• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Sensação de jante empenada - Problema complexo ??"

Registo
27 Out 2007
“Sensação de Jante empenada” - Roda traseira direita (roda move-se +-1cm para dentro e fora.
(UMM com travões de disco no eixo traseiro, pedal de travão move-se 1cm constantemente cima e baixo)

Tentativa de resolução:
1º - Mudei a jante
- Manteve-se o problema

2º - Mudei o semi-eixo
- Manteve-se o problema

3º - Mudei o diferencial completo
- Manteve-se o problema

4º - Mudei o veio de transmissão
- Manteve-se o problema

5ª – Mudar a caixa de transferências ???
6ª – Mudar de jipe ??? ;)

Nota: rolamentos, cruzetas, interior diferencial, está tudo perfeitas condições;

Alguém tem alguma opinião valida do que possa estar a acontecer?

PL

Pedro Lameirão
http://www.photoblog.com/lameirao
http://www.youtube.com/plameirao

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Pedro, nem sei o que te diga!

Mas vou perguntar o seguinte:

Quando trocas-te a jante, trocaste jante e pneu? ou trocas-te a jante e montas-te o mesmo pneu?

Pode parecer um pouco estranho de explicar, mas um pneu com piso irregular ou com telas partidas pode provocar esse tipo de sintomas no sítio onde está montado!

Mais uma vez digo, nem sei que te diga!

Boa sorte.

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Boas;

1 - Já viste se por acaso não tens porcas fechadas que não estão a apertar totalmente a jante devido ao comprimento do perno?

2 - Já verificaste como estão os casquilhos dos feixes de molhas e dos amortecedores?

cUMMprimentos;

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mudar de jipe é que não.

Mudaste também o corpo do diferencial?

A minha melhor amiga...

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Pelo teu primeiro post diria que era o semi-eixo empenado...mas como o trocaste...dizes que a roda tem empeno ou folga de 1cm?Se for folga é muito e empeno não deveria ter...os discos assentam bem no semi-eixo?Os suportes estão alinhados?As bombas estão em bom estado?
Se tiveres balança de carga com mola ao diferencial vê se a mola está boa.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Ora bem, estive a olhar melhor para o que já mudas-te, trocas-te e substituíste e cheguei à mesma conclusão que tu!

Problema complexo!

Pedro isso pode ser um problema de travões, por alguma razão a pinça de travões está a abrir e a fechar, por isso é que há deslocação da roda e movimento do pedal!

Se fosse algum tipo de empeno teria desaparecido quando trocaste o diferencial!

Como já experimentas-te tanta coisa, também não te vai custar nada experimentar o seguinte:

Desaperta a pinça da roda que oscila e coloca isso a andar sem a pinça no sítio, a ser do que falo a roda vai rodar sem oscilações!

Depois conta como correu.;)

Registo
27 Out 2007
Já coloquei o semi-eixo a rodar sem as bombas de travão, sem disco, sem nada...
É visivel este "empeno" logo na "tubo" (1ª parte visivel) do semi-eixo;

Confirmo que já mudei todo o corpo do diferencial, apesar do meu estar em muito boas condições;

NOTA 1 - O pedal do travão abana porque a roda se move, logo o problema não está nos travões (penso eu);
Ao tirar todo o sistema de travagem, a roda continua a mover-se;

Poderá ser a caixa de transferencias a motivar isto?

Pedro Lameirão
http://www.photoblog.com/lameirao
http://www.youtube.com/plameirao

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não!, não trago nada de novo!!:D

Olha não sou mecânico nem nada que se pareça, o máximo que consigo nessa área é ir falando com eles, mas já te digo que dizer que esse problema é complexo é dizer muito pouco!

Haver um semieixo empenado é coisa que acontece a qualquer um, mas teres dois diferenciais com os mesmos semieixos empenados é uma infeliz coincidência! Será?

Não vejo como uma caixa de transferências ou de velocidades possa influenciar a normal rotação da roda ao ponto dela apresentar tais sintomas!:dizzy_face::dizzy_face:

Como te digo, não sou mecânico, mas acredito mais facilmente na hipótese de teres os dois diferenciais com o mesmo problema!

Vamos aguardar para ver outras possibilidades.

L

LTmaverick

Guest
vai a uma bruxa que isso pode ser bruxedo..lol

I commend your courage, but I will show you no mercy!

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Uma questão, trocaste o diferencial ou a ponte toda? Pode ser a ponte empenada.

Outra questão, entre todas as trocas que fizeste, quais foram os componentes que se mantiveram de uma ponte para outra ou de um diferencial para outro?

cUMMprimentos;

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Ou então tens é os discos da frente empenados,ou algum problema nas rodas e estar a associar atrás pois vês lá esse empeno.
Mas de qualquer das formas é sempre aconselhável mandar desempenar os semi-eixos traseiros.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Além do que o Pedro já explicou ainda trocámos os discos, experimentei com e sem disco, com e sem as peças de aplicar travões, neste momento o que está mmontado é tudo do meu diferencial de reserva.

Gostava de experimentar sem veio de transmissão posto, mas aí como conseguir pôr a roda a girar com alguma velocidade, de modo a dar para aperceber do empeno.

2 semi eixos igualmente empenados? Vou tirar um semieixo do CH e meter lá para ver se se mantém.

Uma coisa é certa aquela roda de trás do BM que abana, já saiu e entrou mais de 100 vezes!!

:p

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Além do que já foi dito e as várias intervenções já efectuadas, pouco mais tenho a dizer... mas deixo também mais uma opinião.

Verifica se a ponte está empenada.
Verifica se existe desgaste anormal na pista do rolamento na ponte
Se existe deslocação do semi-eixo (dentro/fora) verifica se o rolamento está seguro pela chapa que aperta na ponte.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Boas Nelo. Já trocámos tudo, tanto todo o interior, como a ponte exterior. o problema mantém-se.

Eu vou mais para a caixa de transferências!!Pois sem veio de transmissão, ao engrenar a mudança e arrancar, vejo o veio que sai da caixa a oscilar um pouco.

Mas vamos aguardar antes de a trocar para ver se alguém já teve e solucionou o mesmo problema.

Umm abraço

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by valedoumm

Al�m do que o Pedro j� explicou ainda troc�mos os discos, experimentei com e sem disco, com e sem as pe�as de aplicar trav�es, neste momento o que est� mmontado � tudo do meu diferencial de reserva.

Gostava de experimentar sem veio de transmiss�o posto, mas a� como conseguir p�r a roda a girar com alguma velocidade, de modo a dar para aperceber do empeno.

2 semi eixos igualmente empenados? Vou tirar um semieixo do CH e meter l� para ver se se mant�m.

Uma coisa � certa aquela roda de tr�s do BM que abana, j� saiu e entrou mais de 100 vezes!!

:p

Eu volto a dizer para verem bem os discos e rodas da frente!E para mim não é admiração nenhuma haver dois semi-eixos de UMM empenados,há pouco tempo tambem descobri que tinha um semi-eixo empenado(e não era pouco)e não me fazia isso nos travões.E depois de desempenado na condução não senti nada...

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
se o problema parece ser da caixa, verifiquem primeiro os apoios das caixas, a mim já me aconteceu a sentir uma vibração quando arrancava ou quando circulava a uma velocidade baixa, vim a descobrir que tinha o apoio da caixa de transferências desapertado, mas... o modelo Alter a nivél de apoios de caixas é totalmente diferente do Cournil.

Ou então retirem a transmissão e verifiquem se a saida da caixa de trânsferencias tem folga, se isso acontecer pode ser o(s) rolamento(s) da caixa transferências.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Top Inferior