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UMM vs Água

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Tenho algumas dúvidas, passo a expôr:

Atravessar possas e ver a água no ar etc tem a sua piada e dá espetáculo, mas será que não faz mal aos nossos amados UMM, já disseram por aqui que não são submarinos.

O meu está de origem, não me meto a atravessar ribeiros nem nada que se pareça, até porque as portas vedam mal, e o jipe já tem alguma ferrugem.. e com alcatifas pode dentro as humidades só iriam piorar o estado do mesmo.

1º Mas mesmo assim há possas que ainda têm altura suficiente para entrar alguma água para o tubo de escape, e se só o facto de o fazer regularmente ao longo do tempo pode provocar a perda de potência do motor. Até porque em vário videos que se vêm no youtube certos jipes fazem uma barulheira e quase não saem do sítio.

2º Estou intrigado com uma coisa, por baixo do UMM sensivelmente a meio do carro, têm-se uma caixa protegida(não sei se é a de transferencias) que liga uns "braços" aos diferenciais da frente e traseiro; e nessa caixa vêsse um tubo(tipo os tubos de instalação elétrica) que vem de cima preto rugoso aí com meio centimetro de diametro, e acaba ali com a extremidade aberta. Isto é normal, ou foi algum tubo que se pode ter cortado? Tenho receio que seja alguma coisa importante, como típico portuga, nunca ligo a nada, é deixa andar até que não ande..

Já agora mais por curiosidade e voltando ao tema inicial, para se transformar umm num submarino, teria que meter um snorkel para elevar a entrada de ar do motor. Teria que ter em conta mais alguma entrada de ar, e a parte elétrica.. tendo em conta que a bateria descarrega em contacto com a água, existe forma de isolar o carro, ou nem por isso?

Hugo Fonseca
Abraçumm

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
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8 Jun 2006
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Senhor Dr.:blush:

"já disseram por aqui que não são submarinos."

De facto não são, porque se fossem tinham um casco de pressão, hélices numa ponta e torpedos na outra, um periscópio e uma tripulação de 60 homens.

"que ainda têm altura suficiente para entrar alguma água para o tubo de escape, e se só o facto de o fazer regularmente ao longo do tempo pode provocar a perda de potência do motor. "

O tubo de escape dentro de água, desde que o motor esteja a trabalhar com uma certa rotação, não apresenta problemas de maior, um dos grandes problemas será a entrada de água para a admissão (tubo que vai para o filtro de ar e daí para o motor).

"Até porque em vário videos que se vêm no youtube certos jipes fazem uma barulheira e quase não saem do sítio."

Interessante observação, mas parece que pouca gente os viu. Realmente, "todos" mais tarde ou mais cedo ficam atascados, por mais motor que tenham, por maiores rodas, por mais altas suspensões, às vezes em sítios ridículos, lá estão eles plantados.

"Estou intrigado com uma coisa, por baixo do UMM sensivelmente a meio do carro, têm-se uma caixa protegida (não sei se é a de transferências) que liga uns "braços" aos diferenciais da frente e traseiro;"

Será de facto a cx. de transferência.

"e nessa caixa vêsse um tubo(tipo os tubos de instalação elétrica) que vem de cima preto rugoso aí com meio centimetro de diametro, e acaba ali com a extremidade aberta.

Assim é difícil de lhe dizer. O tubo não deverá estar ligado a essa cx. Poderá ser o resto de uma parte da instalação elect.(?) que foi alterada, pode ser o respiro da cloche da embraiagem, ou pode ser o respiro do motor (nesse caso o tubo teria que vir ligar à tampa por onde põe o óleo no motor. Como dizem nos filmes policiais "siga o tubo, para ver aonde vai".

“Já agora mais por curiosidade e voltando ao tema inicial, para se transformar umm num submarino, teria que meter um snorkel para elevar a entrada de ar do motor. Teria que ter em conta mais alguma entrada de ar, e a parte elétrica.. tendo em conta que a bateria descarrega em contacto com a água, existe forma de isolar o carro, ou nem por isso?”

