• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

UMM Alter Tirsense

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
378
Localização
Portugal
Bem, aqui segue então as fotos deste "cangalho" que espero que fique a trabalhar como um fuso!!
Vou efetuar este restauro com a ajuda do meu pai que se safa bem em questões de chapa e serralharia. O plano inicial é verificar como estão os orgãos mecânicos mais importantes e ir fazendo o seu restauro e manutenção. Só depois passar para a questão de chapa e consequente pintura!
Pedia desde já sugestões a nível de sequência do restauro. "Olha, começa pelo motor, depois caixa.., ec"!
Volto a referir que o projecto é para se ir fazendo sem pressas, primeiro porque quero que tudo fique bem feito e depois porque a minha ocupação profissinal me rouba muito temppo!
Já agora se alguém já tiver sido dono desta máquina ou conhecer a sua história que se pronuncie!







Cumprimentos pessoal!
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Esse UMM parece ter estado parado bastante tempo. Vais ter trabalho.

Começa pela mecânica e electricidade e depois chaparia, pintura e interiores

Em primeiro lugar começaria por ver se o motor trabalha e em que condições. Pode ter a bomba injectora presa, tubos entupidos, etc…

Revê, uma a um, todos os tubos do circuito de água e respectivas abraçadeiras, purga o sistema e mete anticongelante novo.

Muda o óleo do motor e a valvulina das caixas e dos diferenciais. Atenção que o diferencial traseiro usa valvulina LS, não metas valvulina normal.

Revê bem o sistema de travagem, provavelmente terás aí muitas coisas agarradas. No mínimo muda tubos e as borrachas que puderes. Se tiveres orçamento investe em travagem de disco.

Saca fora os rolamentos, lava-os e coloca massa nova. Se estiverem estrados troca-os por novos. Aproveita para mudar os retentores e ver o estado das cruzetas.

Troca as correias do motor.

Coloca tubos de combustível novos e limpa bem esse depósito.

Instala um corta corrente.

Faz uma limpeza geral aos contactos e fichas eléctricas, sobretudo as massas. Repara eventuais danos que encontres. Vê se o alternador carrega.

Dá uma limpeza/revisão ao motor de arranque.

Se fosse meu pousava o jipe em 4 cavaletes e sem as rodas unha-o a trabalhar durante algum tempo para ver com se comportava.

Não esperes milagres, provavelmente terás de trocar muitas mais coisas do que enumero aqui, mas conforme comportamento do carro vais reparando. Assim sempre desfrutas um bocado dele.

Uma limpeza profunda e um polimento fazem milagres no aspecto.

Não uses esse pneus.

Boa sorte e bom trabalho, arranjaste um passatempo porreiro!







 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
378
Localização
Portugal
Grande feedback Aldeia!
Agradeço-te imenso por teres dedicado parte do teu tempo a redigir essa resposta!!!!
Sim, vou tentar fazer dessa maneira e tentar arrancar o motor ainda este fim de semana. O deposito já o tirei e vou instalar um improvisado para usar gasóleo limpo para este arranque experimental!! O motor pelo menos vira que eu já experimentei, nada mau... O sistema de refrigeração tinha àgua pura durante uns incríveis seis anos!!! No entanto quando drenei a àgua não parecia conter muito oxidação!
Hoje mesmo ver se isolo ou retiro alguns cabos elétricos mais fragilizados que para ali andam e dou uma mangueirada naquele motor para conseguir trabalhar nele. O motor está tão imundo que mal se vê!
Vou dizendo coisas...
Cumprimentos
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
André, esse Alter I parece que foi desenterrado, tens aí sarna pra te coçar durante algum tempo...!!!
Bom, o Aldeia já te fez a lista dos trabalho de casa a fazer, agora é mãos á obra e força...!!!

Bom apetite para a empreitada, e vai colocando umas fotos do trabalho realizado...!!!


 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
428
Localização
Estarreja-Aveiro
Bem isso como é para reparar como deve ser e é, eu começa já por trocar oleo e filtro antes de o por o motor a trabalhar pela primeira vez... e no deposito experimental punha também um pouco de óleo novo no gasóleo, tipo 20%, vai ajudar a por essa injeção toda operacional a 100%.
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
olá.
só que lhe dês uma boa lavadela já fica a aparecer 10 anos mais novo.
De resto podes seguir pelo que o Aldeia disse, tendo em conta que algumas das reparações raras vezes ficam bem feitas á primeira:D

André Santos
UMM Alter Trofeu 91
UMM Alter Turbo 91
UMM Alter Trofeu 92

Altura - ALGARVE
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Olá André,bem vindo

Não podes contar comigo, para a reparação, pois não percebo nada disso!
Pelo que vi, o Aldeia já deixou um guião muito estruturado, e de certeza vai aparecer muita gente a ajudar.

O meu tópico, a fazer o papel do grilo irritante, (por causa da minha profissão - sou orçamentista de construção ) é:

Antes, de um trabalho como o que tens pela frente é possivel estimar um valor?

Alguem quer ajudar, com umas ideias e certezas. Como pressuposto, só contando com o que o Aldeia prescreveu, para já.

Talvez ajude a quem começa, ou quem pensa começar, ter uma ideia de quanto vai custar o hobby!

Abraço a todos

Paulo Nunes
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Cournil Lisboa


Talvez ajude a quem começa, ou quem pensa começar, ter uma ideia de quanto vai custar o hobby!


