• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Turismos,2000, trofeu, Campinas etc de onde vem?

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Há coisas que as vezes persistem em chamar-me a atenção e esta é uma delas.
Nos UMM's temos o Cournil que o nome vem de frança, cá pelos catálogos etc muito poucas vezes foi chamado cournil mas sim UMm 4x4 e Entrepreneur mas tambem cournil por isso este está certo!
Depois temos o Alter I e o Alter II e até como ja ouvi o Alter III?
Isto foi escrito pela UMM, nunca vi nada a dizer I, II ou III. Até nos catalogos de peças que ca tenho diferenciam as peças pelos motores caixas etc mas nao aparece alter II, alguem tem alguma coisa que os diferencie que possa mostrar?

trofeu tambem esta certo pois eram carros que seguiam as normas do trofeu UMM, alter turbo trofeu!

Campinas, errado, campinas eram os portaros e não os UMM's, os catalogos todos que tenho é UMM CS e UMM CD, UMM cabine simples e cabine dupla.

Turismo? onde está isso? nunca vi nada a falar disso.
Millenium, tambem nunca vi nada referente aos UMM milenium ou de tablier milenium.

Alter 2000, errado, Alter de 2000 correcto, sao meros alter turbo fabricados no ano 2000.

Editado por ideia mario machado:

Alvor, verdade que ja se viu fotos

ebano, acho que ja vi fotos nao sei bem

Editado por palavras de Pedro UMM

Os PRV's são conhecidos dessa forma por terem motores PRV V6 ciclo Otto em vez do habitual Indenor 4 cilindros Diesel. PRV significa Peugeot, Renault e Volvo.

Editado por palavras e fotos mais abaixo de Aloevera

Portanto o UMM Alter "dois" = II e' transmitido como tal.



escrevam as vossas opinioes conhecimentos, postem umas fotos etc e vamos desvendar ou por fim aos mitos.

 

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.474
Localização
Portugal
Bom tópico Mauro.

Embora não seja fácil conseguir ligar todos os pontos e aliar o motivos dos nomes a cada um dos modelos, pois a história é muito extensa e têm muitas "versões", vou dar a minha sugestão resumidamente da cronologia UMM que conheço.


UMM Cournil
Os primeiros modelos adoptaram o nome do seu criador, ficando deste modo com a designação UMM 4x4 Cournil disponíveis em três versões, o Tracteur, o Randonneur e o Entrepreneur.
Ficou assim designado e conhecido pela sua ligação ao seu criador que era o Sr. Bernard Cournil, sendo que os primeiros modelos em França eram conhecidos por Tracteur Cournil por fazerem o trabalho agrícola nos campos, tal e qual, de um tractor se trata-se.
O Cournil aparece em Portugal com o logo UMM Cournil 4x4.



No entanto o projecto UMM foi desenvolvido na sua versão inicial apenas para a versão Entrepreneur,



UMM ALTER
Na evolução do Cournil este muda de nome para Alter, e a opção recai sobre o nome Alter, que estava ligado ao cavalo puro sangue lusitano com um grande porte e atitude, tal como eram conhecidos os UMMs.
De tal forma que a apresentação oficial do UMM Alter foi em Alter do Chão na Courdelaria .
Sendo que sofreu algumas evoluções as quais tiveram como denominação Alter 1, Alter 2 e Alter 3.

A designação padrãao dos modelos UMM, se não estou em erro era:
Carroçaria - 100
Modelo curto nas versões
- HT – Hard Top, Capota Rigida
- ST – Soft Top, Capota de Lona
- VN – Van
- MS – Pick-up Cabine Simples c/caixa metálica




Carroçaria - 121
Modelo longo nas versões
- ST – Capota Rígida
- CS – Cabine Simples
- CD – Cabine Dupla
- MS – Cabine Simples
- MD – Cabine Dupla





Milésimo UMM
Aquilo a que se chamou de Milésimo ocorre por volta de 1992, que foi no ano em que foram efectuadas mais algumas modificações, alterações e uniformizações em todos os modelos UMM que só viriam a sair em produção no ano de 1993, dai ficar conhecido por milésimo.

Alter 2000
O nome vêm atribuído essencialmente por ter sido esse o ano em que se lançaram esses UMMs em produção.

