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Temporizador LPB

newk

UMMzito
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16 Out 2022
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Ando às voltas com o motor do esguicho do limpa para brisas. O anterior estava queimado, entretanto comprei outro mas antes de instalar fui medir a voltagem e tenho 5V continuamente e quando ativo no manipulo passo a ter 12v. Cheguei ao temporizador do LPB e ao tirar fora vejo que há passagem entre o conector que vai ao motor do mija mija e a terra como podem ver na foto. Isto é normal?
PXL_20230627_182154856.jpg
 

newk

UMMzito
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16 Out 2022
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Se alguém puder medir a resistência entre esses dois pins do relé temporizador ficarei muito grato 😁
 

newk

UMMzito
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16 Out 2022
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Já andei a tentar perceber se alguma solda estava a tocar noutra, ainda aqueci uns pontos mas nada. Amanhã mando foto
 
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Não consigo apanhar o circuito....

Mas tem aí um oscilador e condensadores pra temporizar.

Essa resistência está em M ohm ou k ohm?

Os 5v são medidos onde?
 

newk

UMMzito
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16 Out 2022
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A resistencia está em k ohm.
Os 5v são medidos na saida para o motor de agua. Quando acciono no manipulo passa a 12V.
Será que posso usar um temporizador "padrão" ou há alguma característica que tenha que estar atento?
 

newk

UMMzito
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16 Out 2022
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Bom, acabei por ir experimentar um temporizador novo e continua igual... Logo não deverá ser do temporizador. Alguém consegue tirar uma foto às ligações do temporizador? O meu está assim: PXL_20230706_195802846.jpg
 

newk

UMMzito
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16 Out 2022
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Ou idealmente e talvez mais fácil, se alguém puder ver se com o motor ligado, a ficha da bomba de agua do limpa parabrisas tem 5V ou tem 0V
Essa ficha está ligada na manete das escovas?
Sim está. Mas já experimentei com ela desligada e tenho o mesmo sintoma, 5V na ficha da bomba sempre :/
 

newk

UMMzito
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16 Out 2022
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Como disse, não me parece ser da manete.
O que fiz para testar esta teoria:
1 - Com a manete desligada, o comportamento é o mesmo. Tenho 5V continuos na bomba de agua.
2 - Com o temporizador desligado, ao mover a manete para puxar água, o cabo que vai ao temporizador passa de 0V para 12V.

Ainda assim, esta é a manete que tenho:

PXL_20230707_140058152.jpg

PXL_20230707_140047400.jpg

Neste momento a única coisa que consigo imaginar é que "é o normal" ter 5V na bomba em todo o momento. Se alguém conseguisse desligar a ficha da bomba e medir com o motor ligado já me tiravam esta possivel dor de cabeça :)
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Como disse, não me parece ser da manete.
O que fiz para testar esta teoria:
1 - Com a manete desligada, o comportamento é o mesmo. Tenho 5V continuos na bomba de agua.
2 - Com o temporizador desligado, ao mover a manete para puxar água, o cabo que vai ao temporizador passa de 0V para 12V.

Ainda assim, esta é a manete que tenho:

Visualizar anexo 32987

Visualizar anexo 32988

Neste momento a única coisa que consigo imaginar é que "é o normal" ter 5V na bomba em todo o momento. Se alguém conseguisse desligar a ficha da bomba e medir com o motor ligado já me tiravam esta possivel dor de cabeça :)
Um eletricista auto resolve isso num instante, por vezes é o melhor...!!! :whistle: :alien:
 
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29 Abr 2014
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Não me admirava que tivesses por aí coisas mexidas e inventadas. Sendo que comparar 2 UMM quando saiam de fabrica já eras confrontados com diferenças....quanto mais após 30 anos de aventuras 😅
 

newk

UMMzito
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16 Out 2022
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Finalmente consegui alguém que fosse medir a voltagem na bomba e mistério resolvido... também tinha os tais 5V ! Admito então que seja normal. Fica para registo caso alguém vá perder tantas horas como eu perdi nisto :)

(apesar de que me faz um pouco de confusão ter um elemento como um motor a ter 5V constantes...)

Obrigado a todos que me tentaram ajudar. Abraços!
 
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