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Acidente - Roda traseira saiu fora (RESOLVIDO)

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Pois é ! Venho partilhar as minhas más experiencias do dia de hoje.
Venho eu nem a 10 km/h em passeio pela beira mar e catrapum!! a roda esquerda traseira saiu!!
Diagnóstico do impossível : 5 pernos partidos pela zona da cabeça.
O tambor ficou agarrado à roda.
Trabalhos mal feitos e que podiam ter originado uma situação mais critica se viesse a mais velocidade.
Deste modo, foi chapa retrocida atrás, o plastico partido da cava da roda e muita sorte.
Agora há que arranjar pernos novos mas bons e se alguém souber de que modelo de carro se pode arranjar agradeço.
Se alguém tiver 10 disponíveis em bom estado agradeço comuniquem.
Agora vou rever as 2 rodas de modo a ficar confiante.
Eis as fotos :




Aquele abraço
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Vai lá vai! Não passou de um susto, ainda bem.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Coza-se!...

Eu muitas das vezes dou realmente por mim a perguntar a mim mesmo quando vejo pessoal a esforcar ou dar cargas de forca a material UMM "e nao so" ja com alguma idade...e digo "puxa e' mesmo ter confianca no material" - e' certo que o "material e' bom" ...mas estamos a falar de material "novo"? a idade pesa muito e o desgaste tambem, as condicoes climatericas etc...tudo influencia o comportamento fisico dos materais.

Na tua situacao Pedro, saiu-te a lotaria e tu nem deste conta!

Uma vez vi um tal senhor alto de nome Joao Carlos Aldeia atravessar-se todo com o seu Vermelhinho UMM andava de diferencial "soldado" e a coisa correu para o mal e atravessou-se mesmo todo numa estrada em terra batida ate "parar"...foi tambem a sorte dele. (em alcatrao a historia teria sido outra)

Gosto de ver o mister Aldeia a fazer sempre das suas e ele nao e' burro nenhum, ao ponto que ja reconheceu que "diferenciais sodados" fugir deles...ate mesmo por seguranca e consideracao dos dois novos "assistentes" ou "pilas" la em casa.

Deixo um pequeno video/montagem tambem para nos ajudar a reflectir neste topico no que respeita a esforco de materais:
Foi em 2008 na conhecida "garrafinha" = corta fogo em pedra bruta que termina em "gargalo" bem la no topo (para os lados de Caminha)

- Aldeia a jogar pelo benfica com o UMM vermelho e Miguel (creio) a jogar com a cor branca (duas subidas bem distintas, onde o "branco" nem tem diferencial soldado) -

O vermelhinho apos ter estado sob "stress" fisico e aquecimentos...la ultrapassou o obstaculo e mais a frente todos os UMMs pararam onde existem os enormes "aerogeradores" = pas eolicas, para umas fotos no topo da serra e o "material" arrefeceu, logo de seguida o mister Aldeia "toca a acelarar" a frente do grupo no topo da serra pois tinha a "estrada em terra batida" livre.

Conclusao: aquece, arrefece...e torna a aquecer, resultado = parte (isto adicionado com outros condimentos que me passam ao lado)

Sugestao, tenham muito respeito pelo material e inspeccoes regulares contam muito...nao facilitem, esta em jogo sempre a vossa e a seguranca dos outros.

E Pedro vai explorando o porque de isso ter acontecido, pois ate nao te vejo como seres um dos que anda sempre de gas a tabua ou aos saltos a partir material.

Abraco
Carlos Pires

 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Carlos, se fosse com o pé na tábua não tinha sido assim de certeza!!
Para mim aqui anda marosca aldrabada do mecânico porque como os pernos partiram todos pela cabeça
andou por lá a soldá-los!!!
Já passou e agora há que fazer um trabalho cuidadoso metendo pernos que inspirem confiança nem que sejam novos e nas 2 rodas para ficar descansado.
Se tivesse acontecido cerca de meia hora antes quando vinha aí a uns 90Km/h de certeza tinha dado conta do UMM e se numa curva ele tombava de certeza.

Abraço
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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mesmo a 10km/h ...imagina la se fosse numa roda da frente.

Pernos soldados? de certeza?...ve la o que se andou a fazer.
nao andariam "soltos"? e foi "moendo e moendo" ate partir um e depois foram todos de uma vez so?

Explora a situacao nao vires as costas pois era optimo exemplo para nos todos redrobar-mos atencao.
Nao digas "ja passou" - tb nao estou a dizer esfola vivo seja quem for...so queria mesmo era perceber o que se passou no teu caso.
e tu tens tempo e gosto...tira fotos agora ja em casa com a maquina digital.

