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S.P.O.A. com fotos explicativas - SIM ou NAO?

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Viva a todos
E principalmente pessoal que esta interessado em ganhar altura nos seus carros ou entao articulacao.

Partilho de seguida alguns "scans" de um livro de alteracoes para SUZUKI's...bem sei que ainda nao ha muitas publicacoes tecnicas de alteracao em UMM's, e de todo que nos devamos de sentir insultados por "olhar para a concorrencia" ...

Ao mesmo tempo penso eu de que (lol) nao devamos "importar" directamente a ideia dado os carros serem um pouco diferentes etc..etc..
Mas sim RETER o brio profissional na apresentacao das alteracoes, a preocupacao na seguranca das alteracoes, e claro esta as pecas em si fazerem o que realmente dizem "na embalagem"....mas tudo como "deve de ser"...nada de rebarbas e soldas mal dadas...

Sao pontos de vista e gostava de ouvir algumas opinioes mas nao comecar a III guerra mundial, pois bem sei que e' assunto delicado.
Sejam curtos e grossos pois para longos ja basto eu!! lol

Nota de rodape...que sirva somente para "camadas novas" se inspirarem e repararem no "bem fazer" e que quase nada custa.

E os mais distraidos...facam um favor LEIAM...pois foi essa a ideia em por as imagens tao grandes...para ler/ver as dicas e precaucoes etc...



















UMM abraco
Carlos Pires


 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
A minha opinião é que SPOA, bem feita ou mal feita, tem mais contras que prós e um grande contra é o carro ficar demasiado instável e um grande pró, é ganhar altura facilmente sem grandes alterações.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 
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30 Mar 2006
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Isso Tozé, concordo contigo, e quando se altera o centro de gravidade, o grande problema são as inclinações laterais, tombam com uma facilidade... o outro contra é a direcção, as barras de direcção ficam com um ângulo tal que em piso irregular não se consegue andar a direito, para isto não acontecer tem que se torcer de tal forma a barra que fica muito frágil.
E na transmissão, se não se inclina os diferenciais, as cruzetas partem com muita facilidade, mas para mim o principal problema também é a instabilidade e a sensação de insegurança que transmite ao condutor.


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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hmmm...(estou somente a ler os comentarios e gostava de ler mais)....e sem ser tendencioso acrescento:
sera que nao ha vontade em mudar e alterar? pois "conformismos" nao e' bem o meu forte.
Sem ofender ninguem ja era tempo de mudar de tecla...pois ha uns anitos atras falar em por um homem na lua era "sacrilegio"...o que me parece aqui quando falamos de alteracoes e modificacoes que nao sao muito comuns a esta comunidade.

Eu penso que por vezes ha um pouco a falta de materiais e solucoes tecnicas o que esta bem provado neste forum que existem graaaaandes diferencas de conhecimento entre individuos, e vegetar por vezes em redor dos mesmos "fornecedores" e mundos pode por vezes "limitar" o progresso, evolucao e melhoria nas respostas a questoes como estas. Isto e' um facto.

Agora comentando o Toze e o Miguel (individuos responsaveis e que admiro) acho que o que disse no paragrafo anterior se reflecte pois se nao reparem:
Se alteras o centro de gravidade, deveras "acompanhar" com o proporcional "alargamento" na "base" - solucoes? bom espacadores T.U.V. e jantes generosas ou ate mesmo possivel troca de eixo mais largo, concluo que "as inclinacoes laterais" estarao ultrapassadas.

Barras de direccao? existem solucoes no mercado (e penso eu de que ainda nao descobertas) que compensam o alterar de medidas e JA PRE FABRICADAS - acho que NUNCA a torcao - erro tipico aquando temos falta de meios, pois existem um imenso universo de barras que se adaptam perfeitamente a esta alteracao - o problema e' que ninguem se dignou em investigar e obter equivalencias dado o interesse ser minimo com a reduzida expressao no mercado automovel por parte da UMM (nao chorem ou fiquem ofendidos e' verdade)
Em relacao a transmissao acho que somente a sugestao em relacao a inclinacao dos diferencias estamos a cometer mais um erro de "sweet ignorance" ...Miguel de longe que deves de ter melhores conhecimentos que eu...mas pensa comigo INCLINAR?!?! bolas a lubrificacao desses mesmo diferenciais nunca sera a mesma, e longe da adequada.

