• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro do "Neves" - 1ª fase concluída!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Após deliberação da assembleia magna UMMista de Vilar de Mouros, decidimos avançar com o restauro do UMM branco, o UMM da PATROA!

Desta feita este restauro vai ser bastante diferente do que fizemos com o vermelho, isso por vários motivos:

O UMM branco não vai ser para "preparar" como o vermelho.

Estamos fartos de dár à lixa.

Estamos fartos de fazer asneiras e parar b€m por isso.

Outras coisas que agora não me recordo:D.

É certo que o restauro precipita-se um pouco sobretudo por causa da avaria que tivemos no motor apesar da "aparente" pouca gravidade e do custo da reparação ser reduzido. Com respeito a isso fica o tópico que na altura criei:

https://for-umm.pt/oldthreads/6147

para quem nunca viu uma biela toda torcida (à home!) aqui tem a foto:

motor aberto:

Seguindo um pouco a onda do "já agora" acabamos inicialmente por decidir fazer uma revisão/reparação profunda a nivel mecânico. Todos os itens resão revistos/reparados.

Por enquanto o motor já está pronto, soubemos a causa da avaria (a biela) mas não o porquê!!!!

Aceitamos sugestões mas desde já informo que a junta da culassa, a culassa e o bloco estão em perfeitas condições. O UMM não andou na água nem muito menos aqueceu.

Para já a causa está entre bruxedo ou sabotagem, mas sinceramente não me inclino para nenhuma das duas:D

Já faz fumo outra vez, agora está em fase de testes...;)

Aproveitando o tópico quero realçar a atenção dada pelo Pedroalcanena, na sua preocupação, na disponibilidade de arranjo de peças (grátis!) e até na comparticipação da reparação. Quem é o particular que faz isso numa venda? Acho que esclarece bem a sinceridade e integridade desde amigo!

Pedro, obrigado pá mas não te preocupes. Se a avaria existia enganou-nos aos dois! Que fique público que apenas aceitei um injector de óleo (foi partido pela biela)e nada mais. A reparação do motor andou nos 250€ já com a junta e a biela, por isso também não é por aqui que ficamos pobres. Abraço pá;)!

Continuando na senda do "já agora" descobrimos que temos dois sincronizadores nas couves (da 2ª e da 3ª), por isso agora vai-se abrir a caixa e substituí-los todos. Possivelmente a embraiagem vai pelo mesmo caminho pois seria uma estupidez sacar fora as caixas e não rever esse item!

E mais umas coisinhas de menor importância, mas que também serão revistas.;)

Mas não ficamos por aqui. Decidimos dar a pintura a um sugeito amigo do mecânico que também trabalha bem e a bom preço, ou seja o UMM vai levar um banho branco à maneira, e os plásticos/ferros vão voltar ao preto original. De momento a pintura será só exterior, as cavas/fundos e as reparações interiores vou fazê-las eu em casa, à exepção do queijo suíço que é o tablier que também já vem com o serviço feito.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!

http://www.youtube.com/watch?v=YxWLVRlGa10&feature=related;);)

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Está aberta a época para mais um restauro ;)

Sinceramente penso que não vais ter muito trabalho com o "Neves", pelo que vi.

Infelizmente tives-te esse problema inicial e o que é preocupante é não saberes a causa... esperemos que não volte a acontecer.
De facto a biela levou um "estouro"...

Acho que fazes muito bem em colocar os plasticos a preto e retirar aquelas grelhas dos farolins, esse carro vai ficar fantástico, so não sei se as jantes em branco vão ficar muito bem, da cor da do pneu suplente ficavam lindas certamente.

A designação "UMM da Patroa" fica-lhe a matar eheh

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura
www.gallumms.blogspot.com

Registo
26 Out 2007
Ola

Esta ai uma biela esperta agora como e que aconteçeu e que e obra mas como te disse alguma coisa que precises diz agora a caixa se quiseres uma que tenho desmontada mas esta boa so levou o veio segundario novo ficas com ela gratis

Abraço
Pedro Marques

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Ricardo, trabalho não vou ter nenhum :D(a não ser fazer umas cobranças;)). O Mário é que trata de tudo de momento.

Pedro obrigado mas esta caixa está boa;)! Desmontando e revendo os itens tenho muitas certezas. Além disso não estamos a falar de valores astronómicos:sleep:.

