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Restauro do GR

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Boa noite, comecei a uns meses a procura de um jipe para comprar, até que dei de caras com os UMM, por mais que procurasse os UMM's ficaram-me na cabeça, até que no sábado passado perdi a cabeça e lá fui buscar um que vi na net.

No dia da compra vi a maquina e pensei, como é possível alguém inventar tanto num carro que é tao lindo de origem. mas pronto como estava com a ideia teve que vir comigo, agora é meter mãos a obra e colocar a máquina como deve de ser.

Depois do trabalho dou-lhe sempre uma hora de atenção e a coisa ja está neste estado.

https://www.dropbox.com/s/96zcajl0c1m4ort/IMG_7991.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/bkx0w8rqkvkwaqm/IMG_7735.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/abt87jou3nes1v9/IMG_5433.HEIC?dl=0

alguem me sabe dizer que manetes e volante sao estes, nao tem nada a ver com os de origem certo ?

https://www.dropbox.com/s/1wacujgvfy5c1ed/IMG_9265.HEIC?dl=0

qual a melhor maneira para tapar estas buracos? chapa cortada a medida ? ou por dento e depois massa?

é que andaram a inventar na instalaçao electrica como podem ver, nao sei como vou resolver isto ...

https://www.dropbox.com/s/fk71w6zldzltpdt/IMG_7781.HEIC?dl=0

esta instalaçao electrica esta um caos, alguma ideia da melhor maneira de resolver ?

https://www.dropbox.com/s/w7obwbgj1qzbtnj/IMG_8463.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/3edavj5vff6jjps/IMG_4228.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/rf6fy14l5wipdbk/IMG_5250.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/05tvypx8n6jepie/IMG_5388.HEIC?dl=0

alguem tem ideia do que sera esta cabo?

https://www.dropbox.com/s/7dn8z7ypvdx3b0n/IMG_7454.HEIC?dl=0

por ultimo alguem já usou algum produto eficaz que seja capaz de limpar esta transmissão e motor?

https://www.dropbox.com/s/gn0oudj8jnbppvu/IMG_8971.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/ox1gj4bks2wgxcx/IMG_8894.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/h0tq3xmre7t8lif/IMG_8545.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/ailpbjl4de7xiap/IMG_8320.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/9o4psppx9zghjsi/IMG_5893.HEIC?dl=0

https://www.dropbox.com/s/il5re3ohgsvk1d4/IMG_4507.JPG?dl=0


Todas as ideias / Opiniões sao bem vindas.

Obrigado a todos.



Os dois dias mais importantes da tua vida são o dia em que nasceste e o dia em que descobriste o porque!
 

valedoumm

UMM
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26 Fev 2008
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Bom dia.

Excelente aquisição, esse UMM pelo que vejo era aquele todo futurista.

Mas por baixo da máscara é um Cournil de 1979 Porta Chapada, igual ao meu...


Se a ideia é pôr de origem, aqui no fórum está o tópico de restauro do meu, dá para ver todos os pormenores.

O volante e manetes são de um Citroen AX, este modelo usa as manetes e volante do Citroen cubo ( H1) as antigas bibliotecas.



A chapa atrás e à frente o melhor é soldar chapa nova, os farolins de trás são dos atrelados da caça…e são nesse sitio,pois o modelo a seguir já os trás embutidos no para choques...



Os faróis da frente são mini Marschal, mas também existem SIM.



O cabo não sei o que é mas não me parece ser da instalação de origem.

Bom restauro. qq duvida estou cá para esclarecer e o meu Cournil pode sempre sair da garagem para se tirar alguma duvida.

Umm abraço
 

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Bom dia valedoumm e desde já agradeço a sua disponibilidade, de certeza que vai ser uma grande ajuda e não querendo abusar da sua disponibilidade mas já o estando a fazer :) onde arranjo um para-choques como o seu, com aquela parte em ferro que entra por baixa da carroçaria ?

