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RF-51-66 - 1989 UMM Alter II 100 HT 2.5 Diesel

GPatuleia

UMM
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28 Abr 2020
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Ora devido ao internamento da Picareta e estávamos todos com saudades de um UMM... A família atirou-se de cabeça. Com o meu tio a trocar um Cherokee XJ por este UMM acabou a minha mãe por adquiri-lo ao ao meu tio. Este é o nosso BombeirUMM. BombeirUMM porque iniciou a sua vida ao serviço da corporação de Almoçageme como VTPT - Viatura de Transporte de Pessoal Táctico com muitos poucos km e um estado geral bastante bom só tem dado alegrias... É um Alter II 100 HT 2.5 Atmosférico com os eixos que já conhecemos cá em casa: os mal compreendidos GKN 12HS à frente e GKN 15HA atrás. Completamente original tem um bónus que adoramos: a grade de tejadilho original dos UMM que já vi em alguns UMM bombeiros e da EDP. Que extra!

Como ele era quando o meu tio o foi buscar...

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Logo assim que chega cá a casa o meu tio faz esta "habilidade". ahah Levou logo com uma barra de direcção reforçada.

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Em Outubro de 2018 fizémos uma viagem espectacular com ele. Transpirenaica - desde o Atlântico até ao Mediterrâneo em semi-autonomia. Fizémos mais de 3.400km sem qualquer tipo de problema em apenas 8 dias.

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Aqui num vale em Laruns, nos Pirinéus franceses.

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De vez em quando tem que ir ao castigo...

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A ver se não tomba...

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Entretanto está parado à cerca de 1 mês para fazer uma revisão geral.
Vai-se realizar:

- Substituição do óleo de motor Castrol GTX 15W40
- Substituição do filtro de óleo de motor
- Substituição do filtro de gasóleo
- Substituição do tubo de combustível bomba do filtro/bomba injectora
- Substituição do óleo de diferencial dianteiro Valvoline 80W90
- Substituição do óleo de diferencial traseiro Valvoline 75w90 LS
- Rolamentos de roda dianteira esquerda KOYO LM102949/LM102910
- Retentor de cubo de roda
- Rolamento de agulhas da manga de eixo diateira esquerda INA HK3516
- Retentor de manga de eixo
- Camisa de retendor SKF Speedi-Sleeve para a manga de eixo
- Lavagem do radiador e pintura com tinta de alta temperatura MOTIP Engine Paint
- Lavagem do vaso de expansão
- Lavagem do radiador de chauffage
- Substituição do tubo de purga do radiador da chauffage
- Substituição da torneira do radiador da chauffage por uma em inox
- Desmontagem de todos os tubos que ligam à bomba de água para remoção da acumulação de calcário
- Liquido Anti-congelante rosa REDEX G13 50%
- Montagem de protecção das correias em fibra
- Montagem de 4 pneus usados BF Goodrich All-Terrain 235/85R16 com respectivas válvulas novas e calibragem das jantes originais
- Decapagem, metalização e lacagem a RAL9005M do suporte e caixa do filtro de ar
- Substituição do vedante da tampa da caixa do filtro de ar novo
- Instalação de faróis de nevoeiro Bosch

Assim por alto foi o que me lembrei... Há mais coisas a fazer, mas o carro é necessário para trabalhar e não consigo fazer tudo...

A caixa do filtro de ar:

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O radiador + vaso de expansão.

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Pormenor...

DSC_0113.JPG

Os BF Goodrich usados mas em bom estado! Assentam que nem uma luva. Equivalem a quase 32" de altura com apenas 235mm de largura.

DSC_0002[1].JPG

O material de revisão normal...

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E agora vou actualizando!
 
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GPatuleia

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Enquanto não chega a torneira da chauffage, a Speedi-sleeve para a manga de eixo e o retentor do rolamento de agulhas, fui desmontando alguns tubos como os da admissão e de água. Descontaminei-os com Mistolin Tira-gordura Original Espuma, água e uma pequena escova. Fiquei estupefacto pois de baixo daquele pó e gordura calcificados estavam tubos completamente novos. Besuntei-os com vaselina e ficaram igual a NOVOS.

