• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Viagem de 2500km

  • Iniciador de Tópicos sddfj
  • Data de início
S

sddfj

Guest
Boas pessoal tudo bem? Estou a pensar fazer uma viagem de 2500 km com o meu Umm !!! A questão é a seguinte que tipo de material devo levar para substituir durante a viagem ?? O percurso tem muito pouco fora de estrada ... Obrigado pelas respostas;)

Devagar mas chega sempre...;)
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Bom Dia. Se for embraiagem hidraulica , leva o veio que vai do pedal á bomba , o tensor ou «Roldana» , das correias como é mais conhecido, e Arame de Fardo e um Alicate Universal , tambem podem dar jeito, mas entretanto deveras receber mais sugestoês do Pessoal ...!.Era bom que digas que modelo de Umm , tens ao certo.
Ah Boa Sorte e Boa Viagem.

cUMMprimentos J.Silva
 

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Mensagens
228
Localização
Portugal
Bom dia, no verão passado fiz uma voltinha por terras marroquinas, cerca de 4000km no meu umm atmosférico, carro sem qualquer preparação e sem qualquer revisão para a viagem pois foi uma decisão de ultima hora e como tal não tive tempo de preparar a máquina. Posso dizer que, a semana de viagem decorreu sem qualquer problema, gasóleo e mais nada, apenas estrada.

cUMMps Miguel
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
quote:Originally posted by sddfj

Boas pessoal tudo bem? Estou a pensar fazer uma viagem de 2500 km com o meu Umm !!! A questão é a seguinte que tipo de material devo levar para substituir durante a viagem ?? O percurso tem muito pouco fora de estrada ... Obrigado pelas respostas;)

Devagar mas chega sempre...;)

Ola podes dar mais informação desta tua viagem?

1- Em que continente vais fazer a viagem ou entre que países?
2- em que altura do ano?
3- durante quantos dias vais fazer essa tua viagem de 2500kms?

E claro uma ou algumas fotos do teu UMM e alguma descrição de como está ou o teu UMM tratado.

Pois para já está um pouco vago a tua exposição do tema para alguém te dar ajuda adequadamente.

 
S

sddfj

Guest
Sim tem razão posso ser mais concreto, o Umm em questão é um Alter de 86 mas com o motor do Alter 2 e atmosférico.
A viagem será entre Portugal e Suiça e penso fazer 4 dias, porque tambem quero aproveitar para vistar certas aldeias...
Penso faze lo em Setembro/Outubro.
Ah já me esquecia, o carro não tem qualquer preparação TT

Deixo algumas fotos, não são as melhores , mas depois ponho mais...







 

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Mensagens
3.038
Localização
Portugal
Boas companheiro:)
podemos ate saber mudar uma correia,tensor,etc,facilmente,mas
eu por descargo de consciência ,fazia uma revisão ao UMM!;)
não custa nada veres os estado das correias,tensores,folgas nas rodas!;)
É preferível ires mais descansado ,do que estar a trocar possíveis situaçãoes que possam acontecer no caminho e até estragar te a viagem!:cool:
Se tens o teu UMM mais virado para a estrada,possivelmente menos pontos criticos vais ter ,mas se andares a fazer um TT em que meta água a mistura,ai
o melhor é dar uma vista de olhos no diferenciais e folgas das rodas!
qualquer das maneiras ,é sempre bom ter um jogo de correias suplentes ,um tensor que estica a correia da bomba de água,e um jogo de chaves!;)
temos alguns parafusos por lá bem manhosos e de acesso dificíl(como o da bomba da direção assistida),um sextavado bem grande e escondido por baixo da bomba!:devilish:
Eu no meu caso em concreto,fiz coisas que não eram necessárias para uma viagem( corte e costura na chapa):D,mas fiz outras que no meu caso era obrigatório!! prefiro ter tudo direitinho,do que
irmos num grupo onde vão uma série de companheiros e estarmos a parar no meio do nada com quase 50 graus ,a trocar coisas que eu pensava que estava em condições!;)
abraços e boa viagem!




 
S

sddfj

Guest
A revisão ele já a fez , mas claro que existem sempre certas coisas que vão á vida com o desgaste prolongado.
Em relação ao sextavado da caixa de direcção assistida acho que não vou ter problemas, visto que tenho direcção assistida a braços...
Obrigado pela resposta...

Devagar mas chega sempre...;)
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
sddfj aka Joao Santos,

Bom obrigado de minha parte por postares umas fotos e mais alguma informacao.

Tudo infelizmente dito por qualquer pessoa e' sempre relativo.

Somos todos uns "experts" mas como sabes nao se tiram cartas de conducao pelo telefone...muito menos aconselhar alguem a fazer uma "simples" viagem Portugal - Suica via um forum. Claro que conselhos sao sempre bem vindos e devas ouvir e ler.

Responde-me vais regressar a Portugal com o teu UMM (so por curiosidade)...pois se ja estas a dizer que vias fazer 2500 kms +/- creio que retornas a Portugal certo?

No que respeita ao meu conselho eu posso partilhar contigo que fiz uma viagem Porto (PT) - Quillan (FR) - Porto (PT)...e levei, ou por outras trouxe comigo um cortador de pizzas somente...pois ferramenta comigo LEVEI NENHUMA! (chave de rodas levei) mas nenhum componente mecanico o acessorio para substituicao.

