• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Semi eixo partido

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
venho aqui mostrar as imagens do meu semi eixo traseiro que partiu (curto).
No dia 24 fui dar uma volta até Nelas para ver o desfile de Carnaval, quando estava a estacionar (a fazer marcha atrás) ouvi uma pancada em seco e deixou de andar, saí do UMM e não vi qualquer anomalia exterior, deduzi que tivesse partido um semi eixo traseiro, então liguei a tracção dianteira para concluir o estacionamento quando de repente ele aninhou-se do lado esquerdo (foi quando a roda e o tambor saltou fora), fiquei espantado foi com a zona e a forma como partiu.
Já aconteceu a algum membro do forumm esta situação ?

Após ter saido o tambor fora, todo o sistema de travagem ficou intacto....
mas.....o senhor do reboque fez a gentileza de destruir o sistema de travagem ao carregar o UMM para o reboque, aquela zona foi arrastada pelo chão fora e acabou por destruir e perder algumas peças: afinador algumas molas pernos do bombito, resumindo a unica coisa que se aproveita mas que está incompleto é o bombito.

Foi pena eu não ter tirado fotos antes de ser rebocado e estar presente na hora que o sr. CRUZ de NELAS carregou o UMM porque eu não deixava faze-lo naquelas condições...

Já vi veiculos a serem carregados em reboques, tambem apenas com tres rodas e no lugar da roda em falta colocaram um carrinho com 4 rodas para evitar estas situações desagradaveis.

Neste momento irei fazer uma reclamação á companhia de seguros pelo serviço prestado pelo sr. CRUZ DE NELAS,para evitar que continue a cometer os mesmos erros com outras viaturas. Quanto á companhia de seguros não quero qualquer tipo de indemenização pelos danos, apenas tenho a falar bem pela rapidez como foi resolvida toda a situação.

Lixo

o que ainda é aproveitavel

Mais uma vez agradecer ao Pedro Alcanena pela rapidez e prontidâo disponibilizada para a resolução do problema.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Realmente há serviços que em vez de no ajudarem so ajudam é a complicar:dizzy_face:
Mas esse semi-eixo que partiu é de um eixo brasileiro não é?O rolamento ficou todo agarrado ao semi-eixo?

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
quote:Originally posted by Aldeia

É estranho partir assim! Sempre me comentaram que esse material era do melhorzinho. Será que tinha defeito na fabricação?

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!

http://www.youtube.com/watch?v=YxWLVRlGa10&feature=related

Não digo que tivesse defeito de fabrico porque certamente aguentou 24 anos a rolar .... este semi-eixo já deveria ter os dias contados, quando troquei de rolamento ele estava empenado, foi desempenado e calibrado no torneiro mas..... certamente a masela (cancro) já andava dentro do bicho.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Esse semieixo provavelmente já tinha alguma estaladela, provavelmente feita em alguma situação bem dura...
Como já andava com alguma fragilidade simplesmente partiu quando nada o fazia prever!! Apesar de tudo ainda bem que isso aconteceu enquanto estavas a estacionar!!!
Só foi pena o Sr. do reboque não ter tido o mínimo de cuidado e responsabilidade ao fazer o trabalho que lhe compete, fazes bem reclamar e deves exigir que ele te pague o que te estragou!!
Ele fez o que fez porque se tratava de um UMM, se fosse um ferrari de certeza que não o levava a arrastar pelo chão.:angry:
Infelizmente há pessoas que pensam que os nossos UMMs são uma sucata com rodas!!!
Não deixes que fique assim...
Cumprimentos

Alter 2 turbo
UH-26-51

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Caro amigo Dias

Felizmente que a avaria não colocou pessoas nem bens em risco.
Na minha opinião, o problema do semi eixo vem desde a altura em que ele sofreu o empeno.
O Sr. do Reboque não foi minimamente profissional.
Fizeste bem em reclamar os danos causados e deves ser ressarcido.
Deves exigir à tua Companhia de Seguros e ela que se entenda com o Sr. do Reboque.
Se não "apertares" com a Companhia, garanto-te que nunca vais ser ressarcido. Passa a ser o jogo do "empurra-empurra".
Não fiques com os prejuizos porque a ti a Companhia não te perdoa nada..

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Registo
8 Jun 2006
Amigo Dias

Tenho quase a certeza:p que essa peça foi anteriormente soldada:dizzy_face:, na zona ee encaixe da anilha de retenção. Parece-me visível a soldadura na foto que está de lado. Se assim foi a culpa (se houver culpa) é do sucateiro remendão:angry: que fez o trabalho.

Esse semi eixo já devia ter tido uma vida MUUUUIIIITO atribulada.

Embora não seja importante, a quebra, por princípio, nada terá a haver com uma fractura faseadamente progressiva.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Dias, andou aí coisa!
Concordo com o João que isso levou solda!
Na foto ampliada vê-se melhor:

UMM abraço
Pedro Reis

Registo
26 Out 2007
Ola

Concordo com o Senhor Verdes Radios na questao da soldadura mas na tese de enchimento soldar mesmo soldar nao sei enchimento e depois rectificar para tirar o empeno sim mas nessas coisas nao se pode fazer essas coisas esta a segurança das pessoas do jipe e das que andam na estrada a do reboque geralmente eles fazem o puxo dos carros pelas molas e nao pelo sitio de puxar dizem que se pode partir ja me carregaram uns poucos de UMM e sempre ai.

Pedro Marques

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro Marques e Dias

Não sei se é a isso que se refere, mas certamente que em determinada altura (anteriormente) duas coisas se passaram: Ou o anel de retenção saiu voluntariamente:) ou involuntariamente:astonished:, danificando a sua zona de apoio, ou o rolamento “gripou” e prendeu, entrando em rotação por inteiro. Ao se dar isso danificou a mesma zona criando uma caixa e impossibilitando a colocação de um outro rolamento (novo).

A solução encontrada(?) foi encher soldando e respectiva rectificação ao torno:dizzy_face:(n). O mal estava feito! Era uma questão de tempo até partir.

"Tudo" se pode soldar:p, apenas com um pequeno senão:angry:, uma soldadura num ponto de enorme esforço, para que dure, permanecendo o material de base e o aportado com as mesmas características, custa MUITO, mas mesmo MUITO dinheiro e em poucos sítios (2 ou 3), em Portugal, isso é exequível.

Amigo Dias eu veria com muita atenção a caixa da manga do dif. onde encaixa esse rolamento e, com ele na mão, veria se ele "entra de chapéu", ou seja, se ele entra lá folgado (sem esforço nenhum).

Se for esse o caso é sinal que de facto o rolamento prendeu e andou a rodar por inteiro. O mecânico deverá saber o que fazer;) para remediar o mal...

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Top Inferior