• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Alter 1 - O trator

abreu_falco

Iniciado
Registo
3 Abr 2025
Mensagens
23
Localização
Lisboa
Bem, devo admitir que cada vez mais sou reservado quanto a postar conteúdo online, mas a verdade é que depois de vários anos longe de fóruns tenho perdido por aqui várias horas a ler e vasculhar. Assim, pensei que tal como eu encontro por aqui imensa informação que me tem ajudado com o meu UMM talvez ao postar algumas coisas sobre o meu também possa a vir ser útil para outros que venham depois! Vou tentar ir postando algumas coisitas conforme vão acontecendo!

Desta feita passo a apresentar o meu UMM. Tal como deixei escrito na minha apresentação adquiri há cerca de um ano um Alter 1 de 87. Já andava há imensos anos atrás da oportunidade de ter um UMM (andei também de volta dos BJ40 mas estão todos banhados a ouro) e quando surgiu este à venda decidi arriscar.
Inicialmente estava anunciado como alter turbo e quando o fui ver realmente tinha um turbo. Só quando o trouxe para casa e comecei a pesquisar mais a fundo sobre os modelos/características é que me apercebi que é um Alter 1 com um motor turbinado. Caixa de 4 ZF e que já terá andado a fazer TT em alguma parte da sua existência.
Sem mais deixo umas fotos de como estava quando o fui buscar a o estado dele agora que pretendo fazer uma "lavagens de cara"

A ideia vai ser mudar de cor (outra vez já que este carro era vermelho de origem) e dar uns toques aqui e ali

Cumprimentos
 

Anexos

  • IMG-20240427-WA0034.jpg
    IMG-20240427-WA0034.jpg
    198,1 KB · Visualizações: 13
  • IMG-20250530-WA0004.jpg
    IMG-20250530-WA0004.jpg
    138,9 KB · Visualizações: 13

vsivtev

UMMzito
Registo
3 Dez 2024
Mensagens
61
Localização
Algarve
Bem, devo admitir que cada vez mais sou reservado quanto a postar conteúdo online, mas a verdade é que depois de vários anos longe de fóruns tenho perdido por aqui várias horas a ler e vasculhar. Assim, pensei que tal como eu encontro por aqui imensa informação que me tem ajudado com o meu UMM talvez ao postar algumas coisas sobre o meu também possa a vir ser útil para outros que venham depois! Vou tentar ir postando algumas coisitas conforme vão acontecendo!

Desta feita passo a apresentar o meu UMM. Tal como deixei escrito na minha apresentação adquiri há cerca de um ano um Alter 1 de 87. Já andava há imensos anos atrás da oportunidade de ter um UMM (andei também de volta dos BJ40 mas estão todos banhados a ouro) e quando surgiu este à venda decidi arriscar.
Inicialmente estava anunciado como alter turbo e quando o fui ver realmente tinha um turbo. Só quando o trouxe para casa e comecei a pesquisar mais a fundo sobre os modelos/características é que me apercebi que é um Alter 1 com um motor turbinado. Caixa de 4 ZF e que já terá andado a fazer TT em alguma parte da sua existência.
Sem mais deixo umas fotos de como estava quando o fui buscar a o estado dele agora que pretendo fazer uma "lavagens de cara"

A ideia vai ser mudar de cor (outra vez já que este carro era vermelho de origem) e dar uns toques aqui e ali

Cumprimentos

Boas,

Se não se está muito familiarizado com o mundo dos UMM’s, existe o risco de ser induzido em erro.

Agora o mais importante é desfrutar.
Não te esqueças de ir publicando as alterações que vais fazendo.

Parabéns pela máquinas!!!
 

abreu_falco

Iniciado
Registo
3 Abr 2025
Mensagens
23
Localização
Lisboa
Boas,

Se não se está muito familiarizado com o mundo dos UMM’s, existe o risco de ser induzido em erro.

Agora o mais importante é desfrutar.
Não te esqueças de ir publicando as alterações que vais fazendo.

Parabéns pela máquinas!!!
Sim a verdade é que já tinha umas ideias básicas sobre os modelos mas não ao ponto de olhar com olhos de ver. Ainda para mais de 87 fiquei com mais dúvidas!

Antes de o começar a desmontar na deu para gozar um bom bocado, já andou a fazer transportes com a roulote atrás e já deu umas voltinhas por aqui e ali.

Fica também uma foto com a atual companheira de "garagem"
IMG-20250216-WA0065(1).jpg
 
Última edição:

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.760
Localização
Portugal
Bem vindo e vai colocando as evoluções. Tens a secção "Restauros" que podes utilizar.

Em relação á compra, é sempre aconselhável a ajuda de alguém mais experiente, mas o que importa agora é que desfrutas da máquina.
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.723
Localização
Portugal
Boas,

Vai colocando aí mais umas fotos para vermos esses upgrades que foram feitos ao carro.

Tens aí uma ótima base!!

Abracumm
 

abreu_falco

Iniciado
Registo
3 Abr 2025
Mensagens
23
Localização
Lisboa
Assim que for havendo novidades vou pondo! Por agora está a carcaça quase toda desmontada e os bancos já estão quase prontos para estofar .
Também já tenho um monte grande de peças prontas para ir lacar.

Cumprimentos
 

abreu_falco

Iniciado
Registo
3 Abr 2025
Mensagens
23
Localização
Lisboa
Mais uns trabalhos a ver se a coisa não fica muito tempo parada

Depósito fora para limpar e dar uma pintura.

