• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Sensor de Temperatura

Mr_Green

UMMzito
Registo
7 Out 2010
Mensagens
126
Localização
Portugal
Caros amigos,

Penso ter o sensor de temperatura nas couves!!! Devo dizer que é um dos problemáticos de 2 "pólos".

O ponteiro não marca nenhum aumento de temperatura. Já fiz algumas medições, cujas apresento os resultados.

1º Desmontei o sensor, fervi agua e coloquei o mesmo dentro desta. Medi a resistência entre ambos os pólos e a massa onde conclui que um deles diminui a resistência à razão do aumento de temperatura. O outro pólo dá sempre resistência infinita à massa (isolado).

2º Medi a tensão aos terminais dos condutores vindos do tablier, onde um deles apresenta uma tensão de aproximadamente 8V e o outro apresenta uma tensão de 5V.

Já fui a algumas lojas de peças de automóveis e nenhuma me deu uma solução.
De forma a conseguir monitorizar novamente a temperatura do motor, sabem se existe alguma compatibilidade com outro sensor aproveitando o manómetro de origem, ou terei de instalar um universal?

Vem ai o Verão e não me apetece nada andar a queimar juntas, muito menos destruir o motor.

Abraços

João Rodrigues
 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
No sensor de temperatura ligam dois fios, se trocares esses fios o ponteiro deixa de marcar. Verifica se tens os fios correctamente ligados.

Como deves saber um é para o ponteiro e o outro para a luz da temperatura.

Se o teu objectivo é só ter o ponteiro a trabalhar, pesquisa aqui no forumm, sei que existem uns de um motor volvo que servem nos UMM e são muito mais baratos o problema deles é que acende a luz muito cedo mas o ponteiro funciona correctamente.

cUMMprimentos;
 

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
Mensagens
278
Localização
Portugal
Boas companheiro, penso que esse problema da valvula de temperatura será o mesmo que o que tiva pouco tempo depois de ter o meu umm, apenas o meu acendia a luz antes de ter a temperatura sequer a meio, isso no ponteiro claro.
Resolvi o problema da forma que te mostro a seguir, com a vantagem de que desta forma "protejo" mais a cabeça e junta. Aproveito para acrescentar que no verão nada acontece a n ser que puxes mesmo muito pelo umm num local sem corrente de ar ou com muito ar quente como o norte interior do país ou alentejo, aí sim acende a luz.

https://for-umm.pt/oldthreads/10448

Se chegares a ligar para lá e n te desenrascarem dá um toque que compro-te isso e envio.

Abraço
Pedro Costa
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.742
Localização
Portugal
Boas!

Porque nao compras um sensor novo?? acho que custa 15€ no maximo e ficas descansado

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Portaro 240D 1979-1981

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

Mr_Green

UMMzito
Registo
7 Out 2010
Mensagens
126
Localização
Portugal
Pessoal, até agora ainda nada de conclusões. Provavelmente o sensor não está nas couves!!! Em conversa com o nosso amigo vitor1979, surgiu a ideia de não haver termostato no motor, dai o ponteiro não subir. vou averiguar. Depois coloco o resultado.

Show time, por estas bandas não é fácil de orientar sensores destes. os da 505 são só de um contacto.
 

Mr_Green

UMMzito
Registo
7 Out 2010
Mensagens
126
Localização
Portugal
Pois é... Acho que este tópico terá de passar para outra secção... Só havia liquido de refrigeração no lugar do termostato!!!! Amnha vou comprar um. Os da Peugeot 505 são os indicados? Vi algures no fórum que deve de fazer um furo a 3mm! Se sim, podem dar indicações?

Abraço
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Esse termostato é o das vulgares Peugeots da época, pelo que arranjas sem dificuldade por +- 15€ (foi o que custou o último que comprei), quanto a furos, não inventes.... Se fossem necessários já vinham feitos não achas ??

Abraço
Vitor Rato
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Acho melhor furar é melhor para sangrar o sistema e melhor para abertura do mesmo.

È mole mas sobe.
 

Mr_Green

UMMzito
Registo
7 Out 2010
Mensagens
126
Localização
Portugal
Malta,

Problema resolvido. Tinha uma parte velha do termostato, onde se vê o furo que se falava. O que comprei não tinha furo algum.

Agora o motor já anda mais quentinho...

Abraço e obrigado pela ajuda.
 
Top Inferior