• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Sofaguem

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Mensagens
98
Localização
Portugal
:thinking:Boa noite fórum, Cria saber se alguém sabe se os UMM de 87 tem algum tipo de sofaguem virado para o vidro da frente? Em dias de frio ou de chuva tenho dificuldade em andar com ele pois o vidro fica embaciado. O meu jipe só tem a sofaguem no meio que sai o ar virado para as pernas. Só que estive a reparar e notei que no tablier, tanto do lado direito como esquerdo tem um corte que parece duas saídas de ar em direcção ao vidro. Já vi por baixo e não tem nenhum tubo que va la ter para sair lá ar. Derivado a isto gostava de saber se eles costumavam ter sofaguem para os vidros ou se alguém já fés alguma alteração ou aplicação para ficar com esse efeito. O jipe por baixo do guiador do lado direito também tem uma alavanca (um ferrinho) no qual da para rodar para cima ou para baixo, mas também não sei para quê que será isso. :thinking:
Se alguém me poder explicar o ajudar agradeço.

Cumprimentos







Bruno Sousa
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Uma imagem sempre ajuda um pouco, embora seja de Cournil, não deve diferenciar muito.



Em cima do lado direito tens a torneira para frio e quente. Salvo erro, por baixo deste tens um ferro que orienta o ar para baixo ou para cima, que basicamente acciona uma portinhola lá dentro que impede o ar de vir para baixo e o força para cima. O teu sendo alter, deve ter um ferro (que penso que seja o que tu falas) que abre e fecha a entrada de ar do exterior. Penso eu de que...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Mensagens
98
Localização
Portugal
Olá, pela tua imagem o tal ferrinho fica do lado esquerdo. Eu já virei para cima e para baixo mas o ar é o mesmo. E não vejo nenhum tubo ?


Bruno Sousa
 

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
viva,

Parece-me que o que o Bruno está a mencionar é um tubo que fica entre a coluna de direcção e a parte central da carroçaria do UMM, no lado do condutor à direita (mesmo por baixo do volante). O meu também tem e já me questionei o que seria, mas não me parece um elemento de regulação da chaufage,é um tubo em "L" que sai da carroçaria e que termina numa borracha (não faço a mínima para que serve).

cUMMprimentos,

David Correia
 
Registo
8 Out 2011
Mensagens
514
Localização
Portugal
Espero dar uma ajuda:
essa alavanca que fica do lado direito do condutor serve para rodar uma placa que canaliza o ar quer para o radiador da sofagem, quer para as saídas de ar do tablier.
Quando a alavanca está na horizontal, o ar é canalizado só para as saídas de ar do tablier, quando está na vertical o ar passa até ao radiador da sofagem (mas também passa pelas saidas de ar do tablier)
Essa tal placa situa-se mais ou menos aqui:


Miguel Matias
Alter Turbo 91
XB-58-46
Sócio nº 278 do Clube UMM
 
Top Inferior