• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Testar o motor após muito tempo parado

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Ora boas,

Prefácio:
Eu de mecânica sou (algo) desenrascado mas não muito conhecedor (como um pedreiro, a dominar ballet).

Problema:
Umm parado à anos, (possivelmente) à intempérie.
Como fazer arranque ao motor, para avaliar o estado?

Soluções (aqui é a vossa parte, mas apresento escolha multipla):
1) Levar a um mecânico (essa é fácil e n é para isso que aqui estamos)
2) Mudar óleo, filtro de óleo, filtro de gasóleo e tentar. (mais alguma coisa a avaliar?)
3) Nem tentar, desmontar, limpar, avaliar, levar ao mecânico e voltar a montar?

Fica o desafio,
Abraço

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Ora boas,

Prefácio:
Eu de mecânica sou (algo) desenrascado mas não muito conhecedor (como um pedreiro, a dominar ballet).

Problema:
Como fazer arranque ao motor, para avaliar o estado?

Soluções (aqui é a vossa parte, mas apresento escolha multipla):
1) Levar a um mecânico (essa é fácil e n é para isso que aqui estamos)
2) Mudar óleo, filtro de óleo, filtro de gasóleo e tentar. (mais alguma coisa a avaliar?)
3) Nem tentar, desmontar, limpar, avaliar, levar ao mecânico e voltar a montar?

Fica o desafio,
Abraço

Eu gosto sempre da segunda opção. Adoro ver no YouTube gajos a ressuscitar carros.
Possivelmente vais ter é bomba Injetora e os injectores todos colados e vais ter de fazer alguma coisa com isso.
Relativamente ao motor eu tirava as velas e rodava-o à mão e lubrificava a camara pelo sitio das velas com um bocadito de oleo ou com uns sprays muito fixes que há para isso chamados fogging oil.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Humm... portanto... tentar rodar manualmente antes de mais. Eventualmente retirar injectores para ver o estado.
Boa dica, n me lembrei dos injectores.

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Se não rodar a seco, nunca tentar arrancar o motor.
Pode dar muito mau resultado.

Lembrar tbm de usar combustível novo, o velho vai perdendo qualidade.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Se não rodar a seco, nunca tentar arrancar o motor.
Pode dar muito mau resultado.

Lembrar tbm de usar combustível novo, o velho vai perdendo qualidade.

Meter a bomba a beber de um garrafão com um aditivo daqueles de limpa injetores misturado com gasóleo é uma excelente ideia ;)

Registo
29 Abr 2014
antes de tudo começava por tirar as velas de incandescencia e colocar oleo de motor por lá. De seguida tentar rodar o motor calmamente.

Esse é um bom ponto de partida.

A injeção deve tar KO, tens que rever sempre. Elas ficam bloqueadas.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Edit:
IMPORTANTE e ANTES de TUDO:
Se está parado à muito tempo, a bomba injetora precisa de um kit de reparação.
Não há volta a dar.
Depois limpar o circuito de gasoleo e depois pode-se seguir os passos abaixo.

Resumo até agora:
1-avaliar com rotação manual
2- avaliar injectores e bomba. Alta probabilidade de estarem colados.
3-trocar velas (avaliar) utilizar petroleo para as desbloquear
4-lubrificar camaras pelo sitio das velas de incandescencia. (Utilizar fogging oil)
5-trocar oleo do motor
6-ver nivel de agua
7-usar bomba injectora com gasoleo de garrafão e não usar o gasoleo do deposito. Juntar aditibo de limpeza de injectores.
8-se com isto tudo rodar livremente à mão, dar a chave.

Tenho que fazer uma lista de compras.