Cruzetas partir com facilidade....bom acho que ja temos "sites" a fornecer cruzetas reforcadas para os UMM's, e em relacao a instabilidade creio que podera ser em relacao a suspensao e claro esta que um amortecedor duplo por roda seria recomendado para manter o carro mais "preso" a estrada e ter um melhor e mais preciso "toque de estrada".

Eu de certeza que poderei estar a cair em erro em algumas citacoes, mas um conselho que dou para todo e qualquer assunto progredir :
Temos sempre de nos conhecer realmente, ACEITAR a nossa realidade e os possiveis erros, e entao sim corrigir, pois ficar no MARASMO da nao evolucao acho um pouco basico.

Eu sei que parece filosofia barata mas sao em resumo principios basicos que se adaptam a muitas situacoes da vida - tambem e' um facto.

Sinceramente gostava de ver ou ler mais opinioes e partilhar ideias...e nao tenham medo pois nao ha bichos papoes.

P.S. olhem para as americas da terra de onde vem os DANAS hmmm muitissimos carros usam as molas por cima dos eixos...sera que estarao errados? - e acham que muita boa gente nao gostaria de ter os carros iguais?
Explorar com "responsabilidade" seria um convite...
Pois o nosso mundo UMM nao esta "estipulado" nem consta das listas de "kit's" ...se calhar porque nao tem havido a necessidade e vontade.


Nao levem a mal nao temos que ir todos atras em estilo maria vai com as outras...

UMM abraco
Carlos Pires


 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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Viva,
É comum dizer-se que SPOA tem mais prejuízos que benefícios pois está-se um pouco habituado às meias alterações que se vão fazendo por este país fora. Nos EUA, ainda que os considere um povo um tanto estranho (para não utilizar outros adjectivos) é prática corrente fazer-se esta alteração. O SPOA não é só colocar as molas por cima dos eixos, obriga a um alargar das vias, seja através de alargadores, pneus, eixos diferentes, bem como corrigir os diversos ângulos que são alterados como é o caso dos veios de transmissão, que se puderá resolver com uma cruzeta dupla, ou efectuando uma rotação da caixa de transferências ou do próprio eixo. Mas essa rotação normalmente é acompanhada de uma tampa de diferencial diferente de modo a que a lubrificação não seja posta em causa. Quanto aos ângulos da direcção, as barras já estão mais do que estudadas para os modelos existentes nos EUA, não sendo o UMM um deles. Assim sendo e na minha opinião, o problema do SPOA não está no sistema em si, mas sim como é executado pois obriga a uma série de alterações onerosas que muita gente não efectua, tornando-se assim um trabalho deficiente. Se me perguntarem se efectuaria essa transformação? Sim, sem dúvida. MAs de momento...não tenho dinheiro para tal. Prefiro gastar em bloqueios que fica mais barato :)
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Sei de um UMM com SPOA há muitos anos e está para durar... mas teve que por exemplo baixar ligeiramente a caixa para que os veios para os diferenciais não ficassem com um ângulo demasiado acentuado, e a barra de direcção é uma barra nova feita já com o "s" adequado.
De resto de facto torna-se mais instável e é preciso muito cuidado na sua condução, principalmente em situções extremas.

 
Registo
17 Nov 2007
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Boas
Então Chegamos à conclusão de que um SPOA bem feito não tem tantas desvantagens como se poderia pensar ....
Alteração de :
Molas
Caixas
Barras de direcção
Amortecedores
Alargar vias.
mas então e vantagens ?

