• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

tablier de 93

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
ora...venho aqui pedir a alguém que tenha um tablier do modelo de 93 se me poderia dar umas luzes sobre as ligações dos fios que saem do comutador da sofagem!!

é que o que comprei tem os fios todos cortados...:dizzy_face:...

muito obrigado!!

:)

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
...Ora, nem de propósito..!

Por acaso também tenho lá um tablier desses que infelizmente padece do mesmo problema...:disappointed_relieved:.

Já estive a testar as várias possibilidades de ligar os fios, e descobri qual a função de alguns deles, mas andam por lá uns dois ou três fios que não faço a menor ideia da funcionalidade deles...

Já agora pergunto aos entendidos se existe algum relé que faça parte das funções e diferentes velocidades do motor da chaufagem?

Cumprimentos.

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
Boas...
Bem pelo que ja desmontei no meu a ficha do quadrante da sofagem parece que vai directa ao motor que puxa o ar para o interior , mais nao consegui ver , mas nada que um cafezinho, que em vez de lama fosse desmontagem nao resolvesse :D para verem como é ou parece ser , é que aquilo tambem e um bucado escondido onde passam as fichas , mas aqui o amigo aloevera ja desmontou o dele pode ser que seja mais ilucidativo do que eu ;) .
Caso nao chege para saber eu sou de lisboa e so combinar (y).

cUMMprimentos hUMMgo
Alter Turbo 93 /em 4 anos 100.000 Km que vicio...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Amigo Hugo, obrigado pela disponibilidade, e vontade de dar uma ajuda.

Isso é que é vontade de ajudar!!! ...até fiquei comovido.

Olha se realmente a cablagem do motor ligar directamente á chaufagem sem passar por nenhum relé, então a minha dúvida já fica tirada.(y)

Ainda assim vou tentar ver num tablier, mas sem ter que desmontar um de propósito!!!

Mais dia, menos dia aparece alguém com um tablier desmontado, nessa altura tira-se umas fotos e fica tudo devidamente esclarecido...

Mais uma vez muito obrigado.

Cumprimentos.

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
hum...vou contar os fios...mas o que me pareceu é que no motor só entram 4 fios... e lá do comutador saem muios mais!!:D

:)

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
Boas...
Sempre ha disposição ;) tem que se organizar uns encontrUMM´s tipo workshop de mecaninca UMM é uma ideia... :D:D:D.
Quando a maquina vier do doutor para ir ha inspeçao eu dou de novo uma olha dela nas ligaçoes da sofagem :cool:.
Sr Mario nao é perciso ficar comovido estamos cá e para ajudar :D, eu é que infelizmente , não tenho grande disponiblidade de tempo :disappointed_relieved: com muita pena minha :disappointed_relieved: para conviver mais com a nossa magnifica comunidade ;).

cUMMprimentos hUMMgo
Alter Turbo 93 /em 4 anos 100.000 Km que vicio...

Registo
28 Abr 2007
Caro fpedrotn,ora se o comutador e igual ao do renault clio e possivelmente igual ao do renault 5 e tenho um manual técnico da renault do 5. Amanha vou a minha garagem e vejo isso.
Caso não diga nada envia me um PM para não me esquecer.

A Estrada Acaba e o UMM Continua

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,
Os fios que saiem da ficha é facil, são possitivo, negativo, + i para cada uma das velocidades do motor da solfagem (3)e mais um para a iluminação dos botões, no total tens la 6 fios ligados.

UMM abraço
Samuel Sousa

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by Samuel

Olá,
Os fios que saiem da ficha é facil, são possitivo, negativo, + i para cada uma das velocidades do motor da solfagem (3)e mais um para a iluminação dos botões, no total tens la 6 fios ligados.

UMM abraço
Samuel Sousa

Samuel, obrigado pelo esclarecimento, mas quero acrescentar só mais uma coisa, na verdade ao rol de 6 ainda falta acrescentar mais 3 fios, desses 3 um é o negativo da iluminação do painel da chaufagem, os outros dois seguem um trajecto diferente do resto da cablagem e aparentemente não ligam a lado nenhum, ou então ainda não descobri qual a função a que se destinam!!!

Tirando esses dois fios já tenho tudo esclarecido!

Obrigado.

Cumprimentos.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
E o "por detras" de um tablier de 1993:

Fui ao tópico do restauro do UMM do Aloevera e sequestrei-lhe estas duas fotos onde se vê a cablagem da shaufagem, pelo que parece os fios ligam directamente ao motor da ventilação!

Cumprimentos…

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
Ola
Estou a montar um tablier de 93 e tambem tenho as fichas cortadas, alguem pode dizer como faser lagacoes. Ainda nao fiz experiencias mas estou a chegar a parte das ligacoes e tenho pouco tempo para andar de volta dos fios.

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde

toyo

UMM
Registo
1 Out 2009
Boas,
se me premitem vou desenterrar este topico...

também preciso de ligar a soufagem mas tenho os fios cortados...

Já alguém conseguiu fazer as ligações?
deixo aqui as fotos dos fios que eu tenho...

Saida do comutador:

ficha do motor:

só o preto e o amarelo é que têm correspondencia entre o comutador e o motor...

Hugo Castro

Em:
https://for-umm.pt/oldthreads/9410

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Ligar esses fios e colocar a ventilação (elétrica) dessa chaufagem é uma tarefa que pode ser um pouco morosa mas muito simples.(y)

Apliquei um tablier de 93 no meu UMM e lembro-me que também tive que reconstruir essa parte da cabelagem por estar com o mesmo problema.:dizzy_face:

Antes de mais terás começar por testar individualmente cada cor dos fios que ligam ao motor da chaufagem para identificares qual deles corresponde ao diferente fluxo de ventilação, tem em conta que o preto é o fio de massa ou negativo, em prencipio vais descobrir três velocidades diferentes se assim não for podes ter algum problema no motor do ventilador. não tive problemas com isso!!

Se estiver tudo bem, a seguir testas as diferentes velocidades do ventilador mas já ligado ao botão de comando da chaufagem, assim que tenhas tudo devidamente testado, fazes um esquema eléctico onde vais incluir um relé de proteção.

Feito isto é só por mãos à obra.:)

Trata-se de um trabalho simples, mas que requer alguma paciência pois por vezes andamos com os fios de um lado para o outro e quanto mais os mexemos mais nos atrapalhamos e confundimos, pelo menos comigo foi assim.:D:D

Boa sorte.;)

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by toyo

E esse rele entra onde?
Por acaso não tens esse esquema só para ter uma ideia da função dos fios que saem do comutador?

Hugo Castro

Em:
https://for-umm.pt/oldthreads/9410

Olha Hugo,por acaso já não tenho por cá o esquema que fiz na altura, ainda o cheguei a guardar mas entretanto já lhe perdi o norte e não faço a menor ideia por onde anda, isto se ainda hexistir.

Em relação ao relé sei que o apliquei depois de ter descoberto um esquema postado pelo José Sardinha ( Jagoz) num tópico aqui no forumm, mais uma vez nem imagino que tópico era, mas pode ser que ele tenha isso, ou saiba como o encontrar!!

Top Inferior