Mais um vez obrigado, e adorei a sua máquina, quer colocar a minha igual, só vai mudar a cor :D

Os dois dias mais importantes da tua vida são o dia em que nasceste e o dia em que descobriste o porque!
 

valedoumm

UMM
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26 Fev 2008
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Olá de novo. O para choques é igual aos outros cournil, só tem de se tapar os buracos dos faróis caso os traga.Existe à venda no olx, ou nos sites especializados:

Contacta: Peças UMM( filipe Passarinho) ou UMMonline4x4( Jorge)

Cummprimentos


 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Hugo, isso vai ter muita mão de obra, na realidade o antigo dono tinha cá um gosto...!!!

De carro futurista isso não tem nada, mas de mau gosto tem muito...!!!

Agora é mãos á obra e colocar isso original que a UMMáquina bem merece.



 

rjoina

UMM
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Se queres a minha opinião eu mandava decapar a carroceria e depois tapava esses buracos com chapa nova soldada.


Aveiras a concelho
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Cobicei tantas vezes esse carro. Na chapa, corta os furos de forma rectangular. Arranjas chapa rectangular e soldas. É mais fácil do que estares a tentar cortar uma chapa com esse formato. Em relação á limpeza do motor e caixa, um bom desengordurante, escovas várias incluindo uma de dentes e muita paciência.

Boa sorte. Parece uma boa base de restauro.
 

valedoumm

UMM
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26 Fev 2008
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A limpeza, compra Mistolin e depois máquina de pressão, sai tudo. Se a caixa( UGO) e motor forem originais debaixo da sujidade são vermelhas, assim como os veios de transmissão. A chapa de quadro não é azul, como nos outros modelos mas sim preta. O nº de quadro não está gravado na longarina, mas sim na cave de roda do lado direito e é o mesmo do nº de motor…!!

Pode já ter levado outro motor e caixa e aí o número já não coincide!!

EU penso que tenho 1 volante original guardado, vou procurar, se tiver ofereço-o para manter a originalidade!!

Já agora de que mês é Cournil, como o quadro já é 3209102, já deve ser de finais de 79 ou inicio de 80. O Meu é 3208823 é de 01 de Agosto de 1979.

Cummps
 

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Caríssimos hoje dediquei mais umas horas ao meu GR devagar devagar porque aquilo como o colega diz, tem muita mão de obra, ja retirei aqueles frisos do lado que estavam soldados e toca a rebarbar para ficar em condições, assim que possível coloco mais fotos, hoje enquanto retirava os frisos e aquela solda toda reparei que o GR ja levou muitas mãos de tinta, mas pelo menos a chapa está boa. Dai queria um concelho dos meu amigos, será melhor lixar aquela tinta toda ou usar um decapante ?

Amigo valedoumm confirma-se, caixa, motor e transmissão vermelhos por baixo da sujidade, amanha vou confirmar o numero do quadro e do motor, o amigo tem olho de lince, confirma-se é do mês 12 de 1979 :D ... Quanto ao volante ficava-lhe muito grato mesmo, já que tenho andado a procura de um :D

LuisPSilva, e como se chama (€) esse para choques ? :D

Eduardo Filipe, do que depender de mim vou tentar fazer dele um carro novo, o mais original possível, só a direcção é que se arranjar uma boa solução gostava de a por mais leve é que comer bifes todos os dias não faz lá muito bem a saude :).

Obrigado a todos pela atenção.



Os dois dias mais importantes da tua vida são o dia em que nasceste e o dia em que descobriste o porque!
 

valedoumm

UMM
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26 Fev 2008
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Bom dia.

O volante está confirmado, tem o plástico rachado em dois sítios, mas por dentro é ferro dá para fibrar e pintar. Falta-lhe a tampa do centro, mas isso até com um bocado de plástico de corta.Eu tiro fotos à tampa do meu e mando as dimensões.

