• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro do NF-89-97 - Cournil de 04/83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Tal como já disse na apresentação https://for-umm.pt/oldthreads/7652 , já conheço o meu Cournil há uns bons anos. Finalmente, e ao fim de três anos a ouvir, "vai para peças", após uma tarde num convívio com o dono, consegui convencê-lo a vende-lo.

Por aqui irei tentar documentar os trabalhos que serão feitos.

Na voltinha para experimentar

Após uma inspeção numa fossa, pormenores a corrigir

Veio de transmissão super folgado

Um bojão no mínimo estranho

Tubo de travão de mão estranho visto que este estava completamente esticado e o outro folgado

Estado actual do menino, em fase de desmontagem

Já está há uma semana parado visto que não tenho estado em casa. Este fim de semana já irá ter mais uns avanços.

Ordem de trabalhos

Acabar de retirar a capota (tanto parafuso!)
Retirar as portas e o aro do vidro da frente
Retirar os interiores (bancos e alcatifas)
Tratar chapa (remover ferrugem e possível nova cor)
Tratar do veio de transmissão
Tratar travões
Mudar fluidos e filtros
IPO
Forrar o interior

Há muitos parafusos calcinados e partidos. O WD40 tem sido um precioso aliado.

O objectivo é mantar as linhas originais por fora, assim como a mecânica. No interior é que irei tentar conseguir mais conforto, mantentdo as línhas gerais. Será um menino de passeio de domingo, sem trialadas. Apenas lhe quero dar a reforma que ele merece.

Aceito avisos, bocas, dicas, críticas e tudo o que possa ajudar.

Será um restauro caseiro, com mão de obra especializada em qualquer área sem ser mecânica:clown: Conto com a preciosa ajuda da VictoriUMM (já aprendeu para que lado se desaperta um parafuso:D) e de todos vós para me ensinarem a fazer o máximo de trabalho com o mínimo de dinheiro(n) pois este é o pior de tudo.

Comprei este menino por 500€ e só tenho outro tanto para o restauro(n)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
ora ora como a esperança é a ultima a morrer aki está uma prova disso...

Força ai e no que puder ajudar é so dizer.

cUMMprimenTTos

TelmoUMM

Alter I
JN-44-88

Registo
31 Mar 2009
Alex: (Isso não era para se dizer... :blush: Eu até sabia, estava só a testar os teus conhecimentos :p:D) Eu no que puder ajudar, estou lá :D(y) E faço minhas as palavras do alex, agradecemos a todos a ajuda que nos puderem a tratar do nosso menino como deve ser, mas a olhar sempre para a carteira... :blush:(n)

AbraçUMM's

Marta Martins ^^

UMM não é um passatempo, mas um Estilo de Vida

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Alex, 500€ de orcamento parece-me escasso. Acho que vais ter que deixar algumas coisas para 2º plano como a estofagem interior.

De momento acho que estás a ir bem, desmonta tudo e trata-me bem essa chapa, pois é a base do trabalho. De resto vai-se vendo.

Mas um conselho: é preferivel levar as coisas com calma, juntar mais umas dúzias de euros e fazer o trabalho bem feito de que "asapatá-lo" agora e teres que o repetir mais tarde. Não poupes na qualidade.

boa sorte, para o resto cá estamos.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Aldeia

Vou divulgar as minhas contas/previsões para este orçamento.

Tinta e outros produtos para chapa - 250€
Veio de transmissão - 50€
Bombitos reconstruidos - 50€
Fluidos e filtros - 70€
Lampadas e demais material electrico - 20€
Interior - 50€

De referir que para grande parte do interior conto com Thinsulate TAI 4001 ao preço que todos sabemos. Para o chão ainda estou indeciso entre borracha ou alcatifa.

Também convém saber que neto de carpinteiro (também mecânico amador mas infelizmente falecido) e filho de contrutor civil, tenho ferramentas a disposição, há restos que posso aproveitar (principalmente electricidade ligadoes, terminais).

A mão de obra é caseira.

Este orçamento é realista?

Talvez tenha que o alargar para contratar um fotografo satisfazer o apetite do forUMM...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by alex

Aldeia

Vou divulgar as minhas contas/previsões para este orçamento.

Tinta e outros produtos para chapa - 250€
Veio de transmissão - 50€
Bombitos reconstruidos - 50€
Fluidos e filtros - 70€
Lampadas e demais material electrico - 20€
Interior - 50€

De referir que para grande parte do interior conto com Thinsulate TAI 4001 ao preço que todos sabemos. Para o chão ainda estou indeciso entre borracha ou alcatifa.