Edit1

Última edição:

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Nao podes acrescentar óleo pelo sitio das velas. Convém é meteres um bocado de óleo ou o tal fogging oil por lá para librificar as parades do cilindro e nada mais. Se meteres óleo por lá quando deres à chave vais buscar a cabeça ao vizinho.
Se arranjares petroleo ou uma cena com alto nivel de petroleo, tipo o white spirit, tentar chega no dia anterior um bocado nas velas (na rosca) que elas podem tar agarradas à cabeça. O petroleo é a melhor m£#&@ para librificar aluminio.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Então vamos lá por partes....!!! :unsure: :alien:

Prefácio:
Uma coisa é ser desenrascado, outra é perceber de mecânica (como um pedreiro, a dominar ballet).

Problema:
O parado à anos tanto pode ser 3 como 5 como 10, para cada tempo de anos parado uma situação diferente de dominar a "coisa"...!!!
O (possivelmente) à intempérie...,então quer dizer que não viu o carro nem sabe em que condições está..., tipo um "tiro" no escuro...!!!:whistle::alien:

Registo
29 Abr 2014
Nao podes acrescentar óleo pelo sitio das velas. Convém é meteres um bocado de óleo ou o tal fogging oil por lá para librificar as parades do cilindro e nada mais. Se meteres óleo por lá quando deres à chave vais buscar a cabeça ao vizinho.
Se arranjares petroleo ou uma cena com alto nivel de petroleo, tipo o white spirit, tentar chega no dia anterior um bocado nas velas (na rosca) que elas podem tar agarradas à cabeça. O petroleo é a melhor m£#&@ para librificar aluminio.

Podes pois! Não podes é dar à chave com o cilindro cheio de liquido! Seja qual for o liquido

Uma seringada la pa dentro para lubrificar paredes e segmentos e depois para limpar dar à chave com as velas fora.

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Podes pois! Não podes é dar à chave com o cilindro cheio de liquido! Seja qual for o liquido

Uma seringada la pa dentro para lubrificar paredes e segmentos e depois para limpar dar à chave com as velas fora.

Exato, isso não é acrescentar óleo ao motor.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Ainda não.. estou indeciso entre dois: um parado à 7 anos em garagem, descapotável (sem g3, apenas rollbar), mas a trabalhar - a precisar de poucos cuidados, ou um parado à 15 ao relento, ex gnr, a precisar de um capot e uma porta traseira... e pintura, e inspecção b.
Ainda n consegui convencer s patroa de casa a ter os 2.
Ambos são negocios relativamente bons.
Por isso ainda n fui meter o motor a trabalhar.

Aproveito para perguntar as diferenças para os ex gnr. Pareceu me mais despido de interiores, de pior qualidade, e travões de tambor.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ainda não.. estou indeciso entre dois: um parado à 7 anos em garagem, descapotável (sem g3, apenas rollbar), mas a trabalhar - a precisar de poucos cuidados, ou um parado à 15 ao relento, ex gnr, a precisar de um capot e uma porta traseira... e pintura, e inspecção b.
Ainda n consegui convencer s patroa de casa a ter os 2.
Ambos são negocios relativamente bons.
Por isso ainda n fui meter o motor a trabalhar.

Aproveito para perguntar as diferenças para os ex gnr. Pareceu me mais despido de interiores, de pior qualidade, e travões de tambor.
Ora, ex GNR deve ser Atmosférico e é de bancos corridos , tambores atrás de série igual a todos os que saíram de fábrica modelo civil...!!! :cool: :alien:

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
O outro tb é atmosferico, ambos alter 2, ambos de nacos corridos. Mas os plasticos das portas são diferrntes e n temos alcatofa por todo o lado (o que faz a chapa dos pés estar impecavel). O gnr tem tambores a frente, o civil tem discos.

Registo
22 Jan 2019
O outro tb é atmosferico, ambos alter 2, ambos de nacos corridos. Mas os plasticos das portas são diferrntes e n temos alcatofa por todo o lado (o que faz a chapa dos pés estar impecavel). O gnr tem tambores a frente, o civil tem discos.
Possivelmente o ex gnr será um Alter 1...

Top Inferior