• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Sugestão

Registo
16 Out 2006
Portuguesas e Portugueses,
Caros concidadãos,
Amantes dos UMM's,
Minhas senhoras e meus senhores

Tenho-me deparado com uma situação que me fez pensar nesta hipótese que vos quero colocar à apreciação para que possam dizer de vossa justiça e - quiçá - tornar esta prática em algo positivo e importante no momento de comprar um UMM usado. Esta problemática prende-se com o facto de alguns UMM's estarem a distâncias consideráveis entre quem quer comprar e quem quer vender tornando difícil a deslocação para ver "in loco" o objecto de desejo.
Como alguns devem ter reparado tenho o meu BD à venda aqui no Forumm e alguns amigos têm entrado em contacto comigo para perguntarem o estado dele a vários níveis. É normal e aconselhável, mas eu sou suspeito ao defender em causa própria. Então lá vem o pedido de fotos por baixo, por cima, de lado, de perfil, em pose de estrela de hollywood, a beber Actimel com 10 mil milhões de L Casei Imunitass e quejandos, sem que nunca sejam suficientes as fotos e/ou as posições.
Sugeri então a dois amigos daqui do Forumm - um açoreano e outro mafrense - o seguinte e que agora ponho também à vossa consideração, dentro deste nosso espirito de sã camaradagem e paixão pelos nossos UMM's:
Quando um UMM estiver à venda no Norte (como no meu caso) e a pessoa interessada estiver no Centro, Sul ou Ilhas, haver alguém disponivel e completamente isento, que more próximo, que se disponha a ir ver o carro em questão e possa dar a sua opinião livre, sincera, honesta sobre o que viu, à pessoa interessada em comprar. Não é totalmente infalível; não será de forma alguma vinculativo, mas, poderá ser mais uma forma de poder ajudar numa tomada de posição, ainda que possa ser apenas a decisão de se deslocar para ver por seus próprios olhos. Esta informaçãop não terá de ser tornada pública; pode ser feita for PM ou via telefone, para que a pessoa a informar não se prive de dizer tudo o que achou.
Esta é mais uma tentativa para ajudar neste sempre dificil processo de compra e honrar a seriedade dos verdadeiros amantes dos UMM's.

Paulo Leite
A União (Metalo
Mecânica) faz a força!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Faço minhas as palavras do *******.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
16 Out 2006
Màrio,

Esta minha sugestão parte da permissa de que somos todos gente honesta. Se calhar eu sou um "believer" e acredito que todos são como eu. Mas como referi no meu "post", a informação não seria vinculativa; seria apenas uma ajuda, um contributo, capaz de ajudar numa tomada de decisão. Nada mais. Lógicamente que quem informa não terá qualquer responsabilidade em caso de algo correr mal.

Paulo Leite
A União (Metalo
Mecânica) faz a força!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Compreendo que a informação dada não é vinculativa e que não teríamos responsabilidade, mas há muita coisa que não se consegue ver até por olhos experientes (olha o caso da barra de direção partida do Aloevera). Eu não me importo de dar a minha opinião sobre algum UMM aqui na zona, mas se algo correr mal, eu irei ficar com um peso na consciência e com certeza que quem comprou não me vai atirar com rosas...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
26 Out 2007
Ola
Digo tambem minhas as palavras do Alex

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943

Registo
16 Out 2006
Pronto pronto...não batam mais no ceguinho, pá!!!´
Foi só uma sugestão e a meu ver, se alguém se prontificasse a dar uma olhada por mim a algum carro longe eu só teria de agradecer e nunca colocar a responsabilidade se algo corresse mal em cima de alguém que quis ajudar. E quanto a não se conseguir ver tudo, meus amigos...então teriamos de comprar novo e com garantia.
Mas respeito a vossa opinião.
Permitam-me que fale apenas de um provérbio chinês que diz algo do gérero:
"98% das vezes que nos preocupamos descobrimos mais tarde de que não teria valido a pena. Por causa de apenas 2% vamos viver a vida desconfiados?"
I rest my case

Paulo Leite
A União (Metalo
Mecânica) faz a força!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Paulo, desculpa se "te bati", de longe era essa a minha intenção. Trouxeste um tema construtivo a debate, já fizeste mais do que eu! Sempre tenho tentado ajudar quem me pede opinião, seja metendo a mão na massa ou procurando junto do meus contactos opiniões que entendo serem melhores do que a minha. Assim espero continuar, sempre aprendendo. Mas a primeira leitura que fiz trouxe-me a ideia de uma "rede oficial de experimentadores", e isso, quanto a mim, é algo que me ultrapassa.
Tenho sim, pessoas de confiança que se me disserem que determinado UMM ou peça está em condições ou com este problema iria ter muito em conta a sua palavra, mas nunca iria pedir isso publicamente.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
16 Out 2006
Caro Alex