Altura ao solo : igual para pneus iguais certo? pelo menos os diferenciais
Então levantamos o bicho e de seguida baixamos as caixas? ganha-se que ?
Tá certo que passamos a poder montar pneus maiores, mas um UMM com 31s já dá para meter só com molas espartadas e brincos ligeiramente maiores.
Pessoalmente acho que não faz muito sentido (excepto para uma aplicação exclusiva para Trial talvez ? não sei)
Fica de todo ilegal (muitos inspectores não notam uns brincos um pouco maiores mas SPOA nao deve passar ....
Quanto ao aspecto , até agora ainda não vi nenhum 4x4 (UMM inclulsive) que esteticamente ficasse bem com essa solução.
É a minha opinião

É a minha opinião


Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Eu acho que, dependendo do que queremos fazer ao UMM, com as molas bem espertadas, nem que se metam molas ligeiramente maiores, consegue-se meter uns pneus 33" com alguma facilidade. O máximo que pode acontecer é ter que cortar um bocadinho a chapa para não roçar. De resto, descer caixas para mim acho que é um absurdo, uma cruzeta dupla é bem mais eficaz e simples, embora um pouco dispendioso.
Para o SPOA ficar perfeito tinha que fazer mais umas quantas alterações, que eu acho que são demasiadas e o unico resultado seria poder meter um pneu mais alto. Mais vale um UMM mais assapadinho e com um cruzamento de eixos suficiente. Depois os bloqueios ajudam... :)

Cumprimentos.
Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Gente boa ...ja gosto mais do que estou a ler (e nao estou a ser tendencioso)
DEVO LEMBRAR QUE:
A apresentacao da situacao de converter o carro usando o metodo S.P.O.A. (Spring Perch Over Axle)
seria efectuado em condicoes perfeitas,
- Sem limitacoes e impedimentos de I.P.O.
- Sem Limitacoes de Verbas
- Com o intuito de "fazer bem feito" e porque nao elaborar "kits" para futuros clientes.
- O Prazer pessoal de cada individuo em ter o carro ainda mais versatil.

Em resumo aos comentarios ate a data, e digo que nao quero comecar a III guerra mundial, simplesmente trocar impressoes e
criar o debate, pois ao fim do dia vamos todos tomar um copo.
Mas de momento claro que gostei do comentario POSITIVO e constructivo do trekker, nao desfazendo os restantes TOZ...mas gostava de ver mais comentarios sem agressoes tanto a questao como a individuos...

So em tom de "dica" foi referido que descer a caixa seria absurdo...sera mesmo? ou mais uma vez seria um trabalho que requer mais atencao minunciosa?
Tentem contribuir para a questao pois mais vale "enriquecer" os topicos do que destruir...:) porque a ideia de fundo sera sempre melhorar ou enriquecer os nossos carros.


e webmonstro (NUNO ABREU)...gostei da tua resposta, mas claro estou a falar em condicoes "ideais"...sem limitacoes...
e acho que sera escusado dizer que
- desde que a altura ao chao por parte dos eixos nao seja alterada os IPO's nao tem que reprovar...(isto levando pneus originais e jantes originais a inspecao)
- a intencao do carro em ficar mais ainda "versatil" nada tem a ver com o seu dono querer levar o carro para
provas de Trial etc...acho que se TODOS pudessemos alterar sem as tais limitacoes e com a alteracoes CORRECTAS
tenho a certeza que muita gente o faria...o caso da america e outros paises simplesmente nao tem essas restricoes pelas razoes que mencionei - Kits de alteracao estarem HOMOLOGADOS e reconhecidos etc...coisa que nao se esta a passar em Portugal e claro
esta as autoridades nao "RECONHECEM" nem confiam nas alteracoes...simples reflexo.

