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turbos de Geometria no UMM

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17 Mar 2017
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já li muita coisa dispersa aqui no Forumm e nada em concreto....

Gostava de ter opiniões de quem já aplicou um TGV no indenor 2.5 e resultados?

1852V?
2056?
1749Va?
2260?
T04 do 2.5tdi?
1549?
2256?

etc etc etc

opiniões sff
 

badumm

UMM
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2 Ago 2018
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Boas,

Para ter baixas e um motor mais solto, responsivo e juvial, com um K14 fica bem servido.
Bom, barato e fácil aplicação.

A menos que faça 70% autoestrada e 30% voltinha saloia, aí talvez sinta falta de altas.

Cumprimentos
 

Aldeia

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Eu tive, não foi nada de especial, não valeu a pena o investimento. Aposta num TD04, ficas bem servido ou num K14 se queres mais baixas.
 

markilhas

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29 Abr 2006
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Meti TGV num cabstar e aquilo ficou do cara#### ...agora o óleo a utilizar eh um 5.30...duvido que algum indenor se vá dar com óleos finos...acho que geometria fixa já aqui falado eh o melhor
 

markilhas

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Oi de by-pass como diz o rapaz no filme, que ainda não viu os senhores dos turbos a.meterem motores de bomba mecânica a terem o demônio no corpo
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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O rapaz do vídeo em parte tem razão, que um tgv sem controlo electrónico não tira todo o potencial do turbo, mas a dizer que fica igual... O tgv mesmo com controlo mecânico pode-se tirar bom partido dele, principalmente ter mais ar nos cilindros a baixa rotação, pois a geometria das pás obriga que os gases de escape façam o turbo rodar mais rápido em baixos regimes levando muito mais ar para os cilindros, o que o tgv faz com controlo mecânico é em regimes mais elevados limitar a rotação do turbo abrindo a geometria e consequentemente também libertar mais gases de escape. Nos indenor não acredito que se tire muito partido de um tgv em altas,mas as baixas melhoram, não vale a pena ir para um turbo muito grande à procura de altas.
 

badumm

UMM
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2 Ago 2018
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Meti TGV num cabstar e aquilo ficou do cara#### ...agora o óleo a utilizar eh um 5.30...duvido que algum indenor se vá dar com óleos finos...acho que geometria fixa já aqui falado eh o melhor

Boas @markilhas,

Quando apliquei o k14 no meu 2.5TD indenor, experimentei colocar 5W30 com aditivo anti fricção Faher, e por incrível que pareça, está a dar-se bem, sem gastar óleo!

Abraço
 
Registo
17 Mar 2017
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5W30 num indenor parece-me péssima ideia pelo índice superior de temperatura do oleo... 30 é muito pouco para um motor em que os internos se mandam para uma temperatura jeitosa como um indenor em carga...

quanto ás restantes opiniões, mt obrigado pessoal!!!
 

GPatuleia

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28 Abr 2020
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5W30 é péssima ideia. Nem num motor acabadinho de restaurar. Um 10W40 pode ser interessante. Ou até um 10W50 se se for muito exigente com o motor. 5W30 nunca, "jamé".
 

Zeca

UMMzito
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Não concordo, um óleo 5WXX é o ideal para um motor que tenha acabado de ser rectificado. Nos indenor, 5W40 seria aconselhável, quem ande muito pelo Alentejo, um 5w50 não seria de desprezar. O "jamé", "jamé“ se aplica neste caso!
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Não sou especialista, mas todos os especialistas de classicos que conheço não recomendam óleos sintéticos.

As tolerâncias e materiais usados nesses motores não são adequadas para os óleos actuais, pelo que não devem ser usados.

Mesmo os aditivos usados nos óleos mais actuais não são adequados para os motores dos clássicos.

Podia tentar explicar melhor, mas uma simples pesquisa pelo Google é suficiente para encontrar muita informação de especialistas sobre esse caso e que explicam bem melhor do que eu o que disse acima.

Eu tenho o motor todo retificado e uso 10w40. Menos do que isso "jamé".
 

Zeca

UMMzito
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30 Dez 2019
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Não sou especialista, mas todos os especialistas de classicos que conheço não recomendam óleos sintéticos.

As tolerâncias e materiais usados nesses motores não são adequadas para os óleos actuais, pelo que não devem ser usados.

Mesmo os aditivos usados nos óleos mais actuais não são adequados para os motores dos clássicos.

Podia tentar explicar melhor, mas uma simples pesquisa pelo Google é suficiente para encontrar muita informação de especialistas sobre esse caso e que explicam bem melhor do que eu o que disse acima.

Eu tenho o motor todo retificado e uso 10w40. Menos do que isso "jamé".
Não se tratam de tolerâncias mas sim da questão da capacidade de limpeza que o óleo sintético tem quando comparado com um óleo mineral. Aquando da utilização de óleo mineral dá-se a formação /acumulação de matéria orgânica em diversas zonas do motor que até ajudam a manter alguma compressão em motores mais usados/cansados. Ao trocar de óleo, colocando um sintético, esse material orgânico vai sendo removido ao longo do tempo, podendo haver um aumento de consumo de óleo, nada mais. Ninguém consciente desaconselha tal óleo que até garante mais lubrificação que qualquer óleo mineral. E o facto de ser 10w40 tanto pode ser sintético, semi-sintetico como mineral, há p todos os gostos. E se o herr verificar, eu até tive o cuidado de referir, motores recentemente rectificados. Há quem goste de parar no tempo...
 

herrdoctor

Pedro Faria
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Quando refiro tolerâncias, refiro-me a motores acabados de construir. As tolerancias de construção dos motores recentes não se comparam com as tolerâncias dos motores à 30 anos atrás.
Por isso os carros mais recentes precisam de um óleo mais fino a frio.
Para além da capacidade de limpeza, o óleo contém outros aditivos, muitas vezes incompatíveis com os retentores que os motores antigos usam, aditivos para filtro de partículas, e blá blá blá....

Já te disse, não sou expert mas podes fazer uma pesquisa na Google que encontras tudo isso lá, mesmo em português...

Deixo-te aqui o link: www.google.pt

Experimenta, vais gostar. Modernices....
 

Zeca

UMMzito
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30 Dez 2019
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Obrigado mas prefiro pesquisas em inglês e com motores de busca mais abrangentes do que o Google. Mas continue a pesquisar aquilo que lhe interessa, ficando no marasmo habitual do português. Quem lida realmente com clássicos sabe que as tolerâncias que refere são respeitantes a veículos bem mais antigos que os UMMs, mas tudo bem, leve a bicicleta se o faz feliz.
 
Última edição:

brunomss

UMMzito
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19 Set 2009
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Eu tenho TGV e gosto. Tens potência mais linear. No meu caso a potência é similar mas a subir ficou uma maravilha.

O meu carro aquecia mais mas já me fizeram uma alteração que ando a testar e que em breve colocarei aqui no fórum. Queria um dia com mais de 30 graus para ir para o auto estrada e testar como deve ser
 

rjoina

UMM
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18 Fev 2011
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Eu não precebi nada disso mas no meu cournil c um TGV 2056vk estava bem bom
Ou seja o que eu vejo nos TGV é que enchem mais rápido que os outros logo podemos usar turbos maiores sem sofrer o turbo lag
Se agarrem num kkk24 e o meterem no umm só no fim de ele encher e vai demorar mais tempo que um kkk14 é que vão ver a diferença.
 
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