• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Rolamento

Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Meus amigos
Para um UMM de 83 com pontes brasileiras (apenas com um retentor em cada semi-eixo, na ponte trazeira), alguem sabe onde se pode comprar um rolamento da roda mais em conta???
Pelo preço que me pedem dá para comprar 2 UMM novos:devilish::astonished::disappointed_relieved::dizzy_face::devilish:(n)
UMM abraço
João
 

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Mensagens
178
Localização
Portugal
Boas

Se o rolamento for igual ao meu eu pelo meu dei 34€ com iva incluido, a ref do rolamento é: U-399/U-360L A&S

Abraço
Ricardo Ribeiro
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Ricardo

A tua Ponte também tem apenas um pequeno retentor pela parte de dentro? O rolamento é de esferas e blindado dos dois lados?

Onde é que compraste o rolamento?

João
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
João esse rolamento tem a largura da pista exterior menor que a pista interior?É que se for o que eu estou a pensar estive com 1 desses novo na mão há dias e não sabia para o que era...



Filipe Pinheiro
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
Boas, por acaso não é um 6208? O diferencial tem a falange redonda? Se tiver a referencia posso ver o custo.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Filipe

Penso que seja esse o rolamento. Sendo assim tem de diam. exterior 800mm (8cm), de diam. interior 390mm (3,9cm), largura do anel exterior 210mm (2,1cm), largura do anel interior 274mm (2,74cm)e é blindado dos dois lados.

UMM abraço

João
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo João

Desculpe mas não sei a que se refere quando pergunta se a "falange" é redonda. Se for em relação à tampa do dif. a minha não é redonda é assimétrica.

As únicas referências marcadas no rolamento (e estão marcadas nas blindagens de metal)são: FMCCI 208HL-KK. Não existem ref. nos aneis.

Em relação às medidas, estão no poste anterior.

UMM abraço

João
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Pelo que me diz e pela minha memoria visual:anger: quase de certeza que é esse.


Filipe Pinheiro
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Amigo joão tire lá uma casa decimal ás medidas em mm para não enganar.
Peço desculpa por este off topic mas ainda a semana passada levei um rombo no orçamento do departamento pq um sr engenheiro mandou um desenho de uma peça a um fornecedor e mandou as cotas em mm com mais uma casa decimal e a peça que quase cabe na mão foi entregue numa palete.
Foram uns 4 ou 5 UMM novos de prejuizo.
Desculpem o desabafo.

PS. o Eng até está inscrito na Ordem...

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058
http://s1.darkpirates.com.pt/c.php?uid=41601
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Valter

Pois certamente que tem zeros a mais,pode reger-se pela medida em cm ou então tirar um zero aos mm.

Visto bem as coisas, quero rolamentos para uma viatura, não quero para o veio da hélice do "Titanic".

Mil desculpas (4ªs mal tiradas...)

UMM abraço

João
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigos Filipe e Paulo

Por terem encontrado a solução para o meu problema.
A vocês e ao resto do grupo, OBRIGADO !:)

João

PS. Muito em breve estará ao dispor de tão distinta audiência:astonished:, imagens coloridas (sem som):angry: de como mudar em 3 tempos:p um rolamento de roda. Durante a apresentação da emocionante reportagem:dizzy_face: serão servidas bebidas espirituosas, capilé, pirolitos de bola e cakes variados, não sem antes serem projectados filmes de iraquianos a cortar pescoços(n).
 

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Mensagens
3.042
Localização
Portugal
boas joão
epá tenho lá por casa um martelinho mesmo jeitoso daqueles em bronze que o meu pai usava lá na setenave(navios),que é capaz de dar para dar uma "pancadinhas"no rolamento para ir ao sitio!
ja sabes se precisares apita! he,he ,he
abraços
v.a.s.f.
joaquim santana
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
Agora é que me estou a passar... eu a pensar que eram os semi-eixos que estavam errados, afinal... quando tive de reparar o meu diferencial os rolamentos abanavam no veio, os veios foram cheios com solda e levou um 6208 Ø80xØ40x18 (igual aos que estavam), mal por mal pelo menos mais baratinho (19.4€). Quando abrir novamente a ver se cabem uns de "rodado duplo".

