• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro do BQ

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Vou iniciar o restauro do BQ, e irei colocando aqui algumas fotos da evolução, e algumas questões.
Para já 3 fotos do BQ:

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Boas
Ontem e hoje dei andamento ao BQ.
aqui vão mais algumas fotos:
O motor, até parece tudo OK, mas não trabalha. Pega mas passado alguns minutos vai-se abaixo, e faz um barulho enorme.
depois não volta a pegar. problema já visível: a vareta de medir o óleo não sai, parece-me colada!!

Imagem do volante, é original mas está em muito mau estado, os estofos não são originais.

O tablier não me parece muito mau, falta a lâmpada e o cinzeiro está partido.

As forras das portas tinham uma colunas e foram cortadas, um dos suportes de abertura da porta está partido.

O conjunto de faróis traseiros está cheio de humidades e não funciona

Parece-me que os parafusos que fixam o vidro traseiro não são originais

Falta uma peça que deve suportar a porta traseira

Questões para as quais peço a vossa ajuda:
Relativamente ao motor o que pode ter acontecido? Porque não consigo tirar a vareta do óleo? por mais força que faça, e puxe com alicate com chave de fenda, etc. não sai e ponto. vou ter uma surpresa agradável!!!
O volante, da vossa experiência é mandar a um estofador? fazem este serviço?
Os parafusos do vidro traseiro não são originais? onde posso arranjar estes parafusos?
o suporte para porta traseira, alguém tem algum?
Entretanto já fiz alguns trabalhos ontem e hoje no BQ.
já coloco as fotografias.

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Uma das coisas que não estava nada bem, conforme disse na apresentação, do BQ, eram os vidros traseiros pintados de preto.
depois de já ter tentado tirar a tinta com alguns produtos, e não ter obtido o resultado que pretendia, eis que surge a solução - ACETONA -
à pois é...
deixo a imagem com o antes e o depois, são os mesmos vidros.

o BQ parece outro.

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Uma vez que estamos recuperar o BQ, mais vale fazer como deve ser.
dentro do BQ existe um cheiro muito intenso a óleo queimado, parece-me que é do isolamento do motor e das tampas da chauffage e da caixa.
assim sendo mão à obra, retirar estas tampas.
a da caixa foi muito fácil, e o isolamento estava cheio de óleo, teve de ser retirado, a da chauffage já foi mais trabalhoso, necessário retirar tablier, também aqui o isolamento que me parece ser de origem estava em muito mau estado.

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Pronto mais uma surpresa.
ao retirar a tampa e desmontar a chauffage, deparo-me com a borboleta que abre e fecha o ar partida, alguém tem esta peça?

Consegue-se arranjar esta peça?
obrigado

Registo
29 Abr 2012
Estou a ver que tens ai uma grande empreitada, eu sei o que isso é.Quanto à vareta do oleo não sair é mesmo estranho, se fosse a ti via o que se passava com esse motor com muita atenção.Se vires que etá mais morto que vivo e não quiseres reparar os motores atmosfericos usados são baratos e há aqui pessoal a montar motores turbo pode ser que te safes.Quanto à borboleta é comum partir-se , tnho cá uma nesse estado
Abraço

Alcobaça

[email protected]

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Pois é começamos a mexer, e vão aparecendo os contratempos, mas é mesmo assim e eu quero o BQ o mais próximo do original.
sobre o motor, hoje tirei o óleo, e ficou a escorrer, para na próxima segunda-feira à noite tirar o cárter e observar o que se passa.
pela quantidade de lama seca e queimada que tem agarrada ao bloco, agarrada ao alternador, agarrada ao motor de arranque, aos apoios parece-me que este UMM já fez muito TT.
depois digo alguma coisa sobre a vareta, também estou curioso depois coloco fotografias do resultado.
obrigado
Fuzo

d350usa

UMM
Registo
10 Mai 2012
Boa sorte com o restauro.

nUMMca mais chega a hora... :disappointed_relieved:

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Não esmoreças... tudo se faz como mais ou menos dificuldade!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Boa tarde a todos
alguém me pode explicar se o meu BQ é um Alter 1 ou 2?
Tem direção assistida.

dados do livrete:
Ano da matricula 1986-11-13
Motor P179TC
Potência 56KW

esta potência corresponde a 76 CV, estou correto?

Obrigado
Fuzo

ACardoso

UMM
Registo
6 Nov 2011

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Como calculava, a situação da vareta do óleo era intrigante!, e não augurava nada de bom.
conforme tinha dito retirei o cárter e deixei escorrer, a vareta foi "agarrada" pela cambota, e trucidada completamente, decidi deitar o óleo que retirei e filtra-lo com um pano, e eis que vários pedaços de metal lá estavam.
o barulho que o motor fazia deveria ser por causa destes pedaços de metal.
mãos à obra, desaperto uma biela, já nem bronzes tinha.
vou ter de retirar o motor para ver realmente o estado da cambota e do resto. amanhã à noite já vou fazer essa empreitada.
Coragem, alguma surpresa boa devo ter, nem que seja quando o BQ estiver recuperado.
agora está nos cuidados intensivos.
obrigado
Fuzo

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Já se vê o fundo à "coisa"

pronto para levar aparelho

Já com aparelho, não sei se deixe com esta cor ou se pinte de amarelo, esta área vai ficar mesmo tapada, qual é a vossa opinião?

pois é a seguir voltamos ao motor

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Boas
podem informar-me se para pintar o radiador e a cabeça do motor com tinta de temperatura, é necessário dar primário antes?
obrigado
Fuzo

Registo
8 Fev 2012
Boa noite,

Antes de mais parabens pelo trabalho e pelas horas que tens passado de volta do UMM.

Relativamente à tinta muito honestamente não pintava o radiador.
Quanto menos lixo tiver melhor arrefece a agua. O radiador é latão e cobre, não enferruja.

Quanto a cabeça tenho em crer que as tintas para altas temp, não necessitam de primário. É aplicação directa nas superfícies limpas e desengorduradas.

AbraçUMM

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com

Fuzo

UMMzito
Registo
18 Dez 2012
Obrigado pela informação.
o radiador já estava pintado de preto, a ideia é pintar novamente, dar uma lixadela com lixa fina. Não vou pintar a malha, apenas o resguardo da ventoinha e os suportes.
Fuzo

Top Inferior