Amigo Frederico
Como tudo na vida, depende da habilidade/ferramenta e do conhecimento. A operação é simples, embora um pouco trabalhosa quando chegar à altura de furar a peça ou o sítio onde vai ficar atarraxado. O ideal seria ter uma broca craniana para fazer o furo à medida de imediato, mas vamos ver outros aspectos.
Julgo já ter visto nas casas de acessórios para automóveis (sitio onde irá comprar o tal isqueiro) estes acessórios já com um suporte, de modo que fique "preso" algures sob o tablier, não tendo, nesse caso que furá-lo.
Principalmente e antes de furar o que quer que seja, estude muito bem se o sitio escolhido dá para apertar "bem" a grande porca que geralmente segura a base do isqueiro e que ao mesmo tempo irá fazer o contacto da "massa" (negativo). Se o isqueiro que comprar já tiver como opção um outro apoio, este terá que ficar também muito bem apertado à chapa do carro (seria bom raspar a tinta nesse local) e o isqueiro bem apertado ao apoio. Julgo também já ter visto suportes universais à venda separadamente.
Veja se no sitio escolhido dá para passar/chegar com facilidade o cabo do "positivo" (SEMPRE com um fusível intercalado), se esse cabo fica "de facto" isolado da massa (chapa do carro) ou se não passa por arestas que o possam cortar o isolamento e fazer um curto-circuito:astonished::dizzy_face:, tornando-se o UMM e o GPS num grande e vistoso isqueiro aceso:astonished:! Será sempre aconselhável que o cabo que levará os 12v (positivo) seja todo ele revestido com "macarrão" (fino)
de isolamento (é muito barato
)
Procure que esse sitio seja de fácil acesso para si quando está a conduzir
e que o cabo da tensão (o tal positivo) não vai ficar pendurado/solto/ou demasiadamente comprido:angry:, nem que a posição do isqueiro e o seu suporte acessório fique no caminho de uma perna/joelho em caso de qualquer acidente
!
Como foi dito no princípio, tudo é geralmente fácil, a parte complicada está em observar diversas variantes e escolher a melhor opção
.
Se retirar a tampa existente junto aos pedais penso que terá acesso (mau
) no compartimento motor à parte de trás da chapa onde está (ou estaria?!) a sofagem. Veja se tem possibilidades de com uma mão e a tal chave para apertar (por dentro) a porca grande do isqueiro. Aí seria, talvez um sítio a considerar...
Se tiver que furar, determine com precisão o diâmetro do furo a fazer e marque-o no local escolhido. Com uma broca de 1 ou 2mm faça furos seguidos e o mais próximo possíveis uns dos outros, pela parte de dentro do círculo que marcou e o mais perto dele.
Com um martelo e uma chave de parafusos velha retire o interior e acabe (uniformize) o furo com uma lima
.
UMM abraço e BUMM ANUMM
João