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Substituição do Motor

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Boas, todos nós um dia já pensamos em fazer um upgrad ao motor que o nosso bichinho tem. Eu em particular, saiu-me na rifa um UMM não com o motor original atmosferico de 2500 mas sim o de 2100, embora tenha caixa de 5 em aluminuo. Ou seja, deve ter dado tudo o que tinha a dar e o antigo dono não foi de manias, troca a mudar de motor e como são muito parecidos qualquer um serve.

A verdade é que, em chão, nem preciso de mais nada. Quando é para subir, meus caros, com apenas 57Cv, nem mesmo os 75 que deveria ter torna-se uma tarefa nada fácil. soluções?

1 - Aquirir um atmosférico que supostamente, por ter caixa de 5 em alumínio não deve dar problemas de maior;

2 - Adquirir um 2500TD já que estamos em uma de investimentos e como não o penso fazer tão cedo novamente, aproveitar para fazer realmente um upgrad;

3 - Adquirir um 2100TD (isso sim...)

Até aqui tudo bem, mas agora quanto a alterações? No primeiro caso, deve ser PLUG & PLAY, ou seja, voltar ao original, não deve haver problema de maior. No 2º caso, que modificações teria que fazer para que o UMM atmosférico possa aceitar o 2500TD indenor? a nivel de caixa, electronica (que acho que não tem muita) espaço etc. Por fim, o tão desejado 2100TD, caixa? electronica? espaço?, enfim

A razão de colocar este novo tópico tem como principal objectivo criar o mais completo possivel um guia para todos aqueles que pretendem substituir o seu motor por outro mais potente. As vantagens, desvantagens e principalmente alteração necessarias para. Claro que é o que estou a pensar fazer mas gostaria antes de mais de pesquisar mais sobre o assunto.

Assim sendo, a todos aqueles que já passaram por situação identica, a aqueles que por razões profissionais tem maior conhecimento sobre o assunto, agradecia que colocassem aqui as vossa experiencia/opiniões, obrigado.

Carripana on the way ...
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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2.5D basicamente é tirar um e meter outro.

2.5TD, bem esse vai ser dificil de arranjar, o mais comum a aparecer é o 2.3TD (das peugeots 505 turbo). A nivel de motor també é tirar um e meter outro, contudo no caso do turbo convém rever a linha de escape e a refrigeração. Idealmente seria montar o motor, trocar o escape para um com diametro maior, montar um radiador maior, montar um radiador de óleo e (opcional) um intercooler. Dá um pouco mais de trabalho mas o serviço fica mais bem feito e só gastas dinheiro uma vez.

O 2100 TD, dá muito trabalho (e despesa) a aplicar, podes fazer uma ideia no tópico da PETERTUMBLE do que se tem que alterar.

No teu caso, acho que o 2300 TD é a melhor opção.


Outra coisa: quando se troca de motor (que normalmente é de proveniência desconhecida) a malta prefere arriscar do gastar uns eurinhos a mais e dormir descansado. Uma vez que tens o motor fora, aproveita para mudar todas as juntas e vedantes. Eu sei que é uma despesa ainda importante, mas ficas a saber o real estado do motor e se o mesmo tiver algum problema já dás conta do recado. É frequente ver transplantes de "coração" a correr mal. Sempre sai mais barato do que estar a montar/desmontar/voltar a montar. É o que eu faria.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Eu continuo a pensar que mais vale rever o NOSSO motor e gastar dinheiro nele (caso seja apenas
mudar os orgãos principais de desgaste) que optar por um motor do qual não se sabe qual foi a
sua vida.
Isto é quase como o caso das doenças: só em último caso se usa o transplante.

UMM abraço
Pedro Reis
 
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26 Out 2007
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Ola
Olhem as vezes ouço falar aqui dos nossos motores sei que se tem tido azar as vezes em comprar alguns carros que ja vem com ele nas ultimas mas cada passeio que faço vejo o que os nossos motores sao capazes dentro do possivel e nao se esqueçam que ja tem uma tecnologia com algumas decadas e alguns motores nossos (do Forum ) ja tem quase 30 anos alguns ja tem por isso as vezes alguns tem que ser reparados que e normal ou pesam que e so os UMM entao e Patrols,Toyotas etc tambem partem façam com eles o que fazem com os velhos UMM se querem ver.
Esperimentem a por um Toyota a puxar ao pe dos nosso e a fazer o que os nossos fazem e vejam la se nao rebetam tambem
Eu ja tive uma peugeout 204 que falavam mal delas ate dizer chega e fiz 80000km nela e nunca mas nunca queimei uma junta de cabeçase calhar dizem sorte nao e ser mais que os outros mas olhar para os manometros de vez em quando tambem se ganha dinheiro.
Desculpem la o desabafo mas nao levem a mal
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 
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26 Out 2007
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Ola
tem que mandar mais uma eheheheh ja sou do tempo que fazia de Lisboa na estrada velha para alcanena 50mn numa peugeout 504 motor 1,9 d das 1.º e aguentou bue de km agora nao se pode ouvir falar que faz uma beca de fumo vai se logo a repara o motor ehehehehhe e ta de crise ehehehhe
Pedro marques

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20 Abr 2008
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Boas...
Já agora e aproveitando este tópico,em quanto é que poderá ficar um motor 2.5TD ?
Esta informação tb servirá de certeza para o Fante tomar umma decisão!!