Se ainda nao viste nenhum UMM bom tenta imaginar um carro com jantes de LARGURA 8polegadas e de 15 polegadas de diametro ja com espacadores 50mm TUV (homologacao reconhecida) e sim um pneu generoso e ate uma possivel alteracao aos eixos e TODAS a modificacoes necessarias....nao parece uma coisinha que ate gostavas de brincar?? iissooo lindo menino! lol...

Agora se olhares para ate a "bosta" da foto que tenho na minha assinatura claro que tambem reconheco que parece uma "bicicleta"
Ou uma mulher muito alta e sem MAMAS!! LOL...enfim tudo ainda em fase de melhoramento...

Mas please continuem a alimentar este topico, pois eu acho que existe gente com sabedoria por ai e que nao se quer dignar a comentar ou enriquecer mas uma coisa e' certa gente interessada sao as paletes...Va la "oh sinhores" doutores deixem la os "pos de arroz" e digam de sua justica.

UMM abraco
Carlos Pires


 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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Viva,
Mais uma achega. Quando referi a alteração da caixa, referia-me apenas à rotação da caixa de transferências, pois tudo o resto manter-se-ia no mesmo local. Quanto à alteração para SPOA, tal é necessário dependendo da medida de pneus que queremos colocar, mas após isso...falta motor para mexer esses pneus. Para manter as motorizações actuais, a medida que acho já estar no limite (e já com alteração de relação dos diferenciais) é a de 9.00-16 e assim sendo já se justificaria o SPOA. Mas sendo essa pneu estreito, lá tinha de haver uma achega à largura das vias...e depois disso, etc, etc... Mas ao invés disso, porque não alterar o chassis , tornando-o separável da carrosseria? Bastava para tal colocar duas travessas com a mesma medida das longarinas na frente e traseira do carro, fazer apoios para os cinoblocos de sustentação da carrosseria e desta forma mantinha-se a suspensão de origem, o centro de gravidade praticamente igual, a geometria da direcção não seria alterada (apenas a ligação entre o volante e a caixa de direcção), ganhava-se espaço para materiais de insonorização entre o motor e a cabine, menos vibrações transmitidas ao habitáculo (devido aos cinoblocos), altura necessária para outros pneus de maiores dimensões, e mais algumas coisas que não me recordo de momento. Os contras de tal alteração, de momento não vejo algum que se digne significativo, até porque o chassis do cournil já vem com essas travessas. Esta alteração acho que será mais fácil de efectuar, envolvendo custos menos avultados e não altera em quase nada a estética final do carro.

Quanto à altura dos diferenciais ao solo ser a medida preponderante para fiscalização, segundo pude apurar num centro de inspecções, essa medida não é tida em conta pois basta que o veículo tenha medidas diferentes de pneumáticos devidamente averbadas, tal altura difere entre cada medida. Agora o que me alertaram foi que a distância do para-choques ao solo não pode ser superior a 50 cm..a ser verdade, bata ter tal em conta ao levantar a a carrosseria e fazer um modelo em que a parte inferior do para-choques acompanhe o ângulo de ataque do carro, tipo o avental que vem de origem nos UMM?s.
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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(continuo a ler e e' sempre bom ver algo de POSITIVO e constructivo...nao do "deita-abaixo" ...nao tenho a certeza se toda a gente concorda com essa alteracao pois eu mesmo vou ter de "re-ler" varias vezes pois gosto de "visualizar" a coisa sempre que estou a ler.

Gostaria de ouvir mais comentarios "constructivos" e terem em mente que "voces" mesmo iriam fazer as alteracoes "SEM LIMITACOES" tanto tecnicas como legais.

