• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Um pouco acerca do Cournil

MiguelN

Iniciado
Registo
17 Ago 2015
Mensagens
11
Localização
Portugal
Esta é a máquina que precisa de alguns (muitos :)) carinhos.
trata-se de + um Ex- Gnr.
Comprei em S. Martinho do Porto, no entanto possui alguns dados que indiciam uma proveniência do Norte (Penafiel), dito isto se alguém o conhecer que se pronuncie, gostava de saber um pouco mais acerca do seu passado.
Motor de livrete 2112, carroçaria com umas alterações (que se podem ver pelas fotos) resultantes de um longo passado.
Foi uma compra sabendo que seria um desafio, e com o intuito de ir recuperando com 99% de trabalho em casa de forma a estabilizar os seus problemas mais urgentes (ferrugem) e realizar os melhoramentos, reparações essenciais para que ele se mantenha inspeccionado eventualmente com ajuda de mecânicos das redondezas (Lourinhã) e se possível que pertençam ao fórum.
Trata-se de um 2 lugares, no futuro ainda podia ponderar legalizar para mais passageiros no entanto por agora não me preocupo com isso, dou umas voltas com a minha filhota, que acompanha o Pai numas voltas pelas redondezas sempre que possível.
Este projecto será a longo prazo, realizado aos fins de semana e com o Budget limitado.
A Mecânica para mim fascina-me apesar de não trabalhar na área, gosto de fazer a revisão às minhas máquinas, numa perspectiva de "mecânico de fim de semana :D", vou ver como vai correndo com o UMM Cournil. Passeios só quando ele fornecer mais garantias de não se chatear pelo caminho.


Objetivos
Reparar chapa, manter a andar para estar em condições de "manter" e receber o próximo carimbo verde obrigatório.

Problemas:

chapa dos pisos, e algumas zonas das portas, etc.
Caixas Vel.& Transferencias com perdas de óleo, trocar cintos segurança/ Faróis (pondero colocar outros ou cromar os que tenho).
Motor ainda estou a analisar, tem umas perdas de óleo, etc. Mas está a andar acho que não faz muito fumo, respiro do motor ? essencialmente acho que serve para dar umas voltas ao fim de semana e não abusar (os fins de semana tb são curtos :D)
Pneus a precisar de reforma (procuro baratos 700/16 ou 650/16)
Lona ?? ainda não sei.
Rever Problemas eléctricos (Manómetros não marcam temperatura,Nivel de gasóleo, etc)
1 problema de cada vez .

As fotos:













Dicas que eu preciso:

Faróis, vejo muitos Cournil com faróis tipo agrícola/Ring/etc. Onde se arranjam e para que preços ( São homolgados = inspecção).
Falaram-me em adaptações, estou a analisar opções. Cromar 40E cada em Lisboa e fica novo.
Chapa, já tenho disponível para começar no corte e costura, tenho receio de cortar demais, por isso por agora vou realizar uma reparação na base de raspar/rebarbar com escova de aço a ferrugem o mais possível, cortar onde tem buraco/acertar soldar chapa/ aplicar conversor, antigravilha ou equivalente, etc. Tudo por casa e a very low budget.
O ideal seria eu trocar todos os pisos a nível de chapa, no entanto tenho de me adaptar à Mig, vou ser mais cauteloso por agora/ corta e remenda sem abusos.


Já estou a juntar peças para uma revisão ao coração da máquina/óleos filtros etc
Mas 1º avanço contra a ferrugem.

opiniões são bem vindas.



Miguel N.

UMM Cournil -4x4-Entrepreneur-1981 / X-X-LH

mais do que um 4X4 !!!

 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Boas, acho que antes de ir para penafiel esse UMM andou na zona de Valongo tb aqui pela zona norte. Um dos antigos donos vendeu e acabou por comprar um BJ.

Acho que tinha motor 2.3 turbo e bomba Bosch. Agora não sei como anda.
De chapa nao deve estar mal. Nada que nao possas fazer com poucos €€€€.
Pneus 6.5 sei quem tenha para venda tb na zona norte, vila nova de famalicão. vou deixar o teu contacto por PM
Capota de fibra é fácil de tirar.
Lona é mais complicado arranjares...mas isso agora é contigo.

Se está igual, à frente tens um dana 44, que é bom para tt.

abraços e parabéns pela máquina

 

MiguelN

Iniciado
Registo
17 Ago 2015
Mensagens
11
Localização
Portugal
Obrigado eunema, pelo Feedback quanto ao historial do Cournil. A última Insp. foi em Penafiel por isso referi essa localidade. Aos poucos pode ser que venha a obter mais referencias do passado pós Legalização ( Ex Gnr em 98 >>) .
Relativamente ao motor, estive a ver se identificava referencias seguindo as dicas de um tópico do forum:
https://for-umm.pt/oldthreads/7630
mas na realidade ainda não tenho nenhum dado em concreto porque não encontrei nada parecido? Como temos a caixa do filtro de Ar por cima do motor + tubagens torna-se complicado ver sem desmontar e procurar. Vou ver melhor se for 2300 >:D quer dizer que anda mais.

