• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Tipo de Óleo

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Não tinha reparado que a luz do óleo no painel não acende, hoje fui ver o nível e já estava bem baixo...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Nos motores turbo podes usar 10w40.
Nos atmosféricos julgo que o 15w40 serve mas se fosse eu era o 10w40 para tudo.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Eu uso 10w40 no motor turbo. A diferença para o 15w40 é só em frio. Como o motor turbo tem mais componentes movéis e tem injectores de óleo para os cilindros, acho mais adequado.

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
Viva Bruno,

O critério que sugiro que uses para escolher o óleo para o teu UMM depende principalmente dos dois seguintes factores:
Minima temperatura onde vais conduzir: -15 centigrados ->15w40 ; -20C -> 10w40

Preço: 10w40 é metade do preço do 15w40

No meu turbo e para as temperaturas minimas no Inverno onde me encontro, uso o 15w40.

Cummprimentos
Paulo

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Viva Bruno,

O critério que sugiro que uses para escolher o óleo para o teu UMM depende principalmente dos dois seguintes factores:
Minima temperatura onde vais conduzir: -20 centigrados ->15w40 ; -15 C -> 10w40

Preço: 10w40 é metade do preço do 15w40

No meu turbo e para as temperaturas minimas no Inverno onde me encontro, uso o 15w40.

Cummprimentos
Paulo
Explicação melhor que esta, é impossível..., ou ainda existem duvidas...!!! :cool: :alien:

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Por acaso fiquei xom uma dúvida!🤔
Não é o 15w40 que custa metade do 10w40?
Geralmente, e como o Eduardo refere o 10W40 é mais acessível que o 15w40.
Certamente que ver com a maior oferta e maior demanda desta graduação.

E acrescento ainda um factor, o historial do motor

Mas lá está, em resumo:
Atmosféricos 15w40 (eventualmente 10w40 no inverno e 15w40 no verão para motores reconstruidos e/ou em óptimo estado)
Turbos 10w40

Não é assim tão difícil nem há tanta questão pelo meio.
Há sim uma questão que todos se esquecem que é o período de vida do óleo e as funções do mesmo (lubrificar, arrefecer e limpeza do motor).
Toda a gente faz as contas aos km's, mas não se esqueçam que nos nossos veículos o desgaste é maior por andar em baixas.
10 000 km em baixas corresponde a um desgaste muito superior à real quilometragem realizada.
Portanto se calhar não era mal pensado, encarar o motor dos jipes como uma máquina industrial/agrícola e fazer contas ao nº de horas e não à quilometragem (ponham um conta horas, por exemplo).
Reforço que esta é a minha humilde opinião, e cada um é livre de interpretar e efectuar como considerar melhor.

Top Inferior