• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

RF-51-66 - 1989 UMM Alter II 100 HT 2.5 Diesel

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Ora devido ao internamento da Picareta e estávamos todos com saudades de um UMM... A família atirou-se de cabeça. Com o meu tio a trocar um Cherokee XJ por este UMM acabou a minha mãe por adquiri-lo ao ao meu tio. Este é o nosso BombeirUMM. BombeirUMM porque iniciou a sua vida ao serviço da corporação de Almoçageme como VTPT - Viatura de Transporte de Pessoal Táctico com muitos poucos km e um estado geral bastante bom só tem dado alegrias... É um Alter II 100 HT 2.5 Atmosférico com os eixos que já conhecemos cá em casa: os mal compreendidos GKN 12HS à frente e GKN 15HA atrás. Completamente original tem um bónus que adoramos: a grade de tejadilho original dos UMM que já vi em alguns UMM bombeiros e da EDP. Que extra!

Como ele era quando o meu tio o foi buscar...

FB_IMG_1490655949949.jpg

Logo assim que chega cá a casa o meu tio faz esta "habilidade". ahah Levou logo com uma barra de direcção reforçada.

DSC_0004 (2).JPG

Em Outubro de 2018 fizémos uma viagem espectacular com ele. Transpirenaica - desde o Atlântico até ao Mediterrâneo em semi-autonomia. Fizémos mais de 3.400km sem qualquer tipo de problema em apenas 8 dias.

DSC_0085.JPG

Aqui num vale em Laruns, nos Pirinéus franceses.

DSC_0156.JPG

De vez em quando tem que ir ao castigo...

DSC_0008.JPG

A ver se não tomba...

DSC_0012.JPG

Entretanto está parado à cerca de 1 mês para fazer uma revisão geral.
Vai-se realizar:

- Substituição do óleo de motor Castrol GTX 15W40
- Substituição do filtro de óleo de motor
- Substituição do filtro de gasóleo
- Substituição do tubo de combustível bomba do filtro/bomba injectora
- Substituição do óleo de diferencial dianteiro Valvoline 80W90
- Substituição do óleo de diferencial traseiro Valvoline 75w90 LS
- Rolamentos de roda dianteira esquerda KOYO LM102949/LM102910
- Retentor de cubo de roda
- Rolamento de agulhas da manga de eixo diateira esquerda INA HK3516
- Retentor de manga de eixo
- Camisa de retendor SKF Speedi-Sleeve para a manga de eixo
- Lavagem do radiador e pintura com tinta de alta temperatura MOTIP Engine Paint
- Lavagem do vaso de expansão
- Lavagem do radiador de chauffage
- Substituição do tubo de purga do radiador da chauffage
- Substituição da torneira do radiador da chauffage por uma em inox
- Desmontagem de todos os tubos que ligam à bomba de água para remoção da acumulação de calcário
- Liquido Anti-congelante rosa REDEX G13 50%
- Montagem de protecção das correias em fibra
- Montagem de 4 pneus usados BF Goodrich All-Terrain 235/85R16 com respectivas válvulas novas e calibragem das jantes originais
- Decapagem, metalização e lacagem a RAL9005M do suporte e caixa do filtro de ar
- Substituição do vedante da tampa da caixa do filtro de ar novo
- Instalação de faróis de nevoeiro Bosch

Assim por alto foi o que me lembrei... Há mais coisas a fazer, mas o carro é necessário para trabalhar e não consigo fazer tudo...

A caixa do filtro de ar:

DSC_0062.JPG

O radiador + vaso de expansão.

DSC_0112.JPG

Pormenor...

DSC_0113.JPG

Os BF Goodrich usados mas em bom estado! Assentam que nem uma luva. Equivalem a quase 32" de altura com apenas 235mm de largura.

DSC_0002[1].JPG

O material de revisão normal...

DSC_0057 (2).JPG

E agora vou actualizando!

Última edição:

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Enquanto não chega a torneira da chauffage, a Speedi-sleeve para a manga de eixo e o retentor do rolamento de agulhas, fui desmontando alguns tubos como os da admissão e de água. Descontaminei-os com Mistolin Tira-gordura Original Espuma, água e uma pequena escova. Fiquei estupefacto pois de baixo daquele pó e gordura calcificados estavam tubos completamente novos. Besuntei-os com vaselina e ficaram igual a NOVOS.

