• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Acidente - Roda traseira saiu fora (RESOLVIDO)

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Pois é ! Venho partilhar as minhas más experiencias do dia de hoje.
Venho eu nem a 10 km/h em passeio pela beira mar e catrapum!! a roda esquerda traseira saiu!!
Diagnóstico do impossível : 5 pernos partidos pela zona da cabeça.
O tambor ficou agarrado à roda.
Trabalhos mal feitos e que podiam ter originado uma situação mais critica se viesse a mais velocidade.
Deste modo, foi chapa retrocida atrás, o plastico partido da cava da roda e muita sorte.
Agora há que arranjar pernos novos mas bons e se alguém souber de que modelo de carro se pode arranjar agradeço.
Se alguém tiver 10 disponíveis em bom estado agradeço comuniquem.
Agora vou rever as 2 rodas de modo a ficar confiante.
Eis as fotos :

Aquele abraço

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Vai lá vai! Não passou de um susto, ainda bem.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Coza-se!...

Eu muitas das vezes dou realmente por mim a perguntar a mim mesmo quando vejo pessoal a esforcar ou dar cargas de forca a material UMM "e nao so" ja com alguma idade...e digo "puxa e' mesmo ter confianca no material" - e' certo que o "material e' bom" ...mas estamos a falar de material "novo"? a idade pesa muito e o desgaste tambem, as condicoes climatericas etc...tudo influencia o comportamento fisico dos materais.

Na tua situacao Pedro, saiu-te a lotaria e tu nem deste conta!

Uma vez vi um tal senhor alto de nome Joao Carlos Aldeia atravessar-se todo com o seu Vermelhinho UMM andava de diferencial "soldado" e a coisa correu para o mal e atravessou-se mesmo todo numa estrada em terra batida ate "parar"...foi tambem a sorte dele. (em alcatrao a historia teria sido outra)

Gosto de ver o mister Aldeia a fazer sempre das suas e ele nao e' burro nenhum, ao ponto que ja reconheceu que "diferenciais sodados" fugir deles...ate mesmo por seguranca e consideracao dos dois novos "assistentes" ou "pilas" la em casa.

Deixo um pequeno video/montagem tambem para nos ajudar a reflectir neste topico no que respeita a esforco de materais:
Foi em 2008 na conhecida "garrafinha" = corta fogo em pedra bruta que termina em "gargalo" bem la no topo (para os lados de Caminha)

- Aldeia a jogar pelo benfica com o UMM vermelho e Miguel (creio) a jogar com a cor branca (duas subidas bem distintas, onde o "branco" nem tem diferencial soldado) -

O vermelhinho apos ter estado sob "stress" fisico e aquecimentos...la ultrapassou o obstaculo e mais a frente todos os UMMs pararam onde existem os enormes "aerogeradores" = pas eolicas, para umas fotos no topo da serra e o "material" arrefeceu, logo de seguida o mister Aldeia "toca a acelarar" a frente do grupo no topo da serra pois tinha a "estrada em terra batida" livre.

Conclusao: aquece, arrefece...e torna a aquecer, resultado = parte (isto adicionado com outros condimentos que me passam ao lado)

Sugestao, tenham muito respeito pelo material e inspeccoes regulares contam muito...nao facilitem, esta em jogo sempre a vossa e a seguranca dos outros.

E Pedro vai explorando o porque de isso ter acontecido, pois ate nao te vejo como seres um dos que anda sempre de gas a tabua ou aos saltos a partir material.

Abraco
Carlos Pires

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Carlos, se fosse com o pé na tábua não tinha sido assim de certeza!!
Para mim aqui anda marosca aldrabada do mecânico porque como os pernos partiram todos pela cabeça
andou por lá a soldá-los!!!
Já passou e agora há que fazer um trabalho cuidadoso metendo pernos que inspirem confiança nem que sejam novos e nas 2 rodas para ficar descansado.
Se tivesse acontecido cerca de meia hora antes quando vinha aí a uns 90Km/h de certeza tinha dado conta do UMM e se numa curva ele tombava de certeza.

Abraço

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
mesmo a 10km/h ...imagina la se fosse numa roda da frente.

Pernos soldados? de certeza?...ve la o que se andou a fazer.
nao andariam "soltos"? e foi "moendo e moendo" ate partir um e depois foram todos de uma vez so?

Explora a situacao nao vires as costas pois era optimo exemplo para nos todos redrobar-mos atencao.
Nao digas "ja passou" - tb nao estou a dizer esfola vivo seja quem for...so queria mesmo era perceber o que se passou no teu caso.
e tu tens tempo e gosto...tira fotos agora ja em casa com a maquina digital.