Também convém saber que neto de carpinteiro (também mecânico amador mas infelizmente falecido) e filho de contrutor civil, tenho ferramentas a disposição, há restos que posso aproveitar (principalmente electricidade ligadoes, terminais).

A mão de obra é caseira.

Este orçamento é realista?

Talvez tenha que o alargar para contratar um fotografo satisfazer o apetite do forUMM...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Para a pintura acho que vais gastar um pouco mais (não muito). Para o interior 50€ são para quê?

Também acho que te estás a esquecer dos imprevistos, do problema da dobradiça do suporte da porta trazeira e de outro mais grave: a curto/médio prazo deves ter que mudar os rolamentos e retentores e aí levas uma boa despesa. De resto parece-me mais ou menos bem.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

Registo
26 Out 2007
Ola

Olha amanha vens ca depois eu digo onde vais gastar os teus preciosos euros e olha eu poupo o dinheiro mas nao fujo tenho e que inventar e esticar bem o magro orçamento e e raro falhar salvo algum emprevisto maior
Pedro Marques

Contacto: 966489745 GPS N39.4851379 W8.6601943

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Vai com calma, não precisas restaurar o carro todo duma so vez.

Logo juntas mais euros e arranjas o que te faltar

cUMMps

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Obrigado pelos comentários!

Aldeia, os 50€ para o interior são para os tapetes que penso fazer dois em borracha. Uma para a parte de tráz e outra para a zona dos pes do condutor passeageiro e chapa das mudanças. Penso que chega e sobra.

É verdade que os rolamentos terão que ser mudados, mas não precisa imediatamente. O tratamento dos diferenciais fica para a fase 2. Até lá, sei que não me posso pôr em odisseias de muitos kilometros. Mesmo o motor não sei o que ele bebe de óleo, a caixa só reduz com duplas. Penso deixar a mecânica para fase 2. A fase 1 é mesmo para IPO

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Reduzir com duplas é uma tecnica de condução dos pesados, em que carregas uma vez na embraiagem e tiras a mudança, das um toque de acelerador, carregas outra vez na embraiagem e metes nova mudança. Sem isso arranha, o que significa que os sicronizadores ja viveram dias melhores...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
É verdade que nestas contas faltam um x de parafusos para a capota e dobradiças, o suporte da roda tenho um reservado(resta ver como estão as dobradiças)...

Para já não conto mudar ou estufar bancos, espero não partir vidros e conseguir salvar as borrachas (vou experimentar a vaselina líquida), espero não ter que comprar ferro (conseguir doações de restos e retalhos de um carroçador aqui perto).

Espero que a vida não corra mal e que me paguem (ja tenho 500€ a arder) para poder avançar para a mecânica assim como umas coisinhas electricas(farol de trabalho e CB)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Ora hoje foi dia de trabalhos.

No início do dia

Na hora de almoço

Ao fim do dia

Material que vai sobrando

Ainda traz material de origem

Trabalho pela frente

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Tou a ver que isso vai bem encaminhado.

A desmontagem é sempre facil, a montagem e que da sempre mais trabalho. hehehhehe

cUMMps

Registo
31 Mar 2009
Oh Alex, a vassoura ficava-te tão bem... :D:D:D

AbraçUMM's

Marta Martins ^^

UMM não é um passatempo, mas um Estilo de Vida

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Continuação dos trabalhos

Finalmente saiu

Duas famílias que deveriam andar sempre juntas

Após rebarbadeira e berbequim, pensei que 75cl chegassem...

Amanhã vou comprar mais duas latas. Trata-ser de Corrostop da dyrup. Não será o melhor, mas também não deve fazer mal.

Próximos trabalhos

Esta calha é a única chapa podre que tem

Do lado condutor falta a mola

O tubo de admissão muito mal tratado

Venham dicas e críticas por favor!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
heheheh o meu jipe ja esteve exactamente como o teu. so que tinha capot e fui eu quem desmontou tudo sozinho menos a capota.

Boa sorte

cUMMps

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006

Segunda camada de tinta by VictoriUMM

A busca a ferrugem continua

Mais episódios só na próxima semana.

Aceitam-se dicas e críticas!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
26 Out 2007
ola
Isto faz-me lembrar eu quando ando a cata da ferrugem ehehehhehe boa sorte e boa continuaçao com o restauro
Pedro Marques

Contacto: 966489745 GPS N39.4851379 W8.6601943

Top Inferior