• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Saraevo no seu melhor em 1996

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

Algumas fotos tiradas de UMM durante os primeiros reconhecimentos que fiz em Saraevo em Janeiro de 1996.

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Boas,

Estive no Verão de 2010 em Sarajevo e infelizmente ainda se encontram as marcas desse período em inúmeros edifícios...

cUMMprimentos,

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Eduardo,

Essas fotos sao porreiras "do ponto de vista UMM" somente...
atencao ao que fazes a essas fotos!!!
:)
nao sao para fazer "avioezinhos de papel" pos netos!! :)
(bem sei que nao)

Mas olha principalmente a primeira foto que foi tirada no lado do "pendura" pelo interior do UMM sera uma das "unicas" fotos.
Eu sei que deve de ser uma seca para ti "saaacanear" muitas ou essas fotos todas.
Dois conselhos:
1. Se "podes" junta essas fotos todas e fala com uma casa que faca trabalhos graficos e "possivelmente" por uns meros 25euros max 50 ficas com o trabalho como deve de ser - em vez de "ssaaaacaneares" fotos "por junto".

2. Se nao puderes falar com "uma casa" fala com um amigo ou alguem na familia ou amigo que "perceba de comp***dores" (nao e' dizer que nao percebes mas ja vi que nao tens paxorra! heheeh...tb pudera ne'!

3. Estas sempre a vontade para me mandares aquele sitio baixinho...eu daqui nao ouco! :)

Abraco
Carlos Pires

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Amigo Carlos Pires:

Estas fotos não são somente porreiras "do ponto de vista UMM" ,são exemplares únicos porque foram todas tiradas por mim e ás vezes em condições de segurança que só eu é que sei.

Podes crer que aviões de papel elas nunca irão fazer porque fazem parte da minha vida e apesar de não me trazerem boas recordações, fazem-me lembrar que ao fim de um ano na Bósnia no meio de um meio hóstil a Forças de outros países que nunca foram bem vindos apesar de estarem a lutar pelo futuro bem estar delas, passando por vezes situações que não desejava ao meu pior inimigo consegui regressar vivo e de as estar a partilhar com os Meus Amigos do Forum.

Em relação ao scanear as fotos talvez um dia o venha a fazer, mas neste momento está fora de questão porque são muitas e não me apetece.

Entretanto sei que não me vão levar a mal e vou colocando algumas de vêz em quando, porque penso que o pessoal gosta de partilhar " os momentos da vida " uns dos outros com satisfação

Quanto ao " Estás sempre á vontade para me mandares áquele sítio Baixinho...daqui não ouço!:) "
Amigo Carlos Pires quando decidi registar-me no Forum, (apesar de andar de olho nele desde a sua criação) foi com a intenção de cultivar a amizade entre pessoas que têm o mesmo gosto em comum que neste caso é o UMM.
Nunca irei tomar esse tipo de atitude, porque penso que o espírito do Forum não é esse nem foi criado para tal fim.
Amigo Carlos Pires," O treino que tive no campo de prisioneiros de guerra
além de muitas coisas... tambêm me deu uma capacidade de encaixe sem limites... "

E para finalizar, independentemente daquilo que os Membros deste Forum pensarem de mim, sou Amigo deles todos e farei tudo para os ajudar naquilo que souber ou puder.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Eduardo,

Ainda bem que escreves-te o que escreves-te.
E a capacidade de encaixa conta muito.

Des o primeiro dia que admiro e respeito a tua postura - exemplar.
Portanto e "bem sabes" que estava na reinacao e de longe te imaginaria a fazer avioes com as fotos - foi mesmo na pura brincadeira e forca de expressao.

Mas venham mais fotos - melhor que nao virem la isso tens razao.
Abraco
e dispoe
CP

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Amigo Carlos Pires:

Brincadeira aceite(em troca de umas Beers)

Não esperava outra coisa do meu Amigo, porque quando não se tem sentido de humor, a vida funciona sempre pela negativa, e por muito que se tente encontrar ,nunca se é capaz de encontrar o lado positivo da sua vida

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Não esperava outra coisa do meu Amigo, porque quando não se tem sentido de humor, a vida funciona sempre pela negativa, e por muito que se tente encontrar ,nunca se é capaz de encontrar o lado positivo da sua vida

PALAVRAS SABIAS!

