Aqui ficam mais algumas informações e esclarecimentos sobre a "Tramagal":
As imagens apresentadas são de uma Berliet Tramagal.
"Os camiões Berliet Tramagal, como o nome indica foram produzidos na localidade do Tramagal pela Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), com autorização da Berliet.
Esta situação foi a solução que Salazar encontrou para produzir um camião que resistisse às difíceis condições de luta no ultramar português, durante a "Guerra Colonial" ou "Guerra em África".
Um exemplar com as cores militares:
Quando começou a produção destes camiões todo-o-terreno, era fabricado 1 camião de 2 em 2 dias, mais tarde com o evoluir da guerra colonial passaram a ser fabricados 2 camiões por dia.
Exemplares de corporações de bombeiros:
Entretanto a MDF, em 1982 apresentou o camião militar Tramagal TT 13x160 6x6.
Foi projectado e realizado pela "Metalúrgica Duarte Ferreira e pela Renault Vehicles Industriels. À excepção do motor, caixa de velocidades e de outros orgãos de origem francesa, todos os componentes são fabricados pela MDF ou pela indústria subsidiária o que permite atingir 60% de incorporação nacional. Destinado a uso militar, concebido para o transporte de pessoal ou carga e próprio para operar nas mais diversas e difíceis condições, o Tramagal pode servir desde camião cisterna a camião lança-foguetes ou lança mísseis. O seu motor é um seis cilíndros, sobrealimentado, com 5492 cc. A potência máxima é de 155 cavalos DIN a um regime de 2900 rpm e o binário máximo de 44 mkg a 1900 rpm.
Quanto ao peso, 13 toneladas, com condutor, sendo a tara de 7600 kg. A carga útil é de cinco toneladas e a carga rebocável 2500kg. Refira-se, finalmente, que a aptidão do Tramagal em subida, é de 61 graus, atinge 85 km/h e tem autonomia para 900 km, com carga máxima." (fonte Revista ACP ano LII n.º 3/4 março/Abril 1982)
A empresa MDF foi formalmente extinta em 1995."
(fonte:
www.rodasdeviriato.blogspot.com)
Para terminar, gostava de dizer que o design da "chapa direita" característica dos veículos nacionais (UMM, Berliet Tramagal, Datsun Sado, GM Amigo, Jiptara, Leopardo) deveria ser uma característica a manter (com orgulho e de forma pensada) em qualquer novo projecto a fabricar em terras lusas.
Com uma estratégia bem planeada, essa poderia ser a nossa imagem de marca (o mercado está cheio de veículos com aspecto semelhante).