Quanto aos UMMs Ebano e Alvor, são versões especiais e que no caso do UMM Alvor penso estar ligado a algo relacionado com sol, praia, etc.
No caso do UMM Ebano está relacionado com os apliques da madeira de ebano que lhe eram aplicados no seu interior.
No entanto nestes dois exemplos não tenho nenhuma certeza em concreto quanto á ligação verdadeira com o nome atribuído, apenas estas suposições.

Mauro,
Mais ou menos vai no sentido do que pretendias?



 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas

Desde ja muito o obrigado.
Vai no sentido so que eu gostava era de algo escrito pela umm seja fotos flyerz etc onde venha escrito alter 2, alter 3 e dos de 93

Nos conhecemos os carros por estes nomes mas será que são correctos?
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
quote:Originally posted by show_time

.... so que eu gostava era de algo escrito pela umm seja fotos flyerz etc onde venha escrito alter 2, alter 3 e dos de 93
...

Mauro,

Um "press release" em ingles ve a data e repara que a UMM fala em Alter II:



O verso de um fotografia tirada na altura e com a respective descricao Alter II








ambiente Alter " I "


os primeiros "turbo"


(continua no proximo post)
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Ambiente Cournil:



repara que em catalogo raramente ves fotos a dizer "cournil" nas chapas de identificacao do modelo




Warn ...que pinta ja na altura hein!

Mas no entanto a Palavra Cournil aparece nesta foto num concessionario "HONDA, Cournil e uma outra marca" em 1979









Mauro "perdi" 20 minutos com o teu pedido!!!
:)))
espero ter ajudado alguma coisa, mas referencias de "modelos lancados" pela UMM como:

"Alter de 1993 + Alter 2000 + Alter 3 ou III" nao tenho conhecimento como sendo oficial, pois esses termos vao sendo adoptados pelos entusiastas UMM na parte que respeita ao ultimo prototipo oficial UMM o "Alter III" nao chegou a ser modelo lancado e comercializado.

Creio que do modelo "Alter" passou a ter designacao comercial como Alter II (dois) quando a producao de Alteres viu alteracoes consideraveis nos modelos Alter, desde motorizacoes diferentes, e outros componentes como sabes.

Edit:
"Trofeu" como sabes nao foi designacao comercial de nenhum modelo Alter, mas sim palavra importada do verdadeiro "TROFEU UMM" onde varios UMM's Alter competiam e de fabrica ou nao vinham com caracteristicas proprias.

"Turismos" tenho a ideia que tambem e' palavra adaptada e que tenta retratar o nivel de conforto "superior" (para os modelos da altura), passando pelos conjuntos de bancos e acabamentos, e possivelmente alguns acessorios, mas nao creio que "designados" como tal pelo constructor, maioritariamente aplicavel a modelos pos 1993.

"Campina" e' modelo da Portaro e nao da UMM e que sem duvida se assemelham muito com a caixa de carga de madeira como nos modelos Alter chassis 121 polegadas (os longos) mas nao e' modelo UMM, mas sim nome do modelo da Portaro.

Tirei estas fotos exclusivamente para esta tua questao.
ve la a tua sorte.

Mas ha por ai mais informacao nao tenho duvidas.
Abraco
Carlos Pires

 

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Mensagens
1.470
Localização
Portugal
muito bom

obrigado Norberto e Carlos, pelo tempo não perdido na partilha destas informações
e também ao Mauro por ter levantado a questão
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas

Muito obrigado a todos pelo tempo dispensado

Segundo ja li o alter iii era a partir de um certo ano os nossos alter ii

Ja não sei onde vi isso, o Gil seria o alter iv, será verdade?

Agora falta os turismos, alguma prova que seja ou não senão são meros alter turbo de 1993.

CUMMps
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Mauro,

Estava aqui a selecionar umas fotos ali para umas cenas e repara que alem de ter partilhado contigo alguma papelada onde referem-se a "ALTER II", ve bem estas fotos que esclarecem melhor ainda:




Este modelo esta nas fotos tal e qual saiu de fabrica (nao contar com o envelhecimento de pintura claro)
Mas todos os graficos (exclusivos para o mercado ingles), cor, etc e' tal e qual como saiu de fabrica.

Portanto o UMM Alter "dois" = II e' transmitido como tal.
Se me lembre nao vejo Alter I = "um" em graficos e para o cliente final.

