• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Turbo de Aplicação "Directa"

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
333
Localização
Lisboa
Boas,

Tenho aplicado no meu Alter 2 Turbo um K16, mas acho que já se deitou... :sleep:
Demora a encher, não faz muita pressão... Já mexi na bomba injetora e na wastegate, mas não senti grande melhoria.

Estou a ponderar adquirir um turbo novo. (Sei que o turbo do TX4 é muito bom, mas é muita fruta! €€€ 🤑 )

Pela vossa experiência, quais os turbos (e provenientes de que carros) é que são de aplicação directa ou quase directa nos nossos motores 2.5TD? :)

Gostava de um turbo mais versátil que o K16, com mais baixas mas que não deixasse a desejar em estrada.

Obrigado ;)
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Se queres um investimento a longo prazo (o chamado é para ter) eu aconselho-te a ires para o Stage2 da Terrax4.

Podes sempre tentar um KKK14...
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Barato e fácil tens os K14, dos peugeot's 1.9 TD..

Atenção que ficas com boas baixas, mas em auto-estrada não passes dos 100/110 muito tempo ou dás cabo do turbo.
 

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
333
Localização
Lisboa
Muito obrigado pelas vossas sugestões @StreetGT e @Aldeia 👌 :)
Barato e fácil tens os K14, dos peugeot's 1.9 TD..

Atenção que ficas com boas baixas, mas em auto-estrada não passes dos 100/110 muito tempo ou dás cabo do turbo.

Estou muito tentado para um K14. A utilização que dou é mais fora de estrada e citadino, nada de autoestrada.

Qual o feedback do turbo depois de instalado? Qual a pressão que está a fazer no seu k14 em picos?
O k14 dos Peugeot 1.9TD é de aplicação direta?

Obrigado
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Eu adorei. Fazia picos de 1.2.

A aplicação era directa, poderás apenas de ter que rodar o caracol. Mas atenção que tem de ser k14, pois os Peugeot 1.9 td também vieram com outro turbo que é diferente. Usa o teu desmontado para comparar.

Eu auto-estrada é pacifico, desde que andes a 100kmh. Eu fiz muitos quilómetros assim. Pontualmente acelerava mais para ultrapassar, mas só mesmo isso.
 

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
333
Localização
Lisboa
Eu adorei. Fazia picos de 1.2.

A aplicação era directa, poderás apenas de ter que rodar o caracol. Mas atenção que tem de ser k14, pois os Peugeot 1.9 td também vieram com outro turbo que é diferente. Usa o teu desmontado para comparar.

Eu auto-estrada é pacifico, desde que andes a 100kmh. Eu fiz muitos quilómetros assim. Pontualmente acelerava mais para ultrapassar, mas só mesmo isso.

Muito obrigado @Aldeia
Lá vou passar os próximos dias a procurar um K14 no OLX... 😜

Ou alguém aqui do ForUMM que tenha algum disponível? :)
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
eu tenho no meu um TD04 originário do BMW 525tds.

ganhas bastante em baixas e não há muitas invenções a fazer!!! basicamente é um K16 com mais baixas com o core do K14 (tambem tive um assim) e gosto mais deste bmw

atenção que este turbo é de origem Mitsubishi e foi aplicado em inúmeros carros. o que é compatível com o UMM é o TD04-13t
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Badumm,

também te aconselho o TD04. a aplicação não é tão directa como o K14 8tens que rodar o caracol, fazer novo suporte para a wastegate, tens que mandar fazer uma bolacha de acoplamento ao colector e outra para o escape, mas nada de muito complexo. ficas com uma solução bastante mais interessante que o original K16 e mais elastico que o K14.

Se ponderares o K14, é como disse o aldeia, qualquer motor 1.9 TD do grupo PSA que tenha saido com turbo k14 de 3 furos aplica directo no colector do UMM. há umas versões com arrefecimento a agua, mas esse circuito pode ser anulado e não é impeditivo da montagem.

se optares pelo td04 e se tiveres dificuldades em arranjar as bolachas de aplicação, dá-me um toque que tenho cá isso.
 

manuel80

UMM
Registo
16 Ago 2008
Mensagens
296
Localização
Portugal
Não é de aplicação direta e até está a dar bastante trabalho, mas estou a preparar um TD04 de origem Iveco para montar no meu UMM
ref: 49377-07000
 

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
333
Localização
Lisboa
Badumm,

também te aconselho o TD04. a aplicação não é tão directa como o K14 8tens que rodar o caracol, fazer novo suporte para a wastegate, tens que mandar fazer uma bolacha de acoplamento ao colector e outra para o escape, mas nada de muito complexo. ficas com uma solução bastante mais interessante que o original K16 e mais elastico que o K14.

Se ponderares o K14, é como disse o aldeia, qualquer motor 1.9 TD do grupo PSA que tenha saido com turbo k14 de 3 furos aplica directo no colector do UMM. há umas versões com arrefecimento a agua, mas esse circuito pode ser anulado e não é impeditivo da montagem.

se optares pelo td04 e se tiveres dificuldades em arranjar as bolachas de aplicação, dá-me um toque que tenho cá isso.

Muito obrigado @Passarinho pelas excelentes (e detalhadas) dicas! 👌

Não tenho palavras para agradecer o vosso apoio. Sinto-me em casa. Era deste espírito que o ForUMM precisava :)
 

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
333
Localização
Lisboa
Não é de aplicação direta e até está a dar bastante trabalho, mas estou a preparar um TD04 de origem Iveco para montar no meu UMM
ref: 49377-07000

Também parece uma adaptação interessante @manuel80 .
Vai partilhando fotos na secção restauros, se já tiveres algum tópico aberto taga-me que gostava de acompanhar a evolução :)
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
O ideal era o terraX4, mas é um bocado puxado. Sempre ouvi falar dos k14 para ganhar baixas. TD04 acho que é a primeira vez que ouvi falar, mas fiquei curioso...
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
No Indenor não testei o TD04, não posso afirmar. Pelo que ouvi é um bom substituto do K16. Sei que há vários Indenor com esse turbo aplicado, pode ser que passem por cá.

No meu 2.1 está porreiro, acho qb para o motor, sobretudo em altas.
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
se alguém quiser testar o TD04 em motores Indenor, passem cá por Cinfães e podem dar uma voltinha num dos meus UMM´s, têm todos esse turbo montado.

só tenho a falar bem do turbo, tem altas, tem baixas, tem fiabilidade. Recomendo!
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
as falanges necessárias para a aplicação do TD04.

Escape:

20200203_103427.jpg



Conversão para o colector de admissão do K16:

20200203_084744.jpg
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Alguém com paciencia para mostrar/explicar o que é rodar o caracol e fazer novo apoio para a wastegate? Que saudades da simplicidade do Cournil...;)
 
Top Inferior