• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Tintas e primários - o que usar?

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
227
Localização
Lisboa, Portugal
Boas,

Arranjei finalmente uma capota de chapa e por ser proveniente de um UMM encarnado optei por pintá-la totalmente de branco para ir bem com o meu castanho... assim não corro o risco de falhar a afinação de cor e ficar com castanhos diferentes no carro e na verdade até gosto do efeito Alter I da capota branca.

Por estar só com dois pequenos pontos de ferrugem já tratados e o resto da pintura em muito bom estado, decidi fazer apenas uma passagem de lixa para tirar o brilho, aplicar primário e tinta. O meu problema é não fazer a mínima ideia de marcas, preços e lojas de pintura automóvel.

Por isso preciso de uma ajuda relativamente a:

- tipo de primário e quantas demãos tratando-se de repintura;

- grão de lixa para o primário (360 é bem?);

- tinta branca ral 302 (julgo que é o de origem), marca e quantas demãos devem ser aplicadas, tendo em conta que o trabalho vai ser feito numa garagem arejada;

- detalhes e pormenores que devo lembrar-me e estou a esquecer;

Fui a uma Robbialac perto do Lumiar e os preços pareceram-me caros. Que lojas em Lisboa ou nas redondezas conhecem que me possam indicar.

1 abraço
Zé Almeida


Apresentação o meUMM https://for-umm.pt/oldthreads/22160
Apresentação membros https://for-umm.pt/oldthreads/22159
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Anda por aqui o João Silva (utilizador 'joao silva') que está no mercado das tintas, poderá aconselhar-te e saber melhor dos produtos que procuras.

Não deixando de responder à tua questão e sem saber preços do que já encontraste, podes sempre passar pela Tintauto (Rua Oliveira Martins 12, 1000 Lisboa), lá também te saberão explicar as coisas e aconselhar sobre os produtos.

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 
Registo
21 Mai 2008
Mensagens
217
Localização
Portugal
Acho que 360 para primario é um bocado grossa. Experimenta comecar com 500, da um acabamento melhor.

AbracUMM

Joao Cabral.
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Para começar podes pegar numa 180 para lixar generosamente a tinta. Se necessita de correcções limpas a zona e aplicas o betume. Depois dobras e voltas a passar com uma 360. Finalmente dobras outra vez e passas uma 600 a água.

Limpas tudo bem, com panos, ar comprimido e finalmente com um pano limpo embebido em diluente celuloso. Deixa tudo BEM lixado e bem limpo ou a fase seguinte será uma porcaria.

Aplicas o primário diluído com diluente (normalmente duas partes de primário e uma de diluente, mas a casa de tintas informa-te melhor). Não sejas somítico com o primário.

Depois voltas a lixas com lixa 600 em água (esta lixadela é mais fácil).

Voltas a limpar tudo bem.

Preparas a tinta. Normalmente deve vir o catalisador à parte. Sê muito criterioso com as proporções ou sujeitas-te a deitar uma tinta bem cara para o lixo.

Vai fazendo alguma de cada vez. Assim se sobrar ainda tens para retoques durante algum tempo (o catalisador ao fim de 3 meses estraga-se, mas a tinta dura mais)

Se vais pintar em ambiente não controlado (garagem, ar livre, etc.) procura um local à sombra. Com o calor destes dias não aconselho a pintar antes das 7 da tarde, um pouco antes do crepúsculo e da invasão da mosquitada.

Vai pintado com calma, pouca tinta e dá umas duas ou três demãos. Deves esperar um pouco entre demãos, podes aplicar uma borrifadela num sitio qualquer. Quando sentires que a tinta está a ficar pegajosa mas já não está liquida aplicas a próxima demão. Se não tens prática treina um pouco num sitio qualquer.

Aconselho vivamente a desmontares a capota peça a peça. Além de fazeres um trabalho mais bem feito podes pintar os elementos na posição deitada. Sempre evitas escorridos num deslize.

Agora vai lixar, tens muito que fazer.
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá Jlba.Se Optares por Material da Barbot, o qual vendo , podes optar pelo Primario Multisuperficies , e por um Esmalte Poliuretano Acrilico , com Endurecedor é um Kit , foi cim este Material que Pintei a Capota do meu Umm.

cUMMprimentos J.Silva
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
quote:Originally posted by jjba

Boas João,

Neste momento tenho de optar pelo mais barato. Quanto material é que gasto e quanto vale?


Apresentação o meUMM https://for-umm.pt/oldthreads/22160
Apresentação membros https://for-umm.pt/oldthreads/22159


E daqui a um ano tens ferrugem outra vez. Poupas no trabalho, não poupes na qualidade do material senão tens 2 trabalhos e gastas dois dinheiros. Há tinta a 20 euros o litro e a 50 euros o litro. Para pintar a capota gastas meio litro de tinta mais catalisador (até sobra). Será que vale a pena apostar por material de qualidade inferior? Pensa nisso.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá. Vou te Enviar os Preços por Pm se fôr em Mate (sem brilho) acresce mais 2.50€ este Material é de Secagem Rapida , Como Diz o Aldeia tentar nestes dias não dar , se for caso disso o material ao Sol (nem Pensar...!) e com temperaturas mais baixas.

cUMMprimentos J.Silva
 

manuel80

UMM
Registo
16 Ago 2008
Mensagens
296
Localização
Portugal
Viva João Silva
Vou pintar a capota do meu UMM, gostaria de saber que produtos aconselhas, quantidades e preços!.
cUMMpts!
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá.aconselho-te Esmalte Poliuretano Acrilico com endurecedor o mesmo que pintei a minha capota ,2L de tinta chegam e 1,5l de primario ,a tinta é 1.25l é um kit.

cUMMprimentos J.Silva
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Primeiro dá tinta preta de chassis.
Depois primário seguido de uma boa tinta.

Escolhe um bom material pra pintar
 
Top Inferior