Agora aqui tenho uma teoria e não passa disso. O Mistolin é um poderoso anti-gordura e tenho algum medo da reacção com as borrachas. Não o deixei muito tempo a actuar, enxaguando rapidamente. Assim que os apanhei secos (secos à sombra) dei a vaselina, a primeira vez parece que absorveu a vaselina toda, talvez por o Mistolin os ter deixado secos, voltei a besuntar e agora já não absorveu tendo ficado a superfície. Isto é apenas uma teoria, mas o que é certo é que os tubos com um tremendo aspecto, brilhantes, sem manchas e altamente macios e flexíveis, coisa que não estavam.

Na foto: à esquerda sem vaselina, à direita logo após a primeira passagem de vaselina.

DSC_0013.JPG

Última edição:

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Enquanto não chega o resto do material fui adiantando outras coisas. Abri as duas tampas dos diferenciais. O da frente até me benzi. Saiu uma pasta/lama cinzenta que nunca tinha visto e bastante água... As brincadeiras na água saem caras... O de trás estava aceitável.... Apesar de tudo não vi nenhum dente lascado, o que é fundamental...

O estado do GKN 12HS:
DSC_0012.JPG

O estado do GKN 15HA:

DSC_0015.JPG

Última edição:

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Eu sou apreciador desses eixos.

Eu também gosto, a robustez não tem nada a ver com os Dana, muito muito superior. No entanto, as vezes pergunto-me se o custo das peças e a dificuldade em arranjar as mesmas valem mesmo a pena...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Não entendo as questão dos eixos. Na vinha vida parti apenas uma cruzeta (que por sua vez me deu cabo do semi-eixo).

Isto com pneus 32 e bloqueios.

Pessoalmente, acho que os Dana tem uma excelente relação qualidade / preço, pecando apenas pela elevada permeabilidade.

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Não entendo as questão dos eixos. Na vinha vida parti apenas uma cruzeta (que por sua vez me deu cabo do semi-eixo).

Isto com pneus 32 e bloqueios.

Pessoalmente, acho que os Dana tem uma excelente relação qualidade / preço, pecando apenas pela elevada permeabilidade.

Deixa lá que a nível de permeabilidade os GKN não são muito melhores. Justificam-se em carros que levem muita porrada de carga ou andem em competiçao. Fazem sentido numa pick-up ou num carro de competição. Neste UMM curto e atmosférico diria que são sobredimensionados.

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Finalmente tenho o carro a andar! A semana passada montei a torneira nova da chauffage, atestei o circuito com o G13 da Redex e mesmo em cima de preguiças testei o circuito. Pareceu tudo ok.

DSC_0024.JPG

Como não me conseguiram arranjar a speedi-sleeve peguei na falange e mandei rectificar e encasquilhar. Hoje montei tudo o que eram rolamentos e retentores da roda esquerda.

DSC_0049.JPG

Fiz um teste de estrada à máquina pareceu tudo ok! Agora faltam uns retoques para ficar 5 estrelas.

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Depois de dar umas voltas para verificar se a chauffage perdia ou não água e se concluir que está impecável, está na hora de começar a fechar tudo. Vou aproveitar para colocar alguma insonorização. Vou utilizar tela asfaltica da Danosa.

DSC_0053.JPG

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Essa tela funciona, mas apenas nos ruídos que percorrem a chapa. Complementa com um isolamento de base têxtil.

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Sim, o grande contra desta tela é o peso. Mas o melhoramento acústico é muito notório. Agora consegue-se rolar a 90km/h sem ficar com os ouvidos a sangrar. Ficou excelente e estou muito contente com o resultado. Agora o único problema que tenho e que está a estragar tudo é uma das caixas que está a fazer uma zoada horrível...
Fui trocar o óleo que estava assim:

DSC_0060.JPG

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Ui esse bujão diz tudo.....

Sim o bujão já dá para ter uma ideia... Mas já não vai ser este mês. Vai ter de ficar para o próximo... Só gostava de saber em concreto de onde vem a zoada, se da de velocidades se dá de transferências... Até porque os dois estavam iguais. A zoada defino-a como andar na faixa das grelhas da Ponte 25 de Abril. É quase igual.

Top Inferior