• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM Cournil 84

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Olá a todos,

Este Cournil anda na família desde a década de 90, tendo sido usado para viagens de estrada, passeios, carrinhos de coque :D e como submarino!

Tendo ficado parado ao abandono em 2001, até meados de 2008, em 2008 foi para a oficina onde foi feito o seguinte trabalho:
-Motor
-Embraiagem
-Pintura
-Motor de arranque
-Alternador

Todo este trabalho foi feito com o objetivo de voltar a poder andar na estrada, mas depois surgiram outras prioridades.

Saltando para 2020, meti na cabeça que quero ter o jipe a porta de casa no início de 2021, para tal tenho os seguintes trabalhos para fazer:
- Inspeção B
- Tratar do radiador
- Capota em Lona
- Trocar as ponteiras
- Descobrir de onde vem a folga na direção
- Trocar bombitos e inspecionar os travões
- Espelho lateral direto e interior
- Relay dos 4 piscas
- Pisca direto
- Arranjar/trocar panela (parece que tem algo la dentro metálico partido)

IMG_20181226_145540.jpg
Aqui está o estado atual dele, estamos no processo de trocar uma correia, mandar arranjar o radiador e tratar dos cabos que saem do alternador.

Tenho tbm o problema, que desde que troquei a bomba de agua que ele aquece quando puxo por ele, não tenho a certeza quantas pás tem a nova bomba nem o tamanho da mesma a comparar com a original. Quando voltar a estar com jipe, verifico.

018ffbf5-1bf9-4f7b-b403-426bb4d5b7d3.jpg
f0033ba4-9d66-45ff-ba93-0ee9ed0cb604.jpg
IMG_0778 (1).jpg

Precisa de muitos miminhos, mas o objetivo agora e só mesmo legaliza-lo.

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Atenção que o problema pode estar no radiador que esteja entupido com lixo, termostato colado e que não abre etc.
Os anos parado não mata mas estraga...!!! :cool: :alien:

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Atenção que o problema pode estar no radiador que esteja entupido com lixo, termostato colado e que não abre etc.
Os anos parado não mata mas estraga...!!! :cool: :alien:

O radiador tenho quase a certeza que está um bocado entupido, mas como o problema só apareceu depois de trocar a bomba de agua....
De qualquer das maneiras, radiador e para arranjar, e toda a tubagem e para ser limpa.
Existem aí coisas que são fáceis de resolver, outras nem tanto. Eu começava pela limpeza do sistema de refrigeração, vê na secção dos DIY.

A secção DIY pelo que percebi, só tenho acesso apos os 50 posts.
Quero fazer uma limpeza completa ao sistema, não sei o melhor método, mas devo-me desenrascar.

Já agora, a nível da capota, a que valores rondam uma nova/usada?

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
O radiador tenho quase a certeza que está um bocado entupido, mas como o problema só apareceu depois de trocar a bomba de agua....
De qualquer das maneiras, radiador e para arranjar, e toda a tubagem e para ser limpa.

A secção DIY pelo que percebi, só tenho acesso apos os 50 posts.
Quero fazer uma limpeza completa ao sistema, não sei o melhor método, mas devo-me desenrascar.

50 posts não é nada. Até convém dar primeiro ao teclado antes de te meteres em aventuras.

Em relação a valores, não te sei dizer ao certo, mas penso que rondará os 500€. Tens de ver se tens a armação completa.
Penso que uma armação completa mais a capota andará por valores entre os 1000€ e os 1200€

Registo
22 Jan 2019

Estrutura nova podes encontrar na Custom4x4 que pertence ao Daniel Coelho, não me alongando muito, sugiro que quando pensares em adquirir uma que mandes fazer com tubo sem costura, a nível de segurança em caso de capotamento pode fazer a diferença, mas claro que o valor acresce, mas a meu ver nada de outro mundo, com costura 600€, sem costura 650€. O Daniel é impecável.
Lona tens a Nirita e a Kindian Stuff, pessoalmente prefiro a estética das da Kindian, mas profissionalmente em termos de prazos de entrega e bom senso com quem está do outro lado a nirita dá 10 a 0 a kindian. Para teres uma ideia, encomendei a minha dia 15/09 a kindian onde me deram um prazo de 10 dias...! Estamos a dia 08/12 e truz truz pardais ao ninho... Lona nem vê la, e o comportamento do gerente daquilo é tudo menos o adequado, já se torna engraçado que sempre que falamos é mais 10 dias... a ver se o pai natal traz aquele trapo de uma vez 😂
Ficou a 600€ + portes.

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
50 posts não é nada. Até convém dar primeiro ao teclado antes de te meteres em aventuras.

Em relação a valores, não te sei dizer ao certo, mas penso que rondará os 500€. Tens de ver se tens a armação completa.
Penso que uma armação completa mais a capota andará por valores entre os 1000€ e os 1200€

Sim, 50 posts faz-se rapidamente, também não tenho pressa pois só vou estar com o jipe no natal.

Estrutura nova podes encontrar na Custom4x4 que pertence ao Daniel Coelho, não me alongando muito, sugiro que quando pensares em adquirir uma que mandes fazer com tubo sem costura, a nível de segurança em caso de capotamento pode fazer a diferença, mas claro que o valor acresce, mas a meu ver nada de outro mundo, com costura 600€, sem costura 650€. O Daniel é impecável.
Lona tens a Nirita e a Kindian Stuff, pessoalmente prefiro a estética das da Kindian, mas profissionalmente em termos de prazos de entrega e bom senso com quem está do outro lado a nirita dá 10 a 0 a kindian. Para teres uma ideia, encomendei a minha dia 15/09 a kindian onde me deram um prazo de 10 dias...! Estamos a dia 08/12 e truz truz pardais ao ninho... Lona nem vê la, e o comportamento do gerente daquilo é tudo menos o adequado, já se torna engraçado que sempre que falamos é mais 10 dias... a ver se o pai natal traz aquele trapo de uma vez 😂
Ficou a 600€ + portes.

