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Vedante/Retentor do tubo do eixo

GPatuleia

UMM
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28 Abr 2020
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Bom dia, ao desmontar o meu eixo da frente da GKN, para o recuperar reparei que dentro de cada um dos tubos do eixo existe imensa lama, terra e pequenas pedras e que cada vez que tiro ou ponho os semi-eixos estes acabam inadvertidamente por arrastar alguma dessa porcaria para dentro do diferencial. Sempre achei um mau design por parte do fabricante tanto dos GKN como da Dana não terem uma protecção extra á entrada do tubo (aquele guarda pós em chapa é cómico). Antes de montar tudo andei a pesquisar se haviam algumas soluções e descobri que é prática comum nos States usarem estes casquilhos com vedantes exteriores nos Dana 30/44. Alguem já usou isto? A ideia parece excelente em teoria, pois ficamos com duas barreiras físicas a impedir a entrada de água e porcaria para dentro dos nossos diferenciais...

Deixo abaixo o link da Teraflex.

 
Registo
22 Jan 2019
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Bom dia, ao desmontar o meu eixo da frente da GKN, para o recuperar reparei que dentro de cada um dos tubos do eixo existe imensa lama, terra e pequenas pedras e que cada vez que tiro ou ponho os semi-eixos estes acabam inadvertidamente por arrastar alguma dessa porcaria para dentro do diferencial. Sempre achei um mau design por parte do fabricante tanto dos GKN como da Dana não terem uma protecção extra á entrada do tubo (aquele guarda pós em chapa é cómico). Antes de montar tudo andei a pesquisar se haviam algumas soluções e descobri que é prática comum nos States usarem estes casquilhos com vedantes exteriores nos Dana 30/44. Alguem já usou isto? A ideia parece excelente em teoria, pois ficamos com duas barreiras físicas a impedir a entrada de água e porcaria para dentro dos nossos diferenciais...

Deixo abaixo o link da Teraflex.

A funcionar, era excelente!
Realmente não se entende não existir um vedante em condições que impeça entrar toda a porcaria.
Olha como estava o meu.
20210403_194830 - Cópia.jpg20210403_194850 - Cópia.jpg
 

GPatuleia

UMM
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28 Abr 2020
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A funcionar, era excelente!
Realmente não se entende não existir um vedante em condições que impeça entrar toda a porcaria.
Olha como estava o meu.
Visualizar anexo 22764Visualizar anexo 22765

Exactamente... A ideia principal é que não entre lama e água aí para dentro e o interior não fique nesse estado... Agora imagina as vezes que estamos a recolocar os semi-eixos lá para dentro com a ponta a roçar nas paredes e a levar essa porcaria toda para dentro do diferencial. E as vezes que o retentor interior já não está a vedar a 100% e a quantidade de água que entra lá para dentro...

Também vi esse testemunho... Eu percebi o problema que ele coloca da deslocação do eixo e impede a vedação. Acho que segredo está em garantir que o semieixo na zona que vai estar em contacto com o vedante, esteja com uma superfície polida sem sujidade e ferrugem e que o vedante tenha bastante flexibilidade para se contornar ao semieixo.
 
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herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Cola 2 ou 3 retentores uns aos outros e coloca no tubo. Fica muito semelhante à alternativa que o Tiago colocou.
 

GPatuleia

UMM
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28 Abr 2020
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Cola 2 ou 3 retentores uns aos outros e coloca no tubo. Fica muito semelhante à alternativa que o Tiago colocou.

É uma ideia... Estava a pensar fazer um casquilho em Teflon no torneiro e depois arranjar dois ou três retentores para colocar lá dentro... Sim não é uma solução perfeita mas talvez ajude e não ficaria cara... Arranjava uma maneira de trancar esses retentores com um freio por fora tal como esses da Teraflex. Estava aqui a pensar numa situação que não se aplica nos UMM ao contrário dos JEEP em que eles têm os cubos da frente fixos pelo que é normal haver mais desgaste do material, comparativamente aos UMM que têm a possibilidade de desligar completamente o eixo dianteiro...
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Se me permitem entrar na conversa venho apenas acrescentar que a ausência de retentor na saída da aste da ponte é intencional e necessária!
É verdade que o lixo entra por ali dentro mas tapar aquilo vai dar rigidez aos semi-eixos e reduzir drasticamente a brecagem que diga-se já não ser muita!
Os semi-eixos precisam daquele espaço libre para (varegarem) quando andamos com a tração ligada e fazemos ângulos de viragem muito acentuados, mesmo assim há muitos jipes onde se sente o volante a mexer quando o rodamos até ao limite nas manobras mais apertadas!
Talvez reduzindo brecagem nos batentes permita colocar lá os tais retentores mas depois perde-se mobilidade nas manobras!
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Sair?........
Sim a água que entra também sai, quanto à sujidade e terra tem que ser sempre limpa,não há hipótese como o semi-eixo é de cruzeta vai ter sempre movimento maior do que diâmetro do semi-eixo logo um retentor ou limita o movimento ou danifica-se em pouco tempo.
 
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