Era um optimo caso para seguir num topico.
Abraco
CP

 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Carlos, o UD já ficou na garagem do mec.
Não há dúvidas sobre o que aconteceu! Alí andou marosca de destemperamento porque só isso fazia
partir os 5 pernos pelas cabeças.
Vamos a ver mais diagnosticos e depois posto aqui para que a malta se aperceba que com carros de 20 e mais anos há que triplicar a atenção a estes pequenos mas desastrosos acidentes.

Abraço
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Amigo Reis, perdoa-me a pergunta: o UD està na garagem do mesmo mecanico que soldou os pernos?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Boas Amigo Pedro:
Os pernos não partem assim de qualquer maneira, cheguei a ir de Tancos para Bragança nos Cournis com 8 pessoas equipados até aos dentes e com atrelado daqueles da tropa cheios de material e depois com esse pessoal e material por caminhos de cabras, por vezes em alguns onde nunca lá passaram carros que até doia o coração de ver o carro a sofrer, mas tinhamos que ir por alí e nunca parti nenhum perno.
No teu caso se soldaram os pernos, foi uma inconsciência de quem fêz tal trabalho.
Ainda bem que não te aconteceu nada de mais grave.

 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Isto é do catano, cenas de azar.

Eu uma vez tambem me lixei mas foram as porcas de roda velhas que me estragaram 2 jantes em alturas diferentes, apanhei com um cagaço, a roda is saltando ...

Carlos Pires, eu acho que anda uma bruxa aqui pelo forum, aqui na minha zona tao 2 carros com o sistema de valvulas a precisar de reparaçao e um deles nunca fez mato e anda devagar, uma mota dum amigo meu partiu o pistao e a carrinha do karate deu cabo da distribuiçao....

Agora isto com o Kingstar que é um homem todo cuidadoso com o seu carrinho.

Kingstar isso e muuuuiiiittttttooooo estranho, eu ate diria uma polie malo encaixada mas quem sou eu enfim...

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Portaro 240D 1979-1981

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Amigo Alex, eu tenho um modo de ver as coisas talvez diferentes de muita gente.
Uma das coisas principais é que os erros cometem-se uma vez e depois não se repetem.
No caso do meu mecânico e além da facilidade em todos os sentidos para trabalhos de mecânica, deve ser ele próprio a meter as mãos na consciência e rever o que fez.
Quando disse que soldou (ainda tenho que ver todas) pode não ter sido todas mas sim apenas aquela que me andava solta e não em deixou desapertar a porca.
Para a tirar ele deu~lhe um pingo de solda mas ao ver isto pergunto se não o fez em todas.
Este meu mecânico já fez trinta por uma linhas com o meu Cournil mas com o andar dos anos aprendeu muito, se aprendeu !
Pode estar nas mãos erradas mas agora sou eu que vou assitir à reparação.
Amigo Filipe, é na realidade uma coisa impossível mas como vê alguma coisa se passou com
os 5 pernos e de certeza foi destemperamento.
Ao mesmo tempo notei que existe na zona das maxilas uma chapa rectangular que ficou solta ams presa nas maxilas e tem sintomas de roçado. Poderá ter sido a chapa que roçou nas cabeças ?
Enfim ! Vamos a reparar e meter na cabeça a sensibilidade cada vez maior que temos que ter com os n/ menimos em termos de segurança.
Como dizia o ******* há um par de anos, gasta-se muito dinheiro nos UMMs em coisas fúteis mas que nos parecem bem e fica mais bonito e descura-se a segurança.

UMM abraço a todos.
Pedro R
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Lixado era sair a roda e semieixo em plena autoestrada, felizmente era sábado e bem cedinho e nada de grave aconteceu.

È mole mas sobe.
 

lenhador

UMM
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5 Fev 2011
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boas, partilho da opinião do Mário, tal como a do Eduardo Filipe....

muito bem explicado...

cumprimentos



Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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-
Meus caros UMMistas que deram opinião, tenho de vos mostrar o que me aconteceu e pode ser que seja clarificador. Por enquanto não tenho fotos mas vou ter de uma situação parecida mas que não chegou ao extremo de partir os pernos. Passo a explicar. Há umas semanas atrás senti um desequilíbrio no Alter Turbo a fazer uma rotunda perto do bUMMker do Mário, para quem conhece sabe que a rotunda é manhosa, posto isto fui verificar se havia folgas e deparei-me com uma cena muito estranha, havia um grande folga no aperto de uma roda traseira. Essa folga, possivelmente devido a aperto deficiente, provocou um total desgaste das porcas e nenhuma se aproveita, a jante também ficou tocada e precisa de ser reparada e os pernos estavam a ficar degolados e têm de ser trocados. Seguramente mais um dia ou dois e teria ido buscar a roda às couves.

Não sei se foi este o teu caso Pedro, mas de qualquer forma verifica se os pernos estão degolados ou se fizeram uma fratura limpa.



