Boas!
As marcas definem as velocidades máximas pelos limites das rotações do motor versus a massa bruta.
Em paralelo, com os resultados obtidos pelos ensaios em tunel de vento em relacção à aerodinàmica e esforço, obtêm o factor esforço.
No caso dos UMMs, penso que determinaram a velocidade máxima tendo em conta estes detalhes somando o facto de existir um peso maior do veiculo e a sua mecânica.
Lembro que os motores construídos pela Indenor para os 504/505/605 e outras marcas mas muito poucas as que oa adoptaram, foram desenhados para carroçarias mais leves com uma outra aerodinâmica.
Basta o facto de vermos que as linhas do UMM são direitas e altas o que o transforma,juntamente com o famoso parabrisas a 89 graus, num autêntico balão contra o vento.
Basta deitar o parabrizas para cima do capot que obtemos mais 5 a 10 km por hora.
Outra situação: quem tem capota de lona já deve ter verificado que a capota na zona da frente do condutor e pendura que vem do parabrisas ao rollbar em andamento fica parece uma bola de futebol toda esticada e parece que até vai arrebentar.
Se mantivermos os vidros fechados ou abertos é igual mas se abrirmos um dos vidros da frente para trás )os que estão à frente junto so pb) a lona cai imediatamente para baixo.
O que isto significa: como as linhas do UMM são direitas, o tunel que provoca atrás força o ar em corrente inversa o que não acontece com um carro com linhas arredondadas ou curvas.
Se abrirmos a lona atrás, o cheiro do fumo é projectado para dentro. Ao abrimos uma das janelas frontais abrimos as linhas do circulo do ar.
Se tivessemos um UMM com um parabrizas com uma maior inclinação reduziriamos quase a zero esse fenõmeno.
Uma coisa é certa : os UMMs foram contruídos para serem carros duros e resistentes e para isso houve necessidade de cortar com tudo aquilo que faz um carro ser comum a todos.
Conforto ? Quem precisa ? Gaste-se o dinheiro que se quizer nunca teremos comodidade:
Silèncio ? Para què ? Se os queremos a roncar e gaste-se o dinheiro que fôr nunca terá a acústica de um carro diferente a diesel seja antigo ou moderno pois com tantas emendas, portinhas e portinholas, o silêncio nunca será de ouro.
No final de contas, não é isto tudo que nos atrai nos UMM ?
Então para que nos queixamos ? Seja a 100 ou 140, seja a 50 ou a 80, uns podem chegar mais rápido mas todos chegam ao fim da viagem e é isso que conta quando vamos na estrada.
Mais vale perder um minuto na vida que a vida num minuto !!!
UMM grande abraço
Pedro Reis
UMM - É um...!!! UMM !!!