• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM a balançar

urubu_2003

UMMzito
Registo
21 Set 2006
Boa Tarde.

O meu ALter II anda a balançar como um barco. Por várias vezes na AE ele alêm de não manter uma trajectória direita cada vez que corrijo a trajectoria ele começa a balançar perigosamente ao ponto de ter de levantar o pé do acelerador para ele "acalmar".
A minha duvida é de onde vem este comportamento: Molas, amortecedores, barra estabilizadora?
As molas são as de origem e têm mais um lâmina. Já foram espartadas 2 vezes com o correr dos anos. Cinoblocos tb. são de origem.
A barra estabilizadora tb é a de origem e as borrachas dos apoios da barra e das bielas estão em bom estado, só os amortecedores é que já foram trocados, mas tb têm perto de 8 anos.

Sugestões, alguêm tem?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Deves ter os amortecedores mamadinhos.

Vê também o estado dos sinoblocos.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Registo
30 Mar 2006
Além dos amortecedores vê se por acaso não tens alguma roda desapertada.

A mim aconteceu-me algo idêntico, o carro andava de um lado para o outro, a uma certa velocidade notava-se mais e a solução, em andamento, era acelerar e deixava de fazer, foi assim que cheguei aos 140 com o meu Raio Azul em plena vasco da gama LOL

Quando parei fui ver e tinha uma roda com as porcas já no fim dos pernos. :p

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Registo
8 Jun 2006
Amigo URUBU_2003
Se tudo (?) está bom, como afirma, ou há problema nas ponteiras de direcção (folga), ou os "Us" que apertam os dif. às molas estão mal apertados, ou os amortecedores deram a alma ao criador (tenho algumas dúvidas, aí!), ou há mola/s partida/s, ou qualquer problema na cx. de direcção.
UMM abraço, e diga o que descubriu
João

PS Desculpem o aditamento
Realmente não vejo relação entre o tal "navegar" do teu carro e problema nos amortecedores, levo mais para que seja problema relacionado com a direcção ou o seu apoio, ou mesmo pneus!. A falha de um, ou mais amortecedores, como todos sabem, leva ao saltitar da/s roda/s e a uma vibração na direcção/carroceria, dificilmente a essa imprecisão na condução. Penso eu de que:blush:

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Pela minha experiencia, não conseguir manter o carro em linha recta deve ser folga na direção, pelo menos no meu caso é, a 1a vez que peguei no carro fiquei baralhado, parece que o carro nunca virava para onde eu virava, ou seja quando virava para um lado, depois tinha que virar o volante para o outro até sentir um feedback minimo, porque senão lá ia o carro para um dos lados.

Quanto ao balançar do carro, diria que tem haver com as rodas.. (empenadas, desapertadas.. ou uma coisa do género)

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas
engracado mas a tartaruga ninja esta igual!
verifiquei os amort.e molas,e vi que tenho o xaruto meio descaido para a drt.,mas penso que o sintoma não seja dai mas sim alguma coisa a haver com a cx. de dircç.
talves afinação??!

69brunumm

UMM
Registo
19 Jan 2008
qual é o estado dos pneus?
sera que algum deles esta avalizado?
e a nivel de barulhos,nada de estranho?

69brunumm uma mini por dia dá muita alegria

urubu_2003

UMMzito
Registo
21 Set 2006
Mas o que me preocupa mesmo é o balançar. Se ele andasse aos zig-zags mas direito, tudo bem, agora o problema é que ele começa a adornar com cada correcção de trajectória. E a cada correcção ainda adorna mais. Uma coisa que eu reparo é que o carro mesmo parado abana muito facilmente.

N

NA-22-83

Guest
Tira umas Fotos da Suspensão e mostra aqui à malta.

Pode ser que alguém descubra alguma coisa.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

Registo
8 Jun 2006
Amigo urubu

E a pressão dos pneus???

Como diz o Jisé Silva, talvez com umas fotos ?!? Melhor ainda, umas rádiografias:p

Mas agora o "urubu", com a sua "nova" discrição, ainda me fez mais confusão:devilish:.

Senão vejamos; se ao abanar ele parece um prato de gelatina, só sendo duas coisas juntas, molas fracas e amortecedores "KO", porque apenas os amort. descarregados não fazem esse tipo de defeito, mesmo estando parado. As molas por si só são duras como c*rnos.

Como as molas não deverão ser de plástico, nem de cartolina, terá o técnico encarregue da/s anterior/es reparações dado um calor nas mesmas para não fazer doi-doi na prensa e agora aquilo seja aço banana? Terá o anterior dono tirado molas e as que lá estão ainda são poucas? Haverá uma fractura escondida (helicoidal e não separada) na barra estabilizadora?