Free2UMM
 

lenhador

UMM
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5 Fev 2011
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boas, ja foi tudo dito, só vendo os pernes partidos se percebe o que aconteceu....o desvendar do "mistério" está lá hehe ;)

cumprimentos

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Com esta situação andei a fazer uma busca e descobri que os pernos dos n/ meninos são iguais aos
usados no CJ7.
Eis aqui a informação:


Abraços
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Estive a falar com o meu amigo dos pneus e antes de lhe descrever o conteúdo das fotografias ele disse-me como elas seriam.

O PedroUMM, tem razão, e estas situações acontecem com mais frequência do que se julga.

Porcas mal apertadas, ou seja todos os pernos têm de ter a mesma altura, e serem adequados à viatura (não como os do CJ7, que referiste atrás), se um perno tiver altura diferente, ou a primeira porca entrar "encavalitada", ela vai criar uma "falsa sensação de aperto", depois colocas as restantes 4 e elas até apertam com força, mas a jante está descentrada e pode ter uma folga de 2, 3 ou 4 mm, enfim o suficiente para a jante em andamento oscilar e ir "degolando" os pernos.

Este tipo de situação acontece muito a quem faz os apertos com a pneumática, e por qualquer motivo o alinhamento da porca com o perno ficou deficiente.

Estas situações são "evitadas" com o aperto manual das porcas, ou pelo menos o seu alinhamento e o aperto final ser dado à mão.

Outra situação que presenciei ainda este fim de semana, é que as porcas têm uma face cónica por algum motivo, e devem ser aplicadas com esta face virada para a furação da jante e não ao contrário, senão tendem a desapertarem-se.

Felizmente não te aconteceu nada, mas poderia ter tido consequências gravissímas.



Abraço
Vitor Rato
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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Olá Companheiros.
Se me permitem, eu já andei uma vez com uma roda mal apertada num dos meus carros, a acreditem, nota-se logo, é como andar de bicicleta com uma roda empenada.
Se a roda andasse mal apertada, a 10 km/h acredito que o Pedro tivesse notado.
Quanto ao soldar os pernos para eles não se soltarem, não vejo onde é que está a gravidade, há extruturas mais pesadas e onde é exercida mais força onde se utiliza soldadura.
Na minha modeste opinião, o que se passou foi um destemperamento de dois ou três pernos, por qualquer motivo, depois os restantes não suportaram o peso e partiram tambem...digo eu!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas, amigos!
Concordo mais com o André. De facto era nessa roda que surgiu o perno andar à volta com a porca.
Até pode ter dado alguma solda nesse ou noutro que pudesse estar a abanar (que foi uma coisa que notei há tempos em 2 rodas num ou noutro perno).
O facto é que, perdoem-me não me lembrar do nome da peça mas é que está na manga de eixo com os furos dos pernos, todos os furos estavam completamente abertos isto é, estão furados de um lado ao outro e apenas com algum metal por detras e onde se nota a solda.
Para todos os efeitos, vou agora tratar de substituir os pernos das 2 rodas de trás e serão feitos por um torneiro à medida dos furos de forma a não haver folgas.
Algumas pessoas do Forum me diseeram que me arranjavam as mesmas mas teria sempre a dúvida se não entrariam folgados já que os que lá foram colocados eram do eixo anterior e pelo que diz o mec eles não se adaptavam lá.
Essas folgas nos pernos tb poderiam ter o efeito que o Vitor menciona acima.
Que não haja qualquer dúvida sobre o que aconteceu que foi de certeza derivado de terem recebido calor nessa zona. Metal de torção não pode ser temperado nem ser sujeito a fontes de calor.
A tempera é apenas para peças de desgaste, de deslizamento ou fricção.
Espero que esta situação não me leve a ter graves desentendimentos com o mecanico porque o filho ainda hoje disse que pusesse o UD ao lixo. Não foi comigo senão eu respondia bem!
O conserto vai ser de responsabilidade total dele doa a quem doer e faz o trabalho se quizer caso contrário tiro-o de lá num instante.
E apenas foi para lá pensando eu que com este caso ele aprenda alguma de siderurgia e não repita a proeza a mais nenhum cliente.
Como ele ainda não tirou as mangas de eixo nem sei como ele mandou fazer os pernos à medida mas vamos a ver.
Só uma pergunta : é possível meter os pernos no sitio sem retirar as mesmas ? Aquilo não dá grande espaço para trabalhar !~
Se for possivel até seria melhor caso contrário ainda me coloca aquilo de uma maneira que depois sai o eixo e roda !!! (bate na madeira !!!!))))
Vamos a ver. A pé não ando mas já tenho saudades do bicho agora que ele anda tão certinho desde que o expert lhe afinou a BI.



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
 
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