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
É bom saber que resolveu o problema;)
Venha de lá essa reportagem,mesmo não sendo igual á maioria do resto dos UMM daqui do Forumm ao menos vemos os bonecos:D:D



Filipe Pinheiro
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Mário/ForUMM

Sábias palavras as tuas. Realmente a malvada anilha é tramada (leia-se muito f:angry:) de tirar, havendo 4 possibilidades: ou se dá um calor (sem afectar o veio!) e ela talvez saia relativamente bem, ou corta-se diagonalmente com uma rebarbadora/disco de corte até chegar muito perto do veio, acabando de a partir/estalar com um escopro e martelo (não me ocorre de momento o nome de um escopro com a ponta chata:devilish:). Este sistema vai, apesar de todo o cuidado aplicado, danificar em algum ponto o rolamento, mas como será para substituir...

As outras soluções são: rebarbadora/disco de rebarbar diminuindo a sua grossura em 90% e depois aplicar o martelo e o tal escopro:devilish:. Este sistema tem menos hipóteses de danificar o rolamento, desde que feito com muito cuidado.

A última técnica (!?) será um torneiro tirar o rolamento e a anilha ao mesmo tempo. Esta 4ª maneira é arriscada para a prensa e para os acessórios utilizados na remoção conjunta dos rolamentos/anilha devido à enorme (ENORME) pressão exigida.

De qualquer forma, mesmo que a anilha saia (aquecendo-a/cortando-a por um dos dois processos), o rolamento deverá ser sempre tirado num torneiro, assim como a colocação de um rolamento e anilha nova, por terem o material e a técnica apropriada (10/15 Euro). Ainda poderemos considerar, para a introdução destas peças, o aquecimento do rolamento e anilha, ou o arrefecimento do semi-eixo em azoto liquido, meios que achamos um preciosismo.

Ainda sobre esta anilha, é obrigatória quando da montagem, comprar sempre uma nova e nunca utilizar a que foi removida, mesmo que esteja em aparente bom estado. Ao falhar na sua função faz com que o semi-eixo saia +polie+jante+roda e câmara de ar:astonished::D, uma alegria. Pensamos que este sistema de retenção do veio/rolamento se prende com a necessidade do semi-eixo não incluir zonas de fractura, como sejam roscas ou caixas para freios elásticos.

Outra coisa interessante neste tipo de diferencial é a inexistência de retentor exterior (dando para a zona da polie/travões). Como o rolamento é “especialmente” blindado, sendo talvez essa a razão do seu preço, não necessita dessa protecção, assim como durante a sua vida não mais precisa de lubrificação. Pensamos que o pó das maxilas; terra e os mais diversos materiais ao entupirem um pequeno furo de escoamento existente na chapa exterior de retenção, faz acumular água e mais tarde ou mais cedo ela acabará por entrar no rolamento. Por esse motivo aumentámos o diâmetro do furo em mais 2 ou 3mm por banda.

Quem tem pontes deste tipo (talvez as mais resistentes, mas de material muito mais caro) pode considerar-se um homem em apuros financeiros. Por exemplo enquanto a tal anilha para esse dif. custa 54 Euro para o outros dif., mesmo sendo maior, custa 23 Euro, a diferença de preço entre rolamentos rondará os 100 Euro etc. etc.

UMM abraço

João
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Mário

Não vejo que discordes assim tanto:D. Se reveres atentamente o meu post, apenas falo na possibilidade de nós (particulares conscientes;):astonished::p) cortarmos a anilha por uma das duas formas, nunca o rolamento. Assim como refiro que a retirada e por principio a recolocação do rolamento novo e de uma anilha nova, deverão ser executados por um profissional (torneiro). Em termos de custo/hora uma coisa é o torneiro ter que cortar/aquecer/tornear etc. para remover a “malvada”, outra é ele tirar o rolamento e recolocar outro e nova anilha.

Para os mais habilidosos (leia-se "que sabem o que estão a fazer")com acesso a uma boa prensa, a recolocação das duas peças, não põe problemas de maior, uma vez que elas (rolamento e anilha) entram individualmente e o berço de uma prensa comum deixa passar (para baixo) a parte "fina" do semi-eixo. Agora, o inverso (tirar o rolamento, mesmo depois de não estar lá a anilha FDP:devilish:, coloca muitos problemas em como segurar o rolamento para que seja exercida força na ponta (estriada) do semi-eixo, assim como uma prensa (mesmo de tamanho acima da média(!?) geralmente não tem largura entre os dois barramentos para albergar o disco do semi-eixo (onde aperta a jante), deixando-o solto/livre para que possa deslizar com a força exercida na sua ponta.

Quanto ao criar fadiga (como referes no inicio do teu post) e lembrando-nos de possíveis custos de toda a operação, desde que estejamos habituados a este tipo de procedimentos, não vejo onde se poderá criar fadiga de material, uma vez que a anilha FDP:angry: é para substituir obrigatoriamente e o rolamento seguirá talvez o mesmo caminho. Sinceramente que não vejo um torneiro a desbastar a anilha ao torno (trabalho sempre caro), quando de forma expedita, profissional e segura poderá pura e simplesmente cortá-la até certa medida e fracturá-la de seguida com a ajuda de um buril (obrigado pelo buril).

Apesar das forças a que nos temos referido para toda esta tarefa, serem de alguma importância, também não têm significado na integridade do semi-eixo, uma vez que sejam respeitadas as verticalidades da sua acção. Como lembrança referimos que a falha ou um mau apoio durante um trabalho de prensa com estes valores de pressão, é extremamente perigoso:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

UMM abraço

João
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Só mais uma coisinha...

Tenho lido em alguns post o termo "soldadura por aquecimento", referindo-se certamente a uma reacção que se dá entre um rolamento e o seu veio ou a sua caixa. Isso resulta, entre outras coisas, de um aquecimento excessivo das pistas e dos roletes/esferas por falta de lubrificação ou por cargas excessivas, levando à perda da superfície tratada desses peças (pistas/roletes ou esferas) e imediata destruição do rolamento.

Quando se dá esse aquecimento, o rolamento pode "prender" e um dos dois anéis pode entrar em rotação ou no veio ou na caixa, quer seja respectivamente o anel interior ou o exterior. Nesse momento pode começar-se a dar a fusão entre anel exterior/caixa ou entre o anel interior/veio uma vez que são zonas sem lubrificação:dizzy_face: específica.
Geralmente isto leva a avarias graves nas zonas onde deveria estar retido com firmeza o rolamento.

Esta "fusão" é na maior parte das vezes pontual e de curta duração. Quando se dá, o aquecimento é tremendo (ao rubro) e, de novo, a consolidação dá-se quase de imediato entre o rolamento e os seus apoios, voltando a desprender as esferas/roletes das pistas (o elo mais fraco). Após a fusão de uma das pistas, torna-se sempre muito mais difícil a substituição do rolamento.

Pode-se dar o caso de a fusão do rolamento aos seus apoios por infiltração de água (não é importante, porque no caso dos UMM ninguém mete os carros em água!!!) e posterior oxidação dos anéis e apoios, algumas vezes criando iguais dificuldades de substituição.

Para que estes dois tipos de "fusões" sejam difíceis de atingir e sem prejuízo de solidez necessária entre rolamento/caixa/veio em bom estado, geralmente colocamos uma pequena quantidade (uma sombra) de massa à base de cobre/grafitada. No entanto nada supera a atenção devida ao estado destas peças e á obrigatoriedade da sua desmontagem anual :astonished::angry::dizzy_face:(n):disappointed_relieved: se lhes aplicarmos uma vida rude.

João
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
Boas, pegando neste assunto novamente, qual a referencia e onde posso arranjar os rolamentos para o dana44 brasileiro. O velho tem la indicado FMCCI 208HL-KK não existem referencias de outras marcas?
Em relação à anilha também existe a solução prensa.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
Continuo à procura deste material, pelas medidas arranjam-me da INA mas o preço ronda os 130€, a casa de peças com que trabalho tentou na europeças do Porto, mas também não arranjou. Solução???

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 
Top Inferior