• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Temperatura motor

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Sabendo do mal que os n/ motores padecem, algumas perguntas urgem de esclarecimento agora com a aproximaçao do Verão.
Qual a leitura mais importante ? Pressão oleo/temperatura óleo ou temperatura do motor/temperatura da água !
Seria interessante tb saber os valores aceitáveis máximos da ou das mesmas temperaturas!
No caso da temperatura da água onde/em que sítio ela pode ser medida ?
A pressão do óleo : onde reside no motor o sensor da mesma ?
Temeperatura do motor :eek: mais eficaz é mesmo uma sonda de encosto apertado num parafuso da tampa das valvulas ?
Que teste se pode fazer para analizar se o manometro de temperatura do quadrante está a medir bem ?

Creio que são perguntas cujas respostas vão satisfazer a curiosidade de alguns.



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE
 

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Mensagens
1.007
Localização
Portugal
Sim boas perguntas, eu acrescento ou adito a uma delas.

Qual o melhor sitio para ligar um manómetro da temperatura? e a onde é que ele está ligado de origem?

Presumo que medir a temperatura do óleo seja o mais viável relativamente a saber a real temperatura do carro? correcto?

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura
www.gallumms.blogspot.com
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Ao tópico

Os dois valores (relativos ao motor) a serem verificados sempre são: A temperatura da água (na cabeça do motor ou no topo do radiador), e a pressão de óleo.

De origem, o captor da temp. está instalado na parte de trás da cabeça do motor (do lado do condutor).

Isto já foi debatido no ForUMM, mas... um motor diesel tem que trabalhar quente:astonished: (entre os 70º e os 90º). Um motor que trabalhe "frio" tem tanto ou mais desgaste do que um motor demasiadamente quente.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
O amigo João, e como sempre tem razão, a temperatura no quadrante é medida pelo sensor em cima do motor na parte de trás junto da sofagem.
O problema que levantei neste tópico tem a ver com a fiabilidade da informação que esse sensor trasmite porque no meu UD o ponteiro com o motor quente nem sobe nem desce o que me leva a suspeitar.
É por essa razão que penso em meter um manómetro de temperatura. A dúvida é : ligar o mesmo aparelhado com o de origem ou apertar num parafuso da tampa das válvulas ?
Um manómetro para medir a temperatura do óleo : pode-se ligar aonde ?

UMM abraço
Pedro Reis
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros

Pedro se o ponteiro da temperatura não mexe, em principio é o sensor de temperatura que está avariado ou tens os fios trocados.
Experimenta inverter a posição dos 2 fios que estão ligados ao sensor.

Em relação à sonda de encosto, o melhor lugar para a ligar é numa chapa em forma de triangulo que está na parte de trás do motor junto à sofagem.
Não aconselho ligar nos parafusos da tampa das válvulas porque a temperatura lida será inferior à temperatura real do motor.
Quando houver sobreaquecimento na tampa das vávulas, já o motor agarrou!!! :disappointed_relieved:

No Alter tenho a sonda de encosto aparafusada na tal chapa em formato de triangulo que está na parte de trás do motor e mede bem a temperatura.
O acesso à dita chapa é que não é muito fácil :disappointed_relieved:

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Ola,

Podes colocar a sonda de encosto no parafuso que prende a cabeça do motor, e o unico que é apertado com porca eu tenho o meu assim e marca sempre entre os 60/70 quando o ponteiro de origem esta quase a meio.

UMM abraço
Samuel Sousa

 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Ricardo

O que lhe interessa é a temperatura onde o liquido de refrigeração, e liquido de refrigeração não é água, é mais quente, que é "na cabeça" (do carro(y), claro!), ou na câmara de topo do radiador (ou ainda, no tubo de borracha que liga a bomba ao topo do radiador).

Partindo daí (dessas zonas), se o sistema estiver bom, o líquido só poderá/deverá estar menos quente.