Este Umm se tiver os pneus de origem 6.50 com as jantes de ferro finas e este volante grande não necessita de direcção assistida, é super leve e agradável de conduzir, estaciona na boa e a direcçao é precisa em estrada.

Já agora quantas folhas de mola tem esse? O meu tem 14 folhas por roda, daí ter bancos pneumáticos de origem!! Mas o meu era do Ministério da Administração Interna da Sertã e é comercial( 2 lugares) daí estar preparado para carga. O meu longo de 92 tem 8 folhas e os meus turbos de 93 têm todos 6 folhas apenas de origem.

Quando desmontei o meu todo peça a peça para restaurar, verifiquei que podres tinha 0. Nestes primeiros modelos a chapa é mesmo boa. Lixa em cima fica bom. Decapar a jacto de areia ou com outros produtos não aconselho.

Os piscas da frente que fazem tb mínimos são transparentes e originais do Citroen 2 cavalos. As hastes das escovas tb são do 2 cavalos, bem como o motor do limpa vidros.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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Concordo com o Ivan, se tivesse um Cournil nunca lhe colocaria DA, pois com os pneus de origem são fáceis de manobrar.
Andei muitos anos a conduzir Cournis com pneus 7.00x16 em todo o tipo de situações e nunca me cansei.


 

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Boa noite, mais uma tarde de corte e costura, mas nao tive tempo para tirar fotos :D amanha....

Sim camaradas vou seguir a vossa sugestao e nao vou inventar, com o volante original e com os pneus 7.00x16 tal como está no livrete e depois vou ver como a coisa rola ...

Obrigado a todos... e até já..

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9 Jul 2015
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Depois de tanta vez quase chorar a ver esse cournil ve-lo a tomar a originalidade é uma obra de caridade! Parabens!
 

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Ora depois de duas semanas de ter comprado a máquina aqui vai um resumo do que já foi feito:

Remover toda a alcatifa que trazia, foi aplicada pelo antigo dono e parecia uma alcatifa de velcro, tudo o que era lixo agarrava;

Retirei os bancos fora, era bancos de um saxo e foram lá aplicados com umas invenções todas manhosas;

Retirei toda a chapa e oticas assim como as de trás que tinham inventado para o GR, ja mandei fazer chapa quinada a medida, logo vou cortar aquelas que encaixam no para choques e vou colocar uma chapa de 2mm quinada a medida, assim fica um trabalho mais limpo e mais bonito, porque a chapa de origem já levou muita martelada depois de todas as invenções, assim como as chapas para tras para tapar aqueles boraco que fizeram para encaixar os farolins traseiros provenientes duma máquina do futuro :) aquelas embaladeiras de chapa que estavam soldadas a carroçaria também ja sairam, com muito cuidado sem estragar a chapa da carroçaria.

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Hoje durante o dia consegui tirar o motor fora, deu cá uma luta, mas saiu (foi a primeira vez na vida que tirei o motor a um carro) mas com muito amor, muito carinho a muita paciência... motor e caixa, saiu tudo junto.

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Surpresas que encontrei hoje:

Ao desmontar os diferenciais, tanto traseiro como dianteiro do lado da caixa correu lindamente, mas depois de tirar o motor ia desapertar a outra extremidade dos diferenciais até que fico com o da frente na mão:

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Alguem me pode dizer onde agora encontro peças para isto? Isto é normal acontecer ? estava completamente desfeito. Agora é so trocar a ponta do diferencial ou é necessário mais alguma coisa?

Desculpem a minha ignorancia mas ainda estou a aprender :D

O diferencial traseiro, so consegui desapertar um parafuso, os outro nem mexem, já fiz de tudo e um esforço danado o carro até ganha tração :D acho que vou ter que os cortar ... :/

Mais uma questão, como é que vocês tiram o gasoleo todo do deposito para depois o tirar fora?



Bem, para já é só, amanhã com tempo volto a fazer mais alguma coisa ...

Obrigado a todos pela atenção.

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