Se internamente a UMM assim o definia...talvez.
E' pena que com tanto "historiador" nao ca vem ninguem partilhar informacao...
sera que e' do sol que se faz sentir em certas zonas ca do nosso forum???

Estes topicos e' que sim sao de interesse...

Va nao fiques acordado ate muito tarde

(nota do "historiador" este UMM para quem nao saiba e' aqui do "je" e foi pescado no norte de Londres e esta em Portugal - ver seccao de restauros: Alter Turbo 1993 Jornal do Zeca)
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Bom Dia Pessoal.Será que essa foto a preto e branco, aonde aparece esse Cournil e a publicidade ao Cournil, não sera um Stand em Inglaterra,
Que fossem na altura representantes do Cournil , importado de França na Altura ?, Talvez a Umm Ainda não Exportasse...!?.
E Acerca do Alter I ,a minha opinião é que fizeram o Alter , 1ª versão , so lhe deram o nome de Alter , e depois com Nova de Serie de Alter's , com caixa de 5 ,D.A. travoês ventilados , ai passasse a ser chamado de Alter II, mas tambem não tenho conhecimento suficiente
Para Afirmar Umma situação ou Outra, neste caso são suposiçoês minhas...!?.Cummprimentos.

jsilva
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Joao Silva,

Essa fotos e todas as fotos que postei sao fotos (e scans) por mim tiradas.
Portanto sei de alguma historia por detras de cada.

E o concessionario que falas estava localizado na costa sul de inglaterra.

A foto nao mente pois temos a matricula inglesa, e o Cournil esta a trabalhar para o concessionario mencionado na foto.

E la mais ao fundo tens outro estacionado.

Nos primeiros anos Cournil em Inglaterra era Cournil.
Mas apos algum tempo que nao te posso precisar de momento passaram a ser designados por TRANSCAT.
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Ok.Obrigado Carlos pela Informação da Transcat , não sabia , sempre a aprender...! . Cummprimentos.

jsilva
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Carlos obrigado pela partilha, entao temos agora outro dilema, o Alter III que ja me falaram ser o Alter II a versao de 93 nao é verdade, o teu é de 93 turbo etc etc e diz Alter II.

Os Alter II pelo menos existem hehehehe

Gostava era que viesse mais malta opinar uma beca

 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
...olha que "alteres de 93" e' termo adoptado por nos entusiastas.
Sabes que nesta situacao o "diz que disse" nao conta.
Ou o amigo que trabalhou e ouviu dizer.

O que conta sao os "papeis" e o que esta escrito.
Alter II e' certo.
Alter I hmmmm ainda nao vi.

Mas e' sempre mais comodo ficar calado ...
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Este tópico sem dúvida de que a cada dia que passa fica mais interessante, entretanto após o que li chego a conclusão que quanto mais sei, mais sei que afinal nada sei!
Então e os PRVs! afinal porque são conhecidos por PRVs?
Anda Mauro, aponta lá mais este à tua lista;)
abraço
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
quote:Originally posted by MarioMachado

Este tópico sem dúvida de que a cada dia que passa fica mais interessante, entretanto após o que li chego a conclusão que quanto mais sei, mais sei que afinal nada sei!
Então e os PRVs! afinal porque são conhecidos por PRVs?
Anda Mauro, aponta lá mais este à tua lista;)
abraço


Os PRV's são conhecidos dessa forma por terem motores PRV V6 ciclo Otto em vez do habitual Indenor 4 cilindros Diesel. PRV significa Peugeot, Renault e Volvo.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Obrigado Pedro, de fato já me tinham dado essas explicações quando vi pela primeira vez um PRV, a questão que neste momento me intriga e isto com base nos documentos anteriormente postados é saber se há catálogos ou outras fontes onde se veja algo a fazer referência ao nome PRV.!
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
quote:Originally posted by MarioMachado

Obrigado Pedro, de fato já me tinham dado essas explicações quando vi pela primeira vez um PRV, a questão que neste momento me intriga e isto com base nos documentos anteriormente postados é saber se há catálogos ou outras fontes onde se veja algo a fazer referência ao nome PRV.!



Não deve haver tal como não houve propaganda a referir-se a Indenor. Quanto muito poderia haver alguma referência ao tipo de motor, potência ou cilindrada. PRV é o fabricante do motor.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 
Top Inferior