• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

UMM estranho...será protótipo?

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Mensagens
901
Localização
-
Boas pessoal, vejam bem este umm, que chegou a andar em Santarém e que agora comprei para restaurar:

é um alter turbo de 89:



Meio assassinado, mas bom de mecânica( esteve 6 anos parado numa garagem) fui buscá-lo hj e já trabalha, tem travões, embraiagem etc..., parece que ficou contente em vir para cá, conviver com os manos...

Saiu de uma garagem subterranea, puxado pelo guincho do meu CH...

a traseira mete medo...


Pormenores estranhos:

- em tudo é um turbo de 93..., tem tablier sofagem, torneira de 93, apoio de roda de 93, bancos do tecido de 93, tinha capota com vidro alpino, venderam-na, tem o tubo de interccoler ligado á chapa e não ao farol dianteiro direito...portas de 93, caixa de transferências com apoio central, faróis frontais com regulação...




O ex dono era perito em cortar chapa, estragou-lhe a traseira, o capot, etc...

Estranho também os bancos de trás serem do tecido de 93, mas com o fecho do modelo de 89!!!



Agora vou restaurá-lo, transformar para lona e dps vai procurar um novo dono aqui no forumm.



Se alguém tiver informações sobre este carro diga,
já me adiantaram que era um protótipo, alterado para ser a base do modelo que sairia em finais de 92..!!!será?

 

NUNODUARTE2012

Iniciado
Registo
15 Mai 2012
Mensagens
12
Localização
Portugal
Boa noite,

Ivan,

Este UMM é o que havíamos falado por PM no passado dia 27 de Novembro?

Está ai um Bom Inicio...como já vens nos habituando por aqui no forUMM.

Fica ria loucumm se o pintasses desta cor



Força no restauro


Uma vez UMM allways UMM [img=left]
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Eu sei que não devo ensinar a missa ao papa e que tens bem mais experiência do que eu, mas os números do chassi batem todos certos com os papeis dele?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Em 89 ainda mal tinham os turbos no mercado quanto mais o modelo de 93, e faltam algumas evoluções que houve pelo meio. Aposto que esse carro em tempos passou pelas mãos de alguem com muito tempo livre e que teve acesso a um Alter de 93
Já agora como é o apoio da cx, e a tampa da sofagem está soldada ou é apertada.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058


Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Faz um "check" da papelada e se diz a cara com a careta...ou seja verifica a numeracao do chassis + se a chapa de montagem foi la colocada recentemente (ver revites)

Podera andar um de 93 andar com docs de 89
Podera ter recebido componentes de um de 93 ha cerca de 10 anos...pois nos bancos traseiros parafusos e etc parecem la ter estado ja faz alguns anitos.

Prototipo nao digo mas o ou os proprietarios foram "arrecadando" e aplicando material dos de 93?

Varias teses para estarmos de volta da lareira a olhar para as fotos...

Bom trabalho de recuperacao e mais um que vai andar por ai a rolar.
Boa prenda.
 

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Mensagens
901
Localização
-
Boas.

Pois isso mais atento a vigariçes, alterações e martelanços do que eu deve ser dificil de encontrar, claro que antes de o guinchar verifiquei td a pormenor, sendo que neste caso nem tive de limpar o pó ou oleo, ou tinta do nº de quadro, pois está bem visivel...e correcto.

Por não ter dúvida que o carro corresponde aos documentos é que postei aqui, de forma a que alguém possa ter uma ideia da sua proveniência.
Mas se em vez disso começarem a insinuar outras proveniências que não a lícita, já é foro criminal e aí estão a difamar o meu novo UMM bem como o novo dono!!!:D

Hj em conversa com outros UMMistas surgiu a hipótese de ter sido um UMM, ém que terá sido aplicado tudo de 93, mas na fábrica...ou seja era e é de 89, mas testaram os componentes de 93 neste...

ou então algum proprietário rico decidiu comprar td o material e aplicar no seu umm de 89!

qt à chapa ainda não verifiquei, amanha já vejo se é soldada ou aparafusada...

Outro pormenor interessante, tem o quadrante de finais de 93, já com luz de reserva!!! e funciona... ora o meu Ferragudo é de Setembro de 93 e não tem esse extra, o unico que conheço com isso, é o longo de 4 portas do Pedro Lameirão, mas esse é de Novembro de 93!!

