• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Tablier de 1993

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Apesar de já existir um tópico parecido do Mário Machado, vou abrir novo por ter dúvidas específicas.
Resolvi retirar o tablier do meu UMM de 93, por ter começado a ouvir estalidos após leva-lo a lavar e cheirar a queimado.
Assim aproveitei para tirar o kit mãos livres que já vinha instalado e além de pouco servir ainda tinha que estar sempre a esconder o telefone com medo que alguém resolve-se achar piada e partir um vidro.
O problema do curto-circuito não descobri, apenas cheguei a conclusão que o barulho vem da caixa azul e reles dos piscas, mas não vejo nenhum fio descarnado nem água em lado nenhum, por isso vai para o electricista esta semana.
Foto 1


No entanto quando tirei o tablier, além de ter ficado com uma caixa cheia de parafusos (vão sobrar alguns de certeza), os tubos da sofagen caíram e agora parecem-me poucos para todas as saídas que tenho.
Aqui ficam algumas fotos, se alguém me puder dar uma ajuda agradeço.
Foto 2

Foto 3 (2 saidas superiores e 2 laterais)

Foto 4 (Todos os tubos que tenho)

Foto 5 (Tablier "centro")

Foto 6 (Tablier visto por trás "centro")



1 AbraçUMM

Cummprimentos.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Viva Amigo Mário, vou tirar umas fotos do "meu" tablier com os tubos todos colocados no sítio, depois posto aqui as fotos para veres onde tens que colocar os teus!! (" Tubos do tablier"):D:D

Quanto aos estalidos que ouves do ralé dos piscas parece-me que seja normal, mas apenas quando os piscas estão a funcionar.!

Estalidos a virem da caixa azul ("Caixa de incandescência das velas") só fazem "algum" sentido quando as velas estão a aquecer, se ouves os tais estalidos depois disso algo está mal!!

Mas uma vez que vais levar o UMM ao doutor, não te preocupes que ele dá logo com o problema!;)

PS) se tiveres um tarifário yorne extrvaganza ou vita 91 extreme!! manda-me o teu número por PM e resolvemos a questão dos tubos por vídeo chamada...;)

Cumprimentos
 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Viva amigo homónimo.
Não tenho nenhum desses tarifarios. Utilizo TMN moche.

Os estalidos que ouço anormais são depois do UMM apanhar com um jacto de água. Por isso tirei o tablier e ando com ele só com o volante e o quadrante preso com fita isoladora.

Fui testar e após um belo banho, voltou a fazer bastante e quado toco tanto na caixa azul como nos dois relés dos piscas (com eles desligados) sente-se que estão todos a "tictar" a uma grande velocidade até começar a cheirar a queimado.
Normalmente sem água nada acontece, daí eu pensar que tinha alguma infiltação, mas não a descobri.

Vou hoje á noite deixa-lo no médico.

Quanto ao tablier só vou poder coloca-lo quando o tiver de volta :)

Entretanto vou tentando descobrir a posição dos ditos tubos.

Obrigado por tudo e um abraçUMM

Cummprimentos.
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Olá,

em relação aos tubos é facil.

Por esquema

1 encaixa no 12
2 encaixa no 15
3 encaixa no 10
4 encaixa no 9
5 encaixa no 13
6 encaixa no 14
7 encaixa no 19
8 encaixa no 11
16 encaixa no 18
17 vai para a saida do lado do condutor (esta é que não sei o caminho que faz:clown:)
20 vai para o lado do pendura

Posso ter trocado a ordem do 10 com o 9 mas penso que não.
Espero que consigas perceber.

Seguem as fotos





20 para o lado do pendura.

UMM abraço
Samuel Sousa

 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Boas Samuel.

Excelente explicação. Agora só me falta imprimir as fotos e começar a montar o puzzle.

Muito obrigado, se tiver alguma dúvida (não acredito com esta explicação) pergunto.


1 AbraçUMM

Cummprimentos.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Só para o caso de ainda te restarem algumas dúvidas!