UMM abraço


PEDRO
 

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Até agora, um obrigado a todos os que já opinaram. Respondendo à maior parte das questões, reparar o motor que tenho, 2100 atmosférico não me vai resolver o "problema" que no fundo não é problema mas sim uma limitação de potencia, pois o motor até marcha, lento mas marcha. Quanto aos 2.5TD vi no Terra 4x4 2500€ com retoma do antigo motor 2.5TD, ficando com motor 0KM e garantia de 1 ano. Alem disso, pensava que os 505TD tinham o motor 2.5Td e não os 2.3TD. Se por acaso tivesse um 2.5TD, isso sim, era recuperar o que tinha. Mas com 57Cv talvez para dar umas voltinhas em alcatrão e pouco mais. A verdade é que supostamente os primeiros UMM (Cournil) deveriam possuir os ditos cujos, mas até para uma caixa de 5 velocidades nota-se que o menino não tem potencia para tanta areia. A verdade é que vamos sonhando com um 2.5D de origem, mas depois, e já que estamos em uma de upgrades porque não o 2.5TD? e olha, a mexer mesmo vai o 2.1TD. Depois voltamos à terra e só podemos ir até ao 2.5TD. Bom, antes de decidir acho que tenho que dar uma voltinha num atmosferico de 2.5 e outra em um 2.5TD e confirmar se faz assim tanta diferença.
Aos transuentes que queiram enriquecer o tópico, estejam à vontade. Não vi ainda ninguem a testemunhar nenhuma destas alterações, execpto o Petertumble.

Carripana on the way ...
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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E porque não o 2.3td?
Facil de aplicar,mais silencioso e com uns pozinhos fica praticamente igual ao 2.5td...
Mas a hipotese mais economica(tirando o 2.3D) será sempre o 2.5D,e se mantiveres a medida de pneus de origem chega perfeitamente;).
 
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27 Out 2006
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Meu caro, a unica ajuda q t posso dar é deixar-te experimentar o 2.5 TD e o 2.5 D pois possuo um de cada.

Cumprimentos
Vieira da Madeira
 

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Ok Filipe, vou levar isso em conta, afinal tudo o que seja acima dos 75 CV é sempre bem vindo!

Miguel, agradecia imenso, assim tambem podias dar uma voltinha com o 2100D e já testemunhavas a minha "birra"!

temos apenas que combinar/acertar disponibilidades.

Carripana on the way ...
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Posso dar-te o meu exemplo... o meu Cournil o que fazia em 3a com o 2,5D, faz agora em 4a com o 2,5 TD... a velocidade de ponta é a mesma, pois tenho diferenciais e caixa de relações curtas, mas o motor tem mais alma, sem dúvida.
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!


Vou te dar um exemplo que acho suficiente.

No meu cournil 2.3d faço tudo o que quero, nao tenho razoes de queixa mas morre muito, é uma beca pastelão.
No alter 2.5 dum amigo meu tambem faço tudo o que quero mas quando lhe prego a fundo ele ja se segura melhor.
No alter do pedroalcanena, 2.5td hehehe quando andei nele, ele prega lhe nas subidas e ele reage muito bem, tem força para dar e vender, até assobia.
até agora tudo de origem.
No alter do ValedoUMM[ivan] 2.5td mexido, heheh aquilo anda mais que muito carrinho novo.
Aposto que o meu ford focus anda mais mas de arranque aquele equipara-se bem.
Aquele sim caga lume, LOL, fazer rotundas a abrir com os pneus a guinchar e sempre a puxar.

Acho que tens a resposta.

cUMMps
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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quote:Originally posted by Fante

Ok, e não há ninguem com motor 2.1D?

Carripana on the way ...


Esse motor apenas equipou os primeiros Cournil's. É raro e pastelão:D



UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 

Fante

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5 Out 2008
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Bem me parecia, saime-me uma raridade!! A sorte é que gosto muito de pasteis de nata!! e claro apreciar a paisagem

Carripana on the way ...
 

Fante

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5 Out 2008
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Desculpem lá esta insistencia, mas relativamente aos "periféricos" ou seja, a todos os componentes extra motor, sejam eles bomba direcçao assistida, motor de arranque, alternador são compativeis entre os vários motores? nomeadamente turbo e atmosféricos?

Carripana on the way ...
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Não, há diferenças nos motores de arranque e bomba de água, pelo menos...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
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