Se ler anteriores tópicos sobre o assunto encontrará resposta para o que pergunta, Pessoalmente, e sem deixar de fazer TT acho que meter um carro "dentro de água" por puro divertimento é um contra censo! Se após 2 horas a puxar por um motor se imaginasse as contracções que se dão ao mergulhá-lo em água fria, certamente que pensará duas vezes.
Os nossos carros com as devidas precauções podem "atacar" um curso de água com 70cm de profundidade sem grande problema. Mas para isso teremos que ter a certeza de que “todos os seus órgãos vitais estão devidamente protegidos (todos os retentores, todos os sistemas de vedação estão em perfeitas condições)”. A lama/água não é nossa amiga, poderá ser nossa amante, agora amiga é, mas dos mecânicos e das casas de peças.

UMM abraço

João



 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
É preciso não esquecer os respiros das caixas e diferenciais. É uma coisa extremamente barata, que precisa de manutenção sempre que vamos ao monte, pois há sempre um galho que traça um deles.
O objectivo desses tubos é fazer com que a agua e lama não entre pelo respiro que se situa na parte superior das caixas e diferenciais. Esse tubo deve-se elevar pelo menos até à parte mais alta do habitáculo do motor. O mesmo ao respiro da embraiagem.
O Snorkel que é ligado à admissão, já nem se fala... A parte eléctrica, é manter-la saudável, os fusiveis num sitio seco, desligar os médios para os foróis não sofrerem choque térmico, partir a lampada e o vidro do farol, de resto é tentar não ficar atascado!

Quanto aos jipes andarem muito devegar dentro de água, é porque a água cria muita resistência a um bisonte de 1800KG e o lodo no fundo do rio ou riacho não dá tracção suficiente, por isso deve-se entrar devagar na agua, manter um ritmo e tentar não mudar de velocidade para a embraiagem não padecer.

Cumprimentos.
Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 

Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Obrigado pelo esclarecimento, mais tarde posto uma foto do tal tubo, é que não me lembro do ver lá aqui há uns tempos, e como á um mês fui dar umas voltas pró mato e há sempre paus que batem por baixo.. pode ter cortado o tubo ou assim.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

stretx

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31 Mar 2006
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o tubo preto a que te referes deve ser o respiro de uma das caixas.
mas com alguma umidade de oleo que por ali apareceu e poeradas que a zona e afectada aquilo fica preto.se o limpares quase de certeza que ves que o tubo e transparente;):D


Paulo Alves
 

Bruno

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20 Nov 2007
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Boas

O tubo preto segundo me parece e da forma como o descreves poderá ser o tubo que já protegeu um fio que supostamente já não o tens o qual ligava à caixa de velocidades a uma pequena valvula que te acende as luzes de marcha-atrás quando a engrenas. Se já não tem fio lá dentro exprimenta engrenar a marcha atras e perceber se as luzes acendem... Se não acenderem poderá ser isso...

Quanto à barulheira que alguns jipes fazem se te estás a referir quando estão dentro de água, e se tiverem o escape coberto o barulho é caractristico e parece amplificado... A culpada é a água lol

Não sei se ajudei ou atrapalhei... Mecânica não é comigo...



Abraço
 

Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Aqui ficam as fotos:

http://image60.webshots.com/760/7/68/13/2691768130102906704xSUmJm_fs.jpg
http://image60.webshots.com/760/2/40/6/2490240060102906704fDBmZT_fs.jpg
http://image68.webshots.com/168/0/79/17/2393079170102906704TSbsMq_fs.jpg

Eu bem tentei por as fotos mas não consegui.. ficam os links, de qualquer maneira pelo que vejo nas fotos parece um tubo que acompanha a longarina e tem ali um entroncamento com uma ponta solta.. de qualquer maneira não entendo..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Pois,esse "macarrão" devia ter esses 2 fios que ligam ao sensor de 4x4 dentro dele para os proteger,se reparares esse tubo esta "rasgado" em todo o seu comprimento,com jeito enfias os fios dentro dele e depois com fita isoladora(daquela preta de electricista)dás umas voltas ao tubo para garantir que os fios não saiem de lá de dentro.



Filipe Pinheiro
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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E fotos desses tubos dos respiros dos diferenciais e caixa não há por ai?

Ainda hoje andei com ele na água e não o afundei mais porque não quero comprometer a estaquecidade dos diferenciais

 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Ora com essa agora é que me apanharam, é que o sensor das 4x4 anda-me a falhar de vez em quando apaga-se do nada, mesmo estando em com as 4 ligadas. Mas não vejo fios nenhuns por dentro do tubo..
Quanto as fotos eu quando voltar a tirar posto aí.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
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