Tal como tinha dito...Vou postar algumas fotos das útas de ventilação do meu tablier, embora me pareça que há algumas diferenças entre o sistema de distribuição de ar!

...se puder ajudar em mais alguma coisa, dispõe...

PS) qual é a razão da ventilação dos pés do condutor, estar tapada com um cartão?

O meu tablier também vinha com essa grelha tapada por um bocado de cartão!!!












O tablier do meu UMM tem data de fabrico do dia 20 de Maio de 1993...



Verifica por cima do porta luvas se o do teu UMM é da mesma altura...

Cumprimentos
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
alguem me providencia uma pequena reportagem acerca de como engata o cabo que vem do comando da sofagem naquela alavanca que controla a distribuição do ar?!
deixo uma foto:D alterara...só pra ver a referida alavanca à qual me referi....



:)
 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Só agora é que vi as tuas imagens Mário.

Estive a comparar com o meu e a única diferença que descobri foi a chapa que tens a segurar os dois tubos centrais. O meu ainda não veio do mecânico/electricista porque o motor de arranque também resolveu começar a fazer barulho no dia que o levei, pelo que não fiz mais nada. :disappointed_relieved:

No entanto estive a guiar-me pelas indicações do Samuel e realmente fica como o teu, Aquela chapa que o meu não tem é que vai fazer uma grande falta quando o for colocar. No teu os tubos estão seguros quando colocas, eu pelos vistos vou andar a apontar e a apanhar os tubos para as saídas de ar :disappointed_relieved: :disappointed_relieved:

Tenho mais uma foto que não é do interior do porta luvas, mas aqui fica outra, no entanto pareceu igual ao teu:


Lembro-me da etiqueta no meu com a data de fabrico, mas agora fui lá ver e não consta, deve ter desaparecido com a lavagem que fiz a jacto de água quando o tirei. Tinha tanta porcaria por dentro que fui logo lavar :), mas o teu é mais recente já que o meu UMM é de Janeiro de 1993 e infelizmente a pega do pendura também não é do material do resto (plástico). Parece ser um tubo de ferro forrado a pele cinza clara. O problema é que não existem pegas dessas á venda.

Quanto ao cartão nas saídas inferiores pensei que alguém já lá tivesse colocado para tapar e até estava a pensar tirar aquilo. Agora fiquei na dúvida porque pelos vistos já nasceu assim e pode ter alguma utilidade. Na verdade com aquilo ali prácticamente não existe ventilação inferior nenhuma.

Pedro Neto, agora estou sem o UMM comigo mas quando voltar tiro fotos mais pormenorizadas do local que pretendes e tento perceber como prende. Do outro lado do cabo já andei lá ás voltas porque solta-se com facilidade mas do ponto que falas nunca tive problemas.

Obrigado por tudo e caso possa ajudar com fotos, medidas, seja o que for, avisa!
1 AbraçUMM

Cummprimentos.

 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Desculpem meter o nariz onde não sou chamado mas quanto à pega do pendura, se é para a forrar, dou 3 dicas:

- uma é flocar a mesma. Em Leiria existe uma empresa que floca (IBERFLOC)
- a outra é mais simples: comprar um bocado de manga retráctil de electridade para os fios e dar calor com um maçarico que a manga fica justinha e lisa à pega.
- a última: forrar com fita de borracha usada nas raquetes de ténis e punhos de bicicleta.


UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
 

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal



boas em relação a pega tambem tenho uma sujestao ;) estava assim no meu umm e está aqui umas fotos do mesmo


abraçumm...
BRUNO XAVIER


 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Pedro Reis e Bruno, obrigado pelas vossas dicas.

A pega do meu está em bom estado apenas gosto muito mais das que saíram a seguir já com o mesmo acabamento do resto do tablier.

Bruno o teu conheço bem porque estive quase a compra-lo. Sabes que está de novo à venda no stand virtual?!

Pedro Neto, já tenho de novo o meu UMM e tirei fotos do local que precisas.