Amigo Reis

Se eu tivesse sempre razão(y), estava rico...:D. Bem, se andarmos num carro que esteja em boas condições, o ponteiro da temperatura quase não deverá mexer depois de atingida a sua temperatura normal de trabalho. Isso é que será normal. Isto porque todo o circuito eléctrico que nos dá essa informação não será assim tão sensível:kissing:, e fundamentalmente porque o termóstato está a cumprir a sua tarefa, ou seja; abre para passar mais líquido quando o motor/líquido aquece e vai fechando quando o motor/líquido começa a ficar demasiadamente "frio" (ou não tão quente, quanto será necessário!).

Não esqueçamos que o termóstato está completamente fechado (foi fechando durante a noite) quando, de manhã, chegamos ao carro. Isto dá-se para que a tal temperatura de mais ou menos 80º seja atingida de forma rápida, depois do motor pegar.

Já sei que aparecerá quem diga cobres e lagartos do tão incompreendido termóstato. Apenas uma pergunta, se ele fosse tão prejudicial e um perfeito disparate anacrónico, acham que numa indústria que reduz o tamanho da cabeça dos parafusos para ganhar mais uns dinheiritos, ainda não lhe tinham acabado com a existência? O mal não estará nesta peça mas sim no pouco cuidado que temos com o sistema de refrigeração e com o que lhe está relacionado/associado.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Acrescentando mais um palha à discusão, e apos montar um manometro da temperatura por cima da bomba de agua, verifico que a temperatura da agua atinge +-80º. Este valor é muito alto, é normal? pergunto porque no manometro de origem (tablier) o ponteiro atinge o maximo do normal. Agora não sei em qual dos dois devo acreditar. Gostaria de saber tambem qual a vossa opinião em trocar o radiador do atmosferico por um igual mas em aluminium, e qual a capacidadde de refrigeração relativamente ao ditos radiadores normais.


Carripana on the way ...
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Amigo Fante, 80º será normal mas no quadrante essa temperatura deverá estar com o ponteiro um pouco acima do meio da escala.
Deixei-me de preocupar com a situação porque analizei e diagnostiquei o seguinte:

- o marcador de temp. do quadrante mede bem. Vai do zero a meio sem problemas conforme vai aquecendo.
- nunca passa do meio exceptuando-se quando puxo mais por ele em velocidade reduzida e sobe mais
ou menos para meio da escala acima da do meio. Baixa de seguida em andamento.
- com a instalação do manómetro e sonda na cabeça comparo as 2 e a mesma difere sempre na ordem dos 5 a 10ºC.
- a água no vaso de expansão está sempre OK tendo de a acertar nesta altura de 2 em 2 semanas um bocadito mas nada de especial.

Compreendi que o motor está um relógio nessa área com o termostato a funcionar correctamente.
Quanto às tuas questões :
- radiador de aluminio para quê ? Lembra-te que o radiador arrefece a água com a fricção do ar em movimento. O aluminio é um dos melhores condutores de calor, mais leve mas não sei até que ponto te vai ajudar a máquina.
È mais prático e barato colocares uma ventoinha extra ligada ao termostato.



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Pois, 80º é o que mede no manometro digital, mas no quadrante marca mesmo abaixo do vermelho, e agora? esta a aquecer muito ou nao? ate ao momento so fiz estrada e chega aos 80º no manometro e no maximo do normal. a ventoinha ja a tenho com o termostato na parte de cima do radiador e ainda nao disparou (acho que dispara aos 85), pelos menos que tenhapercebido. Quanto ao aluminium, é por isso mesmo, como por natureza o aluminium é fresco e tem propriedades de dissipação superiores à mairia dos retsnates materiais, e como não queria andar a mexer na caixa de direcção, lembreime que poderia ser possivel arranjar ou mandra fazer um radiador com as mesmas medidas mas com um material com maior conduticivade em termos termicos.