A estrutura eu tenho, que ele sempre teve capota, mas devido aos anos que esteve ao sol e a chuva foi para o lixo.

Honestamente, não estava a espera de algo desses valores, tinha valores a volta dos 300€-400€ na cabeça.

Eles deviam era querer dizer 10 meses, e não dias 😂

Vou então começar a pedir orçamentos, eu até nem me importo de comprar uma usada desde que em bom estado. Obrigado pela dica das costuras, não tinha conhecimento.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
És novo nestas andanças e tens de começar a habituares te, e saber escolher os fornecedores de peças UMM, em termos de cumprimento e prazos de entregas, alguns deixam muito a desejar, acho que deviam de mudar de profissão, ainda não percebi como se meteram nesta vida, se não têm vida para ela...!!!👽

Última edição:
Registo
29 Mai 2020
Mais um cournil por cá 😃

Quando fui buscar o meu também tendia a aquecer. Vai por fases. Eu na altura mandei varejar o radiador nos radiadores Quintino. Estava muito sujo e como tal melhorou e muito o resultado.
Vê também a questão do termostato etc..

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
És novo nestas andanças e tens de começar a habituares te, e saber escolher os fornecedores de peças UMM, em termos de cumprimento e prazos de entregas, alguns deixam muito a desejar, acho que deviam de mudar de profissão, ainda não percebi como se meteram nesta vida, se não têm vida para ela...!!!👽

O que tem a dizer sobre o "pecas-umm" e "ummonline4x4"?
Mais um cournil por cá 😃

Quando fui buscar o meu também tendia a aquecer. Vai por fases. Eu na altura mandei varejar o radiador nos radiadores Quintino. Estava muito sujo e como tal melhorou e muito o resultado.
Vê também a questão do termostato etc..

Ele antes nunca aquecia, puxava e puxava, e sempre tranquilo. Desde que me tive de trocar a bomba de agua. quando puxo por ele aquece.

O radiador, já estou a procura de alguém para me o arranjar, e o termostato está na lista de material a comprar!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
O que tem a dizer sobre o "pecas-umm" e "ummonline4x4"?

Ele antes nunca aquecia, puxava e puxava, e sempre tranquilo. Desde que me tive de trocar a bomba de agua. quando puxo por ele aquece.

O radiador, já estou a procura de alguém para me o arranjar, e o termostato está na lista de material a comprar!
Quanto aos dois vendedores que acima mencionaste vais ter oportunidade de um dia tirar as tuas ilações, basta pedires uma peça a um e outra a outro e ficas logo sem dúvidas...!!! :cool: :alien:

luisduarte

UMMzito
Registo
8 Dez 2014
Ficou a 600€ + portes.

Tal e qual... Gostei e gosto da capota da kindian, mas foi uma carga de trabalho para a receber, só consegui contactar no início e no fim... De resto muitas chamadas não atendidas e nem SMS respondidas... 😔 Mas o trabalho é bem feito.
Se futuramente voltar a precisar irei experimentar a nirita

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Tal e qual... Gostei e gosto da capota da kindian, mas foi uma carga de trabalho para a receber, só consegui contactar no início e no fim... De resto muitas chamadas não atendidas e nem SMS respondidas... 😔 Mas o trabalho é bem feito.
Se futuramente voltar a precisar irei experimentar a nirita
Estou a ver que o mal é geral, ou tiveram um mau professor no curso de vendedores ou andam errados na profissão, mas o que mais me fod... é nem resposta darem a um gajo, até parece que nos estão a fazer um favor.
Estou a começar a ficar farto destas tretas, e quando não sou bem servido uma vez mudo para outro...!!!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Uma amostra...
Não que tenha grande pressa neste momento porque está as peças, mas antes de o meter no bate chapas calhava bem fazer a furacão com a lona no sitio para não haver erros, mas ataaaaaaoo 🤷‍♂️
Visualizar anexo 12246
Cláudio, a isso chama se exemplo de um bom profissionalismo, o homem não tem tempo com tanto trabalho...!!!
Com tanto varredor que as Autarquias precisão...!!!:(:alien:

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Uma amostra...
Não que tenha grande pressa neste momento porque está as peças, mas antes de o meter no bate chapas calhava bem fazer a furacão com a lona no sitio para não haver erros, mas ataaaaaaoo 🤷‍♂️
Visualizar anexo 12246

A minha demorou 3 meses na Nirita, nunca penses que vais ter no dia X porque isso não acontece. O único dia que é certo é o do casamento 😂 😂
O @Celso Ataide mandou fazer um Canvas Top na Kindian e acho que demorou mais de 1 mês também.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
A minha demorou 3 meses na Nirita, nunca penses que vais ter no dia X porque isso não acontece. O único dia que é certo é o do casamento 😂 😂
O @Celso Ataide mandou fazer um Canvas Top na Kindian e acho que demorou mais de 1 mês também.
Se a noiva entretanto não der de "froxe" com outro...!!! :cool: :alien:
Tiago, tu que és o "craque dos computers" vai pensando em elaborar um gráfico ou um mapa ou o que lhe queiras chamar sobre a pontuação a dar aos nossos fornecedores de material, havia de ser giro e de partir a "moca" a rir...!!!!:ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO::alien:

Top Inferior