IMG_20250622_120830_577.jpg

Radiador também fora para tentar dar um jeito a algumas alhetas tortas e limpeza geral
IMG_20250622_124550_285~2.jpg


Puxe de reboque tinha o suporte da tomada partido, tentar martelar uma coisa parecida em chapa para depois ir a lacar
IMG_20250622_153143_235.jpg

Fica a faltar conseguir desmontar o gancho de reboque do suporte, por algum motivo tem duas porcas soltas por dentro em vez da barra com as furações como na outra parte. É suposto ser assim? Alguém tem alguma dica de como prender as porcas por dentro para não rodarem e dar para desmontar??


Também início de alguns toques de chapa aparece a primeira "surpresa" no sítio normal das portas
IMG_20250621_123551_517.jpg
 

Lusitano

UMMzito
Registo
7 Fev 2017
Mensagens
50
Localização
-
Está aí muito trabalho, mas quando estiver pronto dá gosto, e sendo nós a fazê-lo ainda mais!!!

Continuação de bons trabalhos
 

abreu_falco

Iniciado
Registo
3 Abr 2025
Mensagens
23
Localização
Lisboa
Bem, as coisas vão andando mais lento do que eu gostava mas a fazer tudo em casa e só quando há tempo não dá para mais....

Lá se foi continuando a desmontar e preparar para pintar

IMG-20250926-WA0002~2.jpg

Andamos as voltas e voltas com as amostras de cores e claro....... Saiu um bocadinho ao lado! Se fosse a primeira achava estranho!! A ideia era ir para uma cor muito próxima do "camel" dos trophy land Rover... Mas mesmo não sendo esta era uma cor que também estava nas minhas opções

IMG-20251026-WA0006~2.jpeg


Umas quantas peças que foram para lacar e ficaram novas!

IMG-20251101-WA0002.jpg


E começar aos poucos agora a montar a besta outra vez! Com uns pormenores daqui e dali e mais umas mariquices

IMG-20251101-WA0006.jpg
IMG-20251101-WA0005.jpg
IMG-20251101-WA0001.jpg


E assim vão pôr aqui os trabalhos.... Bem sei que pinturas e afins feitas assim em casa nunca ficam com a mesma qualidade e pormenor de um serviço profissional... Entre cabos pintados por acidente e partes mal isoladas que ficam manchadas havia muito a melhorar mas o princípio de tudo era dar uma lavagem de cara e mudar um bocado o aspeto do bicho


CUMMprimentos
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
7.058
Localização
Cortegaça
Olha que está a ficar bem á maneira!
A cor é que me surpreendeu um pouco!
Se fosse meu tinha ficado na mesma em vede militar, tem bem mais a ver com os nossos carros do que o amarelo.
A única vantagem que vejo no amarelo é a facilidade em encontrar o carro num parque de estacionamento, coisa que num UMM nem chega a ser problema.
Boa continuação dos trabalhos, já faltou mais...
 

abreu_falco

Iniciado
Registo
3 Abr 2025
Mensagens
23
Localização
Lisboa
Olha que está a ficar bem á maneira!
A cor é que me surpreendeu um pouco!
Se fosse meu tinha ficado na mesma em vede militar, tem bem mais a ver com os nossos carros do que o amarelo.
A única vantagem que vejo no amarelo é a facilidade em encontrar o carro num parque de estacionamento, coisa que num UMM nem chega a ser problema.
Boa continuação dos trabalhos, já faltou mais...
Verdade, a cor não foi uma decisão fácil! Também pensei manter o verde mas acabei por vir parar no amarelo, sempre fiquei fascinado pelos alter turbo amarelos com as riscas vermelhas! Vá -se lá entender....
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
7.058
Localização
Cortegaça
Verdade, a cor não foi uma decisão fácil! Também pensei manter o verde mas acabei por vir parar no amarelo, sempre fiquei fascinado pelos alter turbo amarelos com as riscas vermelhas! Vá -se lá entender....
Por acaso a conjugação do amarelo com as linhas vermelhas do Alter turbo foi muito bem conseguido.
Se esse ficar igual vai ficar muito bem 👍
Força com isso.
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.723
Localização
Portugal
Mandar pintar um carro numa oficina profissional é bastante dispendioso, por isso gostaria de saber aproximadamente quanto estima que poderia poupar ao pintá-lo em casa, como fez.
Boas Roberto,

Sei que a pergunta não é para mim, mas deixo a minha experiência, menos de 500€ é impossível para antigravilha, primário, betume, tinta acrílica e lixas.

Abracumm
 

abreu_falco

Iniciado
Registo
3 Abr 2025
Mensagens
23
Localização
Lisboa
Boas Roberto,

Sei que a pergunta não é para mim, mas deixo a minha experiência, menos de 500€ é impossível para antigravilha, primário, betume, tinta acrílica e lixas.

Abracumm
Boas!

Não tenho os valores mesmo certinhos de cabeça mas posso dizer +- o que se gastou no meu caso
3 litros de primário a cerca de 25€/LT
2 litros de tinta a 51€/LT
Betume fino e grosso a cerca de 25€/lata, gastei pouco menos de uma de cada
Anti gravilha ainda não comprei, o que utilizei para a parte inferior toda do carro foi um "corrostop" bastante espesso , não sei o preço
A isto acrescentar cerca de 3 litros de diluente e lixas, acho que é por ai.
Pode variar alguns preços mas penso que não falhei muito no que aqui se gastou

Atenção que não aconselho a ninguém a seguir as coisas como eu fiz, não sou entendido em pintura automóvel e tal como disse acima tenho bem a noção que ficaram varias falhas e coisas que podem comprometer a qualidade do trabalho!

Cumprimentos
 
Top Inferior