• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

VNT15 Aplicação turbo Geometria

Registo
7 Out 2020
Mensagens
19
Localização
Aveiro
Boas malta,

ando estes dias a fazer aplicação de turbo no meu Alter II ATM, andei a fazer pesquisa para retirar ideias pelo que não encontrei nada muito idêntico bem detalhado.
Se souberem de projetos semelhantes pff partilhem comigo.
Segue a baixo fotos do que ando a fazer (não esta perfeito como queria mas estou ansioso para ver os resultados disto:
 

Anexos

  • IMG_20211216_134659.jpg
    IMG_20211216_134659.jpg
    56,5 KB · Visualizações: 127
  • IMG_20211216_132000.jpg
    IMG_20211216_132000.jpg
    96 KB · Visualizações: 126
  • IMG_20211218_154024.jpg
    IMG_20211218_154024.jpg
    80,4 KB · Visualizações: 130
  • IMG_20211218_202845.jpg
    IMG_20211218_202845.jpg
    109 KB · Visualizações: 149
  • IMG_20211218_202921.jpg
    IMG_20211218_202921.jpg
    79 KB · Visualizações: 140
  • IMG_20211218_205249.jpg
    IMG_20211218_205249.jpg
    72,7 KB · Visualizações: 121
  • IMG_20211218_205312.jpg
    IMG_20211218_205312.jpg
    103,3 KB · Visualizações: 132
  • IMG_20211219_191725.jpg
    IMG_20211219_191725.jpg
    48,4 KB · Visualizações: 138
  • IMG_20211219_191931.jpg
    IMG_20211219_191931.jpg
    41,4 KB · Visualizações: 113
  • IMG_20211219_192013.jpg
    IMG_20211219_192013.jpg
    52,8 KB · Visualizações: 123
  • IMG_20211219_191947.jpg
    IMG_20211219_191947.jpg
    118,5 KB · Visualizações: 117

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.362
Localização
Portugal
Penso ter sido o Moutinho no cavalo branco a turbinar o atmosférico dele também.
Mas eu não apliquei geometria variável. Eu apliquei um Garret T3 e depois um KKK 14.
O K14 com a BI Bosch de 9mm, e diferenciais atmosféricos, ficou muita bom, cheguei a fazer 1.3 bar, mas era preciso andar sempre com o pé direito levantado.
Como esse update estava a pedir um radiador maior, resolvi comprar um radiador maior agarrado ao carro que sempre quis ter, um Alter Turbo original de livrete.

Voltei a colocar atmosférico, e vendi o carro com as peças que não foram usadas no Turbo vermelho que tenho.
 
Registo
7 Out 2020
Mensagens
19
Localização
Aveiro
Eu hoje ou amanha devo ter isto concluído, entretanto tenho de experimentar / afinar .

è uma coisa que quero ver, reação da temperatura a esta alteração, a Geometria variável deve aquecer ainda mais :censored:
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
548
Localização
Estarreja-Aveiro
eu tenho um "atmosférico" destes, mas já te contei os segredos todos...
na altura devido ao que li aqui pelo fórum, preferi não fotografar e partilhar, porque não tive paxorra pra entrar em guerras com os puristas.

deixo só uma dica que para mim é a mais importante a quem entrar nesta aventura de turbinar, radiador de óleo é essencial!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.771
Localização
Júpiter
o Caminho é para a frente, se ficar bom, vão copiar, se ficar mal criticar, é assim em tudo.
o que interessa é um dia irmos passear todos juntos! :ROFLMAO:
Daniel, os que criticam que façam melhor..., mas falta lhes os melhor para começar..., os 🍅🍅, portanto segue em frente com a tua "avaria" que vai dar um "power" enorme ver o desenrolar do teu trabalho...!!!(y):alien:
 
Registo
7 Out 2020
Mensagens
19
Localização
Aveiro
Tudo montado, escape feito (não sei soldar), wastegate uma ideia boa para quem queira fazer, derivado a precisar de muita pressão para abrir a geometria, coloquei 2 molas (uma por dentro da outra) do lado da vareta para em sentido contrário reduzir a força feita pela mola interna da wastegate.
Consegui assim passar de abrir só aos 0.9 até 1.5Bar, para que a geometria comece logo a abrir aos 0.3 até 1bar.
 

Anexos

  • IMG_20211224_172759.jpg
    IMG_20211224_172759.jpg
    45,7 KB · Visualizações: 100
  • IMG_20211219_191931.jpg
    IMG_20211219_191931.jpg
    41,4 KB · Visualizações: 97
  • IMG_20211219_192013.jpg
    IMG_20211219_192013.jpg
    52,8 KB · Visualizações: 97
  • IMG_20211219_191955.jpg
    IMG_20211219_191955.jpg
    73,5 KB · Visualizações: 115
  • Screenshot_2021-12-28-22-23-45-331_com.miui.videoplayer.jpg
    Screenshot_2021-12-28-22-23-45-331_com.miui.videoplayer.jpg
    33,2 KB · Visualizações: 97
  • Screenshot_2021-12-28-22-23-49-383_com.miui.videoplayer.jpg
    Screenshot_2021-12-28-22-23-49-383_com.miui.videoplayer.jpg
    26,4 KB · Visualizações: 123

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
3.228
Localização
Porto
O escape ficou bem porreiro. Da ideia numa foto que ficou um buraquinho 😅

eu no meu tenho a fazer 1bar e não meto mais, motor turbo todo retificado e foi uma das coisas que pedi ao Bruno, ser fiável… Ainda fiz 250km com o KKK16 a fazer 1bar também. A bomba está muito bem afinada, muito sereninha e sem fumos.

não arriscava mais de 0.6-0.8 bar num XD3 sem radiador de óleo 🤪
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.155
Localização
Djibouti
Aplicações de turbos em motores desenhados como atmosféricos tem de ser coisa muito bem feita, não é só meter um turbo e pronto! Há tantas diferenças nos componentes entre o atmosférico e o turbo… Mas cada um sabe de si…



No meu caso tinha apostado em comprar um motor turbo e respectivos periféricos.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.771
Localização
Júpiter
Na realidade a aplicação de um Turbo num motor Atmosférico é para quem sabe o que está a fazer..., mas como eu aprendi tanta coisa com asneiras que fiz ao longo da minha vida e, não me arrependi, porque se não as tivesse feito não tinha aprendido...,portanto nem que sirva para aprender alguma coisa...!!! ;) :alien:
 
Registo
7 Out 2020
Mensagens
19
Localização
Aveiro
herrdoctor - Ainda não sei pois ainda falta trocar a bomba para uma Bosch com LDA, so depois vou afinar e analisar..
StreetGT - E foram logo reparar no buraquinho, ja não tem :ROFLMAO: .


Eduardo Filipe - ja tinha-mos falado anteriormente que os críticos iam aparecer, neste caso o Jagoz , mas vão aparecer mais, esquecem-se de outros promenores..
 

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Mensagens
1.393
Acho que ninguém tem de ter medo de críticas, ou se acredita naquilo que se faz ou não - e quando se acredita, não importam as críticas, vamos fazer de qq maneira.

Mais, se as críticas são válidas, são motivos para ter novos pontos de vista, novas considerações, aprender, etc.

Fazer - ou deixar de fazer - alguma coisa por 'medo' de críticas não faz sentido nenhum.
 
Top Inferior