• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Vinhos!!

Registo
8 Out 2009
Boa noite Companheiros!

Não sei se alguma vez se debateu o tema no nosso Forumm, mas aqui vai:

Todos nós temos os nossos hobbies, gostos e pancadas, pois as minhas giram em torno das duas coisas que não poderiam combinar melhor (na minha opinião obviamente :cool:) UMM´S e Vinho!!

Como é bom ser português, gozando o que de melhor cá se fez e faz, os nossos UMM´s e o nossos vinhos!

Seria muito engraçado e interessante que a malta apreciadora aqui do Forumm fosse deixando umas dicas, fosse partilhando as suas provas, sugerindo boas compras, raridades das suas regiões, etc o que acham?

Para não me esticar dado ter aqui "pano para mangas", deixo no imediato duas ou três sugestões, "passando a publicidade": não deixem de provar um Quinta do Noval 2004 (segundo a crítica o 2007 está também fabuloso), um qualquer Poeira seja de que ano for.

Da minha terrinha nasceram dos melhores brancos alguma feitos no nosso país, infelizmente descontinuados devido ao prematuro falecimento do enólogo António Carvalho, de 42 anos. Se encontrarem e quiserem, experimentem qualquer Branco Tradition ou qualquer fabuloso Colheita Tardia do Casal Figueira de A-dos-Cunhados.

Ps: Caso encontrem e não apreciem, liguem-me a perguntar quantas cxs são para reservar, pois por aqui começa a ficar escasso.

Bom, ficaria aqui umas horas :D, mas não quero maçar nem tão pouco estamos num forum de vinhos :p, ao longo do tempo e caso "pegue" vou deixando umas sugestões para a malta!

Força aí, lancem para aqui umas pomadas! :cool:

UMM abraço a todos!

Marco Franco
Dono do Fantasma do Mato
PL-86-40 AlterII Turbo

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
Vinhos, vinhos e vinhos !!! maravilhoso nectar :D sou fã incondicional dos vinhos alentejanos especialmente do alto alentejo.
Aqui em casa só eu bebo (a maria vai para a agua) mas recomendo então 2 tintos:
Alabastro (2.95 euros) para consumo moderado e ao fim de semana
Reguengos reserva 2006 ( 12.50) para aqueles dias especiais
Do Douro há tb excelentes vinhos, aqui chez moi, tenho uma box de Porca de Murça (só para dias de festa).
Ah e depois temos aquele Frei Malhado de região d Viseu ( Dão ) mas aí o Marcelo Marques ou o Dias devem conhecer bem :)

"team chupetas"..poupados e forretas

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Eu costumo dizer que de vinhos nao percebo nada...e como gosto sempre por a rir o pessoal na melhor oportunidade sem que ninguem espere entao ai vai:

Se eu vos mandasse "caçar" gambozinos ...no maximo voces ja esperariam a reacao...este gajo esta na tanga comigo etc..etc..
Bom ai sim? entao ouçam so esta,

A Real Portugal tem em mao "literalmente" este produto GAMBOZINOS ver mais info em http://www.gambozinos.pt/
juntamente com a Last Parcel em Portugal a RP e a LP estao a tentar promover esta pinga...em Inglaterra,
dita por entendidos uma boa pinga...ja ganhou alguns premios e recentemente esteve numa importante mostra de vinhos no Porto.

Original de Sao Joao da Pesqueira...bem la no fundo enterrada no Douro Superior dao castas de Tinta Roriz, Touriga Nacional entre outras.

(foto nao oficial e NAO manipulada digitalmente)

Portanto nunca digam que gambozinos nao existem...existem e de VERDADE! :)
Para detalhes acerca da producao, detalhes acerca das colheitas etc..etc...ver o website.

Gostos pessoais?
como disse nao sou grande "pistola"...e fico "contente" com verdes brancos da zona de:
- Penafiel, Marcos de Canavezes, Vila Mea e outras areas proximas
- Como tambem os Ponte de Limas que ja nao provo faz tempo, Muralhas, Alvarinhos.