Era um optimo caso para seguir num topico.
Abraco
CP

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Carlos, o UD já ficou na garagem do mec.
Não há dúvidas sobre o que aconteceu! Alí andou marosca de destemperamento porque só isso fazia
partir os 5 pernos pelas cabeças.
Vamos a ver mais diagnosticos e depois posto aqui para que a malta se aperceba que com carros de 20 e mais anos há que triplicar a atenção a estes pequenos mas desastrosos acidentes.

Abraço

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Amigo Reis, perdoa-me a pergunta: o UD està na garagem do mesmo mecanico que soldou os pernos?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas Amigo Pedro:
Os pernos não partem assim de qualquer maneira, cheguei a ir de Tancos para Bragança nos Cournis com 8 pessoas equipados até aos dentes e com atrelado daqueles da tropa cheios de material e depois com esse pessoal e material por caminhos de cabras, por vezes em alguns onde nunca lá passaram carros que até doia o coração de ver o carro a sofrer, mas tinhamos que ir por alí e nunca parti nenhum perno.
No teu caso se soldaram os pernos, foi uma inconsciência de quem fêz tal trabalho.
Ainda bem que não te aconteceu nada de mais grave.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Isto é do catano, cenas de azar.

Eu uma vez tambem me lixei mas foram as porcas de roda velhas que me estragaram 2 jantes em alturas diferentes, apanhei com um cagaço, a roda is saltando ...

Carlos Pires, eu acho que anda uma bruxa aqui pelo forum, aqui na minha zona tao 2 carros com o sistema de valvulas a precisar de reparaçao e um deles nunca fez mato e anda devagar, uma mota dum amigo meu partiu o pistao e a carrinha do karate deu cabo da distribuiçao....

Agora isto com o Kingstar que é um homem todo cuidadoso com o seu carrinho.

Kingstar isso e muuuuiiiittttttooooo estranho, eu ate diria uma polie malo encaixada mas quem sou eu enfim...

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Portaro 240D 1979-1981

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Amigo Alex, eu tenho um modo de ver as coisas talvez diferentes de muita gente.
Uma das coisas principais é que os erros cometem-se uma vez e depois não se repetem.
No caso do meu mecânico e além da facilidade em todos os sentidos para trabalhos de mecânica, deve ser ele próprio a meter as mãos na consciência e rever o que fez.
Quando disse que soldou (ainda tenho que ver todas) pode não ter sido todas mas sim apenas aquela que me andava solta e não em deixou desapertar a porca.
Para a tirar ele deu~lhe um pingo de solda mas ao ver isto pergunto se não o fez em todas.
Este meu mecânico já fez trinta por uma linhas com o meu Cournil mas com o andar dos anos aprendeu muito, se aprendeu !
Pode estar nas mãos erradas mas agora sou eu que vou assitir à reparação.
Amigo Filipe, é na realidade uma coisa impossível mas como vê alguma coisa se passou com
os 5 pernos e de certeza foi destemperamento.
Ao mesmo tempo notei que existe na zona das maxilas uma chapa rectangular que ficou solta ams presa nas maxilas e tem sintomas de roçado. Poderá ter sido a chapa que roçou nas cabeças ?
Enfim ! Vamos a reparar e meter na cabeça a sensibilidade cada vez maior que temos que ter com os n/ menimos em termos de segurança.
Como dizia o ******* há um par de anos, gasta-se muito dinheiro nos UMMs em coisas fúteis mas que nos parecem bem e fica mais bonito e descura-se a segurança.

UMM abraço a todos.
Pedro R

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Lixado era sair a roda e semieixo em plena autoestrada, felizmente era sábado e bem cedinho e nada de grave aconteceu.

È mole mas sobe.

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
boas, partilho da opinião do Mário, tal como a do Eduardo Filipe....

muito bem explicado...

cumprimentos

Nada como o cheiro da solda pela manha !

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Meus caros UMMistas que deram opinião, tenho de vos mostrar o que me aconteceu e pode ser que seja clarificador. Por enquanto não tenho fotos mas vou ter de uma situação parecida mas que não chegou ao extremo de partir os pernos. Passo a explicar. Há umas semanas atrás senti um desequilíbrio no Alter Turbo a fazer uma rotunda perto do bUMMker do Mário, para quem conhece sabe que a rotunda é manhosa, posto isto fui verificar se havia folgas e deparei-me com uma cena muito estranha, havia um grande folga no aperto de uma roda traseira. Essa folga, possivelmente devido a aperto deficiente, provocou um total desgaste das porcas e nenhuma se aproveita, a jante também ficou tocada e precisa de ser reparada e os pernos estavam a ficar degolados e têm de ser trocados. Seguramente mais um dia ou dois e teria ido buscar a roda às couves.

Não sei se foi este o teu caso Pedro, mas de qualquer forma verifica se os pernos estão degolados ou se fizeram uma fratura limpa.