Guarda a caixa para quem dela precise realmente. Mas obrigado pela oferta;):)!

UMM abraçUMM

j.aldeia

http://www.youtube.com/watch?v=YxWLVRlGa10&feature=related

Registo
8 Jun 2006
Amigo Aldeia

Essa biela andou a "empurrar" água. Se não foi na sua mão foi na mão de um dono anterior (?), e deverá ter andado assim muito tempo até a paragem forçada ter acontecido.

Com uma boa luz, repare nessa camisa (dessa biela), se existem marcas de dois desgastes com alturas diferentes feitas pelo 1º segmento.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by verdes radios

Amigo Aldeia

Essa biela andou a "empurrar" água. Se não foi na sua mão foi na mão de um dono anterior (?), e deverá ter andado assim muito tempo até a paragem forçada ter acontecido.

Com uma boa luz, repare nessa camisa (dessa biela), se existem marcas de dois desgastes com alturas diferentes feitas pelo 1º segmento.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Pode ter sido, contudo o motor tinha um trabalhar certinho e andava (e anda) muito bem.

O motor já está montado e a funcionar. O mecânico não viu nada na camisa, pois uma das hipóteses levantadas foi o bloco estalado. Mas nada, estava tudo bom, menos a biela.

O mecânico também comentou o bom estado do interior do motor, pois os pistões e segmentos estavam impecáveis, practicamente sem desgaste (o UMM marca 115.000km) e que me faz pensar que o motor tenha sido (mal?) reparado pelo dono anterior.

Enfim, mistério!... Só espero que não volte a acontecer!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Latitude

UMM
Registo
12 Dez 2008
Amigo Aldeia,

cá está um restauro k se vai ter de acompanhar...

parabens pela decisão de restaurar o "UMM da Patroa"...kem me dera fazer isso ao meu... ter aki as condições para me dedicar a isso e conhecimentos para tal...

podiamos era combinar um dia ou outro para caso precises de ajuda e assim sempre aprendia... domingos sempre disponível... intervenções à noite tb posso ajudar...

vou seguir de perto este restauro...

abraço...

Uma nova vida para mim de UMM...

MonteMonteMonteMonte
e
AmigosAmigosAmigosAmigos

Registo
9 Dez 2008
Boas,Aldeia!! Isso dos restauros e reparações dão cabo da nossa saud€...hehehe o meu tambem esteve no estaleiro a fazer uns up-grades e hoje voltou para lá...mas tem de ser, espero que consigas vir ao gallumms com as tuas máquinas, foi pena nao teres vindo ao passeio de ponte de lima organizado pelo Pedro, foi porreirasso, e bem regado!!! As melhoras para ti e até breve!!!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by ultimate mountain machine

Boas,Aldeia!! Isso dos restauros e reparações dão cabo da nossa saud€...hehehe o meu tambem esteve no estaleiro a fazer uns up-grades e hoje voltou para lá...mas tem de ser, espero que consigas vir ao gallumms com as tuas máquinas, foi pena nao teres vindo ao passeio de ponte de lima organizado pelo Pedro, foi porreirasso, e bem regado!!! As melhoras para ti e até breve!!!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
http://img98.imageshack.us/img98/3381/dsc00439zm5.th.jpg"]

Hehe. Quem sabe sabe!;)

Realmente partiu-se mais qualquer coisa, mas felizmente não foi o pistão. Apenas tive que substituir o injector de óleo que partiu quando a biela torceu de vez. De resto tudo está ok. O motor foi todo revisto por uma pessoa experiente e alguns componentes foram testados antes da montagem. Actualmente o motor ainda se encontra em fase de testes.

A sua explicação para o empeno da biela é boa e convence-me. A verdade é que o UMM trabalhava certinho mas quando veio para as minhas mãos espetei-lhe 900 km logo na primeira semana. Deve ser daí de onde veio o "colapso" da biela.

Obrigado pela sugestão.

