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Tenho uma grande duvida

  • Iniciador de Tópicos Gonzalo
  • Data de início
G

Gonzalo

Guest
Já há muito tempo que tenho este duvida e nunca tive oportunidade de perguntar a ninguem e hj lembrei-me de faze-la aqui no topico;
Vocês imaginem esta situação:
Vou no Umm a passar uma valeta na diagonal,e a certa altura está a roda da frente do lado esquerdo no ar e a roda traseira do lado direito no ar.A posição das manetes é a seguinte:a primeira manete(mais proxima do condutor) prá frente,a outra pra trás.O que quer dizer q está a tracção ligada e as "rodutoras" ligadas.O problema é o seguinte:as duas rodas tão a rodar e o carro n sai do mesmo sitio...as rodas q estão em contacto firme com o solo n deveriam continuar a rodar??pra continuar a tracção??
Desculpem a pergunta de saloio,mas n entendo...será o falta do "auto-blocante"?...ou o UMM tem "auto-blocante"?

Um abraço
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Normalmente tem um autoblocante de anilhas do diferencial trazeiro que bloqueia a 80%. Contudo esse sistema é um pouco perecivel (penso que a vida util estimada é de 60 mil klm) e provavelmente o teu já foi para as couves.



UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

 
N

NA-22-83

Guest
Caro Gonzalo,
É por essas e por outras que se querem os Jeep's com Bom Cruzamento de Eixos, ou seja, que fique quase sempre com as 4 rodas no chão.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

 
G

Gonzalo

Guest
Então quer dizer que a posição da manetes tava correcta e o problema n era meu mas sim da maquina?
E já agora,qual é a posição correcta das manetes em condução normalissima(estrada alcatroada)?
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Gonzalo

É como diz o Aldeia, se num mesmo eixo uma das rodas entra em rotação livre:p a outra pára(n). Isto deve-se à mecânica do próprio diferencial e contra isso batatas!:)

Agora se nesse diferencial houver um sistema de bloqueio:cool:, ele (bloqueio) "sente" a rotação livre dessa roda e "tranca-se":astonished:, total ou parcialmente, fazendo com que a roda que estava parada entre em movimento e a que estava livre a acompanhe como se tivesse com tracção.:cool:

Pessoalmente acho que com dois bons bloquedores, uma suspensão sã e muito bom senso, passaremos muito obstáculo que outros 4x4 nem tentam, mas nunca passaremos tudo.(n)

As posições serão: 1ª! manete! "Mudanças" utilizar conforme usualmente:D, 2ªmanete (a do meio) engata/desengata a tracção ao eixo da frente, deverá andar sempre na posição "para trás", 3ª manete (mais pequena e mais distante do conductor) deverá andar na posição "mais à frente". Essa manete tem 3 posições, 1ª posição (mais à frente" ficará com a caixa reductora desengatada, na 2ª posição desengata as duas caixas (servirá para ligar um guincho mecânico ou material agricula), na última posição (mais a trás)liga as "reductoras".

Gonzalo, em termos de reductoras terá que ter em mente o seguinte: elas "dar-lhe-ão" mais força, portanto será melhor engatar logo os 4x4 e cx reduzida, doseando a seguir com as mudanças a força de que precisará, do que mudar apenas para 4x4. As reductoras não engatam se o 4x4 não estiver já acçionado.

UMM abraço.

João
 

amota

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1 Abr 2006
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Boas!

No caso dos alter's as 2ª e 3ªs manetes serão ao contrário... a 2ª é a das redutoras e a 3ª a da tracção à frente!

Cumps


André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com
 

Samuel

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28 Mar 2006
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Olá
Nos alter 2 tambem é possivel engrenar as redutoras sem ligar as 4.
Nos Alter 1 as manetas são como as do cournil.

UMM abraço
Samuel Sousa

 

nunumm

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30 Mar 2006
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Exacto... nos Cournil é q não dá para ligar as redutoras sem as 4 ligadas... por causa de uma patilha que existe nas manetes e que impede as redutoras de entrarem. Há quem retire essa patiulha, mas n aconselho... é mesmo para evitar que a força excessiva das redutoras fiquem apenas num eixo.

O que acontece para que a roda que está no ar fique a rodar e a que está no solo n ande, é do trabalho do diferencial, que funciona assim para que numa curva a roda de fora rode a velocidade diferente da roda de dentro que faz a curva com um raio menor, logo desloca-se menor distância. Se o eixo fosse solidário (todo compacto) numa curva a roda de fora entrava em derrapagem em cada curva.
 

a.m.

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29 Nov 2006
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boas samuel explica lá isso nos alter 2 é possivel ligar as redutoras sem as 4 ?e não fará mal a mecanica? partindo do principio que só se deve ligar as redutoras com as 4 (acho eu,sempre assim entendi) ligadas?
abracumms

a lama é nossa amiga!!!
 

rUiMM

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3 Jul 2007
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Boa noite.
Ora bem, se conseguir travar a roda que está a rodar no ar, então a roda que estava em contacto com o solo e não tinha movimento tem que rodar.
Acho que alguem tem um sistema de cabos de travão de comando manual, individuais para cada roda traseira. Utilizados com consciencia e alguma pericia, podem ser uma opcção barata de bloqueios, ou não?
cUMMps,
Rui A A Martins
Clube UMM - Sócio nº161
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Sou eu que tenho esse sistema... invenção, mas que funciona...tenho que registar a patente... eh,eh,eh.

São as manetes mesmo ao lado do banco do condutor





 

APires

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16 Abr 2006
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Boas, Nuno a tua placa com as instruções da caixa de transferencia tem instruções sobre o overdrive? A minha não tem e é diferente dessa é mais pequena. Podes me enviar uma foto dessa placa?


AbraçUMM, André Pires

 
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