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Temperatura do ar no intercooler

Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

Alguem sabe qual a temperatura do ar que circula no intercooler?

Queria meter um indicador de temperatura no ar que é admitido mas queria saber quais as temperaturas de trabalho. para depois levar a ventoinha da Spal!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 
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Eu andei a fazer umas medições no meu menino e em estrada medi +-95º à entrada e +-65º à saida do intercooler.
As medições reportam a temperatura do ar e não a temperatura do chassis do intercooler.
Medições feitas com um multimetro fluke e uma sonda para medir temperatura de gases devidamente calibrada e com o carro em andamento(100kh a 110kh) e com aprox.0,7bar.
Para padrões actuais pode-se considerar um intercooler pouco eficiente.
Sei que este topico já tem um tempinho mas espero ajudar em alguma coisa.
Mario tenta procurar o termocontacto em lojas que vendam peças de eletrodomestico(a/c e maquinas de lavar etc) pois possuem uma variedade enorme de formatos e temperaturas.

Valter Ferreira
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Jagoz

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O que me tinham falado era um sonda da aviação! Só que custa +- 60 euros! desisti! optei por montar a SPAL!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 
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O Patrol GR usa uma sonda termo eléctrica dessas no intercooler, já andei a tentar melhorar o fluxo de ar para o intercooler, e só consegui graças a um ventilador eléctrico, o intercooler do UMM é muito pequeno, está mal situado, mas tem uma coisa boa, tem tubos pequenos sendo assim rápido o seu enchimento.
Conheço alguns casos de adaptação do intercooler ao lado do radiador do óleo antes do radiador da água, mas se melhoramos o seu arrefecimento por um lado por outro temos uma tubagem muito grande o que provoca um retardar do enchimento do Turbo, o que torna a resposta muito lenta.

Penso que o melhor neste caso para melhorar o arrefecimento é utilizar um sistema idêntico ao que a Mitsubishi usa no Evo, um pulverizador de água, isso sim ajuda e de que maneira o arrefecimento do ar.



cUMMprimenTTos
MiguelGomes
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Miguel eu por acaso já tinha pensado nessa solução que é muito usada em conpetiçao principalmente em rally e drag, mas no nosso caso acho que pode ser um pouco perigoso pois logo abaixo do intercooler temos uma peça que não gosta muito de levar com agua em cima.
Acho essa opção muito valida para maquinas com intercooler frontal ou na cava da roda.


Valter Ferreira
Clube UMM
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30 Mar 2006
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Gosto destes debates mais técnicos.....
Valter tens razão quando falas que temos os turbos mesmo por baixo do intercooler, isso também não abona nada a favor, como sabes o calor sobe, e se o que está por cima é precisamente um órgão que queremos arrefecer, é uma treta.
Olha o caso do sistema do Evo que falei não tem um ventilador eléctrico, tem apenas os pulverizadores de água, são dois, e tem ventilação forçada apenas pela entrada de ar do capot. No caso do PatrolGR, tem ventilador eléctrico sem pulverizador, não sei o que será melhor, mas ambos estão montados em cima do motor.
No meu caso como já relatei tenho um ventilador eléctrico, noto alguma diferença mas não é imediata, penso que com os pulverizadores, iria aumentar a velocidade de arrefecimento, quanto ao fuminho, penso que não seria muito, tanto que a quantidade de água pulverizada não é assim tão grande. E , Valter, quando o turbo tá quentinho 700 ou 800 Gráus a água pulverizada evapora antes de tocar nele. (Penso eu)
Mario eu tambem acho que deveríamos controlar a temperatura, é o que faz a válvula do Patrol GR que está montada no IC, mas para isso tínhamos que alterar o nosso radiador IC, ou achas que dava para montar na saida?
É que assim não me preocupava a ligar e a desligar o ventilador


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
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Mario essa solução digo-te que é barata e extremamente facil de ser feita por quem tenha o minimo de conhecimentos de eletronica pois não passa de um controlador que dispare um relé baseado na temperatura que receba de um termistor.
Acho que ainda tenho por aqui uns esquemas que se os encontrar meto no post.

Valter Ferreira
Clube UMM
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Jagoz

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28 Mar 2006
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Eu andei a pensar montar na parte superior do intercooler dois aspersosres ligados a uma bomba dos mijas.

até fiz um desenho. Amanha mostro que agora quero é dormir!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

GonSaS

UMMzito
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9 Jan 2008
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Boa tarde a todos. Relativamente a IC tenho alguma experiência. O meu cunhado trabalhou numa empresa de Intertcoolers e Radiadores ( João de Deus) onde trabalham para marcas como Porche, Toyota, Fiat, etc...Como tenho gosto por mecânica fui la ver o banco de ensaios e a fabrica....muito interessante! Assisti a ensaios mesmo no extremo! Temperatura exterior 60ºC e o IC a ter um arrefecimento bom...fique mesmo surpreendido com a capacidade daquelas "caixinhas"!!!
Bem mas voltando ao tópico refiro que fiz um intercooler novo todo XPTO ai na fabrica mesmo a medida do original...devo dizer que pedi ao meu cunhado para fazer-me um intercooler pois o meu UMM aquecia acima dos 90/100km/h mas podia fazer 100000km a 80km/h que ele nunca suava! Com isto calculei que fosse do IC que não dava vazão ao caudal e temperatura do Ar. Mas tava enganado! Com o intercooler novinho XPTO mantive o mesmo problema!(Resolvendo mais Tarde com um Radiador reconstruido).
Na minha opinião o motor não irá ter mas rendimento por ter um ar mais fresco visto que o UMM não tem nenhum sensor de ar ou de admisão de ar fazendo com que corte a pressão no turbo tirando rendimento (c corrijam-me se tiver errado). De facto Acho a melhor ideia a colocação de uma ventoinha de accionamento manual por baixo do IC a melhor opção mas não acho que va-la o gasto. Dê-me opinões!

Cumprimentos

Gonçalo João Neves
 

GonSaS

UMMzito
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9 Jan 2008
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Sim, tem razão quando diz que consegue-se arrumar mais moléculas de oxigénio quanto menor for a temperatura mas infelizmente o motor do UMM não consegue fazer essa medição aproveitando-a introduzindo ou reduzindo o caudal de ar na entrada do IC para não sobreaquecer mais o motor no ciclos que este efectua pois penso que cada vez que o motor ultrapassa a temperatura ideal de funcionamento que por ignorância penso que se deve situar nos 80/90ºC(?). Fico sabendo também que essa temperatura de ar mais ou menos quente não irá afectar em muito a temperatura geral do motor? Pensava que iria afectar e estava enganado e a estória (é assim que agora se escreve agora?) do aquecimento do meu motor valeu-me na aprendizagem disso.
Agora suscita me a questão do rendimento que teve em pôr a ventoinha no IC vir através da diminuição da temperatura do ar pela razão de baixar a temperatura dos ciclos do motor ou por outra razão?
Em relação ao meu cunhado infelizmente já saio da empresa com grande pena minha pois era um meio de conhecimento extra para mim visto estar num curso de engenheiria mecânica e adorar mecânica e tudo relacionado carros menos os problemas informáticos dos automóveis!

Gonçalo Neves

Gonçalo Neves
 
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