Carripana on the way ...
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
De longe o aluminio ser o melhor material dissipador de calor, se me disserem que é o melhor mais leve sim, isso concordo.
Agora a melhor material com condutividade térmica superior é o Cobre, é dos melhores materiais para radiadores, só que muito caro.
O cobre esta em segundo lugar na lista dos melhores condutores térmicos com eléctricos depois da prata.
Olhem para os super comp***dores todos usam o cobre para dissipar o calor.

È mole mas sobe.
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Sem querer contrariar ninguem, encontrei isto na net

"In the past, radiator material was mainly brass and copper. There are still some cars made today that have a brass or copper radiator in them. In higher quality and sports cars, radiators are mainly made from aluminum. This material radiates heat much better than copper or brass. It makes the cooling system much more efficient. It also helps reduce the weight of the vehicle, as aluminum weighs less, and the radiator can be smaller, because it is more efficient. The majority of water tanks are now made from plastic. This helps reduce weight and it is a very durable material.
"

se formos ao ebay, por exemplo, a maior parte dos radiadores sao em aluminium, mesmo os de racing.


Carripana on the way ...
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Fante, claro que o aluminio é melhor dissipador ! Não é toa que a Skoda foi a impulsionadora dos motores feitos em liga de aluminio !
Ainda hoje a nova dona da Skoda, a VW, utiliza nos Skodas motores em liga de aluminio!
Para mim tu tens um termostato que abre demasiado tarde e não deve ser o apropriado para o UMM.
Creio que o termostato de origem abre aos 81ºC salvo erro (não estou certo)!
Por alguns € fazes a experiencia e substituis esse termostato.

Abraço
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Entre termostatos da bomba e sonda de temperatura é preciso ter cuidado e saber o que se tem instalado.

Existem UMM's com sondas de outros veiculos Peugeot que têm quadrantes diferentes fazendo isso com que quando ele está nos ditos 81º do termostato demonstre a temperatura acima de meio um pouco.

As leituras são erradas em relação ao nossos manometros.
Foi só um pequeno lamiré ou que raio se diz

 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
O termostato adequado aos nossos meninos é da CALORSTAT tipo V28 que abre aos 81ºC.
Citando a UMM : "Este termostato foi concebido com precisão para o seu motor consoante a sua adaptação e nunca deve ser retirado. Nunca utilizar termostatos adaptáveis!"
Acho que está tudo dito!

Abraço
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Nada tem a ver blocos e radiadores ninguém iria imaginar um bloco feito de cobre.
O problema que muitos radiadores com o nosso usam latão(zinco+cobre) e neste caso claro que o alumínio é melhor.
Os nossos radiadores tem o ninho de latão e topos de cobre-65.
Cobre condutividade térmica 400W
Zinco condutividade térmica 116W
Alumínio condutividade térmica 230W
Prata condutividade térmica 430W
Ferro condutividade térmica 80W

são factos reais e não contradições




È mole mas sobe.
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
não há como provas/dados cientificos!! sendo assim, estamos a falar de uma condutividade de quase menos 50% relativamente ao cobre. entao e qual é a condutividade do latao?

relativamente ao sensor, não me recordo se mudei o que vinha de origem da ford scorpio. talvez por isso deve estar a enviar informacoes incorrectas ao display no tablier. O sensor pode ser comprado em qualquer lado ou tem que ser mesmo na UMM?


Carripana on the way ...
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Não é fácil te dizer a do latão porque o latão é uma liga e não um elemento, tudo depende da percentagem da liga.

O sensor é mesmo muito caro procura se a europeças ainda tem.
e sim se não for o dele não corresponde ao que lês no quadrante.

Quem se lembra das passat Iraque?
Um lote de carros que foi para o Iraque com um radiador de cobre para compensar as altas temperaturas de lá.
http://www.passatfranca.com/historia.htm


È mole mas sobe.
 
Top Inferior