• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro VD

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Olá amigos,

Comecei o restauro do meu Alter2 há cerca de 2 meses, mas com se diz aqui no norte "não se pode capar e assobiar ao mesmo tempo", só agora me dispus a publicar alguma informação.

A aquisição foi feita em Vilar de Murteda (aqui bem no Alto Minho) no início do ano.

Como a máquina estava "utilizável", o meu primeiro objetivo foi fazer-lhe um tratamento de pele e lavar-lhe a cara, para a poder utilizar ainda este verão; mecânica mais profunda ficará para depois.

Como eu o conheci em finais de 2013:

Como não tinha seguro nem vistoria aprovada, aproveitei a boa vizinhança, ajuda e boa disposição do Sr. António de Amonde para, sem andar na estrada, proceder ao primeiro ataque à doença de pele, que por sinal não era extremamente grave...

El Baru

UMMzito
Registo
10 Mai 2009
Boas Sr. Videira, é com satisfação que vejo mais um Umm no Sr. António no Amonde , boa gente, simples e honesta , que faz do seu jacto de areia uma eficácia contra a ferrugem , os vendedores de abrasivos não tenhem futuro nessa casa .Só ‘é pena o pensamento comum desta e de outras casas, “ O charuto do restauro pode esperar” vamos fazer isto primeiro …” È um toque do Seguro”…Enfim há que ter paciência (n).
Felicidades, Sou de Viana do Castelo e qualquer coisa, sempre as ordens (y).

EL Barumm...Viana do Castelo Tm: 96 70 24 520

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Viva,

Tal como o algodão, o jato de areia não engana...

.... e à medida que os buracos foram aparecendo, toca a cortar e a coser...

e primário para cima...

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Boas,

Aproveitando a disponibilidade do jato de areia, foi hora de executar alguns elementos novos em ferro.

Como os para-choques traseiros estavam muito mal tratados, optei por construir uns novos em chapa quinada de 2mm:

...A instalação de um guincho também foi um dos objetivos traçados; como tal, construí também um berço para o efeito. Este foi executado em chapa de 6mm.
Foi desenhado de modo a que a colocação do guincho não implicasse cortar o para choques da frente e que a guia de rolos não ultrapassasse a frente do veículo ( os inspetores às vezes são uns chatos...)

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Aqui vão mais umas fotos :

Como as fibras estavam todas partidas e empenadas, optei por aproveitar só a parte dos guarda lamas...

e executei proteções inferiores em tubo de 60mm

Com um bocado de boa vontade e paciência executei também os ganchos para a proteção da futura lona...
(para os mais curiosos: fiz um molde caseiro e utilizei a máquina de rachar lenha como prensa hidráulica...)

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bem, esse molde vai dar ideias a muita gente. Muito bem pensado.

Carripana on the way ...

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Boas,

Foi hora de escolher a cor. Mas que grande dor de cabeça...
Após largas horas a folhear os catálogos e, com ajuda da mulher e dos filhos, chegamos a um consenso: verde militar!
Se calhar fui induzido pelas imagens que se repetem anualmente pelos festejos do dia de Portugal: digam lá se não é empolgante a imagem da revista às tropas feita por aquela personagem de Boliqueime (não pelo figurante, mas o UMM e a cor são bonitos...)
Para não ser bem igual, optou-se por uma cor um pouco mais clara e na opção mate, o que dá uma bela ajuda no encobrimento dos empenos de chapa.

Eis então as primeiras pinceladas:

Em simultâneo aproveitei o elevador para ir reparando alguns elementos mecânicos que estavam mal tratados...
Aqui, substitui as bielas da barra estabilizadora

cUMMpts,
E.Videira

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Boas,
Num dia profícuo em notícias no forum, e para variar, fugindo um pouco à "lavagem da roupa suja"
Aqui vão mais uns avanços do meu restauro:

Como há-de levar capota de lona...

Como o o jeep trazia também 4 jantes triangulares de 15, comprei mais uma
e toca de tratar delas...

aqui com sapatos novos (15x235, já averbados no livrete)...

cUMMpts,
E.Videira

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
...ora aqui e' ROUPA NOVA!
impec!

gosto de ver.
pena esse motor nao ter saido fora...
mas menos mal.

gosto do berco (por acaso tenho ca bercos originais UMM)...aproveito para promover as minhas "pecas" :-D

continuacao de bom trabalho
E o teu UMM agradece nao tenho duvida

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Ernesto,

Excelente recuperação de mais uma máquina UMM.
Aos poucos a máquina vai ganhando forma, não tarda nada vais ver esse trabalho todo recompensado em avenTTuras, quando começares a usufruir do mesmo.

Continuação de bons trabalhos e força ai nesse restauro.

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Bom trabalho :D

Gosto muito da cor parabens.

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Olá amigos,
Antes de mais, obrigado a todos pelo encorajamento.

Como o objetivo era pôr o VD pronto para este verão, aqui está ele de cara lavada:

ainda com sapatos velhos:

Como o tejadilho estava a pedir...

foi forrado de preto

E aqui já com sapatos novos...

o tablier foi pintado, as capas das portas forradas e apenas o banco do condutor foi estofado (quis manter o padrão original e não arranjei tecido para mais...)

e...
a próxima batalha...
vai ser a inspeção!

cUMMpts

E.Videira

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Parabéns pelo restauro, o jipe ficou absolutamente espetacular, para não dizer como novo e isto numa luta contra o tempo porque se tivesses tido tempo para mais não imagino como ficaria:D
cumps

Top Inferior