Amigo "urubu" (há cada nome!:D. Ser amigo de um urubu:astonished:), fato de macaco vestido, ar de entendido, e confiança, chaves 16/17?, 18/19(?) na mão e é tirar os amortecedores e verificá-los (um tipo com 60Kg deverá ter dificuldade, ao apoiar o seu peso morto sobre o amort. em o fazer baixar, Terá também muita dificuldade em o distender). Depois, como se fosse uma ave de rapina;) (com bons olhos) e boa iluminação veja BEM a barra est. especialmente procure nos pontos tapados pelos apoios, por fracturas, depois veja as molas mestras e as outras em cada feixe e procure por fracturas (especialmente entre as duas pontas roscadas de um mesmo "U" que as agarra aos diferenciais), reveja o aperto desses "Us". Veja o apoio da dir. assistida se tem fracturas.

Como não nasci ensinado e todos os dias estou a aprender, lembrei-me agora desta, verifique o estado dos apoios do motor e caixa! Especialmente das peças que partem do chassis para o motor e o estado do apoio grande rectangular por baixo da caixa (não é fácil!)

Vá dando notícias

UMM abraço

João

urubu_2003

UMMzito
Registo
21 Set 2006
A pressão dos pneus está bem. 34 nos 4.

As molas até estão reforçadas. Têm mais uma lamina cada.
Tb pensei na barra estabilizadora. Não sei se ela com o passar dos anos perde resistência e começa a "amoleçer".

De qq maneira vou começar por retirar os amortecedores para verificar.

N

NA-22-83

Guest
Experimenta fazer o seguinte:

Levanta o UMM pelo diferencial e roda o volante.

Já guiei 2 UMM ( 1 Cournil + 1 Alter I ) que julgo, por terem a direcção muito justa, não era fácil guiar direito.

E claro, os UMM's balançavam de um lado para o outro.

Sempre tive esta dúvida e quase certeza.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Com tanto misterio...não terás uma grelha por cima do carro com a roda suplente lá em cima?Nem brincos graaaandes?Se não tiveres nada disto por mim tens os amortecedores nas lonas.
Já viste se a barra estabilizadora está lá no sitio??

Mas atenção que o abanar é muito subjectivo...o que abana para uns é pau para outros:D

urubu_2003

UMMzito
Registo
21 Set 2006
quote:Originally posted by verdes rádios

...é tirar os amortecedores e verificá-los (um tipo com 60Kg deverá ter dificuldade, ao apoiar o seu peso morto sobre o amort. em o fazer baixar, Terá também muita dificuldade em o distender)....
Este Domingo tirei os amortecedores e consigo abri-los e fechá-los só com os braços apesar de eles ofereçerem á mesma resistência.(não..não faço musculação). Depois de os soltar dos apoios inferiores eles começaram a distender por eles prõprios.

urubu_2003

UMMzito
Registo
21 Set 2006
quote:Originally posted by verdes rádios

...é tirar os amortecedores e verificá-los (um tipo com 60Kg deverá ter dificuldade, ao apoiar o seu peso morto sobre o amort. em o fazer baixar, Terá também muita dificuldade em o distender)....
Este Domingo tirei os amortecedores e consigo abri-los e fechá-los só com os braços apesar de eles ofereçerem á mesma resistência.(não..não faço musculação). Depois de os soltar dos apoios inferiores eles começaram a distender por eles prõprios.

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
amigo urubu
finalmente descobri o que se passava com a minha "nau".:)
os sintomas eram muito identicos aos teus,e este fds lá me deitei outraves debaixo da tartaruga:devilish:,verifiquei molas,Us,e aproveitei para tirar as polies trás que andava umma roda a aquecer umm pouco!e qual foi o meu espanto quando agarro na roda e puxo e empurro pra dentro e pra fora:rolleyes:.não é que tinha umma folga tão grande que até me assustei:devilish:!ai que esta treta sai em andamento!:blush:
resumindo o rolamento esta completamente feito em bocados e a roda sai da linha do carro cerca de 4 a 5 cmm.:angry:
meti então retentor novo e pedi "emprestado ao sir" o seu semi eixo esq.(maior):D
montei tudo no sito e fui andar.
bem o problema ficou completamente resolvido.;)
agora o xaruto já parece umma maquina!:D:D:p

abraços
joaquim santana

urubu_2003

UMMzito
Registo
21 Set 2006
Pois tb. fiquei curioso e lá pus o macaco nas rodas. Tb. tenho alguma folga mas não deve chegar a 0,5 cm.
Já tenho os amortecedores para substituir e depois logo vejo.

cUMMprimentos
Carlos Costa

Top Inferior