De chapa está +- a alcativa escondia alguma ferrugem, alguns focos nas portas e chapas laterais (poucas mas tem). Por baixo antigravilha aplicada e em estado razoável. Pintura com bom aspecto geral.

Quanto ao diferencial da frente, já li vários tópicos acerca de haver diferenciais mais fortes e outros um pouco mais fracos, mas não estive a comparar. Tenho de voltar a ver os tópicos e analisar o que tenho.
Quanto aos pneus vou precisar, se conheces alguém que os tenha a bom preço que me contacte e logo se vê.
Capotas, eu acho que a actual do Cournil é curta visto que a chapa não chega á divisória ente a cabine e a caixa de carga, pondero alterar mas não de imediato :)€€€
Pela Lourinhã com o apoio de outro utilizador deste grande FórUMM, o João Silva vou ver as possibilidades (Empresa que faz capotas) para obter uma opinião.

Parabéns!! Mais novo que eu um mês... :D

Pois é toz e eu já contava com 7 Anitos :D :D:D


Tenho como objectivo avançar com um restauro (melhorias/reparações) de forma a manter essencialmente a chapa e mais algumas alterações que surjam e que eu venha a identificar durante os próximos tempos (meses?Anos?) nesta grande máquina.

Para isso estou a contar com a ajuda paciente daqueles que já passaram por estas aventuras. ;)




Miguel N.

UMM Cournil -4x4-Entrepreneur-1981 / X-X-LH

mais do que um 4X4 !!!



 

tinomanies

Iniciado
Registo
12 Mai 2015
Mensagens
31
Localização
Portugal
Parabéns pela máquina eu tambem ando de volta dum ex GNR, o meu é de 1983 mas de 9 lugares a chapa resolve-se isso é só corte e costura e alguma gravitex, tive a sorte de ter a mecânica impecável força e alguma paciência.

Cumprimentos
 

MiguelN

Iniciado
Registo
17 Ago 2015
Mensagens
11
Localização
Portugal
Pois é Tinomanies,
devem existir muitos ex GNR a rolar, ainda bem :D
Corte e costura parece inevitável depois de tantos anos :) de serviço.
Para mim 5 lugares já seriam um luxo, não sei porque razão na altura da legalização deste Cournil, quem o fez não ter optado por legalizar + lugares???
Dava jeito, mas por agora as atenções estão viradas para a chapa .




Miguel N.

UMM Cournil -4x4-Entrepreneur-1981 / X-X-LH

mais do que um 4X4 !!!



 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Bonita UMMáquina Miguel.

Desde que ele ande o resto arranja se depois a pouco e pouco...!!!

Boa Sorte com ele.


 

faceumm

Iniciado
Registo
4 Jul 2011
Mensagens
39
Localização
Portugal
Parabens pela máquina.Espero em breve juntar-me ao club dos cournil. Sou da zona de òbidos
, perto da sua zona.
Sorte com a Máquina
 
Registo
1 Jun 2015
Mensagens
320
Localização
Portugal
Está muito bonito.

Cá em casa as nossas motas têm todas a cor de amarelo.

Um dia mando o Eduardo pintar um UMM também de Amarelo.

 

MiguelN

Iniciado
Registo
17 Ago 2015
Mensagens
11
Localização
Portugal
Obrigado a todos pelos comentários.

O Cournil Amarelinho continua pela Lourinhã. :)
Sofreu umas intervenções minhas pois tinha de ir à insp.
Continuo com planos de ir mantendo a máquina e fazer e algumas reparações conforme o tempo€€€€ disponível.


Foto do Cournil acompanhado por outra máquina da zona, UMM Alter II Vitesses :D, a qual pertence ao João Silva.




Agora que se aproxima o verão espero poder usufruir
+++ um pouco da máquina ;)







Miguel N.

UMM Cournil -4x4-Entrepreneur-1981 / X-X-LH

mais do que um 4X4 !!!



 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Boa Noite .Esta cada vez melhor este Verdadeiro Cournil de Livrete...!.Obrigado Miguel pela Partilha , e pela minha opinião , a seguir á Inspecção , Este Cournil esta a precisar de Umm Spa de Lama , para reforçar o Trabalho ja Feito...!
 

MiguelN

Iniciado
Registo
17 Ago 2015
Mensagens
11
Localização
Portugal
Obrigado João pelo Apoio :)
quanto à Lama não quero grandes aventuras (por agora :D:D:D) já que a máquina é para preservar. Os meus planos são fazer uns passeios, isso sim já me deixa satisfeito.







Miguel N.

UMM Cournil -4x4-Entrepreneur-1981 / X-X-LH

mais do que um 4X4 !!!



 
Top Inferior