Se eu beber 5 garrafas de vinho por ano e' muito!..mas gosto muito do perfume e da frescura dos vinhos do minho...aquele sabor por vezes doce por vezes "acido"...info: a zona demarcada do "Vinho Verde" e' a maior do mundo cerca de 7000 kms quadrados.

Ora ai esta mais um topico que sabe bem "divagar" acerca.
:)
E que vos tenha posto a rir pelo menos...

Ah e para nao ficarem so a olhar para a foto e nao saberem onde comprar, estejam a vontade para pedirem informacoes no email:

"Carlos Pereira" [email protected]

Pois oferecer uma garrafa ou uma caixa a um amigo especial no minimo esse amigo caira de 4! ...com um nome a "brincar com a tropa"...mas que de brincadeira nao tem nada no que respeita a sabor + paladar + qualidade.

Carlos Pires

Registo
26 Out 2007
Ola
So tui para fazeres rir EHEHEHHEHEHEHHEHEHHE

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Tenho diversas ocupações de tempos livres e o vinho é uma delas. Ando a aprender a apreciar vinhos e ando a aprender a fazê-lo pelo 3º ano consecutivo. Eu e o meu pai somos "nano-mini-micro" produtores do nectar dos deuses tendo feito cerca de 1200 lts de vinho... Vinho esse de boas castas, uma delas Trincadeira, pena é que estão em solo Ribatejano, o que não é o mehor para os tintos(n).

Recomendação:
Poderia recomendar vinhos de 1€ ou vinhos de 50€ mas não o vou fazer, cada qual tem o seu paladar e um vinho que para mim seja bom não quer dizer que o seja para o vizinho do lado. Vou sim sugerir dois vinhos que acho muito equilibrados. Ambos são de Arruda e um é o Lote 44 tinto e outro é o Moinhos do Céu Syrah(rotulo amarelo). Um vinho que ainda não provei e que poderá vir a ser um dos próximos cartões de visita dos vinhos portugueses nos mercados internacionais é o Paralelo 38.

"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"

Registo
8 Out 2009
Boas Companheiros!

O que realmente é lindo no mundo dos vinhos é a subjectivade do próprio vinho em si, o facto de para mim este ser um pomadão e de para o amigo do lado este mesmo vinho ser perfeitamente normal, um vinho como qualquer outro.

É deste facto, e venha a crítica que vier (que bem sabemos ou imaginamos terá os lobbies por trás como em tudo que por cá anda), que SÓ PROVANDO!

Para a malta que realmente gosta de apreciar e que de alguma forma até é coleccionador, a dor de cabeça nesta altura do campeonato é que existe tanta coisa que um gajo literalmente perde-se! :anger:

E muita coisa a níveis soberbos, niveis estes que os franceses/californianos/austrialianos/italianos têm que dar muito ao chinelo para acompanhar os daqui da malta portuguesa! :D:D

Ainda mais engraçado é nunca perder (só se fosse muito limitado é que o faria, dado não passar dum curioso neste tema Vinhos, tal e qual como o tema UMM :blush:) o sentido de aprendiz, querendo sempre aprender aqui com a malta e as suas experiências.

pedrolopes esse Frei Malhado... deixou-me água na boca...~
Alentejanos se tiveres oportunidade não deixes de provar o Poliphonia Reserva 2006 (+-20€), merece a pena! Nesta casa de preços já temos que ser exigentes, este na minha opinião merece o valor de cada garrafa.

Mario, sublinho as tuas sugestões, muito bons vinhos! Quanto às reservas pessoais fora do mercado, já sabes tens bom remédio :D:p assamos um chouriço ou cortamos um queijinho em condições e provamo-los!!;);) Existem para aí pomadas, vai lá vai... Junta aí à tua lista alentejana de excelente preço-qualidade um belo dum Conventual 2007 e diz-me alguma coisa:) Na minha opinião muito bom também!

Caro Carlos, esses Gambozinos têm de ser rapidamente apanhados! Já dei uma olhada no sítio Web e fiquei cheio de sede! :D[8D. Qd cá regressares não me chamo Marco se não derreteremos uma garrafinha! Nunca provei, parece muito apetecível!

