• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

TGV

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Para não ter um TurboLento, mas sim Grande Velocidade, quem explica quais são as vantagens e desvantagens em relação aos turbos convencionais das nossas máquinas (kkk16) ou até upgrades já aqui falados (td04 13t-4)?
Para quem tem um turbo a dar sinais de cansaço, qual a diferença de preço de reconstruir o turbo de origem para adaptar outras soluções?
Venham entidos do caracol! Pois para mim, só saboreados na praia de Gois...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
A principal desvantagem é o preço. Se queres um turbo barato tens os k14 (menos de 100 euros, aplicação directa ou quase). Ficas com baixas muito boas, perdes as altas (se apertas com ele na auto-estrada dás cabo do turbo). Eu tive esse turbo e adorava.

TD04 - Barato (o meu custou 100 euros e estava praticamente novo). No indenor não sei, mas no meu 2.1 é porreiro, tenho boas baixas e boas altas (embora acho que é um turbo um melhor para altas). É muito elástico e pelos vistos uma boa alternativa ao K16. Requer aplicação, mas é simples, já existem essas bolachas construídas.

TGV. Em teoria é o melhor dos dois mundos, tens altas e baixas sempre. Sentes os UMM de peito cheio constantemente. Se enveredares por esta via procura alguém com experiência na aplicação. Eu tive TGV, gostei mas a relação custo/benefício não compensou. Preferi de longe o K14, mesmo sem as altas. Em poucos anos o meu TGV começou a largar óleo. O óleo que o motor do UMM utiliza não é adequado ao turbo e vice-versa, pelo que também tem que se trocar os casquilhos por rolamentos (acho eu, agora virá alguém a explicar melhor).

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Acho que o Aldeia resumiu tudo. Também andei com essa ideia. A minha dúvida era um TGV ou o Stage2 do TerraX4. Depois de falar com vários peritos e instaladores de TGV, todos me disseram a mesma coisa. A investir, investe num stage2, é o melhor turbo para UMM. Assim fiz e estou maravilhado. O turbo custou 725€ e valeu todos os cêntimos.

Tens aqui um tópico sobre isso.

Última edição:

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Obrigafo pela sugestão de leitura! Depois de ler de uma ponta a outra, acho que vou ... colocar o TGV de parte. Primeiro, a questão financeira e depois, a complexidade da modificação.

Neste momento, estou na dúvida entre arranjar o meu (penso que seja kkk16) ou avançar para um td04. O kkk14, para o uso que dou, não me deverá satisfazer. Não ando muito, mas quando ando é IC, IP, autoestrada... e não me aguento muito tempo a 100... É verdade que gostaria de não ter que reduzir para recuperações, mas... Quanto a TT, o pouco que faço é passeios do clube, do acampamento e ir ver as minhas terras. Tudo soft.

Parece que ficaria melhor servido (dentro de um orçamento razoável) com o td04, mas ainda não tenho noção do preço de reparar o meu.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Alex,

exclui a possibilidade de reparação do teu K16. já não cores de qualidade para esse turbo. o que as casas de reparação fazem é trocar o kit de vedantes. Ao fim de 1 ano e pouco as fugas de oleo começam a aparecer outra vez uma vez que os segmentos e os casquilhos do core não são trocados e está-se a adiar um problema.

De facto, para a utilização que fazes com o teu UMM eu também excluiria o K14. As ultrapassagens que tens que fazer aos camiões no IP3 não são muito saudaveis para esse turbo.

daquilo que está em cima da mesa (k14, reparação do K16 ou TD04),o TD04 acaba por ser a melhor opção para o teu perfil de utilização. Com o TD04 tens ainda a vantagem adicional de que em caso de avaria há no mercado cores novos para substituição por menos de 200€ e com 2 anos de garantia.

Top Inferior