• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Alguem ja fez?

FredericoUMM

Iniciado
Registo
7 Jul 2007
Mensagens
49
Localização
Portugal
Boas Amigos,antes de mais espero que tenham tido um natal á maneira :cool: !!

A minha bela duvida, mais uma entre muitas, é se alguem ja colocou um isqueiro dentro dum cournil de porta curta não sei se há alguma diferença com a colocação no alter :blush:, mas se se ja alguem colocou ou sabe colocar que me possa explicar, como se coloca, e qual o melhor sitio para se colocar... Umas fotografias ajudavam lol, pois não sei a que cabos tenho q ligar o isqueiro...

Fico a espera de ajuda, pois quero apresentar o novo gps ao meu "Bicho"!:D

Grande Abraço e boas Entradas :):)

Frederico
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Se não queres estragar o tabilier podes arranjar dois fios bem compridos e liga directo à bateria (com um fusível !! ) e depois amarra a um sítio qulquer.
Se não é uma quetaõa de furar o tabilier ou no caso do cornil podes coloca´rlo por baixo do "porta-luvas" deve fiar quase invisível
Quanto a ligações aconcelho vivamente a ligar (com um fusível ) directo à bateria assim não queimas a instalação original.

Um abraço

Nuno Abreu


Há e não te esqueça de por um fusível !!




Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Frederico

Como tudo na vida, depende da habilidade/ferramenta e do conhecimento. A operação é simples, embora um pouco trabalhosa quando chegar à altura de furar a peça ou o sítio onde vai ficar atarraxado. O ideal seria ter uma broca craniana para fazer o furo à medida de imediato, mas vamos ver outros aspectos.

Julgo já ter visto nas casas de acessórios para automóveis (sitio onde irá comprar o tal isqueiro) estes acessórios já com um suporte, de modo que fique "preso" algures sob o tablier, não tendo, nesse caso que furá-lo.

Principalmente e antes de furar o que quer que seja, estude muito bem se o sitio escolhido dá para apertar "bem" a grande porca que geralmente segura a base do isqueiro e que ao mesmo tempo irá fazer o contacto da "massa" (negativo). Se o isqueiro que comprar já tiver como opção um outro apoio, este terá que ficar também muito bem apertado à chapa do carro (seria bom raspar a tinta nesse local) e o isqueiro bem apertado ao apoio. Julgo também já ter visto suportes universais à venda separadamente.

Veja se no sitio escolhido dá para passar/chegar com facilidade o cabo do "positivo" (SEMPRE com um fusível intercalado), se esse cabo fica "de facto" isolado da massa (chapa do carro) ou se não passa por arestas que o possam cortar o isolamento e fazer um curto-circuito:astonished::dizzy_face:, tornando-se o UMM e o GPS num grande e vistoso isqueiro aceso:astonished:! Será sempre aconselhável que o cabo que levará os 12v (positivo) seja todo ele revestido com "macarrão" (fino):) de isolamento (é muito barato:D)

Procure que esse sitio seja de fácil acesso para si quando está a conduzir:p e que o cabo da tensão (o tal positivo) não vai ficar pendurado/solto/ou demasiadamente comprido:angry:, nem que a posição do isqueiro e o seu suporte acessório fique no caminho de uma perna/joelho em caso de qualquer acidente;)!

Como foi dito no princípio, tudo é geralmente fácil, a parte complicada está em observar diversas variantes e escolher a melhor opção:cool:.

Se retirar a tampa existente junto aos pedais penso que terá acesso (mau:devilish:) no compartimento motor à parte de trás da chapa onde está (ou estaria?!) a sofagem. Veja se tem possibilidades de com uma mão e a tal chave para apertar (por dentro) a porca grande do isqueiro. Aí seria, talvez um sítio a considerar...

Se tiver que furar, determine com precisão o diâmetro do furo a fazer e marque-o no local escolhido. Com uma broca de 1 ou 2mm faça furos seguidos e o mais próximo possíveis uns dos outros, pela parte de dentro do círculo que marcou e o mais perto dele.
Com um martelo e uma chave de parafusos velha retire o interior e acabe (uniformize) o furo com uma lima:cool:.

UMM abraço e BUMM ANUMM

João
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Eu no meu Cournil tenho... 6 tomadas de isqueiro!!!! eu sei, eu sei... sou um ganda maluco... os que já me conheçem já sabem que o que não tenho no meu Cournil foi pq ainda não consegui lá colocar... eh, eh, eh...

Passo a explicar...
Tenho muitas aparelhos que requerem o uso de isqueiro e n quero depender de uma ou duas tomadas... Termo de chá, carregador telemovel, PDA com mapas, carregador luz longo alcance... por exemplo, que poderão estar a ser usadas ao mesmo tempo, e depois tenho a última que tem um fio de 3 metros para se for necessário ligar uma luz para reparar alguma coisa de noite debaixo do carro, ou trocar um pneu, e assim poder ter luz.
Para isso tratei de separar as ligações e assim tenho duas sempre com corrente, duas ligadas aos minimos, e duas à corrente de chave, todas ligadas duas a duas a fusíveis separados.

Para colocares uma só aconselho do lado direito da soufagem (do lado esquerdo terás a chapa de informação das caixas).

Qto às ligações foi o que já foi dito... eu n tinha broca craniana, por isso furei c a maior que tinha e depois foi com lima de ferro até à medida certa.

Nesta foto podes ver o local onde tenho dois dos isqueiros. No topo à direita.
A tal ficha que tem 3 metros de cabo vê-se à esquerda presa no manómetro de temperatura da cabeça do motor, que está por baixo do volante.

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Mais uma invenção, mas desta feita adaptada de outro Cournil que já tinha isto montado... o "passarão" que muitos devem conhecer.
É suspensão pneumática, regulável independentemente por roda... daí os 4 manómetros... 1 por roda.
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Olá e aquela coisa estranha preta que tens em frente as manetes com uns tubos quevem do chão?
Acho que devias abrir um topico so para mostrares as alterações que o teu UMM tem.

UMM abraço
Samuel Sousa

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Amigumm Nunumm ;)
Continuando o interrogatório, e desculpem o off-topic, as alavancas junto ao travão de mão são para travar independentemente as rodas trazeiras? E mais ao lado um overdrive?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Samuel:
"Olá e aquela coisa estranha preta que tens em frente as manetes com uns tubos que vem do chão?"
Só agora percebi do que falavas... a peça preta é um cadeado e os "tubos" são um "U" metálico aparafusado no chão, e serve para trancar a caixa de velocidades em marcha-atrás... quando ando com o UMM descapotável, impede que me desengatem o jipe e aí ia ele numa descida disparado...

Alexandre:
Certíssimo... bloqueio e overdrive.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
So falta referir a secção do condutor,que não deve ser inferior a 2,5 mm2.
Se puderes tenta montar o isqueiro como ja foi dito com atenção a deixar a parte de tras desobstruida,e claro não deixes a tomada virada para baixo,o ideal seria para cima pois se estiver virada para baixo quando o isqueiro disparar ele sai da tomada e depois vais a conduzir e á procura do isqueiro incadescente no chão o que pode ser uma aventura:D
Mais uma sujestão de fixação,arranjas uma chapa de aluminio ou ferro e fixas lá o isqueiro,e posteriormente a chapa ao sitio onde quiseres.


Filipe Pinheiro
 
Top Inferior