Agora aqui tenho uma teoria e não passa disso. O Mistolin é um poderoso anti-gordura e tenho algum medo da reacção com as borrachas. Não o deixei muito tempo a actuar, enxaguando rapidamente. Assim que os apanhei secos (secos à sombra) dei a vaselina, a primeira vez parece que absorveu a vaselina toda, talvez por o Mistolin os ter deixado secos, voltei a besuntar e agora já não absorveu tendo ficado a superfície. Isto é apenas uma teoria, mas o que é certo é que os tubos com um tremendo aspecto, brilhantes, sem manchas e altamente macios e flexíveis, coisa que não estavam.

Na foto: à esquerda sem vaselina, à direita logo após a primeira passagem de vaselina.

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GPatuleia

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Enquanto não chega o resto do material fui adiantando outras coisas. Abri as duas tampas dos diferenciais. O da frente até me benzi. Saiu uma pasta/lama cinzenta que nunca tinha visto e bastante água... As brincadeiras na água saem caras... O de trás estava aceitável.... Apesar de tudo não vi nenhum dente lascado, o que é fundamental...

O estado do GKN 12HS:
DSC_0012.JPG

O estado do GKN 15HA:

DSC_0015.JPG
 
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GPatuleia

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Eu sou apreciador desses eixos.

Eu também gosto, a robustez não tem nada a ver com os Dana, muito muito superior. No entanto, as vezes pergunto-me se o custo das peças e a dificuldade em arranjar as mesmas valem mesmo a pena...
 

Aldeia

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Não entendo as questão dos eixos. Na vinha vida parti apenas uma cruzeta (que por sua vez me deu cabo do semi-eixo).

Isto com pneus 32 e bloqueios.

Pessoalmente, acho que os Dana tem uma excelente relação qualidade / preço, pecando apenas pela elevada permeabilidade.
 

GPatuleia

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Não entendo as questão dos eixos. Na vinha vida parti apenas uma cruzeta (que por sua vez me deu cabo do semi-eixo).

Isto com pneus 32 e bloqueios.

Pessoalmente, acho que os Dana tem uma excelente relação qualidade / preço, pecando apenas pela elevada permeabilidade.

Deixa lá que a nível de permeabilidade os GKN não são muito melhores. Justificam-se em carros que levem muita porrada de carga ou andem em competiçao. Fazem sentido numa pick-up ou num carro de competição. Neste UMM curto e atmosférico diria que são sobredimensionados.
 

GPatuleia

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Finalmente tenho o carro a andar! A semana passada montei a torneira nova da chauffage, atestei o circuito com o G13 da Redex e mesmo em cima de preguiças testei o circuito. Pareceu tudo ok.

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Como não me conseguiram arranjar a speedi-sleeve peguei na falange e mandei rectificar e encasquilhar. Hoje montei tudo o que eram rolamentos e retentores da roda esquerda.

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Fiz um teste de estrada à máquina pareceu tudo ok! Agora faltam uns retoques para ficar 5 estrelas.
 

GPatuleia

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Depois de dar umas voltas para verificar se a chauffage perdia ou não água e se concluir que está impecável, está na hora de começar a fechar tudo. Vou aproveitar para colocar alguma insonorização. Vou utilizar tela asfaltica da Danosa.

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Aldeia

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Essa tela funciona, mas apenas nos ruídos que percorrem a chapa. Complementa com um isolamento de base têxtil.
 

GPatuleia

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Sim, o grande contra desta tela é o peso. Mas o melhoramento acústico é muito notório. Agora consegue-se rolar a 90km/h sem ficar com os ouvidos a sangrar. Ficou excelente e estou muito contente com o resultado. Agora o único problema que tenho e que está a estragar tudo é uma das caixas que está a fazer uma zoada horrível...
Fui trocar o óleo que estava assim:

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GPatuleia

UMM
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Ui esse bujão diz tudo.....

Sim o bujão já dá para ter uma ideia... Mas já não vai ser este mês. Vai ter de ficar para o próximo... Só gostava de saber em concreto de onde vem a zoada, se da de velocidades se dá de transferências... Até porque os dois estavam iguais. A zoada defino-a como andar na faixa das grelhas da Ponte 25 de Abril. É quase igual.
 
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