Percebi perfeitamente a tua posição e não fiquei minimamente ofendido ou mal impressionado. Desculpa se dei essa impressão!
Na apresentação que fiz desta ideia fiz questão de dizer que este método não era infalível e que carecia de melhoramentos e/ou correcções. mas não era, de todo, a ideia de criar uma "rede oficial de experimentadores", isso sim seria pedir responsabilidades a quem se presta a ajudar e não me parece correcto também. O que quis dizer , e julgo que já entendeste, é que para quem está longe, muitas das vezes deslocar-se 400 ou 500 km sem saber se vale minimamente a pena pode retrair um pouco quem tem de se deslocar. Mas se tiver um "amigo/camadara/companheiro dos UMM's que lhe possa dizer que viu o carro, que andou nele, que conversou com o dono, talvez isso possa fazer a diferença na hora de pelo menos decidir ir ver o carro. E lógicamente a decisão será sua e só sua. Assim como a responsabilidade de comprar algo que não sendo novo, pode efectivamente ter algum problema não detectável a olho nu.
E eu referi que esse tipo de informação deveria ser dado através de PM ou telefone.
No fundo, se pedes uma informação a um amigo cabe-te depois a ti o direito de seguir ou não essa informação, dependendo do "amigo".
Mas isso sou eu, que fui daqui de Guimarâes para Lisboa de comboio, com a nota no bolso, ter com o antigo dono do meu, sem o conhecer de lado nenhum e tendo feito apenas uma chamada a perguntar se valia a pena ir. Como ele respondeu que sim...aqui o moço lá foi. rsrsrrs
E o certo é que não me arrependi nem um minuto. Se podia ter corrido mal? Podia. Mas volto a lembrar-me do provérbio chinês!!!

Paulo Leite
A União (Metalo
Mecânica) faz a força!

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
O que o amigo Paulo Leite sugere é um pau de 2 bicos mas no entanto é fasível.
O que interessa aqui mesmo, e julgo ser o que o PL sugere, é sempre uma primeira impressão de um
UMMista entendedor de reconhecer em poucos minutos o estado do veículo.
È lógico que nenhuma responsabilidade é admitida entre comprador e "analista" quanto ao final da
história negocial.
Entendo sim, e sendo eu do norte e ter passado uma situação de ir ao Algarve ver um UMM que pelas fotos estava razoável e quando ao fim de 500 km o vi ao vivo saindo do meu carro, cumprimentei o sujeito e disse obrigado mas não estou minimamente interessado. Isso está tudo podre desculpe ! E ele me diz : então não queria um jipe para fazer TT ?
Só para dar uma ideia : o capot não tinha 1 cm de chapa boa, lateralmente apresentava autocolantes a tapar buracos e podres, o interior estava pior que muitos carros que vemos a restauro. Só de chapa em restauro seria 75% do carro.
E como mencionei, na web as fotos eram impecáveis.

Acho que ajudava bastante a ajuda de um colega na informação visual à distância mesmo que o potencial comprador fizesse a deslocação e não fizesse negócio mas garantia pelo menos que o que ia ver era merecedor da sua análise pessoal.
Este tipo de processo é muito usual por exemplo em exportações para países fora da comunidade em que o comprador contrata uma pessoa/empresa para assegurar a devida qualidade do produto, embalamento e despacho no país do seu fornecedor.
Se assim não fosse, um australiano por exemplo, encomendava um porco em Portugal e recebia uma orelheira !!

UMM abraço
Pedro Reis

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas isso do kingstar também ja me aconteceu. Fizemos 400km e nada, sorte foi encontrar-mos um outro no caminho e que revelou-se um grande negócio. Sorte no meio de azar...

A sugestão seria melhor como diz o Pedro Reis, uma pessoa iria lá avaliar para ver se realmente era verdade o que o vendedor dizia, depois se o comprador realmente estivesse interessado, era só ir concretizar o negócio e verificar com os próprios olhos o estado do carro. Mas isso olhando de uma óptica simplista e algo inocente, pois há sempre maganos e maganos...

Cumprimentos,
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Registo
16 Out 2006
Foi mesmo esta a minha ideia, caros carmaradas. Nada de vinculativo para quem faz o favor de dar uma olhada e funcionaria apenas como uma priimeira impressão que poderia ajudar quem tem de se deslocar a tomar uma decisão. Mas apenas na decisão de se deslocar. Mais nada. O resto lógicamente teria de ser o próprio a decidir.
Já agora Toz...se quiseres ver o meu e dar a tua opinião, uma vez que és de perto, eu agradecia. E não pago minis para te subornar!!!

Paulo Leite
A União (Metalo
Mecânica) faz a força!

Top Inferior