Free2UMM

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
boas, ja foi tudo dito, só vendo os pernes partidos se percebe o que aconteceu....o desvendar do "mistério" está lá hehe ;)

cumprimentos

Nada como o cheiro da solda pela manha !

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Com esta situação andei a fazer uma busca e descobri que os pernos dos n/ meninos são iguais aos
usados no CJ7.
Eis aqui a informação:

Abraços

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Estive a falar com o meu amigo dos pneus e antes de lhe descrever o conteúdo das fotografias ele disse-me como elas seriam.

O PedroUMM, tem razão, e estas situações acontecem com mais frequência do que se julga.

Porcas mal apertadas, ou seja todos os pernos têm de ter a mesma altura, e serem adequados à viatura (não como os do CJ7, que referiste atrás), se um perno tiver altura diferente, ou a primeira porca entrar "encavalitada", ela vai criar uma "falsa sensação de aperto", depois colocas as restantes 4 e elas até apertam com força, mas a jante está descentrada e pode ter uma folga de 2, 3 ou 4 mm, enfim o suficiente para a jante em andamento oscilar e ir "degolando" os pernos.

Este tipo de situação acontece muito a quem faz os apertos com a pneumática, e por qualquer motivo o alinhamento da porca com o perno ficou deficiente.

Estas situações são "evitadas" com o aperto manual das porcas, ou pelo menos o seu alinhamento e o aperto final ser dado à mão.

Outra situação que presenciei ainda este fim de semana, é que as porcas têm uma face cónica por algum motivo, e devem ser aplicadas com esta face virada para a furação da jante e não ao contrário, senão tendem a desapertarem-se.

Felizmente não te aconteceu nada, mas poderia ter tido consequências gravissímas.

Abraço
Vitor Rato

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Olá Companheiros.
Se me permitem, eu já andei uma vez com uma roda mal apertada num dos meus carros, a acreditem, nota-se logo, é como andar de bicicleta com uma roda empenada.
Se a roda andasse mal apertada, a 10 km/h acredito que o Pedro tivesse notado.
Quanto ao soldar os pernos para eles não se soltarem, não vejo onde é que está a gravidade, há extruturas mais pesadas e onde é exercida mais força onde se utiliza soldadura.
Na minha modeste opinião, o que se passou foi um destemperamento de dois ou três pernos, por qualquer motivo, depois os restantes não suportaram o peso e partiram tambem...digo eu!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas, amigos!
Concordo mais com o André. De facto era nessa roda que surgiu o perno andar à volta com a porca.
Até pode ter dado alguma solda nesse ou noutro que pudesse estar a abanar (que foi uma coisa que notei há tempos em 2 rodas num ou noutro perno).
O facto é que, perdoem-me não me lembrar do nome da peça mas é que está na manga de eixo com os furos dos pernos, todos os furos estavam completamente abertos isto é, estão furados de um lado ao outro e apenas com algum metal por detras e onde se nota a solda.
Para todos os efeitos, vou agora tratar de substituir os pernos das 2 rodas de trás e serão feitos por um torneiro à medida dos furos de forma a não haver folgas.
Algumas pessoas do Forum me diseeram que me arranjavam as mesmas mas teria sempre a dúvida se não entrariam folgados já que os que lá foram colocados eram do eixo anterior e pelo que diz o mec eles não se adaptavam lá.
Essas folgas nos pernos tb poderiam ter o efeito que o Vitor menciona acima.
Que não haja qualquer dúvida sobre o que aconteceu que foi de certeza derivado de terem recebido calor nessa zona. Metal de torção não pode ser temperado nem ser sujeito a fontes de calor.
A tempera é apenas para peças de desgaste, de deslizamento ou fricção.
Espero que esta situação não me leve a ter graves desentendimentos com o mecanico porque o filho ainda hoje disse que pusesse o UD ao lixo. Não foi comigo senão eu respondia bem!
O conserto vai ser de responsabilidade total dele doa a quem doer e faz o trabalho se quizer caso contrário tiro-o de lá num instante.
E apenas foi para lá pensando eu que com este caso ele aprenda alguma de siderurgia e não repita a proeza a mais nenhum cliente.
Como ele ainda não tirou as mangas de eixo nem sei como ele mandou fazer os pernos à medida mas vamos a ver.
Só uma pergunta : é possível meter os pernos no sitio sem retirar as mesmas ? Aquilo não dá grande espaço para trabalhar !~
Se for possivel até seria melhor caso contrário ainda me coloca aquilo de uma maneira que depois sai o eixo e roda !!! (bate na madeira !!!!))))
Vamos a ver. A pé não ando mas já tenho saudades do bicho agora que ele anda tão certinho desde que o expert lhe afinou a BI.

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!

Top Inferior