(Porque no fundo no fundo isso vai acontecer de verdade num carro a preparar, portanto as mentes iluminadas facam o favor de se chegar a frente...fica sempre bem)

A gerencia agradece!
UMM abraco
Carlos Pires


 
Registo
2 Mai 2007
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Boas...
Eu de momento ando nas alteraçoes Max digo-vos...
SPOA nunca prefiro umas elicoidais bem aplicadas...
Eu inventei um sistema max ficou muito instavel agura ando no estudo do proximo :))

Abraço
Alter II Turbo Intercooler
Helder Marques
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
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"desde que a altura ao chao por parte dos eixos nao seja alterada os IPO's nao tem que reprovar"
De facto não é assim... qualquer alteração nos componentes mecânicos de uma viatura (motor, caixas, suspensões, etc...) deverá ser feito mediante uma futura inspecção para aprovação das alterações... o SPOA altera de facto as prestações do carro por isso não é legal sem estar aprovada por uma inspecção que certifique que a viatura pode circular em segurança... isto tem lógica, ou então o pessoal andava pelas estradas com as maiores aberrações sem qualquer tipo de segurança.

Em relação a SPOAs que fiquem bem, está aqui um que considero muito bonito

https://for-umm.pt/oldthreads/2525
 

markilhas

UMM
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29 Abr 2006
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nao podia ficar indiferente a este assunto, que no fundo e uma maneira de meter conhecimentos a prova e descortinar varios aspectos pra diferentes condutores...como o UMM e de cada um de nos acho que cada um deve fazer o que quer e nao ser travado a fazer-lo, mas claro que acima de tudo segurança pois nao vale a pena ter consequencias negativas...e assim eu SPOA nunca me foi uma ideia a fazer-lo mas tenho 2 fotos de jipes com SPOA que nao estao exageravelmente altos e estao agradevelmente vistosos, mas so um aspecto...pra que aumentar a altura pra meter pneus grandes se depois o diferencial da frente e fraco pra aquentar com esforços maiores, visto isso ser uma utilizaçao no meu ver pra umas trialadas...eu optei por molas elicoidais com cunhas de separaçao atras pra cruzar mais, diferencias do patrol pois sao mais robustos que os nossos e 17 cm mais larogos, ajudando no processo da aplicaçao das molas e metendo o jipe mais estavel, e vai levar uns 35 16 com jantes de off set negativo, pra ficar o mais largo possivel,mas antes do elicoidal o que eu tinha em mente e tava a começar, era um sistema de brinco atras e mola fixa a frente, e era pra receber uma mola unica e mais robusta e espertada, que iria ter um cruzamento penso eu bom...mas deixo vos aqui 2 fotos de UMM com Spoa
esta fornecida pelo FilipeUMM

esta de uma maquina que espero ver a andar em breve


Mais vale um UMM artilhado que um UMM no meio das silvas
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Oh Helder Marques...
Deixa-me so pegar contigo...
Sera que por vezes o cerebro para ao pessoal??
Mas qual e' a tua logica? lol
Sim olha o teu papel...tu tens uma coisa na tua mao e e' bem gira...e tu gostas muito, e muito boa...e siiiiim ja vimos que tu gostas muito dessa coisa...

Mas o que e'???
Pois estarmos num forum sem partilhar informacao mais vale nao estar...concordas?
E nao te vou por as coisas simples...puxa pela cabeca e ve la se entendes o que quero dizer com isso! lol...

Dou-te uma dica = MAX!!! e' gelado ou bebida?! explica-te...
lol
UMM abraco
Carlos Pires


quote:Originally posted by helder1986

Boas...
Eu de momento ando nas alteraçoes Max digo-vos...
SPOA nunca prefiro umas elicoidais bem aplicadas...
Eu inventei um sistema max ficou muito instavel agura ando no estudo do proximo :))

Abraço
Alter II Turbo Intercooler
Helder Marques

 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Por mim posso dizer que já me vi muita vez tentado a fazer SPOA no meu...é claro que vou dizer que tinha de ser uma coisa bem feita,mas se me perguntarem o que é um SPOA bem feito tambem não sei dizer,so depois de o fazer e experimentar o carro é que iria saber o que era preciso para ficar bom.
Mas no meu ver e é a opinião generalizada e mais que comprovada é que o UMM só precisa de ser subido até os pneus deixarem de roçar(muito:D),tudo a mais que isso é perder,seja com molas de carroça,elicoidais,SPOA,brincos etc...o que o UMM precisa mais é de motor(alguns) e resistencia do eixo da frente como diz o Markilhas,e claro se for para competição redução de peso.

