraço.
Paulo.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
e' e' ...meu menino lindo...manda mas e' fotos!
:p

andas ali de capacete armado em "cavaleiro do seculo 25"...ja fazias a barba!

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Caro João, ninguém está a teimar...;)
Apenas referi aqui o nome que me disseram e que era o tratamento que a minha carroçaria ia levar. (já não vai...)

Então pega lá:
zincagem

A zincagem, também denominada de galvanização, é realizada principalmente em canos, pregos e fios. Pode-se mergulhar a peça de ferro em zinco fundido ou pode-se usar a corrente eléctrica. O nome de galvanização vem do uso da electricidade na zincagem.
Quando o zinco e o ferro entram em contacto com o oxigénio e a água, como o zinco é atacado mais facilmente por estas substâncias do que o ferro, ele sofre corrosão e o ferro é protegido. Este processo dura até que todo o zinco seja gasto.
A protecção do ferro pelo zinco também funciona se forem usados outros metais, como, por exemplo, o alumínio.

FONTE : http://www.infopedia.pt/$zincagem

E uma lista de empresas:
http://www.cylex.pt/pesquisar/portu...lidade1cy1--cp1cy1-_nome1cy1-zincagem-s1.html

UMM abraço.

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Pois é meus amigos.

Estive a trabalhar no carro mas desisto! Pensava que podia poupar uns euros valentes a fazer eu o serviço, mas não vai dar.

Pensava que o meu chassis estava em estado razoavel uma vez que não apresenta ferrugem forte em lado nenhum. Mas vim a descobrir que por baixo do que se pensava estar bom, existe ferrugem. É muito superficial. Tanto que sem raspar a pintura nem se nota. Não faz as bolhinhas tipicas... Nada de suspeito se vê. Mas..., quase por acidente a raspar onde estava bom, descobri a maldita. Um mal que roi sem se ver bem devagarinho.
Em conversa com alguém mais entendido que eu pensa-se que o problema foi na pintura de origem já. Talvez a carrocaria tenha estado exposta sem nada em cima e aquando do primeiro banho de tinta já apresentava o tal "pó" de ferrugem.

Passo a mostrar:

Depois de ter investido tempo, trabalho e algum dinheiro, volto ao inicio. Mostro em baixo o trabalho que estava a fazer. Descascar a tinta onde ela estivesse solta. Limpar a ferrugem com a karcher a projectar areia e agua quente a 180 bar. E sim... Aquilo limpa a completamente a ferrugem. Fica a chapa limpa e exposta. Como existe água à mistura é curioso perceber que num espaço de três horas apenas existe logo oxidação da chapa "nua". Dá para ver nas fotos principalmente no compartimento do motor.
A ideia era depois aplicar conversor de ferrugem, depois o material da roberlo e por fim anti-gravilha apenas nas cavas das rodas, uma vez que pela experiencia que tenho aplicar no chassis todo da parte de baixo depois para lavar lama é um trinta e um...

..., mas desisto. Vai para decapagem e depois o tratamento do chassis será entregue ao profisional de serviço. Vai sair do bolso mas ao menos sei que ficará bem.

Bem..., cUMMprimentos a todos.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
E' anda ai muita gentinha que nao sabe o que tem...e pensa que esta tudo "ok"....
Palu, fazes bem e o que dizes "na origem" ...e' quase certinho! nao deves de andar muito longe da verdade.

Infelizmente tratamentos de anti corrosao nao era "prato da casa" na UMM.
Para a Land Rover "ja ha quem fornece" chassis galvanizados como sabes.

Mas uma vez o chassie "despido" nem olhes para tras, e' chato o "re-arranjar" as ideias mas o gosto pelos restauros e' mesmo isso vencer os obstaculos e atingir a ideia de fundo (recuperar o carro)

O "Parque UMM" ainda e' recente ...e os chassis ainda vao aguentando os "alguns maus tratos e quase irresponsaveis" agora os cancros nao param de evoluir uns "ocultos" outros mais visiveis...

Agora da-lhe mais uns 5 a 10 anos e vais ver o numero de UMM's a serem desmontados ao "osso", ou entao abandonados por falta de "unhas dos donos"...o que e' pena.

Mas da para ver que alem do trato menos ideal na origem ja "alguns artistas" andaram a fazer ali umas cocegas...a encobrir a "bosta" ...tipico de ALDRABOES.

Gosto muito como alimentas o topico...pouco mas certo.
:)

Olha mas eu para fazer justica a minha "palha" ou se calhar nao....deixo-te ficar uma versao engracada do "Dont STOP believing"

E nao pares de acreditar!
:p

Abraco
Carlos Pires

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Fico contente por essa atitude, é o melhor que fazes!

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Preenche:

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Top Inferior