• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Tramagal

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
ja se tinha falado num topico de outros carros montados ou feitos em portugal(como nao encontrei o topico abri este)
ora aqui esta um camiao Tramagal 4x4 ou 6x6:D
feira aventura 2005 montijo:


aqui ve-se bem o dizegn futurista que tambem era aplicado nos UMM´s,disegn reto---:D:D:D

Paulo Alves
 

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Mensagens
325
Localização
Portugal
Já tivemos um desses no meu Quartel e que eu saiba eles são policarburantes...

Rui Oliveira



UMM - Orgulho Nacional
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.947
Localização
Portugal
Grande maquina sem duvida!
Peço desculpa pela minha ignorância, mas o que significa ser policarburante? Funciona com qualquer combustivel?
cUMMprimenTTos
Alexandre Madeira
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.155
Localização
Djibouti
e bebem 100 aos 100!!!

aquilo até whiskey bebe!!!


UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

ajrm

UMMzito
Registo
27 Out 2006
Mensagens
130
Localização
Portugal
Mais uma grande viatura montada em Portugal!
É verdade que aquilo trabalhava com gasolina, gasoleo, petroleo, ect... Logo que fosse combustivel, não se recusava a nada.

um abraço
ajrm
 

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Mensagens
427
Localização
-
Aqui ficam mais algumas informações e esclarecimentos sobre a "Tramagal":

As imagens apresentadas são de uma Berliet Tramagal.

"Os camiões Berliet Tramagal, como o nome indica foram produzidos na localidade do Tramagal pela Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), com autorização da Berliet.
Esta situação foi a solução que Salazar encontrou para produzir um camião que resistisse às difíceis condições de luta no ultramar português, durante a "Guerra Colonial" ou "Guerra em África".

Um exemplar com as cores militares:

Quando começou a produção destes camiões todo-o-terreno, era fabricado 1 camião de 2 em 2 dias, mais tarde com o evoluir da guerra colonial passaram a ser fabricados 2 camiões por dia.

Exemplares de corporações de bombeiros:




Entretanto a MDF, em 1982 apresentou o camião militar Tramagal TT 13x160 6x6.
Foi projectado e realizado pela "Metalúrgica Duarte Ferreira e pela Renault Vehicles Industriels. À excepção do motor, caixa de velocidades e de outros orgãos de origem francesa, todos os componentes são fabricados pela MDF ou pela indústria subsidiária o que permite atingir 60% de incorporação nacional. Destinado a uso militar, concebido para o transporte de pessoal ou carga e próprio para operar nas mais diversas e difíceis condições, o Tramagal pode servir desde camião cisterna a camião lança-foguetes ou lança mísseis. O seu motor é um seis cilíndros, sobrealimentado, com 5492 cc. A potência máxima é de 155 cavalos DIN a um regime de 2900 rpm e o binário máximo de 44 mkg a 1900 rpm.
Quanto ao peso, 13 toneladas, com condutor, sendo a tara de 7600 kg. A carga útil é de cinco toneladas e a carga rebocável 2500kg. Refira-se, finalmente, que a aptidão do Tramagal em subida, é de 61 graus, atinge 85 km/h e tem autonomia para 900 km, com carga máxima." (fonte Revista ACP ano LII n.º 3/4 março/Abril 1982)
A empresa MDF foi formalmente extinta em 1995."


(fonte: www.rodasdeviriato.blogspot.com)

Para terminar, gostava de dizer que o design da "chapa direita" característica dos veículos nacionais (UMM, Berliet Tramagal, Datsun Sado, GM Amigo, Jiptara, Leopardo) deveria ser uma característica a manter (com orgulho e de forma pensada) em qualquer novo projecto a fabricar em terras lusas.
Com uma estratégia bem planeada, essa poderia ser a nossa imagem de marca (o mercado está cheio de veículos com aspecto semelhante).
 

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Mensagens
427
Localização
-
Os camiões Leopardo da empresa Bravia, foram fabricados pela VM no Porto Alto (que também fabricou Chaimites).
Mais informações e fotografias: http://rodasdeviriato.blogspot.com/search?q=leopardo

(na fotografia placa de Chaimite - Bravia e VM)
Se conseguir peças para um UMM pode ser uma tarefa difícil, agora imaginem para este camião do qual foram feitas poucas unidades...


www.rodasdeviriato.blogspot.com - O mundo sobre rodas em Portugal
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas AmigUMM's :)
Excelente post!
Parabéns e obrigado pelos ensinamentos e pelas fotos. :p
Bem sabemos que as economias de escala limitam e/ou extinguem certos e determinados projectos de ambito nacional.
Infelizmente, instaurou-se na sociedade moderna Portuguesa o conceito " bom é o que vem de fora".
Nós Portugueses, podemos nos orgulhar muito das nossas capacidades que são muitas e em alguns casos impares.
Basta ver este tópico para comprovar. ;)
Pena que os nossos governantes, ao longo de décadas, não tenham sabido valorizar e apoiar o que é nosso e que tão bem nos representa por esse mundo fora. :disappointed_relieved:
Vamos ser optimistas e acreditar que um dia voltaremos a ver nas nossas estradas viaturas novas "Made in Portugal". :)
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Ao tópico

A Bravia chegou a fazer 3 modelos originais de camiões para o exército. Seriam eles conforme a sua cil.: a Pantera, o Leopardo e a Gazela.

Quando o Depósito de Beirolas fechou, vi ainda os poucos protótipos em parque e em estado de boa conservação, nenhum resistiu ao tempo nem à estupidez.

A Bravia para além da Chaimite, e dos modelos apontados de camiões, ainda fez 3 blindados ligeiros para a GNR (desenho original português, motor Perkins 6 cil. gasóleo), dos quais apenas um se salvou (e que tenho conduzido muitas vezes nos últimos 15 anos!), com aproveitamento do chassis Dodge e levando a torre da Chaimite.

Para utilização militar e civil foram fabricados nesse estabelecimento muitos reboques de 1/4 de ton. (cópia americana).

UMM abraço

João
 

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Mensagens
427
Localização
-
Aqui fica uma publicidade da época, retirada da revista "Serviço de Administração Militar" de 1973.
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Imaginei uma equipa Portuguesa composta por UMMs e Portaros a caminho de Dakar com camiões Berliet-Tramagal e Bravias Leopardo a fazerem de viaturas de apoio? Não seria fantástico? Se o euro-milhões me calhasse a mim...

Aquele Abraço

Gonçalo Marques
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
gonçalo isso era espetacular :p
mas o mais provavel era o resto dos concorrentes ,começarem a pedir socorro,pensando estar na eminencia de um ataque torrorista,tal nao seria o aspecto da cavalaria(veiculos desconhecidos) ,de formas angulosas e inponentes que se aproximavao:D:D:D:D(y)(y)
assim de repente veio-me a memoria uma imagem dos inimigos do Mad Max a atravessa o deserto etc.lololololol:D:D:D
e tambem podemos juntar ai as motas a AJP.tem dado cartas com produtos de elevada qualidade e inovaçao(a ums tempos estavao para fazer um 400 a 4T:p)

Paulo Alves
 
Top Inferior