Carlos,ainda não percebi se ainda não estas elucidado enquanto ao SPOA.E não é com comentarios desses a tom de gozo com os demais que vais conseguir alguma resposta que queiras ouvir,é bom sermos humildes e aceitar as opiniões dos outros e não tentar alterar ideias de quem esta farto de andar de volta dos carros para os melhorar e nem sempre chegou ao produto final ideal,e lembra-te para fazer uma coisa bem feita temos que fazer muitas mal até lá chegar...
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Filipe tens a minha toda!!! ..a razao digo eu!
toma para ti..apanha

S.P.O.A. = Spring Perch Over Axle
(o que em portugues quer dizer)
- Spring = molas
- Perch = "em repouso/apoiadas"
- Over = por cima
- Axle = eixo

Nao sou militante de nada...so que va la convenhamos se vimos para aqui com cara de caso ou serios como
um defunto irra ...mais vale nem vir!
Eu sempre que venho para aqui venho com boa disposicao (da BEM PARA VER) ....agora se temos ca gente mais
sisuda ou seria e' outra coisa... e eu nem noto isso pois tenhos uns oculos que infelizmente nao
me permitem ver "isso" ...a frente sim concordo contigo...em certas partes, mas o meu interesse e' mesmo
obter pontos de vista saiam eles a saca rolhas a pancada ou "normalmente"...pois tudo e' contribuicao!
E para mais se me querem dar na cabeca "pessoalmente" eu estarei na expoevasao....claro esta disfarcado de "repolho"
Aparecam !

eu ainda acredito que 80% do pessoal AINDA nem leu as paginas que estao aqui "postadas" ...lol
nem olhou para kits ja pre fabricados...mas eu continuo pois tenho recebido interessantes PM's...lol
E claro que sem experimentar nao se vai la...mas antes de experimentar vai muita projeccao e "calculo" ...
nao e' de rebarbadeira e macarico e la vamos nos!! LOL
Sai da PISTA!!! lol

FILIPE meu anjo...diz-me onde te doi e passa la em casa que eu dou-te o remedio!!!
:-D

E cada um expressa-se da maneira que acha/pode....Acima de tudo expressem-se ...E sim
falem deste topico!!!! isso dava jeito! lol

UMM graaaande abraco!
Carlos Pires


 
Registo
30 Mar 2006
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Tuvalu
O companheiro andas por ai e não sabes falar ingles... o patrão não te deixa sair do contentor para aprenderes a falar a lingua local.

Eu em relação à pergunta que está no topico a minha resposta é não pois não considero o spoa uma evolução para o nosso carro pois todo o investimento dificilmente seria coberto por eficacia ou gozo no usufruto da maquina, resumindo ia-se estragar muita coisa e gastar muito dinheiro só para meter uns pneusitos maiores, acho que não compensa.
Se falarem de helicoidais ai já o caso muda de figuras pois ai se for um sistema bem desenhado e bem montado já se consegue tirar mais eficacia do sistema ao nivel do conforto e de articulação.
E não se esqueçam que o todo terreno quando se escreve com 2T´s é completamente diferente de quando se escreve cóm 3 T´s, pois a eficacia de um veiculo só se mede no sentido em que ele cumpre a sua função e para isso ele tem de andar e não passar meses ou anos parado a tentar aprefeiçoar um sistema que por principio é deficiente.
Eu sei que neste aspecto sou um pouco o velho do restelo mas enquanto o meu monstrUMM cumpra a sua função não vai levar com "kits universais de tudo e mais alguma coisa" ele foi feito para andar e não para a fotografia.

Pronto sei que não adiantei muito mas é a minha opinião.
Aloevera podes continuar com a palhaçada...

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 
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