Cummprimentos
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Em muitas peças ou componentes quando são fabricados tem estampado o mês de fabrico.
quer seja na forma de um autocolante, etiqueta ou no caso dos plasticos podes ter um "relogio" com uma marca numa das "horas" a indicar o mes e os dois digitos do ano no meio, este tipo de marcador da data é bastante utilizado mas tb existem bastantes variações.
Tb pode ser algo como uma tabela com o mes e ano em que a data de fabrico será a ultima celula que estará picada.
Ou até um carimbo com o mes e ano, etc.
Podes tentar procurar em peças que sejam claramente do modelo de 93 se foram construidas antes da matricula do carro.


Algo como isto ou parecido.




Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058


Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas!

Isto da data de matrícula e respectivo equipamento, por vezes, é relativo...

O meu primo tem um Alter de 1987, com todo o equipamento do Alter Turbo (radiador, túnel de vento, escape, molas, caixa de 5 vel, travões de disco, direcção assistida, 2 amortecedores por roda, etc..) e com motor atmosférico!

E tem a tal manete única para operar a tracção na chapa da sofagem, como os modelos que foram para o mercado italiano!
E o UMM andou, grande parte da sua vida, a transportar visitantes no Badoca Park!

E não foi alvo de nenhuma intervenção clandestina!:D

Portanto, esta máquina do Ivan, pode bem ser mais um desses exemplos!;)

UMM abraço,

Delgado
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Logico que as numeracoes de chassis mais altas por logica irao corresponder a UMM's seriados mais tardiamente.

Eu acredito que o Ivan saiba ver e bem pormenores do de 93.
Por exemplo a tampa que esta por cima da caixa de velocidades como sabemos nos UMM pos 1993 esta soldada de origem / fixa
enquanto em todos os outros (pre 1993) chassis a tampa e' aparafusada para um melhor acesso a caixa de velocidades, em contrapartida dizem que nos pos 1993 o ser soldada reduz ruidos para o habitaculo.

Sao tudo exercicios para a mente que nos entretem neste topico o resumo e' que tens ai bom material de um pos 1993 e vai estar a andar.

Ivan vai desvendando mais detalhes.
pois que esse UMM traz muita coisa de pos 1993 tras e parece la estar faz algum tempo

(ver se as portas sao de pos 1993.)
incrivel como ainda tem o "saco" para a agua e toda a tubagem nessa area ainda esta como de fabrica.

EDIT: Eu tambem acredito que talvez na historia de proprietarios desse UMM tenha passado alguem que "talvez" possa ter tido proximidade a UMM ou como ja dito o veiculo tenho sido vitima de "RETROFIT" = voltou a fabrica para ver montados componentes mais recentes num modelo "mais antigo".


E' vascular senhor advogado!
:p
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
O que torna este UMM diferente é simplesmente o facto de estar-mos todos à procura de algo estranho!!!!


Esse UMM é de 93, não precisamos de bater mais no ceguinho, seria preciso muito dinheiro, paciência tempo livre e conhecimentos para conseguir alterar tanta coisa num UMM!!

Até o botão dos 4 piscas está no centro do tablier, Ivan dá uma espreitadela na cabelagem e verifica quantas caixas de fusiveis tem esse jipe.

Colocar o botão no meio do tablier por si só já não é tarefa para qualquer um, mas de certeza que caso o jipe não seja pós 92 não terá mais que uma caixa de fusiveis por baixo do porta luvas;)


 

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Mensagens
901
Localização
-
Boas, tem 2 caixas de fusiveis, igual ao meu CH e ao ferragudo.

Pormenores das chapas da caixa de velocidades:

A de trás da sofagem está soldada igual aos umm de 93, a das alavancas está aparafusada, como de 89!!!

Daqui a uns dias abro um tópico de restauro rápido, para verem como vai ficar!!
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
o meu é de 92, e levou tudo de um de 93...:)

a maneira mais fácil de esclarecer é mesmo ir a um dos componentes, por exemplo algures por trás do porta luvas e ver o ano de fabrico do tablier!:D
fácil!
 
Top Inferior