Alcanena, não deixaste nenhuma sugestão porque até sei que nem gostas da pinga tá bem... :D:D:D No sábado que vem se calhar temos que beber uma garrafinha...

Pedro, certamente mais algumas belíssimas sugestões que também não conheço! Já agora ;), quando quiseres convidar a malta a provar o TEU néctar, tás à vontade!! :blush::blush:

Da "minha" zona, não deixem também de provar um Regional Quinta do Convento da Visitação 2005 ou um Reserva também 2005 da Quinta do Convento da Visitação, de Alenquer! Sou de Torres, mas isto é tão pequeno que vai parar ao mesmo!!

Boas provas, e boas voltas nos nossos UMM´S!

Abraço a todos!

Marco Franco
Dono do Fantasma do Mato
PL-86-40 AlterII Turbo

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Boas a tod@s,

Aproveito...enquanto faço a lista de compras ;)...e partilho uma entrevista sobre vinhos efectuada em Dezembro passado a um amigo.

Nesta entrevista fala-se do serviço de vinho, das temperaturas e da harmonização gastronómica...

http://giraminhavolta.blogspot.com/2009/12/sergio-antunes-na-sic-o-escancao-da.html

Eu partilho da opinião do Mário...muito mais importante, são os momentos e os amigos com quem se partilha uma conversa ao sabor de um bom vinho ;):)(y)

cUMMprimentos,

PS: O Conventual segue agora comigo na lista :)

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas,
Para mim, vinho é Tinto,pois oa outros são "imitações"
Quanto a preferencias,bebo de tudo mas tenho 3 Tintos de eleição e todos eles rondam os 4 eurozitos:
(de Norte para Sul)

ESTEVA Douro (DOC), da casa Ferreirinha
PERIQUITASado (Regional)da casa José Maria da Fonseca
MONTE VELHOAlentejo (Regional)da casa Herdade do Esporão

Há uma coisa que sempre me disseram em relação ao consumo de vinho:
"...Mais vale pouco, mas Bom..."

Abraço

Azimutte

Registo
8 Out 2009
I AM UMM, obrigado pela partilha!

Este Sr, Sérgio Antunes foi tão e só nomeado Sommelier do ano 2009 pela Wine, o que só por si diz muito, ou tudo!!

Bem falta fazem profissionais destes na nossa restauração.

Não podia também concordar mais, o Vinho, néctar e motivo de partilha, é tanto melhor quanto mais agradável for a companhia. :)

Boas preferencias Azimutte. Contudo, tens brancos de norte a sul do país que são verdadeiros pomadões. É obvio que gostos não se discutem e sem dúvida que prefiro os tintos. De qualquer forma não descures os brancos, olha que existem surpresas. Se encontrares Casal Figueira, vai por mim, prova!

Umm abraço!

Marco Franco
Dono do Fantasma do Mato
PL-86-40 AlterII Turbo

jarbas

UMM
Registo
16 Mai 2007
boas
destoando a todas estas opinioes eu nao sou uma pessoa que possa dizer que sei apreciar vinhos, nao deixando de vez em quando beber/provar um tinto ou um branco.
acaba por ser estranho pra uma pessoa como eu que tenho a profissao que tenho que deveria obrigatoriamente saber apreciar/conhecer vinhos pra poder dar continuidade na cozinha e nao estragar vinhos com comida muito forte/fraca...:blush:
normalmente peço a chefes de sala pra m explicarem como sao os vinhos e me darem opinioes.....(isto quando se trata de degustaçoes de varios vinhos a almoços ou jantares

agora sim gosto muito e participo sempre que posso em provas de um produto tambem muito portugues..pois é, o nosso rico e bom AZEITE....acompanhado sempre de uma boa broa de milho que na minha opiniao o melhor pao para provas de azeites(que por vezes sao feitas as provas com varios tipos de pao) e sempre a boa maça pra lavagem de boca

abraços

Subi ao monte para ver o meu UMM passar,depois de ele ter passado....... desci!!!!!!!!!

