Boas, se tiveres alguma paciência (e resistência ao frio) eu mostro-te umas fotos pois tenho de fazer uma reparação no ventilador da minha.
Agora é assim, imagina que estás ao volante do teu bixo e olhas para a solfagem. Retirá-la é mais simples do que parece e sim tens de retirar o tablier, mas são 4 parafusos e retirar os botoes. Também tens de retirar o quadrante (zona do velocimetro e ponteiros temperatura e nivel combustivel) antes de retirares o tablier, para isso puxa-o para ti (com cuidado) e soltas as duas fichas e a bicha. Para tudo isto vais precisar de uma chave "10".
Depois passamos á solfagem propriamente dita: começa por retirar a peça em "bico" onde indica o quente e frio (zona dos circulos azul e vermelho). Para isso basta uma chave de fendas pequena.
Depois desapertas os seis(?) parafusos (chave 10) que seguram a solfagem e puxa-a para ti com cuidado pois o radiador está como que encaixado por detrás.
Agora deves ver o radiador com a torneira somente. Se tens a torneira presa, pega num alicate de pressão e com muito! cuidado e carinho força-a um pouco no sentido dos ponteiros do relógio (se bloqueou em quente) ou no sentido contrário se bloqueou em frio. Comigo resultou e agora funciona perfeitamente.
Sentado no lugar do condutor e olhando o radiador em frente vais ter três tubos que ligam por detrás do mesmo. Um grosso (-+ 2cm diametro) no canto superior direito (onde está a torneira), outro igual no canto inferior esquerdo e um fino no canto superior esquerdo. Este último é a purga do sistema. Para desmontar basta desapertar os tubos grossos. No meu caso foi mais fácil desapertar o tubo que liga à torneira junto da mesma e o outro desapertei-o no pré-aquecedor do filtro de gasóleo (é mais fácil).
Com cuidado retira o radiador e os tubos no sentido do interior do jipe.
Quando sacares tudo desmonta o tubo estreito que está ligado ao radiador. Como já disse esse tubo é uma purga, mas também é o local de acumulação de lixo, e certamente estará entupido. Esse tubo tem uma tamba com rosca na outra extremidade (branca). Deves retirá-la e limpar bem o interior do tubo. Para que faças uma ideia o meu estava completamente entupido em toda a sua extensão, tive de recorrer a uma chave de fendas para conseguir limpá-lo. Aproveita limpa também o radiador e vê o estado das tubagens.
Agora, para montar é exactamente o processo inverso.
Quando acabares a montagem, coloca a torneira do radiador na posição "quente", depois retira a tampa branca do tubo que faz a purga do radiador (e de todo o sistema). Seguidamente começa a encher o sistema de liquido anti-conjelante no vaso de expanção até sair pelo tudo da purga. Depois fecha esse tubo e acaba de encher o circuito.
Agora com respeito ao botão: é comum ele "emperrar" chegando mesmo ao ponto de partir quando se força. Esse problema tem uma resolução muito simples.
Começa por puxar o botão para fora (assumindo que está tudo montado no seu sítio). Tem cuidado pois a moldura cromada é maleável e estraga-se com facilidade.
Depois com jeitinho e amor retiras a moldura cromada (tens de a abrir um pouco, mas não te preocupes que depois voltas a pô-la no sitio) e retiras a moldura.
Seguidamente com uma chave de fendas abres a junta da caixa do botão (é encaixado, não tem cola), só o suficiente para o botão sair para fora. Tem cuidado que o botão tem uma mola, pode saltar e podes perder alguma peça.
Quando sair o botão vais ver quatro patilhas em cobre no interior da caixa onde estava montado. O que aconteçe é que com o uso as patilhas que estão nos topos tendem a abrir, ficando um espaço residual entre elas, espaço esse onde vai emperrar o contacto do botão. Assim, para consertar esse problema apenas tens de apertar as patilhas dos topos (apertar para o centro). Em principio 2 milimetros cada uma deve ser suficiente, mas vai testando até chegares ao melhor compromisso. Para montar é fazer o inverso.
Parece muito mas não é, demoras menos tempo a consertar o botão do que eu a explicar, hehehehehe.
Acho que está tudo, mas se houver falhas, erros ou gralhas, que alguém se pronuncie p.f.
Qualquer duvida avisa, vou ver se tenho alguma foto para te ajudar.
UMM abraçUMM
j.aldeia