O problema electrico que tinha afinal era água mas não no interior mas sim na zona do motor.
Ficou com uma protecção de plástico e pelos vistos resulta. Não acredito que seja o melhor método (feito pelo mecânico), mas ele disse que as ligações estavam todas perfeitas mas com a água a escorrer por ali fazia com que os relés começassem a accionar e assim não tenho mais problemas.

Nisso ele tem razão e tem sido um mecânico 5 estrelas, mas não gosto de ver ali o plastico :disappointed_relieved:.





1 AbraçUMM

Cummprimentos.

 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
amigo Mário Vieira...
melhor...era impossível!

já percebi o que lá falta....é que no meu o perno onde agarra o cabo que vem dos comendos está partido..:disappointed_relieved:

mas assim já sei como resolver!
muito obrigado!!

:)
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
quote:Originally posted by fpedrotn

amigo Mário Vieira...
melhor...era impossível!

já percebi o que lá falta....é que no meu o perno onde agarra o cabo que vem dos comendos está partido..:disappointed_relieved:

mas assim já sei como resolver!
muito obrigado!!

:)

...Pedro...
Estás a ver!!

Eu já te tinha dito que provavelmente terias esse perno partido, agora para resolveres o problema sem grandes complicações vais ter que fixar um parafuso na alavanca de comando da shaufagem...

É uma coisa que também terei de fazer, pois o tablier do meu UMM padece do mesmo problema...:disappointed_relieved::disappointed_relieved:

PS. Já tens novidades da chapa do compartimento do motor?
 

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal
quote:Originally posted by maoscovy

Pedro Reis e Bruno, obrigado pelas vossas dicas.

A pega do meu está em bom estado apenas gosto muito mais das que saíram a seguir já com o mesmo acabamento do resto do tablier.

Bruno o teu conheço bem porque estive quase a compra-lo. Sabes que está de novo à venda no stand virtual?!

Pedro Neto, já tenho de novo o meu UMM e tirei fotos do local que precisas.




O problema electrico que tinha afinal era água mas não no interior mas sim na zona do motor.
Ficou com uma protecção de plástico e pelos vistos resulta. Não acredito que seja o melhor método (feito pelo mecânico), mas ele disse que as ligações estavam todas perfeitas mas com a água a escorrer por ali fazia com que os relés começassem a accionar e assim não tenho mais problemas.

Nisso ele tem razão e tem sido um mecânico 5 estrelas, mas não gosto de ver ali o plastico :disappointed_relieved:.





1 AbraçUMM

Cummprimentos.



boas , sim ja sei que ta de novo a venda , pelos vistos o senhor na fica muito tempo com os carros;)
espero que alguem do forumm o compre , para se manter em familia:D:cool:

abraçumm...
BRUNO XAVIER


 

LX-UMM

UMM
Registo
17 Nov 2011
Mensagens
383
Localização
Portugal
muito boa tarde sr mario

que belo topic! muito obrigado pela informaçao que me tinha passado sem ver.
ja agora volte ao forumm o mais rapido possivel!



c.c
 

rocha_vtr

Iniciado
Registo
5 Mar 2013
Mensagens
7
Localização
Portugal
Boas , precisava muito de ver todas as fotos anteriores mas não consigo ,.........alguém me consegue ajudar? Necessito fotos da sofagem de 93
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Bom dia Bruno Rocha aconselhava o novamente a ler as regras desta casa antes de colocar alguma questão.

Gostamos de responder e ajudar naquilo que for possível, mas para isso gostamos de saber a quem o estamos a fazer...!!!


 

rocha_vtr

Iniciado
Registo
5 Mar 2013
Mensagens
7
Localização
Portugal
antes de mais obrigado..... acho que vou ter de resolver o meu problema de outra forma . comprei um turbo de 93 todo desmontado sem tablier e sem qualquer componente da sofagem, é pena ter de inventar num 93 mas como pelo que me disseram recentemente não existem tablier desses para venda por isso vou ter de tentar adaptar um tablier normal, com muita pena minha claro :((
 
Top Inferior