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Boas a tod@s,

O Conventual veio para casa juntamente com mais 3 garrafas (Reserva Quinta do Cabriz, Tinto da Talha e Altano), mas a prova de hoje foi Vinha do Poeta, 2006...vinho que se foi descobrindo ao longo da refeição e que no final combinou lindamente com umas bolachas de gengibre :)

Para quem gosta de apreciar estes nectares di'vinos recomendo uma visita à Sala Ogival da Viniportugal no Terreiro do Paço - http://www.viniportugal.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=29&Itemid=44, neste mês de Fevereiro fazem-se provas de vinhos do Dão e do Alentejo.

Marco - não é ao acaso que o Sérgio trabalha há vários anos com o Chefe Vitor Sobral(y);) espero em breve fazer-lhes uma visitinha na Tasca da Esquina :):p

Azimutte - como as minhas preferências vão para os tintos do Douro e do Alentejo, Esteva e Monte Velho são boas companhias...o 1º esteve quase a entrar no cestinho de compras de hoje...o 2º está a aguardar o seu destino descansadamente na garrafeira :)

Partilho da opinião do pedroUMM cada um terá as suas preferências sobre vinhos e este é um vasto campo para experimentar, pois todos os anos são inúmeros os vinhos que nos chegam ao mercado...pessoalmente, gosto de experimentar por recomendação e repetir os mais apreciados ;):)...há alguns que só se podem repetir muito de quando em vez...assim é com o meu vinho preferido, o Batuta (y):rolleyes::)

Jarbas - se estás na linha da frente da harmonização gastronómica, bem que nos podes recomendar algumas iguarias a serem degustadas com determinado tipo de vinho :) - por este andar ainda se cria no forUMM uma confraria...

Mas como isto de se ser UMMista fala sempre mais alto...pergunto...já alguém experimentou o Terra d'Alter ? :) :D

cUMMprimentos,

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
terras d'alter tenho eu aqui em casa..SEMPRE...mas é só para oferecer e brindar os amigos com um vinho de inegável qualidade...estágio em pipas de carvalho francês durante 6 meses, 4 castas entrelaçadas de Aragonez, bouchet, touriga nacional e trincadeira e claro colheita de 2006 ( nao sei porquê mas este ano foi o melhor da ultima década para os vinhos nacionais )...Como aguém aqui disse anteriormente, o convivio com os amigos, bem comido e degustado com um vinho "especial" tem sempre mais sabor e eu como gosto de receber com qualidade :)tenho sempre cá em casa umas garrafinhas "especiais".
Mas há tanto e bom vinho por aí, nem me lembrava da quinta do cabriz (divinal tb).

"team chupetas"..poupados e forretas

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Falando do meu(y) vinho. A água pé estava óptima, o tinto que já foi aberto(à cerca de 2 semanas) está relativamante bom mas ainda falta abrir o melhor que é só lá para o principio de Março. O vinho branco mais uma vez ficou intragavel:D, odeio-o, dá trabalho e não presta...

Terei muito gosto em levar um(uns) garrafão(ões) para um encontrUMM e se me for possivel poderá ser já no dia 27.

Além do vinho costumamos fazer todos os anos cerca de 15 lts de ginjinha, pena é que a ginjeira está a morrer!!!(n) Porreiro é que vou agora tratar de transplantar 1 ou 2 ginjeiras pequenas para daqui por 3 anos voltar a ter ginja...:D

Estou ainda a pensar em fazer um alambique ou então comprar um, dependo do que ficar mais barato, para passar a cometer o crime de produzir aguardente para a ginjinha.

