Pedro, não sou funcionário público mas pertenço ao chamado "sector empresarial do Estado", que não é mais que um funcionário público sem direitos mas com deveres redobrados, e sempre associei o meu salário como proveniente dos serviços que a empresa que me emprega presta aos clientes que a ela recorrem da mesma forma que qualquer outra do sector privado o faz para com os seus trabalhadores, neste ponto de vista pagamos os salários uns aos outros, mas há uma diferença!! Como sou "empregado do estado", tudo o que ganho é declarado, taxado e descriminado sendo os lucros repartidos pelos gestores e o accionista Estado ao contrário de algumas do sector privado em que, através de "malabarismos contabilisticos", os lucros são "investidos" em património da empresa (mas que só o patrão usufrui como a casa e o carro por exemplo), os salários dos empregados são baixos mas as horas são pagas "por fora" e limpinhas de impostos (e acredita que conheço quem ganhe mais em horas que de ordenado) e como os ordenados são baixos estão isentos de IRS, não lhe retiram o abono de familia porque o que é declarado é pouco, etc,etc,etc..
Quanto ao partidarismo e, os outros são iguais e, blablabla wiskas saquetas, até hoje só conheci uma ditadura bi/tripartidária (com maioria relativa ou absoluta) por isso não posso culpar o gato da morte da gazela só por ser felino e dúvido que se chegasse a este ponto.
Quanto aos cortes, o salário, e os subsidios de natal e férias incluindo, não são despesa para a entidade patronal mas sim uma contrapartida contratual assinada livremente pelas duas partes. Cortes na despesa são cortes nas regalias do Estado como os cartões de crédito, telemóveis, frotas de veiculos de luxo, motoristas, prémios de produtividade (?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EM CRISE?!!!!!!!!!!!!),cartões de combustivel para as senhoras dos gestores e politicos e escumalha irem aos fins-de-semana ás compras ao shopping,etc,etc,etc..
haja decência, haja vergonha!!!
UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos