Amigo Mário/ForUMM
Sábias palavras as tuas. Realmente a malvada anilha é tramada (leia-se muito f:angry

de tirar, havendo 4 possibilidades: ou se dá um calor (sem afectar o veio!) e ela talvez saia relativamente bem, ou corta-se diagonalmente com uma rebarbadora/disco de corte até chegar muito perto do veio, acabando de a partir/estalar com um escopro e martelo (não me ocorre de momento o nome de um escopro com a ponta chata

). Este sistema vai, apesar de todo o cuidado aplicado, danificar em algum ponto o rolamento, mas como será para substituir...
As outras soluções são: rebarbadora/disco de rebarbar diminuindo a sua grossura em 90% e depois aplicar o martelo e o tal escopro

. Este sistema tem menos hipóteses de danificar o rolamento, desde que feito com muito cuidado.
A última técnica (!?) será um torneiro tirar o rolamento e a anilha ao mesmo tempo. Esta 4ª maneira é arriscada para a prensa e para os acessórios utilizados na remoção conjunta dos rolamentos/anilha devido à enorme (ENORME) pressão exigida.
De qualquer forma, mesmo que a anilha saia (aquecendo-a/cortando-a por um dos dois processos), o rolamento deverá ser sempre tirado num torneiro, assim como a colocação de um rolamento e anilha nova, por terem o material e a técnica apropriada (10/15 Euro). Ainda poderemos considerar, para a introdução destas peças, o aquecimento do rolamento e anilha, ou o arrefecimento do semi-eixo em azoto liquido, meios que achamos um preciosismo.
Ainda sobre esta anilha, é obrigatória quando da montagem, comprar sempre uma nova e nunca utilizar a que foi removida, mesmo que esteja em aparente bom estado. Ao falhar na sua função faz com que o semi-eixo saia +polie+jante+roda e câmara de ar:astonished:

, uma alegria. Pensamos que este sistema de retenção do veio/rolamento se prende com a necessidade do semi-eixo não incluir zonas de fractura, como sejam roscas ou caixas para freios elásticos.
Outra coisa interessante neste tipo de diferencial é a inexistência de retentor exterior (dando para a zona da polie/travões). Como o rolamento é especialmente blindado, sendo talvez essa a razão do seu preço, não necessita dessa protecção, assim como durante a sua vida não mais precisa de lubrificação. Pensamos que o pó das maxilas; terra e os mais diversos materiais ao entupirem um pequeno furo de escoamento existente na chapa exterior de retenção, faz acumular água e mais tarde ou mais cedo ela acabará por entrar no rolamento. Por esse motivo aumentámos o diâmetro do furo em mais 2 ou 3mm por banda.
Quem tem pontes deste tipo (talvez as mais resistentes, mas de material muito mais caro) pode considerar-se um homem em apuros financeiros. Por exemplo enquanto a tal anilha para esse dif. custa 54 Euro para o outros dif., mesmo sendo maior, custa 23 Euro, a diferença de preço entre rolamentos rondará os 100 Euro etc. etc.
UMM abraço
João