Mas no fundo o que eu gosto mesmo é de cerveja...:D:D:D:D

"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas companheiros
isto é que vai aqui umma açorda!hemmm!!!
bem eu descobri o vinho tinto a pouco tempo,e realmente andei este tempo perdido!
sempre fui adepto da bela cervejola,e tudo o que fosse bebido fresco!
hoje em dia adoro cervejola a mesma ,mas aprendi a apreciar o belo tintol!gosto muito do monte velho,umma boa reserva da bairrada,umm alabastro,agora de momento ando a beber umm que apareceu num supermercado com o nome de "paço de alcaides" de arraiolos,o qual é relaç. preço qualidade qualquer coisa de brutal.
apresenta-se em garrafas de varias castas,com o promenor do rotulo variar de cor!são todos reservas na casa dos 2€.
seja como for umm vinho servido num copo "a séria" tem outro sabor!
a uns 4 anos jantei na cas de uns amigos umm fundeu de touro de "lide"(perdoeem os defensores)
mas foi das melhores coisas que ja me passou pelo "estreito"; e acompanhado de umm vinho devidamente aberto com tempo para "respirar" e servido em copos de pe alto proprios para tinto(tipo balões).bebi ate a altura umm dos melhores nectares que tinha provado ate aquele dia!
pensei ou era umma tapada das coelheiras,ou esporão daqueles€€€,sei la! mas era nada mais nada menos que umm serras de azeitão!brutal,mas se beber em copos comuns,ja não tem nada a ver!
bem fico por aqui e bebam com moderação!

jarbas

UMM
Registo
16 Mai 2007
quote:Originally posted by I AM UMM

Boas a tod@s,

Jarbas - se estás na linha da frente da harmonização gastronómica, bem que nos podes recomendar algumas iguarias a serem degustadas com determinado tipo de vinho :) - por este andar ainda se cria no forUMM uma confraria...

cUMMprimentos,
´

boas
pois por vezes esse é o meu maior problema é nao ser conhecedor de vinhos e consequentemente nao os saber ligar com determinado tipo de prato e acabo sempre por pedir pra me explicarem como sao os vinhos(sabor, aroma, etc etc etc )
a ultima degustaçao de vinhos que ouve aqui no meu local de trabalho foi pra um grupo de norugueses (que é a terra dos meus patroes)dois jornalistas, um tipo que acho que era secretario de estado do turismo da noruega e mais ou 3....... e como eu sou um defensor total dos produtos portugueses o menu foi totalmente a volta deles... diga-se de passagem que teve algumas coisas de risco(sangue de porco cozido)
como estamos em off topic vou descrever o menu , que foi tradicional mas transformado com tecnicas da "cozinha moderna".

couvert/amuse bouch
degustaçao de azeites com dois tipos de pao

selaçao de tapas prtuguesas,migas de alho e coentros, sangue de porco cozido e marinado, toucinho alentejano salgado grelhado e marinado, duo de chouriços assado na brasa/e assado em aguardente de medronho

entrada
"MUCHAMA"barrigas de atum em salmoura com salada de azedas temperada de vinagrete de mel servido numa fatia de pao caseiro(tipico algarvio ao qual chamam o presunto do mar..tentem provar muito bom)

peixe
lombo de bacalhau cozido em azeite e alho com batatinhas novas assadas e salteadas com farinheira e papas de abobora

sourbet de tomate e poejo

carne
carre de borrego assado com migas de broa de grelos nabiços e feijao frade e um ganda molho feito com um ganda vinho que ja nao m lembro do nome

sobremesas
e pra terminar servido com uma colheita tardia uma torta de requeijao de seia com marmelada e degustaçao de queijos

o que aqui ta escrito ta muito simplificado pois so ta o principal de cada prato, e nao ta com aquela linguagenzinha amaricada:D:D

claro que pra nos "tugas" nao ha nada aqui que nos surpreenda mas cada vez mais os estrangeiros procuram os produtos regionais principalmente aqueles que ja caem em desuso....

abraços e bom apetite :D:D:cool:

Subi ao monte para ver o meu UMM passar,depois de ele ter passado....... desci!!!!!!!!!

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Devo começar por dizer que sou muiito de tintos e mais fan ainda de tourigas e apesar de conseguir ser surpreendido com algumas garrafas em que se encontra syrah, admito que como nonovarietal o acho perfeitamente intragável :dizzy_face:

gostos, tendencias e castas a parte, deixo aqui a ideia. como muitos devem saber, normalmente em novembro na FIL da junqueira, todos os anos é feita a feira de vinhos e sabores, com perto de 250 vinhos (brancos, tintos, roses, espumantes, licorosos...) a prova, além de azeites e os belos dos chouriços e afins. é ponto de paragem obrigatória na minha agenda anual e no seguimento do tópico, devo dizer que me parece uma optima desculpa para um encontro UMM (mas de taxi que dali nao aconselho ninguem a sair a conduzir :D) na FIL :p