Podes-me chamar irresponsavel, podes, mas tal foi a confianca no trabalho feito e confianca no veiculo que nao hesitei...e tambem nao tinha tempo para hesitar.

Deixo-te ficar aqui o link para perderes algum tempo a ler...sao algumas paginas e realco importancia para a pagina 3 e 4 creio.
Desculpa la os comentarios de alguns membros que la estao ou que por outras JA NEM CA ESTAO e sao "para-quedistas" nas horas vagas e nestas coisas "dos UMM's" e mandam assim a posta de pescada quando faz sol...e desculpa tambem nao poderes ver as fotos pois algumas eram mesmo uma delicia, estavam alojadas num site americano que "fechou" chamava-se webshots.com um dos primeiros a armazenar fotos, ainda ca tenho as fotos claro mas tenho que perder tempo um dia a editar estes topicos e recolocar as fotos.
ai vai:
https://for-umm.pt/oldthreads/17065/1


Podes tambem ver o video de parte da viagem em questao (2011):


Mais tarde em 2014 fiz outra viagem novamente desta vez num outro UMM, vim a rolar de Palma de Maiorca, uma ilha espanhola ferry para o continente, Espanha neste caso, e depois desde Valencia ate Portugal:

Mais uma viagem tambem sem qualquer ferramenta ou componente para substituicao.

Isto para te provar o que?
Que para meros 2500kms mesmo com um motor a bater valvulas, e outros componentes a dar o berro chegas ao destino.

E' confortavel? e' aconselhavel?
Resposta e' NAO.

Podes ver aqui o topico do veiculo em questao: https://for-umm.pt/oldthreads/25781

Tive sempre comigo a ferramenta mais importante: assistencia em viagem e uma nocao basica e superficial da situcao no momento do veiculo.

Aqui e' que falta saber se TU MESMO sabes avaliar isso.

COMENTARIOS:
(e espero nao levares a mal)

1 - Tens ali sao pneus "novos" mas reconstruidos certo?
2 - Os amortecedores sao somente pintados ou sao novos?
3 - Como esta o estado do teu motor, podes elaborar?
4 - Quanto complexa foi a tua revisao, podes descrever o que foi feito?

Creio que foi o Pedro Abrunhosa dos antigos "Pedro Abrunhosa e os Bandemonio" que foi de Citroen 2CV ate Sao Pitersburgo...
qualquer veiculo vai a qualquer lado...mas.

O levares uma antena supelente para o auto radiodo UMM pode nao ser o que vais precisar na viagem ou o que vais precisar urgentemente.
Se pensares do ponto de vista do "calculista" tens que sair com um UMM supelente a reboque.
Se pensares do ponto de vista do "irresponsavel" vais facilitar e pode correr mal que e' o mais certo.

O ideal e' algo no meio...

A - honestamente se eu te disser que aquele tubinho de combustivel que estava tao velhinho e numa determinada seccao /area do UMM ninguem deu fe dele numa "revisao" pode ser esse tubinho que se danifique na viagem e ...ja sabes o resultado.

B - Uma caixa de velocidades que encravou pois estava a precisar de uma revisao e trocar alguns componentes, ou/e ate nova embraiagem, ou este sintoma que anexo neste video:

...que fazer sabes? porque esta assim a alavanca de velocidades "solta"?

Quem vai ao mar avia-se em terra...
e
O Seguro morreu de velho...

No fim deste testamento te posso dizer que nao iras ter problemas se fores "sensato" e cuidadoso com o teu UMM.
Sera uma linda viagem e para fazer com calma....tenho pena que nao tenhas direccao assistida e olha que isso da para adaptar.
Tenho pena se me confirmas que esses pneus sao "novos" mas reconstruidos...nao aconselho para circulacao em vias rapidas / auto estradas / rotacao continua e prolongada.

La atras na cabine dupla que fui buscar a Palma de Maiorca sabes o que falhou e invalidou a viagem chegar ao fim?...independentemente de eu vir ali a gerir o motor com problemas?....o ALTERNADOR, qualquer veiculo requer atencao e saber gerir e ter nocao do quanto "gasto" este ou aquele componente esta.

Isto ja e' um bom principio.

Vai postando e dando respostas pois tens muito para ver e ler.








 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Pois bem amigo, é tudo muito simples.

Troca oleos, filtros, liquido radiador, valvulina.
Se der, mete tb rolamentos novos.
travoes bem afinadinhos.
Leva contigo a mala de ferramenta.
Oleo, valvulina e liquido dos travões.
Cabos de acelerador e embreagem.
Uma marmitaaaaaaaaa grande e bem recheada:D:D.

4 dias, julgo ser pouco, se for mais 2 dias melhor. Faz as coisas devagar e com calma.
Se por alguma inflicidade nao chegares ao destino, pega no tlf e liga para a assistência...... Não é nada de mais.

De onde vais sair de Portugal e qual a localidade final?
vais e vens ou ficas por lá???
boa sorte para a viagem.
vai de vagar e com calma que chegas.
 
S

sddfj

Guest
Boas pessoal , infelizmente a minha viagem foi adiada, fui operado a um joelho e tenho uma longa recuperação...
A viagem terá que ficar para outra altura ou nem fazer, no entanto obrigado pelas vossas respostas...


Devagar mas chega sempre...;)
 
Top Inferior