• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

será que a bateria berrou! [ novo problema]

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Bateria com 6 anos de utilização no Seat Ibiza, há 15 dias deixou de conseguir colocar o carro a trabalhar, como tinha uma nova no UMM troquei as duas, e o que é certo, é que a bateria velhinha ganhou nova vida e nos ultimos quinze dias de uso diário do UMM sempre trabalhou bem, até hoje.
Quando vinha para casa, notei as luzes a ficar sem força, vi-me aflito para conseguir chegar a casa e fui logo medir com um voltimetro, não passa dos 12,87.
Estando o jipe a trabalhar este valor não será baixo?
Será que foi o fim da vida da bateria, ou será alternador a não carregar?

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Isso é problema do alternador.
Com o UMM a trabalhar terá que marcar no voltímetro para cima de 13,5.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
obrigado Nuno.
Esqueci-me de mencionar, não sei se está correcto o que fiz mas com o jipe a trabalhar desliguei o positivo da bateria, e com o voltimetro medi e dava então 13:60 +/-.
quando liguei novamente ao borno da bateria, voltou aos 12 e tal!!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
terá q dar os 13,5 mas com os bornes ligados, ou então n estará a marcar o q vem do alternador.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
e com o jipe a trabalhar, não era suposto o alternador fornecer energia para as luzes trabalharem sem problemas, ou no caso da bateria estar em fim de vida, da~se o caso as luzes irem ficando fracas?

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas André Santos.
Uma bateria colocada num veículo á seis anos, isso é quase um milagre.
Chegou já a altura de ela morrer, e dar lugar a outra.
E reza para que ela dure tantos anos que essa.

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Não é possível teres 12,87V no multímetro e teres luzes fracas.

Se o alternador estiver bom, desde que ponhas o jipe a trabalhar mesmo com bateria sucata as luzes devem ter uma intensidade normal.
Se a bateria estiver boa mas sem carga é possível não passar dos +/-12V nas primeiras horas.

Mas verdade mentaliza-te para um Bateria nova.

quote:Originally posted by batrakiu

e com o jipe a trabalhar, não era suposto o alternador fornecer energia para as luzes trabalharem sem problemas, ou no caso da bateria estar em fim de vida, da~se o caso as luzes irem ficando fracas?

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Obrigado!
De qualquer das formas posso sempre ter 2 problemas, o alternador não carregar e ao mesmo tempo a bateria a pedir reforma!!!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

RochUMM

UMMzito
Registo
26 Dez 2008
Boas,

Se o alternador nao estiver a carregar ou a carregar mal,deve de acender a luz da bateria no quadrante.

E nao é bom meteres baterias com pouca carga,pois quem paga é sempre o mesmo,o alternador.

Abraço

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Bom dia.
Bateria nova comprada e colocada no sitio, jipe a trabalhar e o voltimetro acusa 13,65 volts.
Penso que está tudo bem com o alternador.
Obrigado a todos!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
e sem nada o fazer prever, fiquei novamente sem bateria, será que foi desta o alternador? uma bateria nova desde 5ª feira passada, aguentava até hoje sem ser carregada pelo alternador dando eu média umas 10 vezes á chave por dia?
ou será que o alternador berrou já depois de eu ter comprado a bateria nova?

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Pelo q falavas antes, da carga que mostrava o multímetro, o problema era do alternador, e como a bateria estava velha acabou por ficar arrumada de vez.
Trocaste por uma nova, e ela enquanto teve carga aguentou bem, mas como o alternador n está a carregar convenientemente, a bateria acabou por não aguentar a solicitação permanente do motor de arranque.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Caro nuno.
Se desligar a bateria com o motor a trabalhar e o jipe não ir abaixo tenho o alternador bom certo? independentemente do que acusar o multimetro?

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Pode n ser bem assim.
A maior solicitação é a do motor de arranque... depois de estar a trabalhar, o UMM já necessita de menos carga, e se o alternador estiver a carregar, mas com uma carga insuficiente, dá para servir as necessidades do UMM, mas não é a suficiente para colocar a bateria em condições.

Mas agora estive a ler os outros post, e pelo q referes até estava a carregar bem...

Tb poderás ter uma fuga de corrente algures pelo UMM... experimenta desligar a bateria durante a noite a ver se assim tens carga de manhã... se mesmo assim de manhã n tiveres carga então é mesmo do alternador q não carregou durante o dia.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Obrigado nuno.
Amanha de manha, o jipe vai pegar porque o deixei na estrada e tá a descer, só depois poderei fazer alguns testes e coloco aqui os resultados.
Mas ou é como dizes, está qualquer coisa a comer energia, ou então o alternador n carrega como deve de ser.
Muito obrigado!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Até poderá ser outra coisa bem simples... correia do alternador mal ajustada... só isso pode ser o suficiente para n carregar convenientemente.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Terei isso em conta Nuno.
Mais uma vez, fico imensamente agradecido pela ajuda!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Ponto da situação:
- ( desconfio que tenho o motor de arranque pifado)
- independentemente disso, com o jipe a trabalhar e a bateria ligada a carga da mesma vai desaparecendo ao ponto de o jipe deixar de dar luz.
- desligo a bateria, trabalha tudo normalmente, luzes buzina e rádio.
- a bateria tem menos de uma semana.
Desta é que eu não esperava.

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Parece-me que tens um alternador contrariado ou então ligaste a bateria ao contrario nem sei o que te diga nunca vi uma coisa assim.
o radio funciona sem o jipe estar a trabalhar?
pelo que vi sabes usar um multímetro certo? sabes usar o multímetro para verificar polaridades?

pinça vermelha + positivo da bateria terminal mais grosso.
pinça preta - negativo da bateria terminal mais fino.

liga e desliga terminais com o jipe a trabalhar e parado na bateria sem um terminal ligado.
e tem em atenção se algum valor lido no aparelho aparece antes com um sinal de -
exemplo:
-13,88V

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

Top Inferior