Para o *******, a feira tem um bonus sempre optimo, todos os anos o Single Malte Club marca presença com algumas delicias que para quem (como pelo menos eu e tu segundo entendi) aprecia single malt, que valem muito a pena provar. Mesmo que depois seja preciso ser um Sherlock para os encontrar a venda eheh Sendo membro do clube tudo muda, mas como ainda não "assinei contracto" com eles resta-me a pesquisa pelas garrafeiras :D a titulo de curiosidade, e perdoem-me o offtopic, Island of Jura Superstition, mega referencia para mim, Cardhu é sempre aquele nome incontornável, e Aberlour a'bunadh, não tendo as habituais "idades" avançadas dos whisky é sempre uma delicia de provar ano após ano e reprovar alguns, desde que haja carteira para isso, anos extraordinarios como o do batch#6 por exemplo mandam-se para os 150 euros a garrafa e alguns bem pior.. atençao que é um bicho que normalmente sai com 60% de alcool usar água e deixar respirar é obrigatório!

Quanto a vinho em si, e fugindo um pouco a prateleiras de supermercado (nada contra, encontra-se muito bons vinhos em que muita vez o preço não é definitivamente tudo), aconselho Irreverente, uma produção do norte, algo dificil de encontrar mas que pessoalmente acho que vale muito a pena, e Egoista, um daqueles vinhos que apesar de ter syrah entre as castas constintuintes me delicia e me obriga sempre a uma caixa de reserva em casa :D Sendo ribatejano, nao posso deixar de aconselhar uma visita pelos vinhos da Quinta da Alorna, pessoalmente gostei bastante dum que provei recentemente, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon Reserva 2007 Tinto.

Abraçummm

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Boas a tod@s,

Jarbas - por mim ficaria o peixe e a sobremesa ;)...pesadissima essa refeição :)

ZePill - venham as datas da feira da antiga FIL na Junqueira para se agendar esse EncontrUMM sem os nossos meninUMM's(y)

cUMMprimentos,

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Falas ai de alguns que não conheço, mas vou certamente pesquisar :) deixa-me também dar-te outro nome, Macallan 12 anos Fine Oak. Tou certo que não vais ficar desiludido. Ando também com muita vontade de provar Nikka Red um whisky japonês ao qual já ouvi os melhores elogios. Outro é o Edradour Decanter, é aconselhado pelo Single Malte Club e segundo entendi de leituras será muito semelhante ao A'bunadh, o que se for, é um óooooooptimo sinal :)

Quando ao favorecer de castas e para onde o mercado se direcciona, a feira de que falei, além do vinho claro :p tem a benesse, para quem gosta de chegar cedo - apanhar a feira ainda com pouca gente - de ser realmente aberta ao público que está a aprender, que simplesmente quer saber mais e até mesmo a profissionais. Assim sendo é de uma facilidade imensa poder discutir esse tipo de assunto com os representantes, dos pequenos, aos grandes como Bacalhoa, José Maria da Fonseca e tantos mais. Além de nos levarem a prova pelas novidades do ano, é impossível, sendo interessado na matéria, sair de cada bancada sem aprender algo novo, pelo menos enquanto o discernimento ainda deixa eheh na minha opinião pessoal, sim, estamos a ser invadidos por castas menos "portuguesas" mas não tem obrigatoriamente de ser mau, continua a haver mercado para tudo e tem-se feito misturas muito positivas. O vinho não deixa de ser um negócio e como tal tem de evoluir. Syrah por exemplo, e espero não ofender ninguém, é um tinto muito fácil para as meninas, não tem aquele final corpulento e muitas vezes duro de outras castas como o aragonez, a trincadeira ou mesmo as tourigas que costuma ser o maior problema para o paladar feminino. Aprender a beber vinho é uma escola, não se pode começar na faculdade, e sem dúvida que syrah, cabernet ou até mesmo os merlot, são óptimos pontos de partida para começar a apreciar mais do que roses e brancos. No entanto mantenho o meu gosto pelas tourigas, como bases ou como monovarietais.

Abraçummm

Top Inferior