UMM abraçUMM

j.aldeia

[url=http://www.youtube.com/watch?v=YxWLVRlGa10&feature;=related]http://www.youtube.com/watch?v=YxWLVRlGa10&feature=related

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Caro amigo Aldeia

Gostei imenso do baptismo "UMM da Patroa" :)
Vou estar atento ao tópico porque tu és fantástico a partilhar informação. :p

Em relação à biela, vou partilhar aqui uma situação que me aconteceu.
Um belo dia estava a mudar o liquido de refrigeração do tractor do meu pai.
Falta de experiência minha, fiz o dito serviço depois de ter andado uma tarde inteira a trabalhar com ele (motor quente).
Quando reponho liquido de refrigeração novo e dou à chave, o motor pega perfeitamente mas ficou logo com "um cantar diferente" e não passava das 1500 rpm.
Resultado: 1 biela empenada! :disappointed_relieved:
O mecânico entendido com vasta experiência que o reparou não detectou qualquer problema no bloco, nem na culassa nem vestigios de entrada de água. Certo é que ela entrou e segundo ele, algumas gotas de água dentro de uma camara de combustão em alta pressão é fatal!
No meu caso pode ter sido um choque térmico que provocou o empeno.
Desculpem o testamento, apenas quero partilhar uma experiência a não repetir. :disappointed_relieved:

Bom restauro! :p

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
bem está a evoluir bem .. vou vendo o topico para ver a evolução toda para ver se fica igual ao teu vermelhinho ... aou ainda melhor

abraçumm...

...
...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Obrigado a todos pelos comentários e sugestões.

Temos novidades quase confirmadas. Afinal o problema da biela deverá ter sido provocado por um funcionamento deficiente da bomba injectora (terá uma menbrana rota) que criava pressão dentro do depósito. Essa pressão aliada a um determinado possicionamento do UMM fazia com que entrasse gasóleo para o 4º cilindro enquanto parado, o que foi a raiz do problema da biela. Só falta testar uma nova bomba injectora porque de resto já está tudo confirmado. Aliás este foi um problema que também um amigo do forumm já teve e até foi ele que sugeriu a ideia.

O UMM está a ser preparado para ir amanhã para trabalhos de pintura

A base está muito boa, não se encontra ferrugem de maior nas zonas habituais.

Por agora é tudo, as proximas fotos já só com ele pintadinho.;)

UMM abraçUMM

j.aldeia

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Boas amigo aldeia, olha entao como é que esta a correr o restauro do "neves" parecia que o carro nao estava mao de chapa, vio no Pedro antes de fazeres negocio com ele, o carro tinha bom aspeto, e de motor tambem parecia imp,o pedro até me disse para por o carro a trabalhar para eu dar a minha opiniao e defacto o motor parecia um relogio

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Aldeia, boas!
O que passou ctg foi quase parecido com o que se passou comigo em 87 com o meu Cournil de 84.
Para mim isso que aconteceu com a biela foi como a cambota que me partiu no Cournil resultado
de uma asneirice e ignorância do mecânico.
Na altura arranjei num amigo que tinha um motor completo e fez o favor de me ceder a cambota,
bielas e bronzes e citou no fim : diz ao mecânico que venha cá buscar as peças para lhe ensinar
como é que montam as coisas à maneira.
E foi! Só digo uma coisa : o motor ficou um luxo com um trabalhar silencioso e o mec nada me levou pelo trabalho (sabia a borrada que tinha feito). A bincadeira na altura ficou pelo 15 contos nas peças. É assim que as coisas se dão!
Continuação de um bom restauro e que fique 5* senão a patroa pôe-te de jejum!heheheh!!

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by TEBI

Boas amigo aldeia, olha entao como é que esta a correr o restauro do "neves" parecia que o carro nao estava mao de chapa, vio no Pedro antes de fazeres negocio com ele, o carro tinha bom aspeto, e de motor tambem parecia imp,o pedro até me disse para por o carro a trabalhar para eu dar a minha opiniao e defacto o motor parecia um relogio

Boas Sérgio.

De facto o carro está bastante bom, o motor está excelente o problema só foi mesmo a bomba injectora. De resto só tenho um problema na caixa de velocidades que o Pedro já se prontificou a resolver. O motor fá parece um relógio novamente;).

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by kingstar

Continuação de um bom restauro e que fique 5* senão a patroa pôe-te de jejum!heheheh!!

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

O objectivo é que fique mesmo assim!

Quanto ao jejum.... a patroa não consegue resistir ao meu SEX APPEAL:cool:;):D.........

UMM abraçUMM

j.aldeia

Top Inferior