• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Sofagem

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Mensagens
218
Localização
Portugal
Boa noite meus caros,

Preciso da vossa ajuda.

A patilha que serve para selecionar ar quente ou frio na sofagem da minha máquina está presa na posição de frio (e à conta disso tenho rapado um briol lá dentro que nem vos conto).

Ela mexe uns milímetros mas parece que bate em algum lado e não roda para cima. Já retirei a patilha e virei-a ao contrário (não fosse ela estar mal montada e por isso não rodar naquele sentido mas sim para o outro) mas também não é isso. Continua na mesma.

Já tentei retirar a sofagem mas não consigo aceder ao mecanismo que está por trás dessa patilha para ver o que se passa.

Alguém tem alguma ideia de qual pode ser o problema e qual a solução?

Obrigado a todos.

UMM abraço,
Marcelo


0-100km/h em quanto tempo? Esperem. Deixem-me ir buscar o calendário...
 

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
379
Localização
Portugal
Boas Marcelumm

Também tive esse problema e no meu caso (creio que no teu também), era a torneira do radiador da sofagem que estava presa, tentei com alicates, sprays e sei lá mais o quê, ate que tive de comprar outro radiador com a torneira em bom estado, depois foi desmontar sofagem, tablier, substituir tudo e voltar a montar... Nunca mais tive frio nem vidros embaciados no inverno :D:D:D
Para conhecimento a nossa sofagem é igual á das renault 4l.
Acho que ainda tenho lá algumas peças de sobra da sofagem e uma torneira se quizeres...

Abraço e espero ter ajudado ;)

cUMMprimentos
FoxUMM
 

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Mensagens
218
Localização
Portugal
Obrigado Rui.

Queria ver se não chegava a esse ponto... Mas por enquanto está complicado. Vou continuar de volta daquilo e depois dou notícias. Com sorte safo-me antes do verão! eheheh

Obrigado pela ajuda.

UMM abraço,
Marcelo

0-100km/h em quanto tempo? Esperem. Deixem-me ir buscar o calendário...
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas


Dá uma leitura atenta netse tópico:
https://for-umm.pt/oldthreads/13530

Explica tudo o que precisas saber de sofagens e radiadores.

Se forçares o movimento da torneira, vais parti-la pelo corpo, e acredita essa peça hoje em dia é rara.

O que se passa é que a torneira ficou presa em baixo, na parte que liga ao radiador da sofagem.

Se precisares de alguma coisa diz.

Abraço
Vitor Rato
 

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Viva,

Aproveitando este tópico, uma vez que a minha torneira está presa, e sim, também na posição de frio (o problema já nem é o desembaciar dos vidros, mas sim a rápa de frio que tenho passado neste últimos dias:dizzy_face:), pergunto se para desmontar a chaufage e chegar à torneira também é preciso desmontar o tablier, ou levantá-lo um pouco? Desmontei os 4 parafusos que estão à vista que prendema chaufage ao UMM, mas esta nem mexe.
Já agora, se for preciso desmontar o tablier, são só 4 parafusos correcto (2 de cada lado perto das dobradiças das portas)?


cUMMprimentos,

David Correia
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Se desmontares o tablier (não é preciso retirar por completo), ficas com muito mais espaço de manobra, além domais a sofagem em cima tem 2 "garras" de saida de ar para aos vidros que ficam encaixadas no tablier.

Retira o quadrante primeiro para teres mais espaço de manobra.

Depois abres a sofagem, reiras o radiador, e desmontas a torneira e lubrificas cá fora, com massa consistente.

No futuro para que nunca mais fique presa, abre-a sempre um pouco.
Deste modo permite a passagem de anticongelante, que por norma contém oleo lubrificante para a bomba de água.


Abraço
Vitor Rato
 

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Obrigado pelas dicas Vitor! amanhã vou tentar por mãos à obra!

Só para confirmar, o tablier são só mesmo os 4 parafusos, correcto?

cUMMprimentos,

David Correia
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas
As torneiras andam escassas, por isso existe a possibilidade de serem restauradas, caso pretendam os meus servicos estejam a' vontade, podem solititar o feedback ao Portugues1111 a quem vendi uma usada toda restaurada.
Nao restauro de modelos com tablie de 93 por desconher o sistema, so' modelos de cournil, Alter I e Alter II com o mesmo sistema.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal





www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

 

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Mensagens
107
Localização
Portugal
Boas também já tive esse problema na minha torneira, e com paciencia, spray e com calma ela acabou por rodar e agora ando confortável na máquina sem ter frio...tirei a peça que roda de plástico e pus spray, deixei algum tempo 3 ou 4 dias atuar e depois fiz força e não consegui, mais tarde recorrendo mais à técnica do pequeno esforço ou seja em vez de fazer força para tentar rodar de uma só vez rodar aos poucos para cima e baixo ela começou a rodar lentamente e lá ficou boa....com calma e um bom alicate para agarrar na peça pode ser que vá ao sitio...

pertencer a esta comunidade é a cereja no topo do UMM.....vrrrrrUMM
 

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Mensagens
106
Localização
Portugal
Bom dia,

Tenho uma pequena fuga na zona do radiador da sofagem.

Estou a tentar desmonta-la mas tou com problemas. Já soltei o tablier para ter espaço, desapertei a sofagem, mas não consigo solta-la na parte superior. Parece que fica presa na alavanca de direcionar o ar (cima ou baixo).

-Alguem tem uma dica para me ajudar?
-Os tunéis que levam o ar para o vidro tem uma patilhinhas a segurar a parte de trás. É necessário desmontar essas partes, ou saem juntas com o resto da sofagem?

Agradeço a vossa ajuda,

Cumprimentos,

Tiago Santos
Viana do Castelo
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Também sou capaz de vir a ter este problema da torneira. Ainda não consegui fazer o teste, mas também sou capaz de ter a torneira com fuga.
Isto associado que o radiador está com fuga... Estou a tentar mandar fazer um radiador novo, caso não arranje e como ainda tenho a questão da torneira, posso ponderar em anular a sofagem.
Que sinceramente não é o que pretendo, não quero muito perder o aspecto original do tablier. Mas também ter lá "aquela coisa da 4L" sem servir para nada, prefiro anular aquilo e colocar naquela zona o rádio e uma tomada USB.

E visto a sofagem original num alter capota de lona não ser eficaz para a zona dos pés, pondero instalar umas coisas destas:

https://pt.aliexpress.com/item/150-W-12-24-V-Ceramic-Car-Van-Fan-Heater-Warmer-Window-Defroster-Demister-Free-Shipping/32660832577.html?spm=2114.10010308.1000014.4.CPxLrL&scm=1007.13338.46806.0&pvid=dae2e471-1d4c-4ad6-a67f-f583b706d485&tpp=1&detailNewVersion=&categoryId=200000482



Se bem que as contas deixam-me a cismar...

P=UxI - I=P/U

I= 300/14

I= 21,4 A

É um bocado só para aquecer os pés, mas o alternador e a bateria devem aguentar.
 
Top Inferior