• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

RH-41-82: a saga continua!

PCarreira

Iniciado
Registo
13 Fev 2023
Boas tardes ao fórum. Escrevo não para me lamentar mas partilhar convosco as últimas semanas de trabalhos de recuperação do “meu UMM” (digo-o com orgulho).
Depois de falhar redondamente na inspeção (praticamente em tudo) começa a recuperação.
Uns sapatos novos (CAMAC Terra, claro!), uma limpeza geral, e o diagnóstico mecânico.
O prognóstico não é famoso: travões nas últimas, a precisar de cabos e bomba novos, suspensão no limite, 1 dos apoios já tinha cedido, escape assim, assim, muito óleo por baixo, alguma ferrugem mas nada crítico, estofos para mandar fora, parte elétrica a ameaçar incêndio.
O motor está bom, trabalha bem e, apesar dos seus 178.000 kms (registados) e visivel falta de manutenção, ainda está para durar.
Começamos mal: peças não correspondem ao modelo do veículo, foram recuperadas de outros modelos. O que já era um puzzle converte-se num quebra-cabeças.
Quando finalmente se encontra o fio à meada (identificação das peças em falta, a substituir) e são pedidas ao mercado disponível (não detalho para não ferir susceptibilidades) os valores pedidos são exorbitantes e desajustados.
Nova busca, alternativas encontradas, la chegam as peças sem banho de ouro e são prontamente montadas.
Do início da saga até hoje distam 6 meses. 24+ semanas de custos, irritações, algum trabalho, frustração e alguma reflexão, que agora partilho.
Ainda não acabou! Mais algumas semanas e vamos para a estrada, já em condições. Esperemos que ainda a tempo das férias e aproveitar o bom tempo para não dar uso a capota.
Nao duvido que a minha experiência seja comum a alguns de vocês, outros terão tido mais sorte ou saberão mais de mecânica e bricolage. Se estou arrependido, não! Se preferia saber no que me ia meter, sim!
Provavelmente quando finalmente me sentar novamente ao volante do meu UMM vou-me esquecer das últimas semanas. E nunca mais vou olhar com inveja para os BJ40 que vou vendo pelas praias.
Grande abraço a todos!
PcIMG_2191.png

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Bom texto, sinceramente gostei da maneira como foi escrito e descrito ...!!! ;)
Nem tudo são rosas e os espinhos cortam se ao longo do tempo, nunca desanimar é o lema, boas férias e que sejam com "pica" ao volante da Ummáquina...!!!
Só um reparo, a foto podia ser maior, é só clicar no lado direito do boneco...!!!;):alien:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Obrigado Pedro pelo teu testemunho, acredita que vai dar alento e esperança a muita gente que depois de muito tempo perdido e dinheiro gasto em reparações nos seus UMMs se sentem desanimados!
Sabemos que não é um lamento mas sim uma partilha e ainda que fosse um lamento certamente seria bem compreendido!
Os preços das peças andam muito acima da inflação...
Mas é esse o espírito que se tem de ter, nunca baixar os braços e seguir em frente, mesmo que não consigas arranjar tudo no teu jipe, não te preocupes, tenta por o jipe em condições para passar na inspeção e depois aos poucos entre paragens e utilizações vais arranjando...
Gostei do teu texto, obrigado mesmo!

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Coragem para os restantes trabalhos 👍
Quando a máquina voltar á estrada logo se vão criar boas recordações, que rapidamente vão abafar as más que estás a ter agora ;)

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Bom trabalho Pedro!
Eu tive a sorte de ter 1 carro que quando o comprei vinha muito estimado, apesar de tudo quando o comprei disse ao meu mecânico, @Rui Martins, para fazer uma revisão geral, hoje é o @André.S que faz as mesmas e mesmo depois de algumas aventuras mais agressivas, a maquina nunca me desapontou!
3 regras básicas:
  1. Têm 30 anos, nao nos podemos esquecer disto
  2. Se as manutenções forem feitas a tempo e horas, e sem assucatar, eles agradecem e os problemas sao minimizados
  3. E por ultimo, escolhermos para "medicos" das mesmas quem os conhece, torna tudo mais facil.
Boa sorte!!

PCarreira

Iniciado
Registo
13 Fev 2023
Inspeção exemplar (sem anotações)!
Quase 2 anos depois UMM RH-41-82 volta a estrada. Ainda faltam alguns detalhes: interior, pintura, capota “curta”, etc…
Mas já roda e está para as curvas, terra batida e poças de água (quase) como quando era novo.
Um dia destes, vemo-nos por aí!
Pc

Anexos

• 0F28C0BA-8E0A-442C-93A4-F2F53F9B8A90.jpeg
    0F28C0BA-8E0A-442C-93A4-F2F53F9B8A90.jpeg
    62,1 KB · Visualizações: 14

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Quase 2 anos depois UMM RH-41-82 volta a estrada. Ainda faltam alguns detalhes: interior, pintura, capota “curta”, etc…
Mas já roda e está para as curvas, terra batida e poças de água (quase) como quando era novo.
Pc
Boas,

Mete lá mais umas fotos da máquina!!

Agora é aparecer nos passeios

Abracumm

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Pc
Depois da tempestade vem a bonança.
Felizmente o pior já passou, agora é aproveitar que o gasóleo está mais barato 🤣

Caspius

Iniciado
Registo
29 Jan 2024
Vem aí o bom tempo, vamos mazé combinar passeios e cafés pelas várias zonas do país...

Top Inferior