;)

rrpascoal

Iniciado
Registo
17 Fev 2010
e que nunca por vencidos se conheçao. Eu estive 4 anos nos paraquedistas, na companhia de abastecimento aerio caa. e foi o tempo da minha vida que eu mais me orgulho . Eu gostava de ver mais fotos tenho de arranjar tempo para ir ao entroncamento breve.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas Amigo Reinaldo:
Da Serra de Sto. António ao Entroncamento são poucos Kms.
Fico á espera para umas beers.
A propósito o seu Chefe de Serviço na altura não era o meu Amigo Tony Silva.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Boas:

Caro Eduardo:

Tenho andado a ver as fotos que tens posto nos ultimos dias, muito interessantes, tanto pelo valor para o forumm, como pelo valor histórico.

Obrigado pela partilha, e continua com o bom trabalho!

Cummprimentos.

P.S:
( aloe vera): continuas a entrar nos tópicos sempre a querer dar o teu toque...depois admiras-te de alguns( muitos!)membros do forumm não irem à bola contigo!!!e olha que nem todos dizem o que pensam como eu!!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Ivan,

nem tinha lido aqui este teu post - sim na boa entendo o que tu dizes mas como muitos estas a ver o que eu nao escrevi.

Essas fotos sao porreiras "do ponto de vista UMM" somente...(querendo dizer que sao uma tristeza o assunto principal na foto = guerra)
atencao ao que fazes a essas fotos!!! (ressalvo a importancia das fotos)
:)
nao sao para fazer "avioezinhos de papel" pos netos!! :)
(bem sei que nao) (sublinho que em toque de brincadeira nao sao para deixar fugir estas fotos)

Dois conselhos: (preciso dizer mais alguma coisa?!)
1. Se "podes" junta essas fotos todas e fala com uma casa que faca trabalhos graficos e "possivelmente" por uns meros 25euros max 50 ficas com o trabalho como deve de ser - em vez de "ssaaaacaneares" fotos "por junto".

2. Se nao puderes falar com "uma casa" fala com um amigo ou alguem na familia ou amigo que "perceba de comp***dores" (nao e' dizer que nao percebes mas ja vi que nao tens paxorra! heheeh...tb pudera ne'!

3. Estas sempre a vontade para me mandares aquele sitio baixinho...eu daqui nao ouco! :)
(mostrando que o proprio Eduardo pode discordar e estendo a mao ou dou a cara para levar lambada)

Ivan nao sejas doente ou vejas coisas doentias pois o que dizes nao se aplica a mim...
Entendo a tua frustracao mas percebe primeiro a pessoa sem fazeres julgamento (aplico a mesma regra que usei no topico da segunda venda de pecas UMM)

E como ves o proprio Eduardo Filipe entendeu perfeitamente e percebeu que nada de doentio a minha mensagem tinha...
Nao Atirem bala e depois perguntem quem e'....perguntem e depois atirem.

Nem enterres pessoas vivas Ivan tens muita forca e paixao eu sei quase todos nos, tem calma, somos todos bons rapazes.
Mas acima de TUDO CONHECE AS PESSOAS DE VERDADE nao e' dar uns apertos de mao e ouvir o que falam nos corredores...

Abraco e na boa
Carlos Pires

o topico que falo >>>
https://for-umm.pt/oldthreads/14162/8
(...Portanto somos uma comunidade "nova" e as relacoes "inter pessoas" ca na comunidade sao muito frescas ou "NOVAS" e em alguns dos casos ate "inexistentes", nao conhecemos os vizinho que vem atras no jipe no passeio "X" ou que se senta a nossa frente no almoco...serao os poucos minutos que estamos a frente de "A ou B" ou sera por "B" trazer o jipe sujo ou limpo que podemos "dizer que fulano e' assim ou assado"...nao amigos nao podemos....)

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

Em Janeiro de 1996, ainda era comum ter em atenção a esta sinalética antes de se dobrar a esquina ou atravessar uma rua ou avenida.

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Eduardo, apesar de dramáticas as imagens são fabulosas. Descrevem bem o horror que foi esta guerra!
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Eduardo,

SNAJPER quer dizer "sniper"?

(dass aquele era o local de trabalho do gajo...ja conhecido por muitos entao)

e' realmente triste o destruir que se faz em segundos ...quando tanto trabalho deu para criar tudo o que foi destruido levou tanto tempo.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

Edifícios onde os snipres estavam posicionados para fazer a limpeza étnica.
Quem não tomou as devidas precaucões ao ler a palavra sniper inscrita na parede acabou com uma lápide colocada no sítio em que foi alvejado e faleceu.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
O ultimo sniper a ser abatido pelas Forças da Onu foi em Fevereiro de 1996, era uma mulher Sérvia que tinha sido campeã olimpica de tiro.
Em baixo uma foto de um dos cemitérios de Saraevo e pode-se ter uma ideia aproximada da população que foi aniquilada duranta a guerra.
(cada ponto branco corresponde a uma campa)

Top Inferior