Vai ser mais caro do que estará a pensar

Vai demorar mais tempo do que está a pensar

Vai ser mais difícil do que está a pensar


Para lavar o motor usa mistolin e pistola de pressão (com cuidado). Não deixes actuar o mistolin muito tempo, eu no máximo deixo 5/10 segundos e lavo. Vai repetindo retirando a porcaria por camadas.

Ajuda muito desmontares o interior (tablier, solfagem e chapas centrais). Fica com acesso privilegiado a toda a mecânica e aproveitas que já ficas com o interior quase todo desmontado para limpar e dar alguma intervenção localizada.





 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
378
Localização
Portugal
Eduardo Filipe, parece aqueles carros que se vê na Crimeia ou na Facha de Gaza!
O que me fez optar por adquiri-lo é que está quase completo (penso eu), aliás tenho umas dúvidas de uns espaços vazios e uns fios soltos que vou para lá encontrando que já coloco aqui as dúidas!
Cumprimentos
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
378
Localização
Portugal
Casaleirofml,
Vou fazer isso do gasóleo! Ontem já comprei um oleo barato e vou adicionar a 4L de gasóleo 1L de oleo. Dá os tais 20%...
Quanto ao oleo, tirei a vareta e o filtro e ele ainda tem alguma viscosidade. Para ver se o motor arranca ainda vou usar este. Mas será para mudar certamente!
Obrigado pelas dicas.
Cumprimentos.
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
378
Localização
Portugal
Cournil Lisboa e Aldeia,
Onde eu estou a pensar diminuir gastos é na minha mão de obra e do meu pai. E isto é para se ir fazendo com calma e quando eu estiver por cá, que eu ausento-me bastante em trabalho.
Já sei que vamos amargar tanto a nível de custos como de dores de cabeça, mas pronto é um desafio e penso que um dia que o ponha a rolar em condições vai dar aquele gosto adicional.
Para além disso tenho uma espécie de oficina em casa, não muita farta de equipamentos mas o suficiente, e o carro pode ser todo aberto e inspecionado sem pressas e com todo o espaço que necessitar! Foi nestes estes "luxos" que me basiei quando pensei em fazer esta aventura!
Obrigado pelas dicas!
Cumprimentos!
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Pois, a atitude certa só pode ser essa. Gosto, paixão e saber ou aprendizagem. Os custos só passam a fazer sentido, na escolha inicial, e se houver vontade de vender. Mas, sim, o nosso trabalho e esforço tem que ser generosidade. Votos de boa empreitada e muito gozo. E que volte a andar direitinho e bonito. Boa sorte
Paulo Nunes
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
O importante é não esmorecer e desistir do projeto como muitos que por aqui passaram o fizeram.
O UMM ou se gosta ou não, agora pensar que é "giro" ter um, e depois é pá isto dá muito trabalho, afinal antes quero ter um "japonês" é mais fino e para o "ego" é muito melhor, atenção não quero dizer que seja o caso.
Não vai ser "pera doce" mas por amor á camisola tudo se faz...!!!
Vamos seguir atentamente o desenrolar do restauro.



 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
378
Localização
Portugal
Eduardo Filipe,
O meu objetivo passa mesmo por restaurar este carro. Isto dá muita lavoura mas eu gosto de estes tipo de tarefas. Irá como já disse demorar tempo pois não tenho conhecimento quase nenhum sobre os orgãos mecãnicos nele existentes e porque me ausento em trabalho por longas jornadas...
Bem o melhor será eu agora abrir um tópico destes na zona dos restauros e vou reportando para lá fotos e acontecimentos. A apresentação está mais ou menos feita!
Cumprimentos.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Eu começava por mudar esses piscas da frente.

Depois tirava o motor e caixas fora. Trabalhas mais à vontade e podes por a trabalhar encima de uma banca.

Depois, tens a lista do Aldeia.
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Gosto destes tópicos, tens aí com o que te coçar.

Acho que o Aldeia já disse tudo.

Só vou acrescentar algo em que acredito muito, mas que é doloroso para quem "ouve".

São poucos os restauros que conheço que chegam ao fim quando demoram mais de um ano. Não quer dizer que não os há.
Desmontar é a coisa mais produtiva que existe, numa semana o carro fica em nada, lava-se tudo, limpa-se tudo, e vem tudo ao de cima, encontra-e o que não se espera, começa a demorar mais do que se esperava e o dinheiro é sempre a somar. Ao fim de uma ano se o carro não tiver um aspecto que dê motivação ao dono, como por exemplo, o motor funcionar, o carro conseguir circular mesmo que muito desmontado, a coisa torna-se saturante.

Força com isso, há altos e baixos, se conseguires levar isso até ao fim, podem-te mandar 2 murros no peito com toda a força, que te vais sentir tão inchado que nem abanar te vão, que é mais ou menos assim que eu me estou a sentir ao fim de 7 meses a restaurar o meu UMM. ;)

 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Olá

Boa sorte para esses trabalhos.
O que precisares diz.

Abraço


Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
378
Localização
Portugal
Já criei um tópico nos restauros!
Vou lá documentando as asneiras e as pseudo-invençoes que vou fazendo para ver se o restauro anda para a frente!
Obrigado pelas dicas!

Cumprimentos!
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Aldeia,

esse texto é para guardar e mais tarde fazer copy/paste quando aparecer um encostado por aqui;)

Cenoura, além dos conselhos do Aldeia, deixo-te aqui outro que lá faltou: não tentes por o carro a trabalhar com algum gasoleo que possas ter no deposito. esse gasoleo deve estar uma autentica miséria, com um jeitinho até pode ser que a bomba injectora não esteja colada mas dificilmente trabalhará com essa gosma que tens no deposito e que em tempos de chamou gasoleo..

 
Top Inferior